Vera Lucia Vieira de Souza

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Faculdade de Medicina

Departamento:

Departamento de Terapia Ocupacional/FM

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    ACESSIBILIDADE CULTURAL | Especialização | 2015 - 2016
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2011 - 2015
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1997 - 2000
  • Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio de Janeiro

    Terapia da Mão | Especialização | 1996 - 1997
  • Fundação Oswaldo Cruz

    Hanseniase | Especialização | 1994 - 1996
  • Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta

    Terapia Ocupacional | Graduação | 1976 - 1978
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(40.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Estratégias para recepção e mediação de jovens com Deficiência Intelectual no Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) 10.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256 2021
O uso da Realidade Virtual como um recurso terapêutico ocupacional na reabilitação neurológica infanto-juvenil 2018
Pranchas Estáticas e Dinâmicas Construídas com Símbolos ARASAAC em Softwares de Livre Acesso 2014
Pranchas de Comunicação para Pacientes Hospitalizados 2014
Os caminhos que levaram à criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ 10.4322/cto.2013.030 2013
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
CONTRIBUINDO NA INCLUSÃO ESCOLAR: ELABORAÇÃO DE CONTEÚDO PARA ENCONTROS VIRTUAIS COM PROFESSORES 2022
MUSEU NACIONAL E A COLEÇÃO ZOOLÓGICA DE EMPRÉSTIMO: PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 2020
ESTRATÉGIAS PARA MEDIAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) 2019
COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA DO MUSEU NACIONAL E A ACESSIBILIDADE PARA TODOS 2019
Palhaçaria e Acessibilidade Cultural 2019
'Bentinho vai sair'- Confecção e experimentação de um jogo sobre vestir-se 2019
A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA 2018
Projeto TO Brincando: desenvolvimento de atividades e jogos adaptados para crianças com deficiência 2017
Aprendendo com a diversidade 2017
Análise de atividades gráficas para críanças com síndrome de Down 2017
O uso de símbolos gráficos na confecção de brinquedos artesanais 2017
Evolução do comportamento lúdico de crianças com síndrome de Down atendidas por terapeutas ocupacionais 2017
A participação de crianças com síndrome de Down e a adaptação de jogos de tabuleiro 2017
Padeiro por um dia 2017
Effects of introducing AAC resources in the preschool and daycare 2016
Altenative Communication at the Exhibition Cidade Acessível by Casa da Ciência, Rio de Janeiro, Brazil 2016
Assessment protocol for Alternative Communication in the hospital setting. 2016
Pequeno Grande Explorador: um relato de experiência de Estágio com crianças com síndrome de Down 2016
Introdução da Comunicação Alternativa com crianças com deficiência no contexto da educação infantil 2016
Implementação da Comunicação Alternativa no ambulatório de Terapia Ocupacional em um hospital universitário infantil 2016
Templates para o Prancha Fácil: uma experiência dos bolsistas de terapia Ocupacional 2016
Sotware Prancha Fácil 2016
Exposição Cidade Acessível - Contribuição da terapia Ocupacional 2016
Formação em Comunicação Alternativa com uso de símbolos ARASAAC 2016
Facilitação de acesso às atividades lúdicas adaptadas por meio do portal assistiva 2016
Protocolo auxiliar de tomada de decisões dos terapeutas ocupacionais na área de comunicação alternativa e ampliada no contexto hospitalar 2016
Está difícil para eu acessar e comunicar. Onde está o terapeuta ocupacional? 2015
A Comunicação Alternativa na Exposição Cidade Acessível da Casa da Ciência. 2015
Uso da Comunicação Alternativa na educação infantil: ampliando a participação nas atividades dirigidas 2015
Adapted play strategies for children that require Augmentative and Alternative Communication 2014
THE ROLE OF THE UNIVERSITY IN SPREADING AUGMENTATIVE AND ALTERNATIVE COMMUNICATION. 2014
Augmentative and Alternative Communication: Comparison of free software using ARASAAC symbols: TICO, AraBoard and In-Tic 2014
Projeto TO BRINCANDO: Brincar adaptado para Crianças com Deficiência 2014
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA : MATERIAIS DESENVOLVIDOS COM AS FERRAMENTAS DO PORTAL ARASAAC 2014
Uso e Ensino das ferramentas do Portal ARASAAC para alunos de graduação iniciantes em CAA 2013
Implantação do serviço de Terapia Ocupacional em um hospital pediátrico universitário: relato de experiência 2013
TRADUÇÃO DO PORTAL ARASAAC: CONTRIBUINDO NA OFERTA DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2013
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: COMPARAÇÃO DE SOFTWARES GRATUITOS ELABORADOS COM OS SÍMBOLOS ARASAAC: PROJECTO TICO, ARABOARD E IN-TIC 2013
Intervenção da Terapia Ocupacional com crianças do ensino fuindamental 2013
Ação integrada da Terapia Ocupacional com a educação infantil: facilitando o processo de inclusão 2013
FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ABERTA À COMUNIDADE 2013
AÇÕES DE APOIO À COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2013
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: COMPARAÇÃO DE SOFTWARES GRATUITOS ELABORADOS COM OS SÍMBOLOS ARASAAC: PROJECTO TICO, ARABOARD E IN-TIC 2013
COMUNICADORES DE VOZ COMO FACILITADORES PARA A PARTICIPAÇÃO EM JOGOS DE TABULEIRO 2013
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E O BRINCAR DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2013
A CONSTRUÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM SÍMBOLOS ARASAAC PARA APOIO DE JOGOS DE TABULEIRO 2013
FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2013
O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA DIFUSÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2013
TERAPIA OCUPACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÃO INTEGRADA PARA INTRODUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR 2013
TERAPIA OCUPACIONAL E A PEDAGOGIA: PENSANDO O BRINCAR ADAPTADO PARA A CRIANÇA COM DEFICIIÊNCIA 2013
TERAPIA OCUPACIONAL E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ELABORADAS COM SÍMBOLOS ARASAAC E SOFTWARE TICO 2013
TERAPIA OCUPACIONAL EM HOSPITAIS: AÇÕES NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2013
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E NECESSIDADES COMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM UMA REGIÃO DO MUN DO RIO DE JANEIRO 2013
COMPARANDO RECURSOS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UMA PARCERIA ENTRE RECURSOS E SERVIÇOS 2013
TO Brincando 2012
USE OF SYMBOLS OF FREE ACCESS: A PARTNERSHIP BETWEEN - OCCUPATIONAL THERAPY PROGRAM AND ARASAAC 2012
TO Brincando. 2012
Brincadeiras voltadas à formação de conceitos da educação infantil. 2012
Comparando recursos da comunicação alternativa para os pacientes com dificuldade de fala no HUCFF. 2012
Uso de atividades lúdicas para a formação de conceitos básicos: uma contribuição da terapia ocupacional. 2012
Elaboração de Instrutivo para iniciantes no uso das ferramentas do Portal ARASAAC 2012
A importância da Formação da comunidade em comunicação alternativa e ampliada. 2012
Adesão da família no processo de atendimento em Comunicação Alternativa Ampliada no ambulatório de surdez do HUCFF 2012
Terapia Ocupacional na escola: brincadeiras para a formação de conceitos. 2012
Pranchas de comunicação produzidas com os símbolos do Portal ARASAAC 2012
Atendimento Integrado entre a Fonoaudiologia e a Terapia Ocupacional para crianças que precisam da Comunicação Alternativa. 2012
A parceria do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ com o Portal ARASAAC 2011
A parceria do terapeuta ocupacional com a escola inclusiva 2011
A CRIAÇÃO DO PORTAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFRJ 2011
Ação da Terapia Ocupacional na Educação Infantil:formação de conceitos através de atividades lúdicas 2011
A produção do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ 2011
A percepção de uma professora de Educação infantil sobre as atividades desenvolvidas pela equipe de Terapia Ocupacional na escola 2011
Terapia Ocupacional e Educação Infantil: contribuição na formação de conceitos 2011
Recursos de Comunicação Alternativa no ambiente hospitalar 2011
Tradução dos Símbolos ARASAAC: Contribuição dos alunos de Graduação de Terapia Ocupacional e de Letras/Espanhol para a Comunicação Alternativa 2011
TECNOLOGIA ASSISTIVA NA TERAPIA OCUPACIONAL:REVISÃO DE LITERATURA 2011
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL DIVULGADAS NOS SITES DO SISTEMA COFFITO-CREFITOS DAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE: UMA PESQUISA DA DISCIPLINA DE TERAPIA OCUPACIONAL GERAL DA UFRJ 2011
INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS DE ADEQUAÇÃO POSTURAL PARA A PREVENÇÃO DE DEFORMIDADES E MELHORA DA FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL REVISÃO DE LITERATURA 2011
As áreas de atuação da Terapia Ocupacional nos Portais do CREFITOs das regiões Sudeste e Sul 2011
A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA DE SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL 2011
USO DOS SÍMBOLOS DE LIVRE ACESSO: UMA PARCERIA DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL-UFRJ COM O PORTAL ARASAAC 2011
SER BOLSISTA DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA 2011
PORTAL NA INTERNET: RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA AO ALCANCE DE TODOS 2011
A CRIAÇÃO DO PORTAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFRJ 2011
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFRJ 2011
Terapia Ocupacional na Saúde da Mulher: possibilidade de inserção da Terapia Ocupacioanl em um programa com mães de crianças com deficiência 2011
Processo de Análise de Atividades Lúdicas aplicadas à Educação Infantil 2010
Terapia Ocupacional no contexto escolar 2010
O Bosista e a Pesquisa-ação: atividades e observações 2010
Formação de Professores: parceria entre a Universidade e o Instituto Helena Antipoff 2010
The use of low-tech resources of alternative communication in a pediatric ward in Brazil 2010
OCCUPATIONAL THERAPISTS? OF HEALTH DEPARTMENT OF RIO DE JANEIRO CITY PROFILE 2010
Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia: implementando a Comunicação Alternativa para crianças com múltipla deficiência associada à surdez na visão dos bolsistas PIBEX 2010
A importância dos Projetos e pesquisas oferecidos pela Graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ para a Formação Acadêmica 2010
Portal na Internet: o uso da Tecnologia e suas contribuições para a formaçãi do terapeuta ocupacional 2010
Formação em serviço de Professores de salas multifuncionais 2010
A Sala de Recursos Multifuncional e a Comunicação Alternativa 2010
Formação dos Professores das Salas Multifuncionais 2010
Características e desafios no processo de abertura do curso de graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ 2009
Atuação com adultos: como fica a comunicação? A Comunicação alternativa no contexto hospitalar 2009
Qualification of teachers in Augmentative and Alternative Communication 2008
Acessibilidade na Comunicação alternativa: ampliando as habilidades comunicativas e a participação 2007
OCCUPATIONAL THERAPY IN-GROUP: FACILITATING THE COMMUNICATION IN SEVERRE MOTOR DISABILITY 2004
Grupo de Terapia Ocupacional com crianças com deficiência motora grave 2003
A Terapia Ocupacional no movimento de humanização das Unidades neonatais 2003
Projeto de atenção ao aluno com deficiência motora grave 2003
Dispensação de cadeiras de rodas na SMS da Cidade do Rio de Janeiro 2003
Planejamento e adaptação de atividades no trabalho em grupo 2003
Contribuições da Terapia Ocupacional na Saúde Coletiva 2000
Caracterização da comunicação alternativa: Perfil dos alunos com deficiência física de uma região do município do Rio de Janeiro 2000
A Terapia Ocupacional na SMS-RJ 1999
Acometimentos Físicos decorrentes da Hanseníase no mun. do Rio de Janeiro - 1997
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