Angela Celeste Barreto de Azevedo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Escola de Educação Física e Desportos

Departamento:

Departamento de Lutas/EEFD

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade do Grande Rio

    Medicina | Graduação | 2018 - Agora
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2016 - 2017
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Odontologia | Graduação | 2014 - 2019
  • Universidade Estácio de Sá

    Direito | Graduação | 2007 - 2008
  • Instituto Isabel

    Pedagogia | Graduação | 2002 - 2004
  • Universidade Gama Filho

    Educação Física | Doutorado | 2000 - 2004
  • Universidade Gama Filho

    Educação Física | Mestrado | 1997 - 1999
  • Universidade Salgado de Oliveira

    Treinamento Desportivo | Especialização | 1995 - 1996
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Educação Física | Graduação | 1990 - 1993
  • Universidade Católica Dom Bosco

    Serviço Social | Graduação | 1989 - Agora
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(80.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
VALORES DESUMANOS DO ESPORTE, RACIONALIDADE TÉCNICA E PENSAMENTO UNIDIMENSIONAL 10.12957/rdciv.2024.81951 2024
Mapeamento dialético da pedagogia crítico-superadora: encontro com um debate epistemológico 10.55905/revconv.17n.1-446 2024
Uma análise do projeto de educação nos documentos do MST (1990-2014): a cultura corporal em debate 10.5216/rpp.v26.73304 2023
O tipo político fascista e o esporte: uma abordagem epistemológica 10.1590/rbce.45.e20230065 2023
Análise da concepção de desenvolvimento humano na abordagem pedagógica Saúde Renovada 10.46642/efd.v26i285.2215 2022
CRISE ECONÔMICA E A POTENCIALIZAÇÃO LIBERALIZANTE NO INTERIOR DO PIBID 10.1590/2175-6236 2022
Os limites da concepção de notoriedade da Wikipédia: a criação do artigo ?Vitor Marinho de Oliveira? 10.22478/ufpb.1807-8931.2021v16n6.59690 2021
Do homem ao trabalhador: implicações para a formação humana do trabalhador 10.9771/gmed.v12i3.39195 2021
Vitor Marinho e João Paulo Medina na Educação Física brasileira da década de 1980 10.46642/efd.v26i279.2206 2021
Pra frente Brasil Bolsonarista e o discurso midiático aproximado ao anti-intelectualismo e a enunciados do nacional-socialismo 10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.59996 2021
Gut microbiota and probiotics as palliative care which supports physical activity in geriatric health 10.34119/bjhrv 2020
Specific probiotics in elite athlete injuries: indication for usage 10.34119/bjhrv3n1-079 2020
Educação Física e Esporte; Movimentos Sociais e Democracia 2020
Possibilidades e limites na criação coletiva de artigos da Wikipédia: o artigo ?Vitor Marinho de Oliveira? 10.22456/1679-1916.109385 2020
Mitos, simbolismos e o conhecimento acadêmico-científico na capoeira 10.20396/resgate.v28i0.8659302 2020
Diálogos sobre currículo e formação 10.5216/rpp.v22.59048 2019
Um diálogo teórico-metodológico sobre a técnica no pensamento de Vitor Marinho 10.5007/2175-8042.2019e58223 2019
O DISCURSO SOBRE SAÚDE NO PROGRAMA ?BEM ESTAR? À LUZ DAS CATEGORIAS DE CONSCIÊNCIA POSSÍVEL E CRIAÇÃO CULTURAL 10.5216/rpp.v22i0.51241 2019
Formação Superior em Educação Física no Brasil: um estudo de caso 10.24215/23142561e103 2019
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA 10.5216/rpp.v17i2.26563 2014
O esporte pode tudo: o livro Síntese do Intelectual Vitor Marinho 10.1590/S0101-32892012000400017 2012
O ESTADO, O ENVELHECIMENTO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UM LOCAL SEM INTERSEÇÃO NUMA CAPITAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. 2012
UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE INTELECTUAL EM KARL MANNHEIM E ANTONIO GRAMSCI 2007
Memória do currículo de formação profissional em educação física no Brasil 2004
A construção de base teórica para prescrição curricular em Educação Física: Apontamentos Preliminares 2004
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A APREENSÃO DA TEORIA DE VIGOTSKI NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO 2023
NOVAS EPISTEMOLOGIAS E EF: A CENTRALIDADE DA CRÍTICA POLÍTICA 2023
O MITO FASCISTA E O ESPORTE 2023
TEXTOS DE THEODOR ADORNO PUBLICADOS NO CONBRACE E NA RBCE 2023
TIPOS DE RACIONALIDADE NOS TRABALHOS DO GTT DE EPISTEMOLOGIA 2023
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E O TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATÓIDE 2023
INTERVENÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2023
A CONSCIÊNCIA EM VIGOTSKI E A UNIDADE CORPO-MENTE 2023
ADORNO E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FISICA: UMA APRESENTAÇÃO DA PRESENÇA DE ADORNO NAS PUBLICAÇÕES DO CONBRACE 2023
A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL NO ENSINO DO BREAKDANCE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2023
A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNDO DO TRABALHO: DA COMPETÊNCIA TÉCNICA AO COMPROMISSO POLÍTICO 2023
A PRÁTICA SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA PELA CULTURA CORPORAL: INTERFACES COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS 2023
O TUTOR NA FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA À DISTÂNCIA: DIÁLOGO COM A LITERATURA 2021
POSSIBILIDADE INTERPROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPO DA SAÚDE 2021
TRABALHO E NÃO TRABALHO EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2021
A formação em Educação Física no ensino à distância 2019
O Ensino do Esporte no Contexto Escolar 2019
A Dança de Matriz Africana como Conteúdo da Educação Física Escolar 2019
Análise de um Livro Didático 2019
O MST e a Cultura Corporal 2019
Uma Análise do Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul a partir da Organização do Trabalho Didático 2019
O ensino à distância no estado do Rio de Janeiro: um relato de experiência da disciplina Corpo e Movimento no curso de Pedagogia 2019
Uma proposta para o ensino do esporte na Educação Física a partir da Matriz Metodológica Crítica 2019
ASPECTOS DA DINÂMICA CURRICULAR NO ENSINO DO ESPORTE NA ESCOLA 2019
O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA E O CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFRJ 2019
O EXAME DE TOMOGRAFIA NA PRÁTICA DA ODONTOLOGIA PREVENTIVA DO RISCO DE PARESTESIA EM EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR INFERIOR: RELATO DE DOIS CASOS CLÍNICOS 2019
A CRIAÇÃO DO ARTIGO ?VITOR MARINHO DE OLIVEIRA? E A CONCEPÇÃO DE NOTORIEDADE DA WIKIPÉDIA 2017
A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: LICENCIADO, BACHAREL OU GRADUADO? 2013
A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: LICENCIADO, BACHAREL OU GRADUADO? 2013
A PROPOSTA CRÍTICO-SUPERADORA NO ENSINO DE ESPORTES EM PROJETOS SOCIAIS. 2012
O processo de avaliação no ensino-aprendizagem da educação física 2012
Projeto COMUNA em Piraputanga: atividades em movimento 2012
Projeto COMUNA: reflexão e contribuição para além do esporte 2012
A prática docente em educação física e o (des)encontro entre teoria e prática 2012
Aproximação com a proposta de ensino crítico emancipatória na educação infantil: um relato de experiência 2012
A prática docente em educação física e o (des)encontro entre teoria e prática 2012
O ensino de educação física escolar e a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino regular. 2012
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER A PARTIR DA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 2011
DOCÊNCIA E AUSÊNCIAS TEÓRICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SUBSÍDIOS PARA REFLETIRMOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011
O Esporte é um Fator de Integração Social? Apontamentos sobre a relação entre os limites do esporte no modo de produção capitalista e as possibilidades de uma pedagogia do esporte para a formação humana. 2011
COERÊNCIA TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA EM REFERENCIAIS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA 2010
REFERENCIAIS METODOLÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: TENDÊNCIAS, ABORDAGENS, PERSPECTIVAS OU PROPOSTAS? POSITIVISTAS, FENOMENOLÓGICAS OU MARXISTAS? 2010
A DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR 2010
ELEMENTOS METODOLÓGICOS E O ENSINO DE ESPORTES EM PROJETOS SOCIAIS 2010
Proletcult: cultura e política na formação de professores - a contribuição de fóruns de debates para elevação do patamar de consciência de licenciandos 2010
SUBSÍDIOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS CRÍTICAS PARA O ENSINO DO ESPORTE EM PROJETOS SOCIAIS 2009
CULTURAS POPULARES E EDUCAÇÃO: PONTOS E CONTRAPONTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2009
Propostas Curriculares Prescritas e Ocultas na Educação Física para o Ensino Médio 2009
Perspectiva crítica da formação de trabalhadores da educação: Contribuições a partir de IES na cidade do RJ 2008
Uma discussão sobre o conceito de intelectual em Karl Mannheim e Antonio Gramsci 2007
CBCE: Um coletivo intelectual da educação física? Filosofia da práxis, política e ciência em questão 2007
Fundamentos teórico-práticos na disciplina estágio supervisionado: contribuições à docência e à formação profissional a partir de elementos didáticos 2007
O processo de racionalidade técnica e a perda de poder dos professores 2007
ENFEFE: Fundamentos Teóricos-políticos para o professor: a questão da racionalidade técnica 2007
A Escalada como conteúdo da Educação Física: uma Experiência de trabalho com portadores de necessidades especiais no Instituto Benjamim Constant 2007
O Padrão de Corpo e Relações do Contexto Histórico 2006
A Construção Histórica Curricular em Educação Física pós 1987 2006
O professor de educação física como um intelectual transformador: apontamentos preliminares 2006
Uma discussão sobre estereótipo, corpo e sociedade a partir de estudo com escolares 2006
Anais 2006
O Coletivo Intelectual da Educação Física 2003
A Função do Professor de Educação Física na Sociedade 2003
Algumas referências do currículo escolar 2002
A teoria de currículo como base de utilização na formação em educação física 2002
Fatores de Influência na formação do professor de educação física 2002
As teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro - Origens da Relação Educação Física e Saúde na Escola 2001
Currículo de Graduação em educação Física e Relações Históricas 2000
A promoção da Saúde, a Educação e os Frequentadores de Academia de Ginástica 2000
Induções Históricas de Influência e Processo Curricular do curso de graduação em Educação Física 2000
A influência da popularização do futebol no declínio do pólo aquático do Rio de Janeiro e a construção de tradições 2000
Intelectuais e Educação Física em fins do século XIX: A tese de Matta Machado 2000
Publicações:
Minha Rede: