Virginia Sita Farias

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Letras

Departamento:

Departamento de Letras Neo-Latinas/FL

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universität Paderborn

    | Pós-Doutorado | 2018 - 2019
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Letras | Doutorado | 2010 - 2013
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciatura em Letras: Alemão | Graduação | 2007 - 2011
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Letras | Mestrado | 2007 - 2009
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciatura em Letras: Italiano | Graduação | 2006 - 2007
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciatura em Letras: Português e Espanhol | Graduação | 2001 - 2006
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(11.43% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Pluricentrismo, políticas académicas y los discursos sobre la lengua en la cultura lingüística hispánica 2024
Há crianças portuguesas que só falam brasileiro: indústria cultural, meios massivos de comunicação e contatos intralinguísticos no espaço variacional lusófono a partir de uma perspectiva histórica 2023
El portugués y su pluricentrismo: el problema de la codificación normativa en diccionarios generales brasileños y portugueses 2021
Para uma teoria do exemplo lexicográfico. Formas e funções da exemplificação em dicionários semasiológicos 10.5007/1984- 8412.2020.e70670 2020
O estândar no Brasil. Uma discussão sobre pluricentrismo, codificação normativa e o papel da lexicografia 10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.54678 2020
Pluricentrismo versus panhispanismo en la cultura lingüística hispánica 2020
Descrição semântica em dicionários para aprendizes de espanhol: O problema das palavras gramaticais 10.14393/DL36-v12n4a2018-11 2019
¿Cómo definir sustantivos que designan sentimientos / emociones? Análisis de paráfrasis y apreciación de propuestas para su perfeccionamiento 2017
Desafios na descrição de palavras gramaticais do ponto de vista da semântica lexical e da (meta)lexicografia 2016
Relação entre princípios de redação das definições e metalinguagem lexicográfica. Uma análise crítica 2016
O legado das teorias lexicológicas tradicionais para a práxis lexicográfica: uma discussão sobre a metalinguagem da definição (com ênfase nos dicionários de língua espanhola) 10.17851/2238-3824.19.2.151-177 2014
Descrição do léxico em dicionários escolares: Proposta para o layout de verbetes de substantivos, adjetivos e verbos 2014
Los subsidios de tres teorías semánticas para la generación de definiciones lexicográficas 2013
Teorías semánticas y definición lexicográfica. Análisis de las paráfrasis explicativas de los diccionarios generales de lengua española 2013
Aplicação da semântica das condições de verdade à redação das definições nos dicionários semasiológicos 2012
Subsidios lexicográficos para la enseñanza de lenguas extranjeras: Qué diccionarios tienen a su disposición los aprendices brasileños de español? 2011
Sobre las palabras y su clasificación según su contenido. Los problemas para el lexicógrafo 2011
Princípios para o desenvolvimento de uma teoria da definição lexicográfica 2011
Considerações preliminares sobre o pós-comentário na microestrutura de dicionários semasiológicos 2011
Demandas curriculares e lexicografia: Os dicionários escolares são adequados para a produção textual? 2011
Da microestrutura em dicionários semasiológicos do português e seus problemas 2011
A questão da variação diatópica, diafásica e diastrática no português brasileiro e sua representação nos dicionários semasiológicos 2011
Análise da macro e da microestrutura de dicionários bilíngues português-alemão / alemão-português 2010
Fundamentos para uma teoria geral dos mecanismos explanatórios: Objetivos, metodologia e primeiros resultados da pesquisa 2010
Considerações sobre a redação das glosas em um dicionário de falsos amigos espanhol-português 2009
Panorama crítico dos dicionários escolares brasileiros 2009
Whole-sentence definition versus definição por genus proximum + differentiae specificae: um contraste entre duas técnicas definitórias 2009
Análise de alguns aspectos microestruturais em quatro dicionários bilíngües espanhol-português/português-espanhol 2009
O exemplo como informação discreta e discriminante em dicionários semasiológicos de língua portuguesa 2008
O ensino de português e os dicionários escolares: Um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual 2008
A concepção sincrônica de língua e sua limitação em relação ao tratamento da neologia 2008
Dicionários escolares de língua portuguesa: uma breve análise de aspectos macroestruturais 2007
Informações discretas e discriminantes no artigo léxico 2006
La presentación del comentario semántico en los diccionarios escolares 2006
Avanços na redação de um dicionário de falsos amigos espanhol-português 2005
Eventos:

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Titulo DOI Ano
Lexicografía integral en Hispanoamérica y Brasil (y diseño de un modelo de análisis y evaluación de diccionarios integrales) 2022
A constituição de variedades nacionais em contextos pluricêntricos: uma visão geral sobre o caso do Brasil dos pontos de vista sócio-histórico e lexicográfico 2022
Pluricentrismo, autoafirmación lingüística y el papel de la lexicografía integral en hispanoamérica. Los casos del diccionario del español de México (DEM) y el diccionario integral del español de la Argentina (DIEA) 2021
Pluricentrismo, panhispanismo y lexicografía. Análisis de la codificación normativa en los corpora y diccionarios académicos 2018
Pluricentrismo, panhispanismo y lexicografía. Análisis de la codificación normativa en los corpora y diccionarios académicos 2018
Plurizentrik und lexikographische Kodifizierung am Beispiel des Spanischen und Portugiesischen - Theoretische und methodologische Probleme 2018
Dicionários para aprendizes e o ensino de ELE no Brasil 2016
A política de distribuição de dicionários de língua portuguesa para alunos da educação básica no Brasil: revisão dos parâmetros de avaliação e seleção de obras à luz de uma teoria metalexicográfica 2015
A descrição de palavras gramaticais em dicionários semasiológicos: O estado da arte na prática lexicográfica e projeções para o futuro 2015
A descrição de palavras gramaticais em dicionários semasiológicos: O estado da arte na prática lexicográfica e projeções para o futuro 2015
A política de distribuição de dicionários de língua portuguesa para alunos da educação básica no Brasil: revisão dos parâmetros de avaliação e seleção de obras à luz de uma teoria metalexicográfica 2014
Proposta de um modelo de avaliação de dicionários escolares de língua portuguesa 2013
Fundamentos para uma teoria geral dos mecanismos explanatórios: Objetivos, metodologia e primeiros resultados da pesquisa 2011
O pós-comentário na microestrutura de dicionários semasiológicos 2011
O emprego de ilustrações como mecanismos de elucidação do significado das unidades léxicas nos dicionários de língua 2010
O emprego de ilustrações como mecanismos de elucidação do significado das unidades léxicas nos dicionários semasiológicos 2010
Avaliação de definições em dicionários monolíngües 2009
Análise das informações de caráter onomasiológico em dicionários escolares de língua portuguesa 2008
Avanços no desenho de um dicionário escolar de língua portuguesa 2008
Avanços no desenho de um dicionário escolar de língua portuguesa 2008
Avaliação do programa de informações em dicionários monolíngües de português 2007
Desenho de um dicionário escolar de língua portuguesa: a seleção macroestrutural quantitativa 2007
Desenho de um dicionário escolar de língua portuguesa 2007
Análise dos exemplos na microestrutura de dicionários semasiológicos 2006
A microestrutura dos dicionários escolares: análise e algumas propostas para reformulações 2006
Proposta de parâmetros microestruturais para a avalição de dicionários escolares 2005
Modelos para a redação das glosas de substantivos e verbos do dicionário de falsos amigos espanhol-português 2005
Critérios para a geração de glosas em um dicionário de falsos amigos 2004
Formulação de parâmetros para a avaliação de dicionários escolares 2004
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