Virginia Sita Farias
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Faculdade de Letras
Departamento:
Departamento de Letras Neo-Latinas/FL
Formação:
-
Universität Paderborn
| Pós-Doutorado | 2018 - 2019
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Letras | Doutorado | 2010 - 2013
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Letras: Alemão | Graduação | 2007 - 2011
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Letras | Mestrado | 2007 - 2009
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Letras: Italiano | Graduação | 2006 - 2007
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Letras: Português e Espanhol | Graduação | 2001 - 2006
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(11.43% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Pluricentrismo, políticas académicas y los discursos sobre la lengua en la cultura lingüística hispánica | 2024 | |
Há crianças portuguesas que só falam brasileiro: indústria cultural, meios massivos de comunicação e contatos intralinguísticos no espaço variacional lusófono a partir de uma perspectiva histórica | 2023 | |
El portugués y su pluricentrismo: el problema de la codificación normativa en diccionarios generales brasileños y portugueses | 2021 | |
Para uma teoria do exemplo lexicográfico. Formas e funções da exemplificação em dicionários semasiológicos | 10.5007/1984- 8412.2020.e70670 | 2020 |
O estândar no Brasil. Uma discussão sobre pluricentrismo, codificação normativa e o papel da lexicografia | 10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.54678 | 2020 |
Pluricentrismo versus panhispanismo en la cultura lingüística hispánica | 2020 | |
Descrição semântica em dicionários para aprendizes de espanhol: O problema das palavras gramaticais | 10.14393/DL36-v12n4a2018-11 | 2019 |
¿Cómo definir sustantivos que designan sentimientos / emociones? Análisis de paráfrasis y apreciación de propuestas para su perfeccionamiento | 2017 | |
Desafios na descrição de palavras gramaticais do ponto de vista da semântica lexical e da (meta)lexicografia | 2016 | |
Relação entre princípios de redação das definições e metalinguagem lexicográfica. Uma análise crítica | 2016 | |
O legado das teorias lexicológicas tradicionais para a práxis lexicográfica: uma discussão sobre a metalinguagem da definição (com ênfase nos dicionários de língua espanhola) | 10.17851/2238-3824.19.2.151-177 | 2014 |
Descrição do léxico em dicionários escolares: Proposta para o layout de verbetes de substantivos, adjetivos e verbos | 2014 | |
Los subsidios de tres teorías semánticas para la generación de definiciones lexicográficas | 2013 | |
Teorías semánticas y definición lexicográfica. Análisis de las paráfrasis explicativas de los diccionarios generales de lengua española | 2013 | |
Aplicação da semântica das condições de verdade à redação das definições nos dicionários semasiológicos | 2012 | |
Subsidios lexicográficos para la enseñanza de lenguas extranjeras: Qué diccionarios tienen a su disposición los aprendices brasileños de español? | 2011 | |
Sobre las palabras y su clasificación según su contenido. Los problemas para el lexicógrafo | 2011 | |
Princípios para o desenvolvimento de uma teoria da definição lexicográfica | 2011 | |
Considerações preliminares sobre o pós-comentário na microestrutura de dicionários semasiológicos | 2011 | |
Demandas curriculares e lexicografia: Os dicionários escolares são adequados para a produção textual? | 2011 | |
Da microestrutura em dicionários semasiológicos do português e seus problemas | 2011 | |
A questão da variação diatópica, diafásica e diastrática no português brasileiro e sua representação nos dicionários semasiológicos | 2011 | |
Análise da macro e da microestrutura de dicionários bilíngues português-alemão / alemão-português | 2010 | |
Fundamentos para uma teoria geral dos mecanismos explanatórios: Objetivos, metodologia e primeiros resultados da pesquisa | 2010 | |
Considerações sobre a redação das glosas em um dicionário de falsos amigos espanhol-português | 2009 | |
Panorama crítico dos dicionários escolares brasileiros | 2009 | |
Whole-sentence definition versus definição por genus proximum + differentiae specificae: um contraste entre duas técnicas definitórias | 2009 | |
Análise de alguns aspectos microestruturais em quatro dicionários bilíngües espanhol-português/português-espanhol | 2009 | |
O exemplo como informação discreta e discriminante em dicionários semasiológicos de língua portuguesa | 2008 | |
O ensino de português e os dicionários escolares: Um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual | 2008 | |
A concepção sincrônica de língua e sua limitação em relação ao tratamento da neologia | 2008 | |
Dicionários escolares de língua portuguesa: uma breve análise de aspectos macroestruturais | 2007 | |
Informações discretas e discriminantes no artigo léxico | 2006 | |
La presentación del comentario semántico en los diccionarios escolares | 2006 | |
Avanços na redação de um dicionário de falsos amigos espanhol-português | 2005 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)