Sandra Cordeiro de Melo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-8437-1671


Formação:
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2015 - 2017
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2006 - 2010
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2001 - 2004
  • Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisas da Infância

    Formação Em Psicanálise | Aperfeiçoamento | 2000 - 2001
  • Universidade Católica de Petrópolis

    Psicologia | Graduação | 1991 - 1998
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(73.68% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas educacionais 10.7213/1981-416X.24.080.AO12 2024
ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR 10.12957/teias.2023.74128 2023
Educação domiciliar no brasil: Uma política pública na contramão do direito à educação democrática 10.20952/revtee.v16i35.18815 2023
A BIOECOLOGIA DO AUTISMO: UMA ANÁLISE DOS RELATOS SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS QUE ATRAVESSAM O DESENVOLVIMENTO 10.1590/0102-469839887 2023
CONSTRUINDO O CONCEITO DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO - TECENDO COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA COMUNIDADE EDUCACIONAL DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E DE UM INSTITUTO FEDERAL BRASILEIROS 10.29367/issn.1809-3957.16.2021.191.33 2021
PAULO FREIRE, ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: O DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DA FORMAÇÃO CRÍTICO E REFLEXIVA 10.21573/vol37n32021.113246 2021
ENSINO SUPERIOR: ENTRE DOCÊNCIAS E VIOLÊNCIAS 10.21723/riaee.v15iesp2.13799 2020
ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO DE SOCIEDADE EXISTENTE 10.22481/praxisedu.v16i41.7258 2020
INTERSEÇÕES NA GESTÃO DA ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE OMNILÉTICA 10.22633/rpge.v23iesp.1 2019
Formação de professores frente ao desafio da diversidade pela lente omnilética: culturas, políticas e práticas em movimento 10.5965/1984723819392018011 2018
Alunos com TEA como desencadeadores de processos formativos 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11919 2018
Racismo e Educação Escolar: reflexões sobre o lugar do aluno negro 10.24220/2318-0870v22n1a3523 2017
Inclusão em educação: processos de avaliação em questão 10.1590/s0104-40362017002500652 2017
Inclusion in public administration: Developing the concept of inclusion within a school of accounts and administration 10.5897/ijeaps2017.0504 2017
Plano Nacional de Educação (2014-2024): considerações omniléticas sobre o patrulhamento ideológico e as diferenças silenciadas 2016
Formação de professores para o atendimento educacional especializado: políticas e práticas instituintes de inclusão. 2015
O papel da escola de contas e gestão do TCE-RJ na promoção de culturas inclusivas na gestão municipal 2013
Tecnologia educacional para jovens e adultos: enfrentando o fracasso escolar 1993
Fracasso Escolar: Imagens de Explicações Populares sobre Dficuldades Educacionais entre jovens de Áreas Rural e Urbana do Estado do Rio de Janeiro 1992
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
FORMAÇÃO CONTINUADA: MUDANÇAS CONCEITUAL E PRÁTICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM T21 e TEA 2021
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO DA UFRJ E UNESP-BAURU: DADOS PRELIMINARES 2021
A INTERRELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE EXTENSÃO 2021
Inclusão em educação: experiência de formação docente a partir de uma escola de governo 2015
O Papel da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro na promoção de culturas inclusivas na gestão municipal 2013
O Papel da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro na promoção de culturas inclusivas na gestão municipal 2012
Família de Autista: relatos e experiências de um grupo de pais 2007
Autismo e Educação 2007
Autismo e Educação 2007
Família de Autista: relatos e experiências de um grupo de pais 2007
Autismo e Educação 2007
Autismo e educação: o contrato na inclusão 2006
Família: Grupo de Pais de Autista 2005
Autismo e Educação: a dialética na Inclusão 2005
Autismo e Educação: a dialética na inclusão 2005
Autismo e Educação: a dialética na Inclusão 2005
Growing accountability among autistic children, parents and the researcher group: issues of credibility 2004
O grupo de pais de autistas: educação inclusiva na perspectiva etnográfica 2004
O grupo de pais de autistas: educação inclusiva na perspectiva etnográfica 2004
Paradigmas da Inclusão 2004
Autismo e Educação: a dialética na Inclusão 2003
Images form the field: issues of credibility in atypical settings of basic education in Rio de Janeiro 2003
Contextos de inclusão e exclusão em Educação Especial 2002
A dialética na Inclusão: um estudo sobre os processos de interação pessoal entre crianças com Transtorno Autista e a comunidade escolar 2002
Images from the Field: Issues of credibility and validity in atypical settings of basic edacation in Rio de Janeiro. 2002
O grupo de Pais de Autista: a Educação Inclusiva na Perspectiva Etnográfica 2002
O Grupo de Pais de Autistas: a educação inclusiva na perspectiva etnográfica 2002
Metacognição em sala de aula: o controle da rotina institucional 1999
Metacognição em sala de aula 1998
Publicações:
Minha Rede: