Ana Crelia Penha Dias

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

PR-4 Pró-Reitoria de Pessoal

Unidade:

Gabinete da Pro-Reitoria de Pessoal

Departamento:

Gabinete da Pro-Reitoria de Pessoal

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Tocantins

    | Pós-Doutorado | 2019 - 2020
  • Universidade de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2019
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Letras Vernáculas) | Doutorado | 2004 - 2008
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras Vernáculas | Especialização | 1999 - 1999
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Letras Vernáculas) | Mestrado | 1999 - 2003
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Letras | Graduação | 1991 - 1994
  • Instituto de Educação Clélia Nanci

    | Ensino Médio (2o grau) | 1988 - 1990
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(6.90% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
As migrações forçadas no texto para crianças e jovens: fronteiras entre ética e estética 2023
Literatura infantil ou literatura dirigida à infância? 2023
Insurgências e irrupções: sobre corpos vivos e re-existência em 'Nós choramos pelo Cão Tinhoso' 2022
É PROIBIDO PROIBIR? VETOS À LITERATURA EM TEMPOS CONSERVADORES 2020
Literatura infantil em ação: as marcas da autoria feminina nas obras aprovadas pelo PNLD/Literário 10.5335/rdes.v16i2.10879 2020
Literatura no PROFLETRAS: caminho de formações mútuas 2019
PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA EM REVISTAS BRASILEIRAS 2019
SER PROFESSOR DE LITERATURA E SER LEITOR: CAMINHOS PARA REFLEXÕES FORA DO DISCURSO DO SENSO COMUM 2019
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA 2019
AS (NOVAS) FACES DOS CONTOS DE MURILO RUBIÃO 2019
Entre Quebradas: Entrevista com Heloisa Buarque de Hollanda 2018
Encruzilhadas da literatura na escola 2017
Autor e leitor: identidades do professor de Literatura em formação ? experiências com o estágio supervisionado em Letras 2017
Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s) 2016
A leitura literária no segundo segmento do ensino fundamental: a identidade do professor em questão 2016
Leituras subjetivas da literatura na formação docente no contexto do Pibid 2016
O projeto gráfico como mediador de leitura: o caso do reendereçamento 2016
A formação do leitor literário na e pela universidade hoje: instantâneos de um subprojeto do PIBID 2015
LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA: ENTRE A EMPATIA E O DESCONFORTO 2015
DIVINA COMÉDIA À BRASILEIRA: A APROPRIAÇÃO DO CLÁSSICO POR LUÍS DILL. 2015
O LUGAR DO(S) CÂNONE(S) NA FORMAÇÃO DOS SISTEMAS LITERÁRIOS INFANTIL E JUVENIL BRASILEIROS 2015
O Lugar do Leitor entre Livros e Leituras 10.15529/1980-6914/letras.v17n3p109-122 2015
FORMAR O LEITOR-PROFESSOR EM SERVIÇO É POSSÍVEL? É PRECISO 2014
Histórias de Dona Rachel: leitura da trilogia dedicada ao público infantil 2010
Como e por que ler Alencar 2009
Entrevista com Silviano Santiago 2009
Entrevista com Heloisa Buarque de Hollanda 2009
O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho 2008
Decifra-me ou te devoro: a produção de textos na escola 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Carta à Associação Brasileira de Literatura Comparada - Ensino de literatura 2023
LEITOR E LEITORES: IDENTIDADES E AUTORIA NOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO 2018
Romeu e Julieta à baiana: uma leitura de O gato Malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado 2012
Os livros de que 'eles gostam' 2011
Tarja preta: leitura de textos de Lygia Bojunga 2011
Retratos dispersos: artimanhas dos textos de Silviano Santiago 2007
Via de mão dupla: a seleção de textos na escola 2005
Manias, explicações e poesia: o texto de Adriana Falcão 2005
No tempo dos reis: análise do discurso do poder em textos de Ana Maria Machado 2004
O ciclo da Princesa que dormia 2001
Ficções contemporâneas - Silviano Santiago 2001
A relativização do conceito de verdade e mentira no Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato 1999
Dinamizando a sala de aula 1994
O livro sem legenda e a redação 1994
Abuso da conquilogia em Lisboa 1993
Publicações:
Minha Rede: