André Malina

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Escola de Educação Física e Desportos

Departamento:

Departamento de Lutas/EEFD

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Centro Universitário Internacional

    Licenciatura em Filosofia | Graduação | 2019 - 2020
  • Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2019
  • Universidade Estácio de Sá

    Direito | Graduação | 2007 - 2008
  • Universidade Gama Filho

    Educação Física | Doutorado | 2002 - 2005
  • Instituto Isabel

    Pedagogia | Graduação | 2001 - 2004
  • Universidade Gama Filho

    Educação Física | Mestrado | 1999 - 2001
  • S B I

    Docência do Ensino Superior | Especialização | 1998 - 1999
  • Universidade Cândido Mendes

    Administração Escolar | Especialização | 1998 - 1998
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura Plena | Graduação | 1989 - 1995
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(81.82% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Mapeamento dialético da pedagogia crítico-superadora: encontro com um debate epistemológico 10.55905/revconv.17n.1-446 2024
VALORES DESUMANOS DO ESPORTE, RACIONALIDADE TÉCNICA E PENSAMENTO UNIDIMENSIONAL 10.12957/rdciv.2024.81951 2024
Sobre Gotas de Chuva: a categoria consciência na obra de L. S. Vigotski como caminho para a formação humana para além da dicotomia corpo-mente 10.9771/gmed.v15i1.52792 2023
Pós-modernidade e decadência ideológica: -O sono da razão desperta monstros- 10.1590/rbce.45.e20230087 2023
O tipo político fascista e o esporte: uma abordagem epistemológica 10.1590/rbce.45.e20230065 2023
UMA ANÁLISE DO PROJETO DE EDUCAÇÃO NOS DOCUMENTOS DO MST (1990-2014): A CULTURA CORPORAL EM DEBATE 10.5216/rpp.v26.73304 2023
Análise da concepção de desenvolvimento humano na abordagem pedagógica Saúde Renovada 10.46642/efd.v26i285.2215 2022
Crise Econômica e a Potencialização Liberalizante no Interior do PIBID 10.1590/2175-6236116502vs01 2022
Consciência de Classe e Condições de Trabalho: o Trabalho Docente em Sala de Recursos Multifuncional 10.17921/2447-8733.2022v23n4p517-525 2022
'Do Homem ao Trabalhador: implicações para a formação humana do trabalhador 10.9771/gmed.v12i3.39195 2021
Os Limites da Concepção de Notoriedade da Wikipédia: a criação do artigo ?Vitor Marinho de Oliveira? 10.22478/ufpb.1807-8931.2021v16n6.59690 2021
Vitor Marinho e João Paulo Medina na Educação Física brasileira da década de 1980 10.46642/efd.v26i279.2206 2021
Pra frente Brasil Bolsonarista e o discurso midiático aproximado ao anti-intelectualismo e a enunciados do nacional-socialismo 10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.59996 2021
Resenha: Além do Princípio do Prazer 2021
EXPRESSÃ?ES DA CONTRARREVOLUÃ?Ã?O BURGUESA NO BRASIL DO SÃ?CULO XXI E A CONTRIBUIÃ?Ã?O DE FLORESTAN FERNANDES Ã? CRÃ?TICA DO CAPITALISMO DEPENDENTE 10.12957/rdciv.2021.55769 2021
Specific probiotics in elite athlete injuries: indication for usage 10.34119/bjhrv3n1-079 2020
Gut microbiota and probiotics as palliative care which supports physical activity in geriatric health 10.34119/bjhrv3n1-080 2020
Possibilidades e limites na Criação Coletiva de Artigos da Wikipédia: o artigo Vitor Marinho de Oliveira. 10.22456/1679-1916.109385 2020
Mitos, simbolismos e o conhecimento acadêmico-científico na capoeira 10.20396/resgate.v28i0.8659302 2020
Educação Física e Esporte; Movimentos Sociais e Democracia 2020
O Discurso sobre Saúde no Programa 'Bem Estar' à luz das Categorias de Consciência Possível e Criação Cultural 10.5216/rpp.v22i0.51241 2019
Um diálogo teórico-metodológico sobre a técnica no pensamento de Vitor Marinho 10.5007/2175-8042.2019e58223 2019
Formação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 10.7213/1981-416X.19.061.AO02 2019
Diálogos sobre Currículo e Formação 10.5216/rpp.v22.59048 2019
Management and legacy of the Brazil 2014 Fifa World Cup during its candidacy bid 10.1590/s1980-6574201900020016 2019
Das esteiras para as ruas: fatores que levam os alunos de academias às corridas de rua 10.5007/2175-8042.2019e57308 2019
Formação Superior em Educação Física no Brasil: um estudo de caso 10.24215/23142561e103 2019
A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA 10.5216/rpp.v17i2.26563 2014
O ESTADO, O ENVELHECIMENTO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UM LOCAL SEM INTERSEÇÃO NUMA CAPITAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO 2012
O esporte pode tudo: o livro Síntese do Intelectual Vitor Marinho 10.1590/s0101-32892012000400017 2012
UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE INTELECTUAL EM KARL MANNHEIM E ANTONIO GRAMSCI 2007
Memória do Currículo de Formação Profissional em Educação Física no Brasil 2004
A Construção de Base Teórica Curricular 2004
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNDO DO TRABALHO: DA COMPETÊNCIA TÉCNICA AO COMPROMISSO POLÍTICO 2023
A APREENSÃO DA TEORIA DE VIGOTSKI NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO 2023
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DISPUTA NA ABE 2023
DISPUTAS EPISTEMOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: APROXIMAÇÕES 2023
NOVAS EPISTEMOLOGIAS E EF: A CENTRALIDADE DA CRÍTICA POLÍTICA 2023
O MITO FASCISTA E O ESPORTE 2023
PELO ENSINO POLITÉCNICO DO BREAKDANCE. 2023
INTERVENÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2023
A CONSCIÊNCIA EM VIGOTSKI E A UNIDADE CORPO-MENTE 2023
O TIPO POLÍTICO FASCISTA E O ESPORTE: APONTAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS 2023
ADORNO E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FISICA: UMA APRESENTAÇÃO DA PRESENÇA DE ADORNO NAS PUBLICAÇÕES DO CONBRACE 2023
PERCURSOS E APROXIMAÇÕES AO PROBLEMA DO TIPO POLÍTICO: INTERFACES EDUCAÇÃO FÍSICA E ADORNO 2023
TIPOS DE RACIONALIDADE NOS TRABALHOS DO GTT EPISTEMOLOGIA 2023
A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNDO DO TRABALHO: DA COMPETÊNCIA TÉCNICA AO COMPROMISSO POLÍTICO 2023
TEXTOS DE THEODOR ADORNO PUBLICADOS NO CONBRACE E NA RBCE 2023
O Estudo da Categoria Consciência em Vigotski: implicações para a formação humana 2022
Fatores Históricos Relevantes na Criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil 2022
A Formação do primeiro Corpo Docente da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil 2022
As Epistemologias de Perspectivas em Educação Física: um estado da arte 2022
Esporte e Pensamento Unidimensional 2022
DIÁLOGO ENTRE A TEORIA DA DEPENDÊNCIA E O ESPORTE MODERNO 2021
POSSIBILIDADE INTERPROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPO DA SAÚDE 2021
TRABALHO E NÃO TRABALHO EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2021
Professores que atuam com Educação Inclusiva na visão de duas pesquisas 2019
Cultura Corporal do Movimento e os servidores técnico-administrativos em Educação da UFRJ: transformação ou adequação social dos trabalhadores? 2019
A desigualdade nas reportagens jornalísticas na mídia esportiva: primeiras percepções 2019
Análise de um livro didático 2019
Uma análise do referencial curricular da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul a partir da organização do trabalho didático 2019
O ensino à distância no estado do Rio de Janeiro: um relato de experiência da disciplina Corpo e Movimento no curso de Pedagogia 2019
A formação em Educação no ensino à distância 2019
Uma proposta para o ensino do esporte na Educação Física a partir da Matriz Metodológica Crítica 2019
Pensamento Unidimensional e os valores desumanos do esporte 2019
ASPECTOS DA DINÂMICA CURRICULAR NO ENSINO DO ESPORTE NA ESCOLA 2019
A CRIAÇÃO DO ARTIGO ?VITOR MARINHO DE OLIVEIRA? E A CONCEPÇÃO DE NOTORIEDADE DA WIKIPÉDIA 2017
A CRIAÇÃO DO ARTIGO ?VITOR MARINHO DE OLIVEIRA? E A CONCEPÇÃO DE NOTORIEDADE DA WIKIPÉDIA 2017
Racionalidade Técnica e Esporte Moderno 2017
O desenvolvimento das FASFIL no contexto de novos arranjos da Sociedade Civil 2017
O desenvolvimento das FASFIL no contexto de novos arranjos da Sociedade Civil 2017
IDENTIDADE CURRICULAR E O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2017
A Inserção da Técnica no Currículo em Cursos de Educação Física 2017
CAMINHOS PARA UMA ?CONCEPÇÃO AMPLIADA? DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TENDÊNCIAS TEMÁTICAS 2017
CORPO E TRABALHO 2016
UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO PRESCRITO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS PRELIMINARES 2016
FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E POLITECNIA 2016
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLA A PARTIR DE UMA VISÃO ALTHUSSERIANA 2015
OS TRABALHOS DO GTT MOVIMENTOS SOCIAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E A FUNÇÃO INTELECTUAL 2015
OS TRABALHOS DO GTT MOVIMENTOS SOCIAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E A FUNÇÃO INTELECTUAL 2015
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLA A PARTIR DE UMA VISÃO ALTHUSSERIANA 2015
A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: LICENCIADO, BACHAREL OU GRADUADO? 2013
A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: LICENCIADO, BACHAREL OU GRADUADO? 2013
A RELAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA E MOVIMENTOS SOCIAIS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS 2013
COLETIVO DE AUTORES: INFLUÊNCIAS 2012
EXERCÍCIO FÍSICO E IDOSOS DA CLASSE TRABALHADORA 2012
CONCEITO DE SAÚDE: APONTAMENTOS SOBRE A PERDA DA APREENSÃO DA REALIDADE COMO TOTALIDADE CONCRETA 2012
GINÁSTICA LABORAL: POR QUE TRABALHADORES NÃO FAZEM? 2012
INFLUÊNCIA DA HIERARQUIZAÇÃO NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 2012
ALTHUSSER: A TEORIA DA REPRODUÇÃO E A ESCOLA 2012
AMIGOS DA ESCOLA? 2012
ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMS E O CONCEITO DE PROFESSOR COMO UM INTELECTUAL TRANSFORMADOR 2012
A PROPOSTA CRÍTICO-SUPERADORA NO ENSINO DE ESPORTES EM PROJETOS SOCIAIS 2012
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER A PARTIR DA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 2011
DOCÊNCIA E AUSÊNCIAS TEÓRICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ? SUBSÍDIOS PARA REFLETIRMOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR 2011
PROFESSORES INTELECTUAIS E MILITANTES: CONSIDERAÇÕES PARA UMA EPISTEMOLOGIA PRATICISTA 2011
O Esporte é um Fator de Integração Social? Apontamentos sobre a relação entre os limites do esporte no modo de produção capitalista e as possibilidades de uma pedagogia do esporte para a formação humana 2011
O Esporte é um Fator de Integração Social? Apontamentos sobre a relação entre Os Limites do Esporte no Modo de Produção Capitalista e as possibilidades de uma Pedagogia do Esporte para a Formação Humana 2011
Professores Intelectuais e Militantes: considerações para uma epistemologia praticista 2011
Laboratório de Estudos Marxismo e Educação (LEME) - Contradições, Limites e Ação Política a partir do Trabalho Intelectual Coletivo de Professores 2011
PROLETCULT: CULTURA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? A CONTRIBUIÇÃO DE FÓRUNS DE DEBATES PARA ELEVAÇÃO DO PATAMAR DE CONSCIÊNCIA DE LICENCIANDOS 2010
A RELAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE CONTIDA EM TEXTOS PUBLICADOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2010
UM OLHAR SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2010
A EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA 2010
OS GUERREIROS DA BRAHMA 2010
PELADA, O FUTEBOL SEM CHUTEIRAS: UMA REFLEXÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOBRE ESSA PRÁTICA DE LAZER 2010
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: ANÁLISE DE TEXTOS PUBLICADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA 2010
ENTRE DOIS MUNDOS ESPORTIVOS: EXPECTATIVAS CORPORAIS E IMPLICAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 2010
SUBSÍDIOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS CRÍTICAS PARA O ENSINO DE ESPORTES EM PROJETOS SOCIAIS 2009
CULTURAS POPULARES E EDUCAÇÃO: PONTOS E CONTRAPONTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2009
PERSPECTIVA CRÍTICA DA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2008
PERSPECTIVA CRÍTICA DA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - BRASIL 2008
CBCE: UM COLETIVO INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA? FILOSOFIA DA PRÁXIS, POLÍTICA E CIÊNCIA EM QUESTÃO 2007
CBCE: UM COLETIVO INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA? FILOSOFIA DA PRÁXIS, POLÍTICA E CIÊNCIA EM QUESTÃO 2007
UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE INTELECTUAL EM KARL MANNHEIM E ANTONIO GRAMSCI 2007
FUNDAMENTOS TEÓRICO-POLÍTICOS PARA O PROFESSOR: A QUESTÃO DA RACIONALIDADE TÉCNICA 2007
O Padrão de Corpo e Relações do Contexto Histórico 2006
A Construção Histórica-Curricular em Educação Física Pós 1987 2006
GURI: a trajetória de um grupo de pesquisa no Normal Superior 2006
Produção Cultural e Educação: festas e festividades na escola 2006
Voluntariado X Educação: parceria ou jogo de interesses? um olhar para a Educação Física escolar a partir do foco das políitcas educacionais 2006
Voluntariado X Educação: parceria ou jogo de interesses? umn olhar para a Educação Física escolar a partir do foco das políticas educacionais 2006
Publicações:
Minha Rede: