Rafael Nogueira Costa
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Campus de Macaé
Unidade:
Servidores/Campus Macaé
Departamento:
Servidores/Campus Macaé
e-mail:
rafaelnogueiracosta@gmail.com
Linkedin:
https://www.linkedin.com/in/rafael-n-costa-6602b321b/
Google Scholar:
https://scholar.google.com.br/citations?user=54FjVHMAAAAJ&hl=en
ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-2790-5742
Formação:
-
Universidade Federal do Espírito Santo
| Pós-Doutorado | 2019 - 2020
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Meio Ambiente | Doutorado | 2013 - 2016
-
Instituto Federal Fluminense
Engenharia Ambiental | Mestrado | 2008 - 2010
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ciências Biológicas | Graduação | 2000 - 2004
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(62.07% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| -Ciclo do Caranguejo- nos Manguezais: tambores, imagens e criações | 10.53930/27892182.dialogos.8.135 | 2023 |
| Análise do conteúdo sobre parasitismo associados ao racismo ambiental em livros didáticos do ensino fundamental de Macaé (RJ) | 2023 | |
| Trilhas possíveis para ver, pesquisar e ensinar cinema no campo da Educação Ambiental | 10.14295/remea.v39i2.13492 | 2022 |
| Metodologias ativas e inovadoras como propostas para melhoria do ensino no campo das Ciências Ambientais | 2022 | |
| Nas trilhas da Mata Atlântica: caminhos abertos para jovens cientistas | 10.12957/redoc.2022.65457 | 2022 |
| Do banco da canoa | 10.47401/revisea.v9i2.18321 | 2022 |
| TORÓ DO IMAGINÁRIO: UMA PROPOSTA EDUCATIVA DIALÓGICA SOBRE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS PRODUZIDA DURANTE O ENSINO REMOTO | 10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2249 | 2022 |
| Diálogos com a Educação Ambiental desde el Sur a partir da -fotoescrevivência- | 10.22409/resa2021.v14iesp..a51446 | 2021 |
| Do menino conectivo ao educador popular | 10.22409/resa2021.v14iesp..a51337 | 2021 |
| Da lama ao caos: Uma proposta para a formação de professores na interface entre educação ambiental de base comunitária, cinema e mudança climática | 2020 | |
| Aprender com a natureza e a dimensão pedagógica dos conflitos ambientais: abordagem da Ecologia Política nas discussões do clima | 2020 | |
| Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e a universidade pública: O caso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ), Brasil | 10.19180/1809-2667.v22n12020p136-150 | 2020 |
| Cinema de base comunitária na contramão da boiada | 2020 | |
| UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA RESTINGA DA PRAIA DO PECADO: UMA POSSIBILIDADE REAL À LUZ DA LEGISLAÇÃO | 10.19177/rgsa.v8e22019748-769 | 2019 |
| Capital do Petróleo: olhares transversais de professores da rede pública e suas perspectivas para a educação ambiental | 10.5380/dma.v52i0.62714 | 2019 |
| Produção audiovisual na formação de professores-pesquisadores: olhares compartilhados sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba | 10.5380/dma.v45i0.53591 | 2018 |
| Os professores e as cidades (in)visíveis: conhecimentos gerados num processo de produção audiovisual coletiva | 10.21284/elo.v7i2.1282 | 2018 |
| SOCIAL AND ENVIRONMENTAL VULNERABILITY IN ENVIRONMENTAL EDUCATION PRACTICED WITHIN THE FEDERAL LICENSING IN MACAÉ (RIO DE JANEIRO, BRAZIL) | 10.1590/1809-4422asoc20150057v2012017 | 2017 |
| Cinema e Educação Ambiental no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: Reflexões e práticas interdisciplinares e transversais | 10.1590/ES0101-73302016160464 | 2016 |
| Produção audiovisual no contexto da educação ambiental exigida no licenciamento de petróleo e gás no Estado do Rio de Janeiro | 10.5380/dma.v36i0.43014 | 2016 |
| A fronteira entre a comunidade e a unidade de conservação mastigada pela formiga-onça | 10.22456/1984-1191.70011 | 2016 |
| Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007- 2010 | 2014 | |
| Águas Maravilhosas (Macaé, RJ): do rio ao lixão na memória de uma catadora de lixo | 10.5380/dma.v27i0.28391 | 2013 |
| Acute Toxicity Bioassay with the Amphipod, Grandidierella bonnieroides S. After Exposure to Sediments from an Urban Estuary (Macaé River Estuary, RJ, Brazil) | 10.1007/s00128-012-0871-9 | 2013 |
| Sentidos da moradia e do “bairro”: estudo de caso de uma comunidade face à possibilidade de remoção | 2012 | |
| Relações socioambientais, uma disciplina e diferentes saberes: uma experiência de parceria entre escola, Universidade, Prefeitura e comunidade. | 2009 | |
| A produção de documentários no ambiente escolar | 2009 | |
| Monitoramento do Rio Macaé com base na participação das Escolas Públicas: uma ação para a sustentabilidade | 2008 | |
| A tríade imperfeita: sociedade, ambiente e desenvolvimento em Macaé | 2008 |
Eventos:
(4.00% eventos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Regenerando imaginários com a Mata Atlântica: a Educação Ambiental desde el Sur como horizonte para uma formação política mais-que-humana nas Ciências Biológicas | 2023 | |
| Imaginamundos: diálogos formativos nas Ciências Biológicas | 2022 | |
| Do banco da canoa: escutar, observar e sentir as restingas e os seus territórios para pensar ações de Educação Ambiental | 2021 | |
| O ensino de Ciências nas etapas iniciais da Educação Básica: experiências com as aulas de campo no município de Macaé (RJ) | 2021 | |
| Pular os muros da escola: em busca de territórios, experiências e expansão das imaginações na educação básica | 2021 | |
| Em busca das nascentes: narrativas sentipensantes com a água como potência para imaginar mundos | 2021 | |
| Sítios do projeto Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) no Brasil: Que tipo de aliança os cientistas da ecologia fazem? | 2021 | |
| Cinema para imaginar e pesquisar | 2020 | |
| A estética freiriana no filme O amigo do rei, de André D' Elia: notas para se pensar um cinema crítico e libertador | 2020 | |
| Imaginamundos: o cinema socioambiental na formação inicial de professores de ciências | 2019 | |
| É POSSÍVEL PRODUZIRMOS UM CINEMA AMBIENTAL FREIRIANO? | 10.17648/paulofreire-2018-89639 | 2018 |
| Descrição da 'Capital do Petróleo' em colaboração com os professores da rede pública com base na teoria ator-rede | 2016 | |
| Documentário Audiovisual como ferramenta para Educação Ambiental no licenciamento de petróleo: Análise da produção em dez municípios do Rio de Janeiro | 2015 | |
| O encontro do cinema com a educação ambiental crítica no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba | 2015 | |
| Curta o circuito da tela verde: proliferando os híbridos na rede da educação ambiental do audiovisual nacional | 2015 | |
| Trabalho de campo na Licenciatura: experimentando o cinema na fronteira entre o terminal de petróleo e a unidade de conservação | 2015 | |
| Educação ambiental no processo do licenciamento de petróleo: a representação social dos impactos ambientais em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro | 2014 | |
| Vulnerabilidade socioambiental e o arcabouço institucional-legal da indústria do petróleo em Macaé (RJ) | 2014 | |
| O cinema e a política ambiental nacional: o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e a indústria petrolífera. | 2014 | |
| Contaminação ambiental e risco social: estudo de caso de uma comunidade localizada em cima de um antigo lixão em Macaé (RJ) | 2014 | |
| Construção de Oficinas Pedagógicas com a Utilização de Ferramentas Audiovisuais com os Moradores do Entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2011. | 2011 | |
| A Experiência do Colégio de Pescadores de Macaé, e a disciplina de Relações Sócio Ambientais: uma parceria entre a universidade e o município. | 2009 | |
| Poríferos do Projeto REVIZEE na coleção do Museu Nacional/UFRJ | 2002 | |
| Poríferos mais abundantes do Programa REVIZEE, Campanha Central V, Amphimedon sp. | 2002 | |
| Nova ocorrência de Poríferos para o Brasil oriundo de dragagens efetuadas pelo Programa REVIZEE, Campanha Central V. Verongula sp. (Aplysinidae, Verongida, Demospongia) | 2001 |