Rafael Nogueira Costa

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Campus de Macaé

Unidade:

Servidores/Campus Macaé

Departamento:

Servidores/Campus Macaé

e-mail:

rafaelnogueiracosta@gmail.com

Linkedin:

https://www.linkedin.com/in/rafael-n-costa-6602b321b/

Google Scholar:

https://scholar.google.com.br/citations?user=54FjVHMAAAAJ&hl=en

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-2790-5742

Formação:
  • Universidade Federal do Espírito Santo

    | Pós-Doutorado | 2019 - 2020
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Meio Ambiente | Doutorado | 2013 - 2016
  • Instituto Federal Fluminense

    Engenharia Ambiental | Mestrado | 2008 - 2010
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Ciências Biológicas | Graduação | 2000 - 2004
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(62.07% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
-Ciclo do Caranguejo- nos Manguezais: tambores, imagens e criações 10.53930/27892182.dialogos.8.135 2023
Análise do conteúdo sobre parasitismo associados ao racismo ambiental em livros didáticos do ensino fundamental de Macaé (RJ) 2023
Trilhas possíveis para ver, pesquisar e ensinar cinema no campo da Educação Ambiental 10.14295/remea.v39i2.13492 2022
Metodologias ativas e inovadoras como propostas para melhoria do ensino no campo das Ciências Ambientais 2022
Nas trilhas da Mata Atlântica: caminhos abertos para jovens cientistas 10.12957/redoc.2022.65457 2022
Do banco da canoa 10.47401/revisea.v9i2.18321 2022
TORÓ DO IMAGINÁRIO: UMA PROPOSTA EDUCATIVA DIALÓGICA SOBRE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS PRODUZIDA DURANTE O ENSINO REMOTO 10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2249 2022
Diálogos com a Educação Ambiental desde el Sur a partir da -fotoescrevivência- 10.22409/resa2021.v14iesp..a51446 2021
Do menino conectivo ao educador popular 10.22409/resa2021.v14iesp..a51337 2021
Da lama ao caos: Uma proposta para a formação de professores na interface entre educação ambiental de base comunitária, cinema e mudança climática 2020
Aprender com a natureza e a dimensão pedagógica dos conflitos ambientais: abordagem da Ecologia Política nas discussões do clima 2020
Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e a universidade pública: O caso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ), Brasil 10.19180/1809-2667.v22n12020p136-150 2020
Cinema de base comunitária na contramão da boiada 2020
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA RESTINGA DA PRAIA DO PECADO: UMA POSSIBILIDADE REAL À LUZ DA LEGISLAÇÃO 10.19177/rgsa.v8e22019748-769 2019
Capital do Petróleo: olhares transversais de professores da rede pública e suas perspectivas para a educação ambiental 10.5380/dma.v52i0.62714 2019
Produção audiovisual na formação de professores-pesquisadores: olhares compartilhados sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba 10.5380/dma.v45i0.53591 2018
Os professores e as cidades (in)visíveis: conhecimentos gerados num processo de produção audiovisual coletiva 10.21284/elo.v7i2.1282 2018
SOCIAL AND ENVIRONMENTAL VULNERABILITY IN ENVIRONMENTAL EDUCATION PRACTICED WITHIN THE FEDERAL LICENSING IN MACAÉ (RIO DE JANEIRO, BRAZIL) 10.1590/1809-4422asoc20150057v2012017 2017
Cinema e Educação Ambiental no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: Reflexões e práticas interdisciplinares e transversais 10.1590/ES0101-73302016160464 2016
Produção audiovisual no contexto da educação ambiental exigida no licenciamento de petróleo e gás no Estado do Rio de Janeiro 10.5380/dma.v36i0.43014 2016
A fronteira entre a comunidade e a unidade de conservação mastigada pela formiga-onça 10.22456/1984-1191.70011 2016
Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007- 2010 2014
Águas Maravilhosas (Macaé, RJ): do rio ao lixão na memória de uma catadora de lixo 10.5380/dma.v27i0.28391 2013
Acute Toxicity Bioassay with the Amphipod, Grandidierella bonnieroides S. After Exposure to Sediments from an Urban Estuary (Macaé River Estuary, RJ, Brazil) 10.1007/s00128-012-0871-9 2013
Sentidos da moradia e do “bairro”: estudo de caso de uma comunidade face à possibilidade de remoção 2012
Relações socioambientais, uma disciplina e diferentes saberes: uma experiência de parceria entre escola, Universidade, Prefeitura e comunidade. 2009
A produção de documentários no ambiente escolar 2009
Monitoramento do Rio Macaé com base na participação das Escolas Públicas: uma ação para a sustentabilidade 2008
A tríade imperfeita: sociedade, ambiente e desenvolvimento em Macaé 2008
Eventos:

(4.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Regenerando imaginários com a Mata Atlântica: a Educação Ambiental desde el Sur como horizonte para uma formação política mais-que-humana nas Ciências Biológicas 2023
Imaginamundos: diálogos formativos nas Ciências Biológicas 2022
Do banco da canoa: escutar, observar e sentir as restingas e os seus territórios para pensar ações de Educação Ambiental 2021
O ensino de Ciências nas etapas iniciais da Educação Básica: experiências com as aulas de campo no município de Macaé (RJ) 2021
Pular os muros da escola: em busca de territórios, experiências e expansão das imaginações na educação básica 2021
Em busca das nascentes: narrativas sentipensantes com a água como potência para imaginar mundos 2021
Sítios do projeto Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) no Brasil: Que tipo de aliança os cientistas da ecologia fazem? 2021
Cinema para imaginar e pesquisar 2020
A estética freiriana no filme O amigo do rei, de André D' Elia: notas para se pensar um cinema crítico e libertador 2020
Imaginamundos: o cinema socioambiental na formação inicial de professores de ciências 2019
É POSSÍVEL PRODUZIRMOS UM CINEMA AMBIENTAL FREIRIANO? 10.17648/paulofreire-2018-89639 2018
Descrição da 'Capital do Petróleo' em colaboração com os professores da rede pública com base na teoria ator-rede 2016
Documentário Audiovisual como ferramenta para Educação Ambiental no licenciamento de petróleo: Análise da produção em dez municípios do Rio de Janeiro 2015
O encontro do cinema com a educação ambiental crítica no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba 2015
Curta o circuito da tela verde: proliferando os híbridos na rede da educação ambiental do audiovisual nacional 2015
Trabalho de campo na Licenciatura: experimentando o cinema na fronteira entre o terminal de petróleo e a unidade de conservação 2015
Educação ambiental no processo do licenciamento de petróleo: a representação social dos impactos ambientais em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro 2014
Vulnerabilidade socioambiental e o arcabouço institucional-legal da indústria do petróleo em Macaé (RJ) 2014
O cinema e a política ambiental nacional: o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e a indústria petrolífera. 2014
Contaminação ambiental e risco social: estudo de caso de uma comunidade localizada em cima de um antigo lixão em Macaé (RJ) 2014
Construção de Oficinas Pedagógicas com a Utilização de Ferramentas Audiovisuais com os Moradores do Entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC, 2011. 2011
A Experiência do Colégio de Pescadores de Macaé, e a disciplina de Relações Sócio Ambientais: uma parceria entre a universidade e o município. 2009
Poríferos do Projeto REVIZEE na coleção do Museu Nacional/UFRJ 2002
Poríferos mais abundantes do Programa REVIZEE, Campanha Central V, Amphimedon sp. 2002
Nova ocorrência de Poríferos para o Brasil oriundo de dragagens efetuadas pelo Programa REVIZEE, Campanha Central V. Verongula sp. (Aplysinidae, Verongida, Demospongia) 2001
Publicações:
Minha Rede: