Ana Maria Tavares Cavalcanti
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA
e-mail:
ana.canti@eba.ufrj.br
Linkedin:
Google Scholar:
ORCID:
não disponível no Lattes
Formação:
-
Institut National d'Histoire de l'Art
| Pós-Doutorado | 2013 - 2014
-
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne
História da Arte | Doutorado | 1995 - 1999
-
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne
D E A d'Histoire de L'Art | Mestrado | 1994 - 1995
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
História da Arte e Arquitetura no Brasil | Especialização | 1992 - 1993
-
Instituto Metodista Bennett
Licenciatura Em Educação Artística | Graduação | 1987 - 1990
-
Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pintura | Graduação | 1983 - 1987
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(8.70% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Entrevista com Ana Cavalcanti conduzida por Lorenna Fonseca | 2023 | |
Malraux diante de Picasso | 10.1590/1517-106x/2021233310316 | 2021 |
Exotisme, civilisation et propagande: images de la ville de Rio de Janeiro au XIXe siècle | 10.400/ilcea.13000 | 2021 |
Apresentação. O artista em representação: imagens de artistas através da História da Arte | 2019 | |
O Espírito Moderno de Graça Aranha, o tempo e a história | 2017 | |
Produção e Recepção de Imagens do Rio de Janeiro: os casos de Debret e Augusto Malta | 2016 | |
Trechos das Atas das sessões do Corpo Acadêmico da Academia Imperial de Belas Artes entre 1883 e 1885 | 2016 | |
O valor de cada artista | 2015 | |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 | 2013 | |
?Iracema? de José Maria de Medeiros ? entre pintura histórica e pintura de paisagem | 2011 | |
História da arte e ficções num caderno de notas de Eliseu Visconti | 2010 | |
O projeto do Renascimento | 2009 | |
A gente vai para o que ama - entrevista com Ernesto Neto | 2008 | |
Os embates no meio artístico carioca em 1890 - antecedentes da Reforma da Academia das Belas Artes | 2007 | |
A desconstrução dessas | 2007 | |
O Conceito de modernidade e o meio artístico carioca nos anos de 1900 a 1909 | 2006 | |
Eliseu Visconti, o impressionismo e o meio artístico parisiense do final do século XIX | 2005 | |
L'influence de la critique moderniste sur la construction de l'histoire de l'art au Brésil | 2003 | |
Pode a arte ser terapêutica? Reflexões a partir do trabalho desenvolvido com pacientes da terceira idade no Ateliê da Vida do Instituto de Psiquiatria da UFRJ - IPUB | 2003 | |
Entre a alegoria e o deleite visual: as pinturas decorativas de Eliseu Visconti para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro | 2002 | |
A pintura de paisagem ao ar livre e o anseio por modernidade no meio artístico carioca no final do século XIX | 2002 | |
Mestre Valentim | 2001 | |
O Significado do Prêmio de Viagem à Europa para os artistas brasileiros da segunda metade do século XIX. | 2000 |
Eventos:
(2.70% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
As exposiçoes de arte francesa no Rio de Janeiro e em Sao Paulo no inicio do seculo XX | 10.29327/31ENANPAP2022.513409 | 2022 |
Antônio Parreiras, a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e a Pintura de Paisagem | 2022 | |
Firmino Monteiro - um pintor negro no final do século XIX e a história da arte no Brasil | 2021 | |
Uma História do Impressionismo no Brasil: possibilidades e estratégias | 2020 | |
Paisagem na Academia: uma exposição no MNBA e a pesquisa no Museu D. João VI | 2019 | |
Museu Dom João VI da Escola de Belas Artes da UFRJ: uma experiência após o incêndio de outubro de 2016 | 2018 | |
Transfiguração, Êxtase e Transe na Arte Moderna e no Século XIX | 2018 | |
Da prática das cópias às imagens de referência na pintura de Eliseu Visconti | 2017 | |
Rio de Janeiro: from the watercolors of Debret to the photographs of Augusto Malta, images for whom? | 2016 | |
Impressões sobre o meio artístico nacional nas cartas de Rodolpho Bernardelli, Diretor da ENBA, a Eliseu Visconti, pensionista em Paris | 2016 | |
A Crítica de Arte como Fonte de Pesquisa para a Formação de Coleções e a História da Arte | 2015 | |
'A Noite' de Pedro Américo e 'O Descanso do Modelo' de Almeida Junior no Salão de 1884 | 2014 | |
A recepção crítica das obras de arte e o entendimento da modernidade no século XIX | 2014 | |
Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899) | 2013 | |
Mercado, obras de arte e estratégias de artistas no século XIX | 2012 | |
A ?Primeira Missa? de Victor Meirelles e mais três pinturas no Salão de Paris em 1861 | 2012 | |
PINTURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX E O HISTORIADOR DA ARTE NO LABIRINTO DE INDÍCIOS | 2011 | |
Tradição, originalidade e formação de artistas na Academia Imperial das Belas Artes | 2011 | |
Eliseu Visconti, a história da arte no Brasil e o discurso crítico entre 1901 e 1967 | 2010 | |
ARTISTAS BRASILEIROS ENTRE TERRITÓRIOS: A RELAÇÃO COM A EUROPA E O SENTIMENTO DE EXÍLIO NA PRÓPRIA PÁTRIA NO SÉCULO XIX | 2010 | |
Crítica e concepção da pintura histórica na AIBA em 1865 - Pedro Americo e Le Chevrel | 2009 | |
TRANSVERSALIDADES NAS ARTES VISUAIS ? RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE NO BRASIL | 2009 | |
Entre a Europa e o Brasil ? ?A Faceira?, escultura de Rodolpho Bernardelli (1852-1931) | 2008 | |
Entre artistas e críticos - reflexões sobre a história e o conceito de arte moderna | 2008 | |
Messalina (c.1890) de Henrique Bernardelli e Estudo de reflexos (1909?) de Carlos Oswald: possibilidades de diálogo e história da arte | 2008 | |
Los artistas brasileños del siglo XIX, su relación con Europa y el sentimiento de exilio en la propia patria | 2007 | |
Belmiro de Almeida (1858-1935), Oscar Pereira da Silva (1867-1939) e o polêmico concurso para Prêmio de Viagem de 1887 | 2007 | |
Além da ?autonomia? das artes visuais ? uma questão contemporânea ou antiga prática artística? | 2007 | |
"Arrufos" de Belmiro de Almeida (1858-1938) - história da produção e da recepção do quadro | 2006 | |
Entre Las Parvas de Martín Malharro (1865-1911) e A Passagem do Dia de Eliseu Visconti (1966-1944) - reflexões sobre a exigência de originalidade em arte | 2005 | |
O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX - uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944) | 2005 | |
Relações entre arte e ciência: o caso das teorias sobre o impressionismo | 2005 | |
A relação entre o público e a arte nas Exposições Gerais da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX | 2004 | |
O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro do final do século XIX - uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944) | 2004 | |
L'influence de la critique moderniste sur la construction de l'histoire de l'art au Brésil | 2003 | |
Tempo Linear e Tempo Cíclico na Pintura de Eliseu Visconti (1866-1944) | 2003 | |
A Relação entre o público e a arte nas Exposições Gerais da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX | 2003 |