Ana Maria Tavares Cavalcanti

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA

e-mail:

ana.canti@eba.ufrj.br

Linkedin:

Google Scholar:

ORCID:

não disponível no Lattes

Formação:
  • Institut National d'Histoire de l'Art

    | Pós-Doutorado | 2013 - 2014
  • Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne

    História da Arte | Doutorado | 1995 - 1999
  • Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne

    D E A d'Histoire de L'Art | Mestrado | 1994 - 1995
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História da Arte e Arquitetura no Brasil | Especialização | 1992 - 1993
  • Instituto Metodista Bennett

    Licenciatura Em Educação Artística | Graduação | 1987 - 1990
  • Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pintura | Graduação | 1983 - 1987
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(8.70% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Entrevista com Ana Cavalcanti conduzida por Lorenna Fonseca 2023
Malraux diante de Picasso 10.1590/1517-106x/2021233310316 2021
Exotisme, civilisation et propagande: images de la ville de Rio de Janeiro au XIXe siècle 10.400/ilcea.13000 2021
Apresentação. O artista em representação: imagens de artistas através da História da Arte 2019
O Espírito Moderno de Graça Aranha, o tempo e a história 2017
Produção e Recepção de Imagens do Rio de Janeiro: os casos de Debret e Augusto Malta 2016
Trechos das Atas das sessões do Corpo Acadêmico da Academia Imperial de Belas Artes entre 1883 e 1885 2016
O valor de cada artista 2015
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 2013
?Iracema? de José Maria de Medeiros ? entre pintura histórica e pintura de paisagem 2011
História da arte e ficções num caderno de notas de Eliseu Visconti 2010
O projeto do Renascimento 2009
A gente vai para o que ama - entrevista com Ernesto Neto 2008
Os embates no meio artístico carioca em 1890 - antecedentes da Reforma da Academia das Belas Artes 2007
A desconstrução dessas 2007
O Conceito de modernidade e o meio artístico carioca nos anos de 1900 a 1909 2006
Eliseu Visconti, o impressionismo e o meio artístico parisiense do final do século XIX 2005
L'influence de la critique moderniste sur la construction de l'histoire de l'art au Brésil 2003
Pode a arte ser terapêutica? Reflexões a partir do trabalho desenvolvido com pacientes da terceira idade no Ateliê da Vida do Instituto de Psiquiatria da UFRJ - IPUB 2003
Entre a alegoria e o deleite visual: as pinturas decorativas de Eliseu Visconti para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro 2002
A pintura de paisagem ao ar livre e o anseio por modernidade no meio artístico carioca no final do século XIX 2002
Mestre Valentim 2001
O Significado do Prêmio de Viagem à Europa para os artistas brasileiros da segunda metade do século XIX. 2000
Eventos:

(2.70% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
As exposiçoes de arte francesa no Rio de Janeiro e em Sao Paulo no inicio do seculo XX 10.29327/31ENANPAP2022.513409 2022
Antônio Parreiras, a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e a Pintura de Paisagem 2022
Firmino Monteiro - um pintor negro no final do século XIX e a história da arte no Brasil 2021
Uma História do Impressionismo no Brasil: possibilidades e estratégias 2020
Paisagem na Academia: uma exposição no MNBA e a pesquisa no Museu D. João VI 2019
Museu Dom João VI da Escola de Belas Artes da UFRJ: uma experiência após o incêndio de outubro de 2016 2018
Transfiguração, Êxtase e Transe na Arte Moderna e no Século XIX 2018
Da prática das cópias às imagens de referência na pintura de Eliseu Visconti 2017
Rio de Janeiro: from the watercolors of Debret to the photographs of Augusto Malta, images for whom? 2016
Impressões sobre o meio artístico nacional nas cartas de Rodolpho Bernardelli, Diretor da ENBA, a Eliseu Visconti, pensionista em Paris 2016
A Crítica de Arte como Fonte de Pesquisa para a Formação de Coleções e a História da Arte 2015
'A Noite' de Pedro Américo e 'O Descanso do Modelo' de Almeida Junior no Salão de 1884 2014
A recepção crítica das obras de arte e o entendimento da modernidade no século XIX 2014
Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899) 2013
Mercado, obras de arte e estratégias de artistas no século XIX 2012
A ?Primeira Missa? de Victor Meirelles e mais três pinturas no Salão de Paris em 1861 2012
PINTURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX E O HISTORIADOR DA ARTE NO LABIRINTO DE INDÍCIOS 2011
Tradição, originalidade e formação de artistas na Academia Imperial das Belas Artes 2011
Eliseu Visconti, a história da arte no Brasil e o discurso crítico entre 1901 e 1967 2010
ARTISTAS BRASILEIROS ENTRE TERRITÓRIOS: A RELAÇÃO COM A EUROPA E O SENTIMENTO DE EXÍLIO NA PRÓPRIA PÁTRIA NO SÉCULO XIX 2010
Crítica e concepção da pintura histórica na AIBA em 1865 - Pedro Americo e Le Chevrel 2009
TRANSVERSALIDADES NAS ARTES VISUAIS ? RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE NO BRASIL 2009
Entre a Europa e o Brasil ? ?A Faceira?, escultura de Rodolpho Bernardelli (1852-1931) 2008
Entre artistas e críticos - reflexões sobre a história e o conceito de arte moderna 2008
Messalina (c.1890) de Henrique Bernardelli e Estudo de reflexos (1909?) de Carlos Oswald: possibilidades de diálogo e história da arte 2008
Los artistas brasileños del siglo XIX, su relación con Europa y el sentimiento de exilio en la propia patria 2007
Belmiro de Almeida (1858-1935), Oscar Pereira da Silva (1867-1939) e o polêmico concurso para Prêmio de Viagem de 1887 2007
Além da ?autonomia? das artes visuais ? uma questão contemporânea ou antiga prática artística? 2007
"Arrufos" de Belmiro de Almeida (1858-1938) - história da produção e da recepção do quadro 2006
Entre Las Parvas de Martín Malharro (1865-1911) e A Passagem do Dia de Eliseu Visconti (1966-1944) - reflexões sobre a exigência de originalidade em arte 2005
O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX - uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944) 2005
Relações entre arte e ciência: o caso das teorias sobre o impressionismo 2005
A relação entre o público e a arte nas Exposições Gerais da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX 2004
O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro do final do século XIX - uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944) 2004
L'influence de la critique moderniste sur la construction de l'histoire de l'art au Brésil 2003
Tempo Linear e Tempo Cíclico na Pintura de Eliseu Visconti (1866-1944) 2003
A Relação entre o público e a arte nas Exposições Gerais da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX 2003
Publicações:
Minha Rede: