Michele Pereira de Souza da Fonseca

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Escola de Educação Física e Desportos

Departamento:

Gabinete do Diretor EEFD

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-0355-2524


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2011 - 2014
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2007 - 2009
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura plena em Educação Física | Graduação | 2001 - 2004
  • Universidade de Belgrado

    Educação Física | Graduação | 1999 - 2000
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(75.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
NÃO HÁ MASCULINIDADE NO SINGULAR, SOMENTE NO PLURAL: PERCEPÇÕES INICIAIS A PARTIR DO CICLO DE CINEMA E DIVERSIDADE 10.17771/PUCRio.OSQ.61474 2023
Relato de experiência no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva 10.22456/2595-4377.128916 2023
Experiências de um intercâmbio em Portugal atravessado pela pandemia da covid-19: 10.36704/eef.v26i50.6931 2023
Questões de gênero em movimento na educação física escolar 10.18764/2358-4319v16n1.2023.17 2023
Potencialidades pedagógicas do samba na educação física escolar: diversificando conteúdos na perspectiva inclusiva 2023
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar 10.55028/pdres.v10i24.17736 2023
-PARA NÓS A PERIFERIA É UM PAÍS-: CONSTRUINDO HIP HOP COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 10.33025/tefe.v8i1.3940 2023
OS PRECONCEITOS (RE)PRODUZIDOS PELA/NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM DEBATE URGENTE! 10.33025/tefe.v8i1.4051 2023
O PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SUAS AÇÕES REMOTAS NA PANDEMIA 10.15210/expressa.v28i2.6536 2023
EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO PIBID ENTRE DOCENTES E ESTUDANTES: A TEMATIZAÇÃO DA DANÇA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA 10.33025/tefe.v8i1.3929 2023
-BRUNA FECHOU O GOL HOJE-: o futebol como tecnologia sexopolítica na Educação Física escolar 10.12957/periferia.2022.62975 2022
Os conceitos de inclusão nos cursos de Educação física: A formação de professores nas universidades públicas do sudeste brasileiro 10.24215/23142561e204 2022
Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência 10.24933/horizontes.v40i1.1458 2022
Narrativas autobiográficas de um professor em (constante) formação, negro, albino e com baixa visão 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p11-24 2022
LUTAS BRASILEIRAS NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÕES 2022
Luchas brasileñas en el proyecto de extensión de educación física escolar en una perspectiva inclusiva: desafíos y problemas 2022
Processos de inclusão/exclusão: percepções sobre a Educação Física escolar na educação infantil 10.22456/2595-4377.110542 2021
FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA E PARA PERSPECTIVA INCLUSIVA: 10.22409/revistaleph.viEspecial.48348 2021
Formação continuada em Educação Física escolar na perspectiva inclusiva: percepções sobre o conceito de inclusão 10.46642/efd.v26i275.2163 2021
Abecedário da inclusão: entrecruzando memória e formação docente 10.12957/teias.2021.54806 2021
Jogos africanos no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva 10.33025/ceb.v6i1.3213 2021
Educação física escolar e transtorno do espectro autista: uma análise das publicações brasileiras de 2008 a 2018 10.17533/udea.efyd.v40n1a04 2021
MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: 10.22409/revistaleph.viEspecial.48589 2021
Produções científicas sobre altas habilidades /superdotação no campo da Educação Física 2021
Formação Docente em Educação Física: a Perspectiva Inclusiva nos Documentos Oficiais 10.25755/int.23950 2021
PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO 10.33025/tefe.v6i3.3501 2021
Possibilidades de discussão sobre os processos de inclusão/exclusão: as universidades federais da região sul em foco 10.51283/rc.v25i3.12717 2021
Aproximações entre universidade e escola: racismo em discussão 10.22409/revistaleph.v0i34.41415 2020
Enunciações sobre gênero na educação infantil em tempos de conservadorismo 10.14295/de.v8i1.11442 2020
Educação Física na educação (inclusiva?) de jovens e adultos: um retrato da produção científica na área 10.5007/2175-8042.2020e76435 2020
Cinema e educação: discussão acerca da identidade e formação/ação docente na/para diversidade 10.33025/ceb.v2i2.1621 2017
Concepções de docentes e licenciandos de Educação Física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão 10.25755/int.2823 2013
A Educação Física Escolar a partir da abordagem psicomotora: foco no autismo 2012
Do Desejável e do Real: Culturas de Inclusão ou de Exclusão na Formação de Futuros Professores de Educação Física? 2011
CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISANDO AS EMENTAS 10.22456/1982-8918.15101 2011
O que é inclusão? Reflexões de professores acerca desse tema 2010
Percepções de futuros professores de Educação Física sobre as deficiências 2010
Pesquisando a temática inclusão na formação inicial de professores de Educação Física 2010
Inclusão: Culturas, políticas e práticas na formação de professores de Educação Física da UFRJ 10.5016/1980-6574.2010v16n3p808 2010
A contibuição da Educação física para a alfabetização 2006
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
?Professora/professor, profissão de quem estuda?: formação continuada na e para a perspectiva inclusiva 2023
Experiências na Educação Física escolar: Educação de Jovens e Adultos em foco 2023
Formação Docente e Inclusão: Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Piauí em foco 2023
Licenciandos(As) Com Deficiência: Reflexões Sobre A Formação Em Educação Física 2023
Percepções Dos(As) Egressos(As) Do Curso De Pós- Graduação Educação Física Escolar Na Perspectiva Inclusiva: Reflexões Sobre Os Aspectos Profissionais 2023
Desafios E Experiências Diárias: Acessibilidade Arquitetônica Na Escola De Educação Física E Desportos Da Universidade Federal Do Rio De Janeiro 2023
O grupo de trabalho temático inclusão e diferenças no CBCE: histórico, reflexões e perspectivas 2022
Reflexões sobre a formação docente na e para perspectiva inclusiva: visibilizando as vozes de licenciandos/as em educação física da UFRJ 2022
Formação docente em educação física e inclusão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade Federal do Espírito Santo em foco 2022
O curso de pós-graduação Educação física escolar na perspectiva inclusiva: primeiras aproximações 2022
Danças no projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva: a potência da diversificação de conteúdos 2022
Tematização do forró na Educação Física Escolar: um relato de experiência no projeto de extensão Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva 2022
Interação dialógica e impacto na formação de estudantes no Projeto de Extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva 2021
Formação docente em educação física e inclusão: uma análise documental da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) 2021
Uma professora com deficiência intelectual em formação inicial na Educação Física: percepções das facilitadoras de aprendizagem 2021
Aproximações entre enriquecimento curricular e diversificação de conteúdos: a educação física escolar na perspectiva inclusiva 2021
Formação docente em educação física e inclusão: universidades federais RJ-SP em foco 2021
Ressignificando o lazer na pandemia: um relato de experiência 2021
Reflexões sobre amorosidade e educação em tempos pandêmicos: a voz dos estudantes 2021
Mapeamento das produções científicas sobre educação física e altas habilidades/superdotação no campo da educação 2021
Relato de experiência sobre capoeira: debatendo o racismo 2021
Percepções de duas professoras em formação: como o ensino remoto nos atravessa 2021
Um relato de experiência do projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva: a educação de jovens e adultos no ensino remoto 2021
Formação docente e inclusão: reflexões sobre cinco universidades brasileiras 2021
Motivações e inquietações na docência: o que dizem as cartas de intenção para o PIBID? 2021
Um relato de experiência: sentimentos e expectativas no ensino remoto 2021
Desafios na pandemia: percepções de estudantes com deficiência no curso de licenciatura em educação física 2021
Memória e narrativa de si: a construção do abecedário inclusivo na formação de professores 2020
Experiências com jogos africanos no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva 2020
Relato de experiência: ações do PEFEPI durante a quarentena 2020
Ressignificando jogos de tabuleiro: um relato de experiência nas aulas de Educação Física 2020
A formação na e para perspectiva inclusiva: reflexões a partir do curta de animação EX-ET 2020
Altas habilidades/superdotação na Educação Física: um mapeamento das produções científicas 2020
Problematizando o racismo: um relato de experiência 2020
O ensino de danças na Educação Física escolar na perspectiva inclusiva 2020
Formação docente em Educação Física e inclusão: universidades das regiões sul e norte em foco 2020
Lutas na educação física escolar: experiência extensionista na perspectiva inclusiva 2020
Sua trajetória na universidade é inclusiva ou excludente? percepções de licenciandos em Educação Física 2019
Dança, paródia e teatro na Educação Física escolar: o protagonismo dos estudantes 2019
Ciclo de cinema e diversidade: racismo em tela 2019
Concepção e implantação do curso de pós-graduação Educação Física escolar na perspectiva inclusiva: por uma educação sem boleto 2019
Formação docente em Educação Física e inclusão: universidades da região Centro-Oeste em foco 2019
Educação Física escolar e racismo: percepções a partir do evento cine debate 2019
O ensino colaborativo como estratégia de inclusão 2019
Bullying em torcidas universitárias: o que pensam licenciandos em Educação Física? 2019
Cursos de pós-graduação em Educação Física do Rio de Janeiro: a perspectiva inclusiva em foco 2019
Gênero na Educação Infantil: problematizando o discurso docente e os impactos na Educação Física escolar 2019
Autismo e educação física escolar: um olhar para os periódicos nacionais 2019
Mapeamento preliminar da formação docente na perspectiva inclusiva nos cursos de licenciatura em educação física: região centro-oeste em foco. 2019
O ensino colaborativo como estratégia pedagógica no projeto educação física escolar na perspectiva inclusiva 2019
Um relato de experiência do projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva: lutas como estratégia de diversificação de conteúdos. 2019
Formação para emancipação: as culturas, as práticas e a memória em debate 2018
O projeto de Extensão Educação Física na perspectiva inclusiva: avanços e os desafios 2018
A creditação das ações de Extensão na EEFD-UFRJ: a produção dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física 2018
Huka-Huka como estratégia pedagógica no projeto de extensão Educação Física na perspectiva inclusiva: um relato de experiência 2018
Um relato de experiência sobre o ensino de lutas como possibilidade de inclusão na Educação Física escolar 2018
Percepção dos professores de Educação Física em formação acerca do bullying em torcidas universitárias 2018
Possibilidades de discussão sobre os processos de inclusão/exclusão no currículo: as universidades federais da região sul em foco 2018
Situações de exclusão na universidade: a percepção de professores e estudantes 2017
Relato de experiência do projeto de extensão educação física na perspectiva inclusiva 2017
Percepção de professores de educação física escolar acerca da formação docente, sob uma ótica inclusiva e para a diversidade 2016
Formação continuada em Educação Física e inclusão: discussões preliminares 2016
Discutindo gênero e sexualidade tendo cinema como inspiração: Educação Física em questão 2015
A inclusão de todos os alunos nas aulas de Educação Física: a percepção dos alunos 2015
Curso de extensão em educação física escolar inclusiva: uma oportunidade para reflexão da prática docente 2015
Concepções sobre a pesquisa na educação básica e as demandas para a formação do professor pesquisador 2015
Formação de professores em educação física: processos de inclusão/exclusão em discussão 2015
Workshop GEPEFADI de esportes adaptados: ampliando possibilidades 2014
Ciclo de cinema e diversidade: aprimorando a formação do professor 2014
A Capoeira no Contexto da Educação Física Escolar: Percepção dos Professores 2014
Basquete de Rua e Concepções de Aulas Abertas: Possibilidade de Ação na Perspectiva Inclusiva na Educação Física Escolar 2014
Educação Física Escolar e o Combate à Obesidade: Percepção dos Professores 2014
Processos de Inclusão e as Inteligências Múltiplas: Educação Física em Foco 2014
Experiências de gênero vivenciadas por licenciandos na Educação Física Escolar 2013
Formação de professores em Educação Física: abordagem da deficiência nas disciplinas desportivas 2013
A reflexividade dos formadores de professores diante das políticas de inclusão de universidades públicas. 2013
Formação de professores em Educação Física: abordagem da deficiência nas disciplinas desportivas 2013
Experiências de gênero vivenciadas por licenciandos na Educação Física Escolar 2013
A Qualidade de Vida em Lesionados Medulares Praticantes de Natação: Um Levantamento Bibliográfico acerca da Relevância no Meio Acadêmico 2013
Discutindo a Síndrome de Down e Suas Características Principais: Possibilidades de Ação do Professor de Educação Física Escolar 2013
Práticas Inclusivas ou Excludentes na Educação Física Escolar? Percepção dos Licenciandos em Educação Física sobre sua Trajetória na Escola 2013
A reflexividade dos formadores de professores diante das políticas de inclusão de universidades públicas. 2013
A Educação Física Inclusiva na Perspectiva de Crianças de uma Escola da Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro 2012
Inclusão nas Escolas: Ação/Formação dos Professores em Foco 2012
A Abordagem da Deficiência nas Disciplinas Desportivas na Escola de Educação Física e Desportos 2012
Disponibilidade de Prática Esportiva para Pessoas com Deficiência no Rio de Janeiro: Levantamento Preliminar 2012
O Basquete em Cadeira de Rodas: Uma Prática Vivenciada Durante o Intercâmbio na Universidade do Porto 2012
Inclusão: Culturas, políticas e práticas na formação de professores em Educação Física da UFRJ 2011
A Inclusão nas Universidades: Um Diálogo entre a UFRJ e Algumas Universidades Internacionais 2011
As Implicações do Brincar na Educação Infantil numa Perspectiva de Ensino-Aprendizagem: Formação Acadêmica em Foco 2011
RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E INCLUSÃO: A CONCEPÇÃO DE PÓS GRADUANDOS 2011
O INDEX DA INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS ? UFRJ 2011
CONCEPÇÕES SOBRE INCLUSÃO E EXCLUSÃO: LICENCIANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FOCO 2011
Inclusão: Culturas, políticas e práticas na formação de professores em Educação Física da UFRJ 2011
Percepções a respeito das aproximações e distanciamentos entre o discurso da inclusão em Educação e o discurso da Educação Especial no Ensino Superior 2010
A percepção de alunos do curso de pós-graduação Escola de Gestores - FE-UFRJ a respeito do processo de inclusão em educação a distância 2010
Políticas públicas de inclusão em educação: múltiplos olhares e diferentes realidades 2010
Análise das disciplinas que remetem a inclusão e suas interfaces nos cursos de licenciatura em educação física das IES do estado do Rio de Janeiro 2010
Dança: alternativa no ensino em área de vulnerabilidade social. 2010
Professores de educação física: um estudo sobre a capacitação para o trabalho voltado às pessoas com deficiência 2010
Para uma Universidade sem limites 2010
Concepções de docentes e licenciandos acerca de inclusão em educação 2010
O olhar dos futuros educadores acerca do papel da escola e do professor perante as situações excludentes expostas no filme crianças invisíveis 2010
Reflexão acerca dos desdobramentos do Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2 2010
A percepção de alunos do curso de pós-graduação Escola de Gestores - FE-UFRJ a respeito do processo de inclusão em educação a distância 2010
O olhar dos futuros educadores acerca do papel da escola e do professor perante as situações excludentes expostas no filme crianças invisíveis 2010
Políticas públicas de inclusão em educação: múltiplos olhares e diferentes realidades 2010
Dança: alternativa no ensino em área de vulnerabilidade social. 2010
Análise das disciplinas que remetem a inclusão e suas interfaces nos cursos de licenciatura em educação física das IES do estado do Rio de Janeiro 2010
Para uma Universidade sem limites 2010
Professores de educação física: um estudo sobre a capacitação para o trabalho voltado às pessoas com deficiência 2010
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2 2010
O Processo de Inclusão em Educação a Distância: o Caso dos Alunos do Curso de Pós-Graduação Escola de Gestores-FE-UFRJ 2010
O silenciamento do corpo nos discursos das ementas dos cursos de licenciatura na Faculdade de Educação da UFRJ 2010
Bullying homofóbico: superando desafios nas aulas de Educação Física. 2009
Qual o lugar do corpo na Educação? Um olhar sobre as políticas publicas de formação de professores 2009
Mapeando a formação docente nas Universidades Federais do Brasil: Onde ?entra? a Inclusão? 2009
Bullying nas aulas de Educação física 2009
Percepções de professores de educação física do município do Rio de Janeiro a respeito do conceito de inclusão em Educação. 2009
Reflexões a respeito da criação de culturas de inclusão em educação física escolar 2009
Bullying nas aulas de Educação Física 2009
As Percepções dos alunos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a respeito de Culturas de Inclusão 2008
Inclusão em Educação Física escolar: Avanços e dificuldades para além dos desafios conceituais. 2008
Ressignificando a formação de professores para a Educação Inclusiva 2008
As Percepções dos alunos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a respeito de Culturas de Inclusão 2008
Licenciatura ou Bacharelado: Com que "roupa" vou? 2008
Ressignificando a formação de professores para a Educação Inclusiva 2008
Publicações:
Minha Rede: