Rodrigo Dornelas do Carmo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Faculdade de Medicina

Departamento:

Departamento de Fonoaudiologia/FM

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-9710-5751


Formação:
  • Centro de Estudos da Voz

    Formação Integrada e Voz - Coaching Vocal - FIV-C | Aperfeiçoamento | 2022 - 2023
  • Universidade Federal de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2021 - Agora
  • Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz

    ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO SUPER | Especialização | 2015 - 2016
  • Conselho Federal de Fonoaudiologia

    Linguagem | Especialização | 2012 - 2012
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Comunicação Humana e Saúde | Doutorado | 2012 - 2015
  • Universidade de Brasília

    Ciências da Saúde | Mestrado | 2010 - 2011
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Voz | Especialização | 2006 - 2007
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Fonoaudiologia | Graduação | 2002 - 2005
  • Teatro Escola Macunaíma

    | Ensino Profissional de nível técnico | 1995 - 1998
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(81.82% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Fonoaudiologia baseada nas melhores evidências: da relevância aos desafios 10.1590/1982-0216/202426213823s 2024
Qualidade de vida e metamemória em estudantes do nível superior durante a pandemia da COVID-19 10.1590/1982-0216/20242628023s 2024
Clinical Parameters of the Speech-Language Pathology Assessment of the Chronic Cough: A Scoping Review 10.1016/j.jvoice.2021.12.012 2024
Efficacy of Speech-language Pathology Therapy in Chronic Cough: Systematic Review With Meta-analysis 10.1016/j.jvoice.2021.11.018 2024
Acoustics of persuasion: a systematic review of prosodic features on the communicative attitudes of confidence 10.1590/1678-460x202339345326 2023
Impact of the COVID-19 pandemic on predictions of death from stroke in a poor region of Brazil: a retrospective cohort study 10.5935/2965-2774.20230357-en 2023
Tosse Crônica e Fonoaudiologia 10.1590/2317-1782/20212021127 2022
Condição de produção vocal do professor em diferentes situações funcionais 10.1590/2317-1782/20202020208 2022
Influência do uso de psicoativos na autopercepção da memória: análise durante a pandemia de SARS-CoV-2 10.33448/rsd-v11i1.24389 2022
Prevalence and associated factors of aspiration and severe dysphagia in asymptomatic patients in the late period after open partial laryngectomy: a videofluoroscopic evaluation 10.1007/s00405-021-07231-4 2022
Behavioral assessment tests for central hearing skills in individuals with sensorineural hearing loss: an integrative review 10.1590/1982-0216/20222451922 2022
Atendimento vocal à pessoa trans: uma apresentação do Protocolo de Atendimento Vocal do Ambulatório Trans e do Programa de Redesignação Vocal Trans (PRV-Trans) 10.1590/2317-1782/20202019188 2021
Importância das orientações em saúde para o desenvolvimento infantil e o aleitamento materno no primeiro ano de vida 10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p1-8 2021
Estudo de série de casos sobre voz e transexualidade: características acústicas de homens e mulheres trans brasileiras 10.23925/2176-2724.2021v33i2p257-264 2021
Stress and autonomic dysfunction symptoms related to voice in Brazilian university professors during the covid-19 pandemic 10.1080/14015439.2021.1939413 2021
RELATIONSHIP BETWEEN STRESS AND THE USE OF PSYCHOACTIVE SUBSTANCES IN UNIVERSITY 10.15309/21psd220222 2021
Teaching Methodology, Stress and Study and Learning Strategies: Interrelationships among University Students 10.1590/1982-4327e3121 2021
Intensidade dos sintomas da fadiga vocal e parâmetros acústicos de professoras antes e após exposição vocal 10.23925/2176-2724.2021v33i3p428-436 2021
A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: CONHECIMENTO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A TRANSEXUALIDADE 2021
Associação entre a qualidade de vida e o estresse em estudantes de Fonoaudiologia 10.1590/2317-6431-2021-2472 2021
Influência da Memória de Trabalho na Qualidade de Vida de Idosos Ativos 10.23925/2176-901X.2021v24i1p547-563 2021
Estresse discente em um curso de Fonoaudiologia 10.1590/2317-6431-2020-2335 2021
Quality of Life and Sleep Among Brazilian Speech-Language Pathology Students During the COVID-19 Pandemic 10.1044/2021_PERSP-20-00251 2021
Da permanência à qualidade de vida: orientação sexual e identidade de gênero de estudantes de uma instituição de ensino superior do nordeste brasileiro 10.14393/BJ-v36n3a2020-45577 2020
Cognitive strategies used in the verbal fluency test by elderly in Sergipe's countryside 10.14393/bj-v36n4a2020-41715 2020
Whatsapp como ferramenta de ensino: inovando no aprendizado em enfermagem 10.33448/rsd-v9i9.7995 2020
Efeito imediato do exercício de sucção de ar na qualidade vocal e autoavaliação de professoras com queixas vocais: estudo-piloto 10.1590/2317-6431-2020-2358 2020
Arteterapia como opção não medicamentosa para pacientes internados em uma unidade hospitalar 10.25248/reaenf.e4843.2020 2020
Qualidade de vida e voz: a autopercepção vocal de pessoas transgênero 10.1590/2317-6431-2019-2196 2020
The Effects of Phonation Into Glass, Plastic, and LaxVox Tubes in Singers: A Systematic Review 10.1016/j.jvoice.2017.12.005 2019
O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia 10.21723/riaee.v13.n1.2018.8866 2018
Characteristics of the emissive prosody of children with autism spectrum disorder 10.1590/1982-021620182051718 2018
Neuropsychomotor development and auditory skills in preschool children 10.7322/jhgd.123380 2018
Relation between the production of the phoneme /-/ in complex onset and the stomatognathic system in preschool children 10.14393/BJ-v34n6a2018-42235 2018
Speech therapy intervention in a teenager with autism spectrum disorder: a case report 10.1590/1982-021620182068518 2018
Voice Disorder and Burnout Syndrome in Teachers 10.1016/j.jvoice.2018.01.022 2018
A redesignação vocal em pessoas trans 10.1590/2317-1782/20172016168 2017
Ações saudáveis na Campanha de Voz: considerações para a prática 10.23925/2176-2724.2017v29i1p172-177 2017
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE: COMPARAÇÃO ENTRE OS DISCURSOS ORAL E ESCRITO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 10.14393/bj-v33n1a2017-34388 2017
Métodos de avaliação discente em um curso de graduação baseado em Metodologias Ativas. 2017
Caracterização da memória de adultos e idosos hospitalizados 10.23925/2176-2724.2017v29i2p218-226 2017
Associação entre o aleitamento materno, introdução alimentar e desenvolvimento neuropsicomotor nos primeiros seis meses de vida 10.23925/2176-2724.2017v29i2p262-273 2017
Situações de violência na escola e a voz do professor 10.1590/2317-1782/20172017053 2017
Relação entre a função glótica e a desvantagem vocal em professores da rede pública de ensino 10.1590/1982-0216201719316216 2017
Linguagem oral e escrita de crianças soropositivas para o HIV: um acompanhamento longitudinal 10.1590/2317-6431-2017-1852 2017
Hospital cognitive screening of patients with no related complaints 10.1590/1982-021620171941717 2017
GTTrans: estratégia de aproximação dos múltiplos saberes sobre a saúde integral das pessoas trans* em uma Universidade Pública. 10.18569/tempus.v11i1.1922 2017
Pacientes com câncer de laringe no Nordeste: intervenção cirúrgica e reabilitação fonoaudiológica 10.1590/1982-021620161814915 2016
Voice Campaigns in Brazil: Effective Practices in Health Education 10.1016/j.jvoice.2016.03.008 2016
Autopercepção da função glótica e análise perceptivoauditiva de professores de escolas municipais 10.1590/1982-0216201618211215 2016
AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA POR TUTORES E DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO VIVENCIADO EM METODOLOGIAS ATIVAS 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p245 2016
Perfil da comunicação em adultos e idosos hospitalizados 2016
Ações extensionistas com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: relato de experiência 2016
Metodologias Ativas e as Práticas de Ensino na Comunidade: sua importância na formação do Fonoaudiólogo 2015
Coro universitário: autopercepção de sintomas vocais e desvantagem vocal no canto 10.1590/1982-0216201517415114 2015
Dia Mundial da Voz em notícia: análise das reportagens sobre a Campanha da Voz no Brasil 10.1590/2317-1782/20152014204 2015
Situação-problema como disparador do processo de ensino-aprendizagem em metodologias ativas de ensino 10.1590/1982-021620151768015 2015
Informação, educação e comunicação em saúde: análise das concepções dos coordenadores das campanhas de voz no distrito federal 10.1590/1982-0216201412212 2014
Campanha da Voz: uma iniciativa para cuidados em saúde 2014
As concepções de voz saudável e de qualidade de vida e voz dos participantes de uma campanha da voz 2014
Metodologias Ativas: Uma experiência na Fonoaudiologia 2014
As Campanhas da Voz no percurso da Informação, Educação e Comunicação em Saúde ? uma (re)visão reflexiva 2014
Resenha: Dia Mundial da Voz: breve resgate histórico 2013
Multiplicadores da Campanha da Voz em Brasília 2012
Voz e psiquismo: efeitos recíprocos em um paciente laringectomizado total 2010
Relação entre qualidade de vida e auto-percepção da qualidade vocal de pacientes laringectomizados totais: estudo piloto 10.1590/S1516-18462006000400013 2006
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
ESTRESSE E DO USO SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 2019
CAMPANHAS DE VOZ NO BRASIL: ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS. 2017
AVALIAÇÃO DE MEMÓRIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS 2016
DESEMPENHO NO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL E NA FLUÊNCIA VERBAL EM ADULTOS E IDOSOS 2016
A saúde vocal no interior de Sergipe: caracterização vocal dos moradores da cidade de Lagarto 2015
Relação entre a auto percepção e hábitos vocais em professores do interior da Bahia 2015
O uso da voz em cantores de roque e a contribuição dos questionários de avaliação 2015
Métodos utilizados para redesignação vocal de pessoas trans: ma revisão sistemática 2015
Correlação entre autopercepção vocal e análise perceptivo auditiva de professores de escolas municipais 2015
Creches promotoras de saúde e o desenvolvimento neuropsicomotor infantil 2015
Promoção da comunicação de pacientes hospitalizados e de seus cuidadores 2015
Avaliação do sistema estomatognático de pré-escolares de instituições públicas e privadas de ensino 2015
O educar em saúde ? uma reflexão sobre as campanhas da voz no percurso da informação, educação e comunicação em saúde. 2014
Comparação entre o ensino tradicional e o problematizador na formação em fonoaudiologia 2014
Aprendizagem baseada em problemas: estratégia para a reestruturação do processo de trabalho em saúde 2014
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO: PERCURSO DE UMA PROFISSÃO FEMININA 2014
Autopercepção vocal: coro universitário e a desvantagem vocal no canto 2014
Dia Mundial da Voz em notícia: análise das reportagens sobre Campanha da Voz no Brasil 2014
Elaboração de lei que institui no calendário oficial o Dia da Voz: relato de experiência. 2014
Os desafios da implantação de um curso de Fonoaudiologia baseado em metodologias ativas de ensino 2014
Práticas de Ensino na Comunidade e Grupo de Gestantes: relato de experiência 2014
Radiodifusão e fonoaudiologia: Análise das publicações dos últimos cinco anos no congresso de fonoaudiologia 2014
Relações de Gênero: O masculino na formação do fonoaudiólogo 2014
Comparação entre os objetivos de aprendizagem previstos e os identificados: Relato de experiência em ABP 2013
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE PROBLEMAS VOCAIS NA INFÂNCIA ? Relato de experiência 2013
Campanha da Voz no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: análise do último quinquênio 2013
Canto Coral: Publicações dos últimos cinco anos no Congresso de Fonoaudiologia 2013
Professores de Sergipe: A correlação entre o índice de capacidade para o trabalho e alterações vocais 2013
Relato de elaboração de material educativo na atenção auditiva de pré escolares 2013
Situações-problema: ferramentas de construção da aprendizagem em Metodologias Ativas. 2013
EXPERIÊNCIA NAS PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE VIVENCIADAS POR DOCENTES E DISCENTES DE FONOAUDIOLOGIA 2013
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO: EXPERIÊNCIA PIONEIRA 2013
VIVÊNCIA DO TUTOR NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE FONOAUDIOLOGIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA 2013
Rede de Atenção à Saúde Auditiva: qualificando o cuidado integral na Atenção Primária 2012
Síndrome de Sjögren - Estudo da função auditiva de um caso clínico 2012
INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: CONCEPÇÕES SOBRE AS CAMPANHAS DE VOZ NO DISTRITO FEDERAL. 2012
A Saúde Vocal do professor: Instrumentalizar é necessário! 2012
O fonoaudiólogo no processo admissional em empresa de teleatendimento: Proposta de utilização do protocolo ESV 2012
Proposta de intervenção em Saúde Vocal dos professores das escolas particulares do Distrito Federal 2012
Síndrome de Sjögren: Sinais e Sintomas fonoaudiológicos 2012
Síndrome de Sjögren e sua relação com a voz: estudo de caso 2011
NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA: O CUIDAR EM FONOAUDIOLOGIA 2011
Informação, Educação e Comunicação (IEC) e a relação com a Fonoaudiologia 2011
A interdisciplinaridade e a clínica fonoaudiológica: Estudo de Caso 2011
Educação Permanente em Saúde Mental Infanto-Juvenil: A experiência de uma unidade de saúde do DF 2010
Voz e psicanálise: uma possível reflexão 2010
PERFIL DA POPULAçãO PARTICIPANTE DA CAMPANHA DA VOZ 2009 EM BRASíLIA 2010
CAMPANHA DA VOZ 2009: BRASíLIA, COMO ANDA SUA VOZ? HáBITOS E QUEIXAS DA POPULAçãO 2010
Proposta de discussão sobre a intenção comunicativa da fala ecolálica 2009
Organização de Trabalhadores e Controle Social: Desafios e possiibilidades a partir da experiência de participação no Conselho de Saúde do Distrito Federal 2009
Relato de experiência em empresa de teleatendimento - avaliação vocal no processo admissional 2009
Informação, educação e comunicação em sáude no SUS: A experiência de um serviço de Fonoaudiologia da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal 2009
Voz e psiquismo: Efeitos recíprocos na nova voz do paciente laringectomizado total 2007
Voz e religiosidade: Estudo de caso de uma mãe de santo de Umbanda 2007
Atendimento Domiciliar a pacientes de risco social como estratégia de inclusão social 2006
Relação entre a qualidade de vida e uma auto-percepção da qualidade vocal de pacientes laringectomizados totals 2006
Relação entre a qualidade de vida e auto-percepção da qualidade vocal de pacientes laringectomizados totais 2006
A criação da coordenação de movimentos sociais dentro de uma executiva de estudantes 2006
Relato da oficina de sensibilização de estudantes de fonoaudiologia realizada pela DENEFONO 2006
Voz em Pesquisa: entrevista 2006
Análise da qualidade de vida do paciente laringectomizado total relacionada com a percepção auditiva de fonoaudiólogos e estudantes em Fonoaudiologia 2006
Auto-percepção da qualidade vocal relacionada coma qualidade de vida do paciente laringectomizado total 2006
Atendimento Domiciliar á pacientes de risco social como estratégia de inclusão social 2005
Análise das possíveis alterações auditivas decorrentes de doenças pregressas em uma população de nível universitário 2004
Publicações:
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