Maria Cecilia de Magalhães Mollica
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Faculdade de Letras
Departamento:
Departamento de Linguística e Filologia/FL
Formação:
-
Universidade de Brasília
| Pós-Doutorado | 2010 - 2012
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Lingüística | Doutorado | 1987 - 1989
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Letras | Mestrado | 1973 - 1977
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Licenciatura Em Letras | Graduação | 1969 - 1972
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(1.28% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Prolegômenos sobre razão pela qual | 2023 | |
| O fenômeno da pausa na correlação fala-escrita | 2022 | |
| Pronomes de 1PP: uma análise sociolinguística e educacional. | 2022 | |
| The role of silente pause preceded by discourse marker | 2021 | |
| REMOTO NO ENSINO DE LÍNGUA NA PANDEMIA DA COVID-19- EXPERIMENTAÇÃO IN VITRO, EXPERIMENTAÇÃO IN VIVO | 2020 | |
| VARIAÇÃO E MUDANÇA GRADUAIS: A PREPOSIÇÃO ?DE? EM CONSTRUÇÕES DE TEMPO | 2020 | |
| Coerência na representação temática de artigos científicos na área de saúde πública | 2019 | |
| Coerência na representação temática de artigos científicos na área de saúde pública | 10.1590/1981-5344/3727 | 2019 |
| Lendo pelo olho mágico | 2018 | |
| Variação, mudança, letramento e tecnologia | 2018 | |
| Cybercorpora and Textual Production | 2017 | |
| Gêneros textuais na escola e estratégia de ensinagem | 2017 | |
| DO ESPAÇO EM BRANCO NO PERCURSO DA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA DE SUJEITOS TÍPICOS E ATÍPICOS? HABILIDADES E PRÁTICAS REQUERIDAS EM SALA DE AULA. | 2017 | |
| FALA E ESCRITA E REPERCUSSÕES NA LECTOESCRITA | 2017 | |
| LÍNGUA DE HERANÇA, CONTATO LINGUíSTICO E LETRAMENTO | 2016 | |
| ORTOGRAFIA OPACA E TRANSPARENTE NA ESCRITA DE ESCOLARES | 2016 | |
| Resenha | 2016 | |
| DA FALA PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA | 2015 | |
| Função de elementos figurativos na leitura | 2015 | |
| Meninos e Meninas na escola | 2015 | |
| Linguagem e Matemática em cartas: trabalhando na EJA | 2015 | |
| Del Habla al aprendizaje de la lengua escrita | 2015 | |
| Función de Los Elementos figurativos em la lectura | 2015 | |
| Public Virtual Rooms of Learning and Social Identity: An Emerging Technology Resource | 2014 | |
| O PAPEL DA FUNCIONALIDADE NA RETRAÇÃO DA MUDANÇA | 2014 | |
| EM BUSCA DE NOVO PARADIGMA NAS CIÊNCIAS HUMANAS | 2014 | |
| Sociolinguística, corpora e educação | 2014 | |
| PRODUTIVIDADE E USO DE ITENS LEXICAIS: O CONTÍNUUM FALA/ESCRITA CIENTÍFICA | 2014 | |
| PRODUTIVIDADE E USO DE ITENS LEXICAIS: O CONTINUUM FALA/ESCRITA CIENTÍFICA | 10.12957/cadsem.2014.14867 | 2014 |
| MUDANÇA LEXICAL EM FORMAS VERBAIS | 2014 | |
| MUDANÇA NO FLUXO INFORMACIONAL E GÊNEROS DISCURSIVOS | 2013 | |
| Mudança em Gradiência | 2013 | |
| Novos paradigmas nas Ciências Humanas: A implementação de políticas públicas de inclusão social | 2013 | |
| Qual (que) é a parte da Linguística que estuda a heterogeneidade da linguagem humana? | 2012 | |
| PRODUTIVIDADE LÉXICO-MORFOLÓGICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR | 2012 | |
| OI ? | 2012 | |
| PRODUTIVIDADE LEXICAL EM ARTIGOS CIENTÍFICOS E A INDEXAÇÃO TEMÁTICA DA INFORMAÇÃO | 2011 | |
| LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E DIMENSÕES SOCIOCOGNITIVAS | 2011 | |
| REVISTA ELETRÔNICA DOMÍNIOS DE LINGUAGEM | 2010 | |
| A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem | 2010 | |
| Enfoques de pesquisa sobre a relação língua e sociedade | 2009 | |
| CRENÇAS E ATITUDES NO APRENDIZADO DO PORTUGUÊS E DA MATEMÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR | 2008 | |
| Recursos Lúdicos na Alfabetização de Jovens e Adultos | 2008 | |
| Comunidades rurbanas e conflitos linguisticos | 2008 | |
| SOCIOLINGUÍSTICA E QUALIFICAÇÃO DOCENTE | 2008 | |
| MARCAS DE FALA NA ESCRITA DE JORNAL E DE ESCOLA | 2007 | |
| DA ESCOLA PARA VIDA: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESCOLAR | 2007 | |
| SIMPLIFICAÇÃO NO SISTEMA DE MODO NA HISTÓRIA DO PORTUGUÊS | 2006 | |
| VESTÍGIOS DE TRAÇOS MELÓDICOS DA FALA DA MÍDIA ESCRITA CONTEMPORÂNEA | 2006 | |
| EM BUSCA DE INOVAÇÕES LINGUISTICAS | 2006 | |
| Em busca de inovações lingüísticas | 2006 | |
| Vestígios de traços melódicos da fala na mídia escrita contemporânea | 2006 | |
| Vestígios de traços melódicos da fala na mídia escrita contemporânea | 2006 | |
| MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EJA | 2005 | |
| Materiais Didáticos Para EJA | 2005 | |
| SOCIOLINGÜÍSTICA APLICADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES | 2004 | |
| DEMANDA ESPONTÁNEA Y DEMANDA INDUCIDA EN LA GESTIÓN CULTURAL | 2004 | |
| MUDANÇA NA / (DA) FALA E NA / (PARA) ESCRITA | 2004 | |
| DA LINGUAGEM COLOQUIAL À ESCRITA PADRÃO: APRESENTAÇÃO DO LIVRO | 2004 | |
| Formação em Letras e Pesquisa em linguagem | 2004 | |
| A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA COMO INCLUSÃO SOCIAL -PULICADO EM CD-ROM | 2003 | |
| GRAMÁTICA , ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL | 2003 | |
| PESQUISAS LINGUÍSTICAS E ENSINO -SUBSÍDIOS AO TRABALHO DE CONCORDÂNCIA VERBAL NA ESCOLA | 2003 | |
| INCURSÕES DA SOCIOLINGÜÍSTICA APLICADA | 2003 | |
| VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA EM TEMPO REAL | 2002 | |
| FUNÇÃO DISCURSIVA EM SUJEITOS NOMINAIS MARCADOS SUPRA-SEGMENTALMENTE | 2002 | |
| DA LÍNGUA I PARA A LÍNGUA E : UMA GUINADA HISTÓRICA NA LINGUÍSTICA BRASILEIRA NOS IDOS DE 70 | 2002 | |
| FENÔMENOS NO NÍVEL FONOLÓGICO E MORFOSSINTÁTICO DA LÍNGUA FALADA E ESCRITA | 2002 | |
| A AUTONOMIA DA LINGUÍSTICA E SUAS INTERFACES | 2002 | |
| PRINCÍPIOS DE STANDARTIZAÇÃO E VERNACULARIZAÇÃO | 2002 | |
| DA FALA PARA A ESCRITA | 2001 | |
| GÊNERO,VARIAÇÃO E MUDANÇA FONOLÓGICA | 2001 | |
| O NATURAL E O PATOLÓGICO NA ESCRITA | 2000 | |
| A CONTRIBUIÇÃO DA LINGUÍSTICA NA ÁREA DE SAÚDE | 2000 | |
| ORALIDADE EMTEXTOS ESCOLARES | 2000 | |
| CONSTITUIÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL | 2000 | |
| QUESTÕES TEÓRICO-DESCRITIVAS EM SOCIOLINGÜÍSTICA E EM SOCIOLINGÜÍSTICA APLICADA E UMA PROPOSTA DE AGENDA DE TRABALHO | 2000 | |
| A INTERPRETAÇÃO DA SENTENÇA SEM SUJEITO NA FRASE POR APRENDIZES DE ESCRITA | 1999 | |
| ORIGEM E IMPLEMENTAÇÃO DA VARIAÇÃO | 1999 | |
| PROCESSAMENTO DE FALA SUPRA-SEGMENTAIS NA FRONTEIRA | 1998 | |
| UM CASO DE PROCESSO DE EXTINÇÃO LINGUÍSTICA | 1998 | |
| VARIAÇÃO NA FALA E NA ESCRITA E SUA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA | 1998 | |
| CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROCESSOS VARIÁVEIS EM AQUISIÇÃO | 1998 | |
| PROJETO INTEGRADO COMO ESTRATÉGIA DE ESTÍMULO,FORMAÇÃO E RETENÇÃO DE PESSOAL NO SISTEMA UNIVERSITÁRIO | 1998 | |
| VARIAÇÃO E FUNÇÃO EM AFÉRESE | 1998 | |
| INFLUÊNCIA DE SUBSTRATO NA AQUISÇÃO DE PADRÃO FONOLÓGICO DE PORTUGUÊS L2 . | 1997 | |
| ANÁFORAS EM RELATIVAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL | 1997 | |
| O PROFESSOR COMO PESQUISADOR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS | 1997 | |
| COMPLÉMENTATION DE SUBORNATION DANS LES LANGUES ROMANES | 1997 | |
| PRESTÍGIO, MUDANÇA E ESCOLA | 1996 | |
| VARIACIONISMO E DIFUSIONISMO: ESTUDOS E MUDANÇA LINGUÍSTICA | 1996 | |
| SUPRA-SEGMENTOS DE FRONTEIRAS: PRINCIPAIS CAUSAS E FUNÇÕES. | 1996 | |
| ESTRUTURA SINTÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE INDIRETIVIDADE NA MÍDIA | 1996 | |
| VIESES E PERGUNTAS DE PESQUISA: DINÂMICA E DILEMA DA CIÊNCIA | 1996 | |
| AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONTATO NO BRASIL | 1996 | |
| COMO O BRASILEIRO FALA,PERCEBE E AVALIA ALGUNS PADROES LINGUISTICOS. | 1995 | |
| ICONICIDADE E MUDANÇAS EM LÍNGUAS DE SINAIS. | 1995 | |
| CONTATO LINGUÍSTICO E AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS | 1995 | |
| REFLEXÕES SOBRE RUMOS E PERSPECTIVAS DA LINGÜÍSTICA | 1995 | |
| O PAPEL DO DISCURSO NA RELAÇÃO ENTRE PREPOSIÇÕES E CLÍTICOS. | 1994 | |
| PRODUÇÃO, PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS DO BRASIL | 1994 | |
| REDISCUTINDO A BASE CRIOULA DO PORTUGUÊS DO BRASIL | 1994 | |
| REDES SOCIAIS EM GRANDES CIDADES | 1994 | |
| FUNÇÕES DIFERENTES DE VARIANTES OU EQUIVALÊNCIA SEMÂNTICO-FUNCIONAL EM VARIAÇÃO. | 1994 | |
| MECANISMOS PROSÓDICO-INTERACIONAIS NA COMUNICAÇÃO | 1994 | |
| UM CASO DE RESÍDUO NO PORTUGUÊS ATUAL | 1994 | |
| SITUAÇÃO RESIDUAL NO PORTUGUÊS DE HOJE PROVINIENTE DE PROCESSO DIACRÔNICO DE ASSIMILAÇÃO FONOLÓGICA | 1994 | |
| POR UMA SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA | 1993 | |
| DA GÊNESE DE GRUPOS CONSONANTAIS AO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO | 1993 | |
| INTERVALOS ENTRE O SILÊNCIO E A FALA E SUAS REPRESENTAÇÕES NA ESCRITA | 1993 | |
| SINTAXE E PONTUAÇÃO NO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO | 1993 | |
| REGULARIDADE E PARÂMETROS EM DIFUSÃO LEXICAL | 1993 | |
| HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA: E CONSEQUÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO. | 1993 | |
| FUNÇAO DISCURSIVA EM SUJEITOS NOMINAIS MARCADOS SUPRA-SEGMENTAL | 1993 | |
| HIPÓTESES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PREPOSIÇÃO E AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS DO BRASIL | 1993 | |
| INTRODUÇÃO À SOCIOLINGÜÍSTICA VARIACIONISTA | 1993 | |
| PERFIL DEMOGRÁFICO DA COMUNIDADE SURDA | 1993 | |
| RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: CONFERENCE DE MADAME FRANÇOISE - DOLTO LE 13JUIN 1981 A LI.N.J.S. DE PARIS | 1993 | |
| POR UMA SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA | 1993 | |
| VARIAÇÃO, MUDANÇA E ESCRITA | 1993 | |
| REDES SOCIAIS EM GRANDES CIDADES | 1993 | |
| HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA: E CONSEQUÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO. | 1993 | |
| HIPÓTESES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PREPOSIÇÃO E AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS DO BRASIL | 1993 | |
| INTRODUÇÃO À SOCIOLINGÜÍSTICA VARIACIONISTA | 1993 | |
| ADAPTANDO METODOLOGIAS SOCIOLINGÜÍSTICAS ÀS PESQUISAS SOBRE AS COMUNIDADES SURDAS | 1993 | |
| FALA E ESCRITA: DURABILIDADE LINGÜÍSTICA E TEXTUAL | 1993 | |
| PROCESSING AND MORPHO-SEMANTIC EFFECTS IN COMPLEMENTATION IN BRAZILIANPORTUGUESE | 1992 | |
| DIFUSÃO LEXICAL EM SINTAXE | 1992 | |
| O ANDAMENTO DA PESQUISA SOBRE O (DE) QUEÍSMO NO PORTUGUÊS DO BRASIL | 1992 | |
| O DEQUEISMO | 1992 | |
| FATORES QUE CONTROLAM A AQUISÇÃO DO PORTUGUÊS PADRÃO | 1992 | |
| MUDANÇA LINGUISTICA EM TEMPO REAL | 1992 | |
| PELA CONJUGAÇÃO DAS ABORDAGENS VARIACIONISTA E DIFUSIONISTA | 1992 | |
| O ANDAMENTO DA PESQUISA SOBRE O (DE) QUEÍSMO NO PORTUGUÊS DO BRASIL | 1992 | |
| RESULTS OF AN INTEGRATED SOCIOLINGUISTIC STUDY | 1991 | |
| FATORES QUE CONTROLAM A AQUISICÃO DO PORTUGUÊS PADRÃO | 1991 | |
| DE)QUEISMO: VARIAÇÃO EM CONEXÕES INTER-SETENCIAIS | 1991 | |
| REPENSANDO À VARIAÇÃO | 1991 | |
| ASPECTOS DA DIFUSÃO LEXICAL | 1991 | |
| ENFOQUE SOBRE AMOSTRAGEM EM SOCIOLINGUÍSTICA | 1991 | |
| RESTRIÇÕES ESTRUTURAIS ATUANDO NA RELAÇÃO ENTRE [L]-[R] E [R]-0 EM GRUPOS CONSONANTAIS EM PORTUGUÊS | 1991 | |
| Restrições estruturais na altenância entre /l/ e /r/ e r/ 0 | 1991 | |
| Results of an Integrated Sociolinguistic Study | 1991 | |
| ABORDAGEM VARIACIONISTA E DIFUSIONISTA EM PROCESSO FONOLÓGICO | 1990 | |
| A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM POR SURDOS PRATICADA NO RIO DE JANEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES PSICOLINGUÍSTICAS1. | 1990 | |
| EFEITO DE FATORES SOBRE A REGÊNCIA VARIÁVEL DO VERBO 'IR'DE MOVIMENTO | 1989 | |
| ABRANDAMENTO EM GRUPOS CONSONANTAIS DO PORTUGUÊS | 1988 | |
| UM PADRÃO ETÁRIO RECORRENTE EM FENÔMENOS DE VARIAÇÃO FONOLÓGICA | 1988 | |
| A REGÊNCIA VARIÁVEL DO VERBO IR DE MOVIMENTO | 1987 | |
| A FUNÇÃO DISCURSIVA EM SUJEITOS NOMINAIS MARCADOS SUPRA-SEGMENTALMENTE | 1987 | |
| CONDICIONAMENTOS SOCIAIS NA ATERNÂNCIA DAS LIQÜIDAS NA FALA CARIOCA | 1987 | |
| MARCAS SEGMENTAIS E SUPRA-SEGMENTAIS ENTRE SUJEITO E O PREDICADO E SUA FUNÇÃO DISCURSIVA | 1986 | |
| ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DA VARIÁVEL ESCOLARIDADE SOBRE O EMPREGO DO VERBO IR DE MOVIMENTO NO PORTUGUÊS CARIOCA | 1986 | |
| Marcas Segmentais e/ou Suprasegmentais | 1986 | |
| METAS E METÓDOS DO CENSO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | 1982 | |
| LA COPIE DANS LES CONSTRUCTIONS RELATIVES EN PORTUGAIS | 1981 |
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