Thelma Beatriz Sydenstricker Alvares

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Departamento de Musicologia e Educação Musical/EM

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Fundação Oswaldo Cruz

    | Pós-Doutorado | 2013 - 2015
  • University of Miami

    Educação Musical/Musicoterapia | Doutorado | 1995 - 2001
  • Nordoff-Robbins Music Therapy Clinic - New York University

    Especialização no Método Nordoff-Robbins de Musico | Especialização | 1993 - 1994
  • Lesley College

    Terapias Expressivas | Mestrado | 1990 - 1993
  • Instituto de Psiquiatria - Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Especialização em Saúde Mental | Especialização | 1988 - 1989
  • Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

    Bacharelado em Musicoterapia | Graduação | 1982 - 1986
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(0.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Educação musical na diversidade: contribuição da cultura escolar 2018
Inclusão escolar: os desafios da educação musical no ensino de crianças com TEA 2017
Educação Musical na Diversidade: o fazer musical com pessoas em sofrimento psíquico 2015
Relato de uma experiência de música com pacientes psiquiátricos: superando preconceitos 2009
A Experiência de ser mãe de uma criança de até dois anos e meio e o Método Bonny de Imagens Guiadas e Música 2002
Healing Through Imagery: Gabriel's and Maria's Journeys 1998
Musicoterapia: Uma Alternativa para Psicóticos 1991
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Educação Musical e formação humana: perspectivas de uma aprendizagem pró-vida 2019
Arte, Educação e Cultura: ações que favorecem a emancipação do sujeito marginalizado 2018
Contribuição da Musicoterapia para a Educação Musical na Diversidade: o olhar em prol do protagonismo do aluno 2018
Trabalho completo, O processo criativo coletivo na educação musical na diversidade e a ressignificação do sujeito em sofrimento psíquico;trabalho apresentado no X Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musicla; com vínculo temático com o projeto de pesquisa ''Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de inserção social' 2016
Trabalho completo, A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música; trabalho apresentado no X Encontro Regional de Educação Musical com vínculo temático com o projeto de pesquisa Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de interação social 2016
Trabalho completo, O efeitos da música e da integração sensorial na percepção musical de crianças com autismo: trabalho apresentado no XIV Colóquio do PPGM/UFRJ; com vínculo temático com o projeto de pesquisa ''Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de inserção social' 2016
trabalho completo,Ensino coletivo de música em escolas e espaços não-formais, apresentado no XVI Cóloquio do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro com 2016
O processo criativo na educação musical na diversidade: um estudo de caso com pessoas em sofrimento psíquico 2016
Trabalho completo 'A Educação Musical com pessoas em sofrimento psíquico:criando uma metodologia de ensino a partir da diversidade'' publicado nos anais do XXI Seminário Latino-Americano de Educação Musical, no Rio de Janeiro; com vínculo temático com o projeto de pesquisa ''Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de inserção social' 2015
Music Therapy Perspectives: Beyond clinical setting, trabalho apresentado no World Congress of Music Therapy 2014; com vínculo temático com projeto 'Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de inserção socia 2014
Cultural Contexts in Music Therapy Education and Traning, apresentado no World Congress of Music Therapy 2014, Austria, com vínculo temático com projeto de pesquisa 'Arte e Diversidade: ações para desconstrução de estigmas e construção de novas possibilidades de inserção social 2014
A Música e a Educação na Diversidade: Contribuição para um novo paradigma 2012
A Educação Musical nas Necessidades Educacionais Especiais: Desafios na Formação Discente 2010
O ensino de música para pessoas com doença mental: a desconstrução da figura do louco e a construção de possibilidades de inclusão social 2010
Inclusão social através de aulas de Música para crianças surdas 2010
Aulas de Música para crianças surdas como meio de estimulação do desenvolvimento musical e global de crianças de 0 a 3 anos 2009
The Bonny Method of Guided Imagery and Music: a method grounded on the feminine principle 2008
O Método Bonny de Imagens Guiadas e Música: a música e os estados alterados de consciência 2007
Educação Musical: Integrando a diversidade 2005
Música como propiciadora da (re)organização da experiência de mundo: Musicoterapia com crianças portadoras da Síndrome do Autismo 2005
Sindrome do Autismo: O corpo, o jogo e o brinquedo 2004
Introdução 'a Musicoterapia Analítica, ao Método Nordoff-Robbins e 'a Utilização do Método Bonny de Imagens Guiadas e Música com grupos 2003
Considerações sobre as necessidades básicas do homem descritas por Maslow e o conceito de Music Child no processo de Educação Musical 2003
Algumas Considerações Sobre a Música Como Elemento Terapêutico 1988
Some considerations about music as a therapeutic element 1987
Musicoterapia: Caso Clínico 1986
Publicações:
Minha Rede: