Renato Sarti dos Santos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Escola de Educação Física e Desportos

Departamento:

Seção de Ensino/EEFD

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Doutorado | 2018 - 2022
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Mestrado | 2012 - 2014
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Organização Curricular e Prática Docente | Especialização | 2008 - 2009
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Saberes e práticas na Educação Básica - Educação F | Especialização | 2008 - 2008
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    licenciatura plena em educação fisica | Graduação | 2002 - 2006
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(60.87% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Impacto social e na formação do estudante: o caso do encontro de lá pra cá 2024
INDISSOCIABILIDADE ENTRE EXTENSÃO, ENSINO E PEQUISA 10.32356/exta.v24.n2.60537 2023
Os conhecimentos sobre o corpo na escola: Uma revisão 2023
LUTAS E PRONÚNCIAS DOS/AS EDUCANDOS: UM EXERCÍCIO AD-MIRATIVO 10.33025/tefe.v8i1.3935 2023
Extensão universitária: As concepções em ações orquestradas por licenciandos 2022
Histórias infantis e cultura corporal: poetas, educandos e educadores em ad-miração 2022
Os conceitos de inclusão nos cursos de Educação física: A formação de professores nas universidades públicas do sudeste brasileiro 10.24215/23142561e204 2022
Aproximações entre as histórias infantis e a educação: uma revisão 2022
As histórias infantis e a cultura corporal: a experiência de um curso colaborativo 10.33025/tefe.v7i1 2022
Todo mundo pula: uma experiência de tematização em diálogos intermunicipais 10.33025/tefe.v7i0.3671 2022
Três mais um, quatro do quatro e a história da formação de professores no Brasil 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp471-491 2021
Educação Física e produção discente em um contexto de iniciação à docência 10.22456/2595-4377.106551 2021
A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO 10.35699/2318-2326.2021.26981 2021
O PIBID como um cruzamento de fronteiras entre Universidade/escola: a experiência do subprojeto Educação Física UFRJ 10.22481/riduesb.v6i1.8829 2021
O jogo como manifestação corporal, produção humana e construção histórica: o relato de uma experiência pedagógica 2021
EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: PROFESSORA OU ESTUDANTE? 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p310-326 2021
DOCUMENTÁRIO FIO: TECENDO A PROFISSÃO DOCENTE 10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n2.p843-856.id767 2020
Formação docente, extensão popular e o terceiro espaço de Zeichner 10.35699/2237-5864.2020.20292 2020
Extensão Universitária e Isolamento Social: Educação Física na Educação Infantil em 1 minuto 2020
CONVERSAS VIRTUAIS E OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL 2020
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E PRODUÇÃO DOCENTE 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22805 2020
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: AS NOVAS FORMAS DE DIÁLOGO EM MEIO À PANDEMIA 10.15210/ee.v26i1.19659 2020
A formação docente e as concepções de corpo: uma revisão sistemática 2020
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
FESTIVAL DA CULTURA CORPORAL E DIALOGICIDADE: REFLEXÕES E POTENCIALIDADES 2023
EXTENSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM INSPIRAÇÕES EM ?PEDAGOGIA DO OPRIMIDO 2023
EDUCAÇÃO FÍSICA, LUTAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CURSO/ENCONTRO COLABORATVO 2023
O PROCESSO DE RETOMADA DO DE LÁ PARA CÁ PÓS PANDEMIA: DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO COM DISCIPLINAS E A UNIVERSIDADE 2023
ENTRE TERRA E AR: A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COM A CRECHE DO CAP 2023
O PROJETO EEFD BAIXADA E OS DESAFIOS DA RETOMADA UNIVERSIDADE/ESCOLA 2023
PROJETO PEDAGÓGICO DE LUTAS: AS PRONÚNCIAS DOS EDUCANDOS 2023
FESTIVAL DA CULTURA CORPORAL: ESTABELECENDO OLHARES PARA AS DIALOGICIDADES 2023
PROJETO KITANGU: TRAJETÓRIAS DIALÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA/COM A EDUCAÇÃO INFANTIL 2023
LABHIC E KITANGU: TECENDO PARCERIAS E FESTIVAIS DA CULTURA CORPORAL E INFÂNCIAS 2023
ENTRE DIALOGICIDADES E AD-MIRAÇÕES: O PROJETO EEFD BAIXADA EM 2022 2023
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENCONTRO DE LÁ PRA CÁ E SUAS DIALOGICIDADES TECIDAS 2023
DIALOGICIDADES E LUTAS BRASILEIRAS: A TRIANGULAÇÃO NO ÂMAGO DO PROJETO LUSCO FUSCO 2023
De quais estudos sobre escolas estamos falando? Uma revisão dos trabalhos apresentados por professores em formação de Educação Física na Siac 2022
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS E O CRUZAR DE FRONTEIRAS 2022
O LUGAR DO CORPO E DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DA REGIÃO SUDESTE 2022
DIÁLOGOS UNIVERSIDADE/ESCOLA EM CONTEXTO EXTENSIONISTA: AD-MIRANDO O CASO DO PROJETO LUSCO FUSCO 2022
EDUCAÇÃO INFANTIL, PIBID E CONBRACE: UMA REVISÃO 2021
TEXTO E CONTEXTO: TROCA DIALÓGICA ENTRE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E DOCENTES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2021
O PIBID E O OUTRO LADO DA FORMAÇÃO: ENTRE A RACIONALIDADE TÉCNICA E CRÍTICA 2021
EXTENSÃO POPULAR E A CONSTRUÇÃO DO TERCEIRO ESPAÇO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO KITANGU 2021
Produções Pedagógicas Desenvolvidas no Laboratório da Cultura Corporal 2021
CULTURA CORPORAL EM VERSOS: A EXPERIÊNCIA DO LABHIC 2021
'Educação Física Escolar: Lutas em debate': o Podcast de Extensão 2021
EXTENSÃO POPULAR E O CRUZAMENTO DAS FRONTEIRAS UNIVERSIDADE/ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DO KITANGU NO CAST 2021
PROFESSORES EM FORMAÇÃO,AÇÃO E REFLEXÃO: UMA ANÁLISE DE FOTOS COMENTADAS 2021
O INICIO DA CARREIRA DOCENTE: O DIÁRIO DE CAMPO COMO DISPOSITIVO DE (IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 2019
PROTAGONISMO DISCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) 2019
SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE FOTOS COMENTADAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO 2019
PROJETO DE EXTENSÃO 'LUSCO-FUSCO: LUTAS NA ESCOLA' 2019
PROJETO LUSCO FUSCO: LUTAS NA ESOLA - AÇÃO DE EXTENSÃO EM FORMATO DE CURSO 2019
O PIBID E O CURSO DE LICENCIATURA: APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS 2019
IMPACTO NA FORMAÇÃO: A AÇÃO DE EXTENSÃO - ENCONTRO DE LÁ PRA CÁ 2019
ENCONTRO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE: ATRAVESSAMENTOS SOB A PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS 2019
UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFRJ: OS IMPACTOS DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2019
NA RODA: EDUCAÇÃO FÍSICA EM DEBATE 2019
A CULTURA CORPORAL: UM CAMINHO DE PROMOÇÃO PARA INCLUSÃO DOS DISCENTES 2019
A CULTURA CORPORAL: O CONTEÚDO JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES. 2019
DOCUMENTÁRIO FIO: PERCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA 2019
OS OBJETOS DA EDUCAÇÃO FISICA E DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2019
PROJETO DE EXTENSÃO LUSCO FUSCO: LUTAS NA ESCOLA 2018
IMPACTO SOCIAL E NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE: O CASO DO ENCONTRO DE LÁ PRA CÁ 2018
ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DISCENTE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2018
OS CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO ENQUANTO UM CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA 2018
A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ?EDUCAÇÃO FÍSICA PROFISSÃO DOCENTE: CENÁRIOS ENREDOS E TRAJETÓRIAS? 2018
OS CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO ENQUANTO UM CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA 2018
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE PONTES ENTRE PESQUISA E PRÁTICA EDUCACIONAL 2018
EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA E FORMAÇÃO DOCENTE 2017
CONSTRUÇÃO DE JOGOS E O CONHECIMENTO SOBRE O CORPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A DISCIPLINA CINESIOLOGIA, O GRUPO DE ESTUDOS EM CINESIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O PROJETO EEFD BAIXADA COMO ESPAÇOS DE REFLEXÃO DA ATUAÇÃO DOCENTE E DA CULTURA CORPORAL 2017
MEDIAÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DOS CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENCONTRO ENTRE ENSINO E EXTENSÃO 2017
A OFICINA DE LUTAS NO EVENTO 'DE LÁ PRA CÁ' 2017
METODOLOGIA DO PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA NA BAIXADA FLUMINENSE: AUTONOMIA E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA ABORDAGEM PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 2017
EEFD NA BAIXADA: AÇÕES DE EXTENSÃO DO EIXO FORMAÇÃO DOCENTE 2016
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO EVENTO DE LÁ PRA CÁ E A ARTICULAÇÃO COM A DISCIPLINA CINESIOLOGIA 2016
CINESIOLOGIA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, UMA ARTICULAÇÃO ENTRE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 2015
ENCONTROS DE FORMAÇÃO DOCENTE: CARREIRAS E SABERES DOCENTES 2015
EEFD NA BAIXADA: ETAPAS METODOLÓGICAS DO EIXO EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA 2015
Encontro De lá pra cá: ensino, pesquisa e extensão 2015
Educação Física e Ensino Noturno em dez anos de EnFEFE 2013
Autonomia, Educação Física e Conhecimento 2013
Educação Física e Ensino Noturno em dez anos de EnFEFE 2013
Formação continuada em Pós-graduação lato-sensu: motivações e perspectivas docentes 2013
Jornada Científica na escola: a pesquisa na formação docente e na educação básica 2013
Pesquisas colaborativas entre pesquisadores e profissionais da educação básica: uma revisão 2013
EEFD na Baixada: Educação Física e os Objetivos Educacionais 2013
Análise dos Trabalhos do GT Saúde na I Jornada de Educação Física na Escola 2013
Educação Física no Ensino Médio Noturno: A Expressão Corporal no Desenvolvimento da Autonomia 2013
Educação Física, Autonomia e Conhecimento 2013
Espaços Públicos de Prática Esportiva: O Lugar do Tênis na Cidade do Rio de Janeiro 2013
Espaços Públicos para Atividades Físicas: Comparação Entre as Zonas Norte e Sul do Município do Rio de Janeiro 2013
Jornada de Educação Física na Escola: A Pesquisa na Formação Docente e na Educação Básica 2013
Projeto Qualivida e a Terceira Idade: A Relevância da Prática de Atividades Físicas no Cotidiano dos Idosos 2013
Educação Física e Ensino Noturno: Uma Revisão 2013
A Educação Física no ensino médio e a questão da autonomia 2012
A iniciação científica na Universidade Federal do Rio de Janeiro: o lugar da licenciatura 2012
As pedagogias críticas e o esporte nos concursos para professores de Educação Física 2012
As pesquisas sobre iniciação científica: um olhar sobre os últimos estudos 2012
Concursos para professores e as pedagogias críticas 2012
Concurso para professores de Educação Física: o lugar do ensino noturno na literatura sugerida 2012
Cultura Popular, Educação Física e Concurso Público 2012
Educação Física no ensino noturno: questões metodológicas 2012
Educação Física e Escola Noturna: em busca da autonomia do aluno 2012
Autonomia, educação Física e Conhecimento 2012
Massificação do esporte: por que a escola fracassou? 2008
Formação continuada de professores: NUPEFE- Núcleo de Pesquisa em Educação Física escolar 2008
Professores-pesquisadores em Cabo Frio? 2008
Massificação do esporte: por que a escola fracassou? 2008
O professor de Educação Física e a Pesquisa 2008
Formação continuada de professores: NUPEFE- Núcleo de Pesquisa em Educação Física escolar 2008
O Famoso Ministério dos Esportes X a educação física escolar 2007
Ué, pra quê jogos estudantis? 2006
Educação Física de F a Q 2006
Os ECEs - Alternativa aos Jogos Estudantis 2006
(Re) Encontrando os Jogos populares 2006
Publicações:
Minha Rede: