MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
2024 |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFRJ NA ESCOLA MUNICIPAL CUBA: ATIVIDADES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA HORTA ESCOLAR |
|
2024 |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL GURGEL DO AMARAL: CIÊNCIAS NA HORTA ESCOLAR |
|
2024 |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UFRJ: PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA MUNICIPAL EUCLYDES DE FIGUEIREDO |
|
2024 |
Materiais Didáticos e Currículo da Formação de Professores em Ciências e Biologia |
|
2023 |
Currículo e Natureza: o confinamento ecológico dos animais no ensino de Biologia |
|
2023 |
A 'ALQUIMIA' DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NOS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO. |
|
2023 |
DIVERSIDADE DOS CABELOS: A GENÉTICA ENTRE FIOS |
|
2022 |
GÊNERO E FEMINISMOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
2022 |
Confrontando a cegueira botânica: ensinando a relação das plantas com os seres humanos e toda a biosfera |
|
2022 |
DIVULGAÇÃO E ENSINO DE BIOLOGIA: EXPLORANDO O CONCEITO DE SECUNDARIZAÇÃO DE FLORESTAS |
|
2022 |
Alfabeto Ecológico: compreendendo questões socioambientais |
|
2022 |
PPG CONECTADO NA PANDEMIA: O USO DE TDICS PARA PENSAR 'CIDADES SAUDÁVEIS' |
|
2022 |
MATERIAIS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
2022 |
O UNIVERSO MICRO |
|
2022 |
Currículo de Ciências dos Anos Iniciais no Ensino Remoto |
|
2022 |
HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
2022 |
Compreendendo as formas de atravessamento da animalidade no Currículo Escolar de Biologia |
|
2021 |
Produção, utilização de materiais didáticos e formação inicial de professores |
|
2021 |
Ensinando Biologia em um pré-vestibular social com experimentos e modelos didáticos |
|
2021 |
Os exemplares zoológicos do Museu no espaço escolar: sentidos atribuídos por professores de Ciências e Biologia |
|
2021 |
Compreendendo atividades experimentais em livros didáticos de Ciências da atualidade |
|
2021 |
CULTURA LABORATORIAL DO ENSINO DE BIOLOGIA NO GABINETE DE HISTÓRIA NATURAL DO COLÉGIO PEDRO II (1960?1970) |
|
2021 |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) na Prática Docente: Percepções de Mestrandos |
|
2021 |
Confinamento de animais nos currículos de Ciências e Biologia |
|
2021 |
NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ESTRATÉGIA PARA A DESESTABILIZAÇÃO DE DICOTOMIAS |
|
2021 |
CULTURA LABORATORIAL DO ENSINO DE BIOLOGIA NO GABINETE DE HISTÓRIA NATURAL DO COLÉGIO PEDRO II (1960-1970) |
|
2021 |
As tradições curriculares no ?Ensino de?: o exemplo da Biologia como disciplina escolar |
|
2019 |
Compreendendo as relações entre o Museu Nacional e os contextos escolares: uma análise documental (1929 a 1940) |
|
2019 |
Contextualizando a fotossíntese: uma atividade investigativa para alunos da educação de jovens e adultos |
|
2019 |
FORMANDO PROFESSORES NO PROJETO FUNDÃO BIOLOGIA-UFRJ: ENTRE MATERIAIS DIDÁTICOS E FEIRAS DE CIÊNCIAS |
|
2019 |
O PAPEL DO MICROSCÓPIO NA CONSTITUIÇÃO SÓCIOHISTÓRICA DO ENSINO DE BIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1960-1970) |
|
2019 |
Museu e escola em trabalhos apresentados no ENPEC (1997-2015) |
|
2017 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA DINAMIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO LAÇOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA |
|
2016 |
Formando professores a partir de materiais didáticos para os currículos escolares de Ciências e Biologia |
|
2014 |
Temática ambiental no currículo de Ciências |
|
2014 |
Sentidos de sexualidade em produções acadêmicas: investigando os anais dos encontros nacionais de ensino de Biologia (2005 - 2012) |
|
2014 |
Compreendendo o corpo humano no currículo de Ciências |
|
2014 |
Currículo de Biologia: planejamento e ensino do tema 'Diversidade de comportamentos sexuais e sociais ligados ao sexo' |
|
2014 |
Dinamizando o currículo de Ciências a partir de diálogos entre a Universidade e a Escola |
|
2014 |
Projeto Fundão Biologia - UFRJ: materiais didáticos produzidos a partir da relação Universidade - Escola |
|
2014 |
Ensino de Ciências: dinamizando saberes entre a Universidade e a Escola |
|
2014 |
Currículos de Ciências: discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos (1970 a 1990) |
|
2014 |
Compreendendo os materiais didáticos utilizados nas práticas curriculares do Rio de Janeiro |
|
2012 |
Compreendendo os materiais didáticos utilizados nas práticas curriculares do Rio de Janeiro |
|
2012 |
Currículos de Ciências e Biologia: divulgando o 'Acervo histórico de livros didáticos' do Projeto Fundão Biologia - UFRJ |
|
2012 |
A produção de um jogo sobre a AIDS: práticas curriculares como construções coletivas na formação inicial docente |
|
2012 |
A produção de um jogo sobre a AIDS: práticas curriculares como construções coletivas na formação inicial docente |
|
2012 |
Currículo de Ciências: notas sobre a coleção didática de Zoologia do Projeto Fundão Biologia - UFRJ |
|
2012 |
O jogo 'SCIENCE YARD': AIDS, Ciência e Saúde Coletiva |
|
2012 |
Currículos de Ciências e Biologia: divulgando o 'Acervo histórico de livros didáticos' do Projeto Fundão Biologia- UFRJ |
|
2012 |
Analisando materiais didáticos produzidos para os Currículos de Ciências e Biologia no Projeto Fundão Biologia. |
|
2012 |
Currículo da disciplina escolar Ciências: Analisando conhecimentos ecológicos em livros didáticos. |
|
2012 |
Materiais Didáticos do Projeto Fundão Biologia- UFRJ: Ações de Extensão na Formação de Professores. |
|
2012 |
Ecologia: investigando aspectos constitutivos do currículo de Biologia em livros didáticos |
|
2011 |
Compreendendo a ecologia nos currículos de Biologia |
|
2011 |
Visualizando o abstrato: a estrutura de proteínas a partir de um programa em 3D |
|
2010 |
Currículo de Biologia: a Ecologia em livros didáticos |
|
2010 |
Currículo de biologia: a ecologia em livros didáticos |
|
2010 |
Currículo de ciências: reflexões sobre ações de planejamento a partir de uma unidade de ensino de ecologia |
|
2010 |
Currículo de ciências: reflexões sobre ações de planejamento a partir de uma unidade de ensino de ecologia |
|
2010 |
Compreendendo a seleção de recursos didáticos nos planejamentos de ensino dos currículos de Ciências e Biologia |
|
2010 |
Compreendendo a seleção de recursos didáticos nos planejamentos de ensino dos currículos de ciências e biologia |
|
2010 |
Oficinas de Formação Inicial Docente em Ciências e Biologia: uma experiência no 'Prodocência' - UFRJ |
|
2010 |
Oficinas de formação inicial docente em Ciências e Biologia: uma experiência no 'Prodocência' - UFRJ |
|
2010 |
Inovações curriculares e o ensino da disciplina escolar Ciências nos anos de 1950/70 |
|
2010 |
Inovações curriculares e o ensino da disciplina escolar Ciências nos anos de 1950/70 |
|
2010 |
Planejamentos de ensino nos relatos de professores de Ciências e Biologia em formação |
|
2010 |
Planejamentos de ensino nos relatos de professores de Ciências e Biologia em formação |
|
2010 |
Compreendendo a produção de materiais didáticos nos currículos de Ciências e Biologia |
|
2010 |
Currículo de Biologia: compreendendo os conhecimentos ecológicos em livros didáticos |
|
2010 |
Currículo de Ciências: investigando pesquisas sobre livros didáticos para a Educação Básica |
|
2010 |
Currículo de Ciências: investigando pesquisas sobre livros didáticos para a Educação Básica. |
|
2010 |
Currículo de Ciências:Apresentando A coleção didática de Zoologia do Projeto Fundão Biologia- UFRJ. |
|
2010 |
Estabilidade e mudança curriculares em livros didáticos de Ciências |
|
2009 |
Livros didáticos como fontes históricas para a compreensão de conhecimentos ecológicos na disciplina escolar Ciências |
|
2009 |
Livros didáticos como fontes históricas para a compreensão de conhecimentos ecológicos na disciplina escolar Ciências |
|
2009 |
Estabilidade e mudança curriculares em livros didáticos de Ciências |
|
2009 |
Compreendendo os livros didáticos de Ciências e Biologia como fontes em estudos Sócio-Históricos. |
|
2009 |
Produzindo uma Coleção Didática de Zoologia em Ações de formação inicial e continuada de professores. |
|
2009 |
O estágio de docência na formação do pós-graduando |
|
2008 |
Compreendendo as seleções e mediações de professores de Biologia na constituição de conhecimentos escolares |
|
2008 |
Compreendendo as seleções e mediações de professores de Biologia na constituição de conhecimentos escolares |
|
2008 |
O estágio de docência na formação do pós-graduando |
|
2008 |
A utilização do terrário como instrumento didático na voz dos professores de Ciências. |
|
2008 |
Coleção zoológica e livros didáticos: compreendendo o ensino de zoologia nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. |
|
2008 |
Livros didáticos de Ciências e Biologia: estudos curriculares a partir do acervo do Projeto Fundão Biologia-UFRJ |
|
2007 |
Monitoria de Didática: Contribuições para a Formação dos Professores de Ciências e Biologia |
|
2007 |
O que é ser professor de Biologia? - Construindo concepções da docência a partir de experiências de formação inicial |
|
2007 |
Revitalização do Terrário do Projeto Fundão Biologia: Incorporando Novas Propostas e Elaborando Materiais Didáticos |
|
2007 |
Transformações dos conhecimentos ecológicos em livros didáticos de Ciências |
|
2007 |
O terrário no ensino de Ciências: analisando propostas e elaborando materiais didáticos |
|
2007 |
Conhecimentos ecológicos em livros didáticos de ciências |
|
2006 |
O papel do planejamento de ensino no trabalho docente: contribuições para a formação inicial |
|
2006 |
Aprendendo Fotossíntese através de modelos com blocos de construção |
|
2006 |
Conhecimentos e Valores em diálogo nas aulas de ciências e na formação inicial docente: A "Ilha das Flores" é aqui? |
|
2006 |
Reflexões sobre a produção de um texto didático: descobrindo uma comunidade de restinga |
|
2005 |
Produzindo textos didáticos na formação inicial docente |
|
2005 |
Relato sobre uma experiência de prática de ensino: atividades de planejamento e ensino de ecologia |
|
2005 |
Buscando subsídios para o planejamento de ensino: as idéias de estudantes de quinta série sobre ecologia |
|
2005 |
As maquetes como estratégias de ensino: os ecossistemas brasileiros |
|
2005 |
Produzindo material didtático para a quinta série: o jogo das espécies |
|
2005 |
Temáticas ambientais na escola: contribuições do pensamento de Paulo Freire para os debates da educação ambiental |
|
2005 |
Temáticas ambientais na escola: contribuições do pensamento de Paulo Freire para os debates da Educação Ambiental |
|
2005 |
La Fotossíntesis en libros didácticos de ciencias: Contribuciones para la formación docente |
|
2005 |
Investigando a contextualização e as tecnologias em livros didáticos de biologia e química para o ensino médio |
|
2004 |
A prática de ensino em ciências biológicas e a produção de materiais didáticos |
|
2004 |
Jogo das espécies: ensinando ecologia no ensino fundamental |
|
2004 |
Investigando livros didáticos e acadêmicos: a fotossíntese como exemplo |
|
2004 |
Relato de uma Prática de Ensino Escolar: o Caso das Ciências Biológicas da UFRJ |
|
2003 |
Relato de uma Prática de Ensino Escolar em Ciências Biológicas e sua Importância na Formação Docente |
|
2003 |
Luz, imagens e visão nos animais: integrando conceitos na oitava série |
|
2003 |
A fotossíntese em livros acadêmicos e escolares |
|
2003 |
Reflexões sobre abordagens didáticas na interpretação de experimentos no ensino de ciências |
|
2003 |
Modelos Atômicos em Livros Didáticos de Ciências |
|
2002 |
Fotossíntese e respiração: as idéias dos alunos de quinta série como ponto de partida para o planejamento de ensino |
|
2002 |
Planejamento e regëncia de atividades de ensino da formação docente: o exemplo da fotossíntese na quinta série do CAp/UFRJ |
|
2002 |
A contextualização e as áreas de ciências da natureza e de ciências humanas nos PCNs do ensino médio |
|
2002 |
Diferentes contextos na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: integração com base no mercado |
|
2001 |
A dinâmica das transformações histórico-ambientais do RJ no contexto da sala de aula |
|
2001 |
Idéias de alunos da quinta série sobre nutrição vegetal: subsídios para o trabalho docente |
|
2001 |
Atividades didáticas na oitava série: saberes e experiências em diálogo |
|
2001 |
O estudo da audição nos animais: integrando conceitos físicos e biológicos na oitava série |
|
2001 |
O papel da prática de ensino na construção do clube de ciências do CAp/UFRJ |
|
2000 |
A Prática de Ensino na Formação Docente: um exemplo no Colégio de Aplicação da UFRJ |
|
2000 |
Emergência da disciplina escolar ciências nos currículos oficiais brasileiros |
|
2000 |
A visão nos animais: integrando conceitos em textos didáticos para a oitava série |
|
2000 |
Estudo dirigido sobre visão em diferentes animais: um exercício de mediação didática |
|
2000 |
A disciplina escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1948-1970) |
|
2000 |
História da disciplina escolar Ciências nas Legislações Brasileiras de Ensino (1931-1971) |
|
1999 |