Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-8609-3898


Formação:
  • Universidade Estadual de Campinas

    | Pós-Doutorado | 2020 - 2021
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Doutorado | 2004 - 2008
  • University of Kansas

    Currículo e Ensino | Mestrado | 1990 - 1995
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura Em Ciências Biológicas | Graduação | 1980 - 1984
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(25.64% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Registros Fotográficos do Currículo de Ciências da Escola Municipal Chile 10.35786/1645-1384.v23.2080 2023
Práticas escolares no laboratório do gabinete do ensino de História Natural/Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970) 10.4025/rbhe.v23.2023.e255 2023
CURRÍCULO INTERESPÉCIES: O CONFINAMENTO DE ANIMAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA 2023
Museu Nacional e a constituição da SAE: aspectos históricos de sua função educativa 10.11606/issn.1980-4466.v17i33p268-295 2022
A temática étnico-racial na comunidade discursiva de Ciências e Biologia 10.46667/renbio.v15inesp2.728 2022
Formação docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro: experiências com o estágio supervisionado de prática de ensino 10.24109/2176-6673.emaberto.35i115 2022
Apresentação ou agradecimentos aos 25 anos da SBEnBio de lutas e re-existências que nos encorajam e nos fortalecem 10.46667/renbio.v15inep 2022
Meio ambiente como um valor cosmopolita: uma análise sócio-histórica comparada no currículo escolar de Biologia 2021
SABERES DOCENTES E ?INOVAÇÕES? CURRICULARES NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CAP/UFRJ 2021
O Microscópio como Objeto Escolar da Disciplina Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970) 10.1590/1516-731320200066 2020
Currículo de Ciências dos três primeiros anos do Ensino Fundamental: o uso de livros de literatura infantil 2020
Formação inicial de professores de ciências biológicas mediada por narrativas digitais: uma pesquisa baseada em design 10.28976/1984-2686rbpec2020u887917 2020
Currículo de Ciências: a alquimia das disciplinas escolares e a produção da autonomia docente 10.18593/r.v46i.23827 2020
CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NO CAp/UFRJ 2018
CURRÍCULOS ESCOLARES: saberes docentes na produção de materiais didáticos por professores da educação básica 2016
A MONITORIA EM DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE 2016
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: O RECONHECIMENTO DE HÁBITOS ALIMENTARES DE ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2016
CURRÍCULOS DE BIOLOGIA: COMPREENDENDO A ECOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS ALEMÃES E BRASILEIROS 2016
COMPREENDENDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE DINAMIZAÇÃO DE SABERES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA 2016
MATERIAIS DIDÁTICOS DO PROJETO FUNDÃO BIOLOGIA ? UFRJ: DINAMIZANDO PRÁTICAS CURRICULARES E FORMANDO PROFESSORES 2016
Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970 10.1590/1516-73132014000200008 2014
A Temática Ambiental no Currículo de Ciências 2014
Sentidos de sexualidade em produções acadêmicas: investigando os anais dos encontros nacionais de ensino de Biologia (2005 - 2012) 2014
Compreendendo o corpo humano no currículo de Ciências 2014
Currículo de Biologia: planejamento e ensino do tema 'Diversidade de comportamentos sexuais e sociais ligados ao sexo' 2014
Dinamizando o currículo de Ciências a partir de diálogos entre a Universidade e a Escola 2014
Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos 2013
Currículos de Ciências e Biologia: divulgando o 'Acervo Histórico de Livros Didáticos' do Projeto Fundão Biologia - UFRJ 2012
Sentidos de conhecimento em disciplinas escolares e acadêmicas: diálogos do ensino de Biologia com o campo do Currículo 2011
Livros didáticos como fontes em estudos curriculares no ensino de Ciências e Biologia 2010
Currículo de Ciências: apresentando a coleção de zoologia do 'Projeto Fundão Biologia - UFRJ' 2010
Materiais didáticos ajudam a contar a história de projetos curriculares de ensino de Ciências 2009
A pesquisa em educação ambiental no contexto escolar: contribuições para uma reflexão 2008
Reflexões sobre abordagens didáticas na interpretação de experimentos no ensino de Ciências 2007
Libros didácticos en la formación de profesores de ciencias: comprendiendo las relaciones entre los saberes académicos y los saberes escolares 2006
La fotosíntesis em libros didácticos de ciências: contribuciones para la formación docente 2005
Contextualização e tecnologias em livros didáticos de Biologia e Química 2005
Diferentes contextos na área de ciências ns PCNs para o ensino médio: limites para a integração 2003
Trajetória histórica da disciplina escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1949-1968) 2001
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2024
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UFRJ NA ESCOLA MUNICIPAL CUBA: ATIVIDADES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA HORTA ESCOLAR 2024
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL GURGEL DO AMARAL: CIÊNCIAS NA HORTA ESCOLAR 2024
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UFRJ: PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA MUNICIPAL EUCLYDES DE FIGUEIREDO 2024
Materiais Didáticos e Currículo da Formação de Professores em Ciências e Biologia 2023
Currículo e Natureza: o confinamento ecológico dos animais no ensino de Biologia 2023
A 'ALQUIMIA' DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NOS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO. 2023
DIVERSIDADE DOS CABELOS: A GENÉTICA ENTRE FIOS 2022
GÊNERO E FEMINISMOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2022
Confrontando a cegueira botânica: ensinando a relação das plantas com os seres humanos e toda a biosfera 2022
DIVULGAÇÃO E ENSINO DE BIOLOGIA: EXPLORANDO O CONCEITO DE SECUNDARIZAÇÃO DE FLORESTAS 2022
Alfabeto Ecológico: compreendendo questões socioambientais 2022
PPG CONECTADO NA PANDEMIA: O USO DE TDICS PARA PENSAR 'CIDADES SAUDÁVEIS' 2022
MATERIAIS DIDÁTICOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2022
O UNIVERSO MICRO 2022
Currículo de Ciências dos Anos Iniciais no Ensino Remoto 2022
HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS 2022
Compreendendo as formas de atravessamento da animalidade no Currículo Escolar de Biologia 2021
Produção, utilização de materiais didáticos e formação inicial de professores 2021
Ensinando Biologia em um pré-vestibular social com experimentos e modelos didáticos 2021
Os exemplares zoológicos do Museu no espaço escolar: sentidos atribuídos por professores de Ciências e Biologia 2021
Compreendendo atividades experimentais em livros didáticos de Ciências da atualidade 2021
CULTURA LABORATORIAL DO ENSINO DE BIOLOGIA NO GABINETE DE HISTÓRIA NATURAL DO COLÉGIO PEDRO II (1960?1970) 2021
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) na Prática Docente: Percepções de Mestrandos 2021
Confinamento de animais nos currículos de Ciências e Biologia 2021
NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ESTRATÉGIA PARA A DESESTABILIZAÇÃO DE DICOTOMIAS 2021
CULTURA LABORATORIAL DO ENSINO DE BIOLOGIA NO GABINETE DE HISTÓRIA NATURAL DO COLÉGIO PEDRO II (1960-1970) 2021
As tradições curriculares no ?Ensino de?: o exemplo da Biologia como disciplina escolar 2019
Compreendendo as relações entre o Museu Nacional e os contextos escolares: uma análise documental (1929 a 1940) 2019
Contextualizando a fotossíntese: uma atividade investigativa para alunos da educação de jovens e adultos 2019
FORMANDO PROFESSORES NO PROJETO FUNDÃO BIOLOGIA-UFRJ: ENTRE MATERIAIS DIDÁTICOS E FEIRAS DE CIÊNCIAS 2019
O PAPEL DO MICROSCÓPIO NA CONSTITUIÇÃO SÓCIOHISTÓRICA DO ENSINO DE BIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1960-1970) 2019
Museu e escola em trabalhos apresentados no ENPEC (1997-2015) 2017
FORMAÇÃO  DE  PROFESSORES  A  PARTIR  DA  DINAMIZAÇÃO  DO  CURRÍCULO  DE CIÊNCIAS:  CONSTRUINDO  LAÇOS  ENTRE  A  UNIVERSIDADE  E  A  ESCOLA 2016
Formando professores a partir de materiais didáticos para os currículos escolares de Ciências e Biologia 2014
Temática ambiental no currículo de Ciências 2014
Sentidos de sexualidade em produções acadêmicas: investigando os anais dos encontros nacionais de ensino de Biologia (2005 - 2012) 2014
Compreendendo o corpo humano no currículo de Ciências 2014
Currículo de Biologia: planejamento e ensino do tema 'Diversidade de comportamentos sexuais e sociais ligados ao sexo' 2014
Dinamizando o currículo de Ciências a partir de diálogos entre a Universidade e a Escola 2014
Projeto Fundão Biologia - UFRJ: materiais didáticos produzidos a partir da relação Universidade - Escola 2014
Ensino de Ciências: dinamizando saberes entre a Universidade e a Escola 2014
Currículos de Ciências: discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos (1970 a 1990) 2014
Compreendendo os materiais didáticos utilizados nas práticas curriculares do Rio de Janeiro 2012
Compreendendo os materiais didáticos utilizados nas práticas curriculares do Rio de Janeiro 2012
Currículos de Ciências e Biologia: divulgando o 'Acervo histórico de livros didáticos' do Projeto Fundão Biologia - UFRJ 2012
A produção de um jogo sobre a AIDS: práticas curriculares como construções coletivas na formação inicial docente 2012
A produção de um jogo sobre a AIDS: práticas curriculares como construções coletivas na formação inicial docente 2012
Currículo de Ciências: notas sobre a coleção didática de Zoologia do Projeto Fundão Biologia - UFRJ 2012
O jogo 'SCIENCE YARD': AIDS, Ciência e Saúde Coletiva 2012
Currículos de Ciências e Biologia: divulgando o 'Acervo histórico de livros didáticos' do Projeto Fundão Biologia- UFRJ 2012
Analisando materiais didáticos produzidos para os Currículos de Ciências e Biologia no Projeto Fundão Biologia. 2012
Currículo da disciplina escolar Ciências: Analisando conhecimentos ecológicos em livros didáticos. 2012
Materiais Didáticos do Projeto Fundão Biologia- UFRJ: Ações de Extensão na Formação de Professores. 2012
Ecologia: investigando aspectos constitutivos do currículo de Biologia em livros didáticos 2011
Compreendendo a ecologia nos currículos de Biologia 2011
Visualizando o abstrato: a estrutura de proteínas a partir de um programa em 3D 2010
Currículo de Biologia: a Ecologia em livros didáticos 2010
Currículo de biologia: a ecologia em livros didáticos 2010
Currículo de ciências: reflexões sobre ações de planejamento a partir de uma unidade de ensino de ecologia 2010
Currículo de ciências: reflexões sobre ações de planejamento a partir de uma unidade de ensino de ecologia 2010
Compreendendo a seleção de recursos didáticos nos planejamentos de ensino dos currículos de Ciências e Biologia 2010
Compreendendo a seleção de recursos didáticos nos planejamentos de ensino dos currículos de ciências e biologia 2010
Oficinas de Formação Inicial Docente em Ciências e Biologia: uma experiência no 'Prodocência' - UFRJ 2010
Oficinas de formação inicial docente em Ciências e Biologia: uma experiência no 'Prodocência' - UFRJ 2010
Inovações curriculares e o ensino da disciplina escolar Ciências nos anos de 1950/70 2010
Inovações curriculares e o ensino da disciplina escolar Ciências nos anos de 1950/70 2010
Planejamentos de ensino nos relatos de professores de Ciências e Biologia em formação 2010
Planejamentos de ensino nos relatos de professores de Ciências e Biologia em formação 2010
Compreendendo a produção de materiais didáticos nos currículos de Ciências e Biologia 2010
Currículo de Biologia: compreendendo os conhecimentos ecológicos em livros didáticos 2010
Currículo de Ciências: investigando pesquisas sobre livros didáticos para a Educação Básica 2010
Currículo de Ciências: investigando pesquisas sobre livros didáticos para a Educação Básica. 2010
Currículo de Ciências:Apresentando A coleção didática de Zoologia do Projeto Fundão Biologia- UFRJ. 2010
Estabilidade e mudança curriculares em livros didáticos de Ciências 2009
Livros didáticos como fontes históricas para a compreensão de conhecimentos ecológicos na disciplina escolar Ciências 2009
Livros didáticos como fontes históricas para a compreensão de conhecimentos ecológicos na disciplina escolar Ciências 2009
Estabilidade e mudança curriculares em livros didáticos de Ciências 2009
Compreendendo os livros didáticos de Ciências e Biologia como fontes em estudos Sócio-Históricos. 2009
Produzindo uma Coleção Didática de Zoologia em Ações de formação inicial e continuada de professores. 2009
O estágio de docência na formação do pós-graduando 2008
Compreendendo as seleções e mediações de professores de Biologia na constituição de conhecimentos escolares 2008
Compreendendo as seleções e mediações de professores de Biologia na constituição de conhecimentos escolares 2008
O estágio de docência na formação do pós-graduando 2008
A utilização do terrário como instrumento didático na voz dos professores de Ciências. 2008
Coleção zoológica e livros didáticos: compreendendo o ensino de zoologia nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. 2008
Livros didáticos de Ciências e Biologia: estudos curriculares a partir do acervo do Projeto Fundão Biologia-UFRJ 2007
Monitoria de Didática: Contribuições para a Formação dos Professores de Ciências e Biologia 2007
O que é ser professor de Biologia? - Construindo concepções da docência a partir de experiências de formação inicial 2007
Revitalização do Terrário do Projeto Fundão Biologia: Incorporando Novas Propostas e Elaborando Materiais Didáticos 2007
Transformações dos conhecimentos ecológicos em livros didáticos de Ciências 2007
O terrário no ensino de Ciências: analisando propostas e elaborando materiais didáticos 2007
Conhecimentos ecológicos em livros didáticos de ciências 2006
O papel do planejamento de ensino no trabalho docente: contribuições para a formação inicial 2006
Aprendendo Fotossíntese através de modelos com blocos de construção 2006
Conhecimentos e Valores em diálogo nas aulas de ciências e na formação inicial docente: A "Ilha das Flores" é aqui? 2006
Reflexões sobre a produção de um texto didático: descobrindo uma comunidade de restinga 2005
Produzindo textos didáticos na formação inicial docente 2005
Relato sobre uma experiência de prática de ensino: atividades de planejamento e ensino de ecologia 2005
Buscando subsídios para o planejamento de ensino: as idéias de estudantes de quinta série sobre ecologia 2005
As maquetes como estratégias de ensino: os ecossistemas brasileiros 2005
Produzindo material didtático para a quinta série: o jogo das espécies 2005
Temáticas ambientais na escola: contribuições do pensamento de Paulo Freire para os debates da educação ambiental 2005
Temáticas ambientais na escola: contribuições do pensamento de Paulo Freire para os debates da Educação Ambiental 2005
La Fotossíntesis en libros didácticos de ciencias: Contribuciones para la formación docente 2005
Investigando a contextualização e as tecnologias em livros didáticos de biologia e química para o ensino médio 2004
A prática de ensino em ciências biológicas e a produção de materiais didáticos 2004
Jogo das espécies: ensinando ecologia no ensino fundamental 2004
Investigando livros didáticos e acadêmicos: a fotossíntese como exemplo 2004
Relato de uma Prática de Ensino Escolar: o Caso das Ciências Biológicas da UFRJ 2003
Relato de uma Prática de Ensino Escolar em Ciências Biológicas e sua Importância na Formação Docente 2003
Luz, imagens e visão nos animais: integrando conceitos na oitava série 2003
A fotossíntese em livros acadêmicos e escolares 2003
Reflexões sobre abordagens didáticas na interpretação de experimentos no ensino de ciências 2003
Modelos Atômicos em Livros Didáticos de Ciências 2002
Fotossíntese e respiração: as idéias dos alunos de quinta série como ponto de partida para o planejamento de ensino 2002
Planejamento e regëncia de atividades de ensino da formação docente: o exemplo da fotossíntese na quinta série do CAp/UFRJ 2002
A contextualização e as áreas de ciências da natureza e de ciências humanas nos PCNs do ensino médio 2002
Diferentes contextos na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: integração com base no mercado 2001
A dinâmica das transformações histórico-ambientais do RJ no contexto da sala de aula 2001
Idéias de alunos da quinta série sobre nutrição vegetal: subsídios para o trabalho docente 2001
Atividades didáticas na oitava série: saberes e experiências em diálogo 2001
O estudo da audição nos animais: integrando conceitos físicos e biológicos na oitava série 2001
O papel da prática de ensino na construção do clube de ciências do CAp/UFRJ 2000
A Prática de Ensino na Formação Docente: um exemplo no Colégio de Aplicação da UFRJ 2000
Emergência da disciplina escolar ciências nos currículos oficiais brasileiros 2000
A visão nos animais: integrando conceitos em textos didáticos para a oitava série 2000
Estudo dirigido sobre visão em diferentes animais: um exercício de mediação didática 2000
A disciplina escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1948-1970) 2000
História da disciplina escolar Ciências nas Legislações Brasileiras de Ensino (1931-1971) 1999
Publicações:
Minha Rede: