Rita Vilanova Prata

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Departamento:

Setor de Ensino e Pesquisa/NUTES

e-mail:

vilanova.rita@gmail.com

Linkedin:

Google Scholar:

ORCID:

não disponível no Lattes

Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2011 - 2011
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2007 - 2011
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Mestrado | 2005 - 2007
  • Universidade Federal Fluminense

    Medicina Veterinária | Graduação | 1996 - 2002
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(25.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
COMUNIDADE DE PRÁTICA EM REVISÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PESQUISAS NO BRASIL E EM PORTUGAL 10.1590/1983-21172022240151 2023
Promoção da saúde mental na escola: construção de práticas de combate ao bullying a partir de um jogo de trilha. 2021
CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS: VIVÊNCIAS CORPORAIS NA PERSPECTIVA DOS JOGOS COOPERATIVOS PARA ALUNOS DO PROEJA 10.36524/dect.v10i2.1338 2021
Neoliberalism and science education south of the equator: perspectives from Brazil 10.1007/s11422-021-10041-z 2021
Redes Nacionais de Influência em Políticas Educacionais 10.35786/1645-1384.v20.n3.23 2020
Educação Ambiental no Ensino Fundamental I: a construção de uma proposta curricular a partir da abordagem CTSA 2018
Individualism, instrumental reason and policy texts: some considerations from the perspective of contemporary political philosophy 2017
The interplay between structure and agency in the enactment of STEM policy 10.1007/s11422-017-9837-x 2017
Análise do contexto de influência nas políticas curriculares para o ensino de ciências: contribuições da obra de Stephen Ball 2016
As perspectivas de cultura política na Educação em Ciências com fins à educação para a cidadania 2016
Finalidades da educação para cidadania na educação em ciências: uma revisão de literatura 2016
ANÁLISE DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE STEPHEN BALL 2016
AS PERSPECTIVAS DE CULTURA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM FINS À EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA 2016
A cidadania nos livros didáticos de ciências: mudança discursiva e modos de regulação na política do Programa Nacional do Livro Didático 2015
Doenças negligenciadas dos livros didáticos de ciências: uma análise a partir das abordagens de saúde 2015
Experimentação didática: ressignificações no ensino de ciências nos dias atuais 2014
Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental 10.3895/S1982-873X2013000200016 2013
Discursos da cidadania e educação em ciências nos livros didáticos 2013
Educação para a cidadania: o papel da prática pedagógica na formação para a tomada de decisão 2012
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena 2011
O tema cidadania na política brasileira de distribuição de livros didáticos de ciências 2009
Educação em Ciência e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas 2008
Discursos sobre saúde na educação de jovens e adutos: uma análise crítica da produção de materiais educativos de ciências 2008
Limites climáticos e vegetacionais das distribuições de cebus nigritus e Cebus robustus (Cebinae, Platyrrhini) 2005
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Contextos de formação e atuação profissional dos professores formadores de professores de ciências e matemática 2022
Formação de professores em ciências nos anos iniciais: uma revisão sistemática de literatura. 2021
Educação científica, Cultura política democrática e formação política no Ensino Fundamental I. 2019
CRITICAL APPROACHES IN SCIENCE EDUCATION: SOUTH AMERICAN PERSPECTIVES 2019
Derrubando muros: os caminhos da ciência até a sociedade 2019
Political literacy and education for citizenship as a component of science curriculum and practice in Brazil 2013
Saúde Uma Questão Escolar ? abordagem do Projeto Político-Pedagógico 2013
Educação em saúde e cidadania: uma análise das articulações das ideias de cidadania nos periódicos de educação em saúde 2013
Doenças negligenciadas no livro didático de Ciências: uma abordagem possível? 2013
Promoção da Saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental 2012
Análise de discurso crítica: refletindo sobre a trajetória de vida de um professor de ciências. 2011
Discursos da cidadania nos livros didáticos de ciências 2011
Racionalidade, democracia e educação para a cidadania 2008
A produção de textos didáticos para a EJA: uma análise do tema bactérias 2007
Ensino de ciências e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas 2005
Hermann Hesse e a percepção da paisagem 2004
Limites climáticos e vegetacionais das distribuições de Cebus nigritus e Cebus robustus (Cebinar, Plathyrrini). 2002
Distribuição geográfica e vegetacional das espécies do gênero Cebus (Cebinae, Platyrrhini). 2001
Publicações:
Minha Rede: