Leonor Werneck dos Santos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Letras

Departamento:

Departamento de Letras Vernáculas/FL

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Aberta

    | Pós-Doutorado | 2018 - 2018
  • Universidade Federal do Ceará

    | Pós-Doutorado | 2013 - 2014
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Letras Vernáculas) | Doutorado | 1996 - 2001
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Letras Vernáculas) | Mestrado | 1990 - 1994
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Português Literaturas | Graduação | 1985 - 1989
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(7.14% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Caminhos possíveis para repensar o Ensino de Língua Portuguesa: uma entrevista com Leonor Werneck 10.12957/palimpsesto.2024.81417 2024
Subjetividade no uso de anáforas encapsuladoras em perspectiva funcional-textual 2022
Abordagem textual no contexto da BNCC: panorama teórico e propostas de atividades 2021
Linguagem e poder nas mídias brasileira e portuguesa 10.21814/diacritica.588 2020
Referenciação e humor no ensino de língua portuguesa 2019
O renascimento de Vênus 10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a27637 2019
Ensino de adverbiais modalizadores em perspectiva discursivo-textual 2018
Anáfora direta e encapsulamento em um conto de terror 2017
Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião 2017
Oralidade e gêneros textuais orais em sala de aula: uma questão ainda pouco falada 2017
Dêixis pessoal e temporal: aspectos sociointeracionais e sociodiscursivos 2017
Dêixis pessoal e verbos na construção de um objeto de discurso argumentativamente orientadi 2016
Paródia de conto de fadas 2016
Revel na escola: referenciação 2015
REFERENCIAÇÃO E ENSINO: PANORAMA TEÓRICO E SUGESTÕES DE ABORDAGEM DE LEITURA 2014
Referenciação: continuum anáfora-dêixis 2014
Leitura literária na escola 2014
Jornalismo esportivo e audiência: a linguagem do programa Globo Esporte 2013
Entrevista com Teun van Dijk 2013
Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas 2012
Referenciação e conhecimento partilhado 2012
O ensino de língua portuguesa: PCN e livros didáticos em questão 2009
Textos literários e formação do leitor crítico 2008
revisitando o ensino d eleitura 2004
O ensino de língua portuguesa e os PCN 2004
E, mas, aí, então: Articuladores textuais na literatura infanto-juvenil 2002
O discurso da mídia e o ensino de língua portuguesa: o caso dos telejornais 2000
O uso das preposições por homens e mulheres 2000
Subordinação e coordenação em editoriais de jornais 2000
Estruturas de coordenação na mídia impressa 1999
Discurso da mídia: telejornais e ensino de língua portuguesa 1999
O campo de concentração no ensino de leitura 1998
Jornal televisivo: a construção da credibilidade cotidiana 1998
Leitura e Ensino 1998
Mídia e linguagem: estratégias de organização do discurso 1997
Jornal televisivo: estratégias argumentativas na construção de credibilidade 1996
O paradidático e o ensino de leitura no 1º grau 1996
Análise do Discurso de jornais televisivos 1996
O uso da preposição por homens e mulheres 1996
O paradidático e o ensino de leitura no 1º grau 1995
Livro paradidático: da margem para o centro do ensino de leitura 1994
Tirando os trabalhos da gaveta 1994
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
o guardião da bola 2016
Referencing: deixis and anaphora as a continuum 2014
Referencing in juridical texts 2014
Referenciação: leitura de textos midiáticos 2014
Análise linguística em sala de aula 2014
The continuum deixis and anaphora 2013
O continuum dêixis e anáfora 2013
Referenciação: leitura de textos midiáticos 2013
Oralidade e produção de texto em sala de aula 2012
Níveis de linguagem e mídia esportiva 2012
Abordagem textual nos livros didáticos de EM: refer., GT e TT 2011
Sobre leitura e leitores na escola: uma proposta de análise de textos literários 2010
Ensino de gêneros textuais: Contrapontos teóricos e propostas didáticas 2009
GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÄTICOS: PROBLEMAS DO ENSINO E DA FORMAÇÃO DOCENTE 2009
GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÄTICOS: PROBLEMAS DO ENSINO E DA FORMAÇÃO DOCENTE 2009
Ensino de Gêneros textuais: contrapontos teóricos e propostas didáticas 2009
leitura e ensino: textos literários e não literários 2008
Práticas de linguagem: texto e ensino de língua portuguesa 2007
Textos literários e não-literários: a formação do leitor crítico 2007
Leitura na escola e formação do leitor 2005
Ensino de gramática: problemas e perspectivas 2005
Ensino de Língua portuguesa: leitura, redação e gramática em debate 2005
Articulação textual e pontuação em narrativas infanto-juvenis 2002
Articulação textual e ensino de língua portuguesa 2002
Articuladores textuais na literatura infanto-juvenil: e, mas, aí, então 2001
Articuladores textuais na literatura infanto-juvenil (e, mas, aí, então) 2001
Articuladores textuais na literatura infanto-juvenil (e, mas, aí, então) 2001
Leitura, articulação textual e pontuação: relação com o ensino 2001
Narrativas infanto-juvenis e ensino: leitura, articulação textual e pontuação 2001
Leitura, articulação textual e pontuação: relação com o ensino 2001
E, mas, aí, então: articuladores textuais na literatura infanto-juvenil 2000
Estruturas de coordenação na mídia impressa 2000
Articuladores textuais em narrativas infanto-juvenis 2000
Análise do(s) discurso(s) da leitura na escola 1999
O Discurso da Mídia: Telejornais e Ensino de Língua Portuguesa 1997
O ato dialógico da leitura 1997
Análise do Discurso de jornais televisivos 1997
Os partidários e o ensino de leitura no 1º grau 1997
Leitura na escola: as várias faces de um 'dever' 1995
Interpretação e produção de textos: a ótica do aluno 1992
Publicações:
Minha Rede: