Raquel Ferreira da Ponte

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de Comunicação Visual BAV/EBA

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-4718-3671


Formação:
  • Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ

    Design | Doutorado | 2013 - 2017
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Design | Mestrado | 2008 - 2009
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Marketing | Especialização | 2006 - 2006
  • Universidade Estácio de Sá

    Politécnico em Design Gráfico | Graduação | 2003 - 2005
  • Universidade Federal Fluminense

    Comunicação Social - Cinema | Graduação | 1996 - 2002
  • Colégio Pedro II

    | Ensino Médio (2o grau) | 1993 - 1995
  • Colégio Pedro II

    | Ensino Fundamental (1o grau) | 1989 - 1992
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(27.27% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Habitus e seu aspecto semiótico 10.23925/2316-5278.2020v21i2p273-284 2021
Identidade corporativa cambiante e o conceito pragmático de fixação das crenças. 10.26771/e-Revista.LOG 2019
FireSigns: a semiotic theory for graphic design 10.23925/2316-5278.2018v19i1p186-191 2018
Identidade corporativa cambiante e o conceito pragmático de fixação das crenças 2014
Design Anthropology e o processo de design: experiência e cocriação no projeto, produção e uso 2014
Criatividade no processo de design: do projeto ao uso de produtos 2013
Studium e Punctum de Barthes e as categorias fenomenológicas peircianas 2013
Identidade Televisiva como Representação da Marca de uma Emissora 2012
O processo semiótico da identidade televisiva no canal brasileiro GNT 2010
O Desenvolvimento da Identidade Televisiva no Brasil 2009
Matrizes de linguagem e pensamento como análise da identidade televisiva 2008
Eventos:

(6.78% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Uma proposta de jogo eletrônico wholesome 2023
Redesenho do projeto gráfico da revista intransitiva e percepções do público-leitor 2023
Criação da identidade visual do instagram do Programa De Pós-Graduação Em Design EBA UFRJ 2023
Penny Dreadfuls: um marco da história da ilustração 2023
Vuca.labs: uma escola de design para todos 2023
A ascensão do trabalho remoto após o início da pandemia da covid-19 e suas consequências na atuação do designer comunicador-visual 2023
Design e convergência das mídias: o caso Vogue Brasil 2023
A análise de dados de redes sociais - instagram (inovaccs) 2023
Pesquisa exploratória sobre as fronteiras entre o espaço público e privado no contexto de isolamento social decorrente da covid-1 2023
Acessibilidade no e-book de receitas do projeto de extensão gastronomia na promoção da saúde 2023
Novos conteúdos do Instagram @cvd.eba 2023
Reflexões sobre a identidade do ofício artesanal e o diálogo existente com o campo do design 2023
O sistema de identidade visual do projeto gastronomia na promoção da saúde 2023
Análise da linguagem sonora e aplicação no design 2023
Relato de experiência: o projeto gastronomia na promoção da saúde no evento maio roxo 2023
O uso da ferramenta PDCA no retorno das atividades presenciais do projeto de extensão Gastronomia na Promoção da Saúde 2023
Catalogação dos trabalhos de conclusão de curso de Comunicação Visual Design (Eba-UFRJ) de 2011 a 2021 2023
A criação do significado na identidade visual de uma marca 2023
Design crítico: o design quebrando crenças 2022
Neurociência para o design de ambientes: os espaços, os sujeitos e as respostas emocionais 2022
Métodos do projeto: uma análise semiótica para o Design de Moda 2022
Mitologias no design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo 2022
Relatório final sobre a conversação ?Design, Comunicação e Semiótica? 2022
Aplicação da marca Inova CCS em redes sociais e material auxiliar 2022
Reflexões sobre as fronteiras entre público e privado no contexto de isolamento social decorrente da Covid-19 2022
Administração do Instagram @cvd.eba 2022
Projeto de Extensão Instagram CVD: Criação da Identidade Visual 2022
Gastronomia na Promoção da Saúde: Redesign da marca e seus desdobramentos 2022
Desenvolvimento de projeto interativo de Design Crítico como meio de explorar o conceito de memória 2022
Identidade visual das redes sociais do Labitss 2022
Produção de vídeos didáticos: Projeto Gastronomia na Promoção da Saúde 2022
Espaços e pertencimento: diálogo entre a publicação independente e o livro objeto 2022
O Monstro do Tempo e o Dia em que Ele me Abduziu: Projeto gráfico de livro infanto-juvenil 2022
24/7: reflexões sobre trabalho e identidade projetados na cidade 2022
Habitus: A cultural semiotic relationship 2021
A importância de um cliente real no ensino de projeto 2020
A case in printing industry: printed materials as support for the digital 2020
O pensamento criativo na metodologia no Design 10.5151/ped2018-3.3_aco_58 2019
Aretê: aplicativo gerenciador de tarefas e de bem-estar universitário 10.5151/9cidi-congic-4.0391 2019
O fazer no design como continuidade do processo de criação, planejamento e previsão 2019
Design Social e Emocional como ferramentas para interação com mulheres egressas no Rio 10.17648/ila-2018-98078 2018
Design: a field in search of its own contours 2017
Design e sociedade sob a perspectiva do pragmatismo peirciano 2017
Habitus em Bourdieu: processo semiótico e pragmático entre indivíduo e sociedade 2015
Design and creativity: a peircean point of view 2015
SOCIAL DESIGN AND ETHICS IN PEIRCE´S PHILOSOPHY 10.24308/iass-2014-018 2015
Identidade visual cambiante e fixação das crenças 2013
Audiovisual Design: Sound, Visual and Verbal Matrixes in Complex Signs 2013
Design Social e Ética em Peirce 2013
Subjetividad y límites de la interpretación: la semiótica peirceana como referencial teórico en la creación de piezas de diseño 2013
Television Identity as a complex sign: moving images, sound and texts increasing the effectiveness of communication 2012
As vinhetas como expressão do broadcasting design: sua origem e seus tipos 2011
Identidade televisiva: uma análise semiótica do canal 2010
O insólito como primeiridade: ruptura, inovação e sentimento nos objetos da loja Imaginarium 2010
A identidade televisiva como objeto de estudo 2009
Identidade Corporativa e Fixação das Crenças 2009
Os sistemas híbridos do Design: despertando os sentidos 2009
O insólito como identidade televisiva: as vinhetas da MTV 2009
The semiotic Process of design as a creator of existences 2009
Publicações:
Minha Rede: