Raquel Ferreira da Ponte
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de Comunicação Visual BAV/EBA
Formação:
-
Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ
Design | Doutorado | 2013 - 2017
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Design | Mestrado | 2008 - 2009
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Marketing | Especialização | 2006 - 2006
-
Universidade Estácio de Sá
Politécnico em Design Gráfico | Graduação | 2003 - 2005
-
Universidade Federal Fluminense
Comunicação Social - Cinema | Graduação | 1996 - 2002
-
Colégio Pedro II
| Ensino Médio (2o grau) | 1993 - 1995
-
Colégio Pedro II
| Ensino Fundamental (1o grau) | 1989 - 1992
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(27.27% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Habitus e seu aspecto semiótico | 10.23925/2316-5278.2020v21i2p273-284 | 2021 |
Identidade corporativa cambiante e o conceito pragmático de fixação das crenças. | 10.26771/e-Revista.LOG | 2019 |
FireSigns: a semiotic theory for graphic design | 10.23925/2316-5278.2018v19i1p186-191 | 2018 |
Identidade corporativa cambiante e o conceito pragmático de fixação das crenças | 2014 | |
Design Anthropology e o processo de design: experiência e cocriação no projeto, produção e uso | 2014 | |
Criatividade no processo de design: do projeto ao uso de produtos | 2013 | |
Studium e Punctum de Barthes e as categorias fenomenológicas peircianas | 2013 | |
Identidade Televisiva como Representação da Marca de uma Emissora | 2012 | |
O processo semiótico da identidade televisiva no canal brasileiro GNT | 2010 | |
O Desenvolvimento da Identidade Televisiva no Brasil | 2009 | |
Matrizes de linguagem e pensamento como análise da identidade televisiva | 2008 |
Eventos:
(6.78% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Uma proposta de jogo eletrônico wholesome | 2023 | |
Redesenho do projeto gráfico da revista intransitiva e percepções do público-leitor | 2023 | |
Criação da identidade visual do instagram do Programa De Pós-Graduação Em Design EBA UFRJ | 2023 | |
Penny Dreadfuls: um marco da história da ilustração | 2023 | |
Vuca.labs: uma escola de design para todos | 2023 | |
A ascensão do trabalho remoto após o início da pandemia da covid-19 e suas consequências na atuação do designer comunicador-visual | 2023 | |
Design e convergência das mídias: o caso Vogue Brasil | 2023 | |
A análise de dados de redes sociais - instagram (inovaccs) | 2023 | |
Pesquisa exploratória sobre as fronteiras entre o espaço público e privado no contexto de isolamento social decorrente da covid-1 | 2023 | |
Acessibilidade no e-book de receitas do projeto de extensão gastronomia na promoção da saúde | 2023 | |
Novos conteúdos do Instagram @cvd.eba | 2023 | |
Reflexões sobre a identidade do ofício artesanal e o diálogo existente com o campo do design | 2023 | |
O sistema de identidade visual do projeto gastronomia na promoção da saúde | 2023 | |
Análise da linguagem sonora e aplicação no design | 2023 | |
Relato de experiência: o projeto gastronomia na promoção da saúde no evento maio roxo | 2023 | |
O uso da ferramenta PDCA no retorno das atividades presenciais do projeto de extensão Gastronomia na Promoção da Saúde | 2023 | |
Catalogação dos trabalhos de conclusão de curso de Comunicação Visual Design (Eba-UFRJ) de 2011 a 2021 | 2023 | |
A criação do significado na identidade visual de uma marca | 2023 | |
Design crítico: o design quebrando crenças | 2022 | |
Neurociência para o design de ambientes: os espaços, os sujeitos e as respostas emocionais | 2022 | |
Métodos do projeto: uma análise semiótica para o Design de Moda | 2022 | |
Mitologias no design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo | 2022 | |
Relatório final sobre a conversação ?Design, Comunicação e Semiótica? | 2022 | |
Aplicação da marca Inova CCS em redes sociais e material auxiliar | 2022 | |
Reflexões sobre as fronteiras entre público e privado no contexto de isolamento social decorrente da Covid-19 | 2022 | |
Administração do Instagram @cvd.eba | 2022 | |
Projeto de Extensão Instagram CVD: Criação da Identidade Visual | 2022 | |
Gastronomia na Promoção da Saúde: Redesign da marca e seus desdobramentos | 2022 | |
Desenvolvimento de projeto interativo de Design Crítico como meio de explorar o conceito de memória | 2022 | |
Identidade visual das redes sociais do Labitss | 2022 | |
Produção de vídeos didáticos: Projeto Gastronomia na Promoção da Saúde | 2022 | |
Espaços e pertencimento: diálogo entre a publicação independente e o livro objeto | 2022 | |
O Monstro do Tempo e o Dia em que Ele me Abduziu: Projeto gráfico de livro infanto-juvenil | 2022 | |
24/7: reflexões sobre trabalho e identidade projetados na cidade | 2022 | |
Habitus: A cultural semiotic relationship | 2021 | |
A importância de um cliente real no ensino de projeto | 2020 | |
A case in printing industry: printed materials as support for the digital | 2020 | |
O pensamento criativo na metodologia no Design | 10.5151/ped2018-3.3_aco_58 | 2019 |
Aretê: aplicativo gerenciador de tarefas e de bem-estar universitário | 10.5151/9cidi-congic-4.0391 | 2019 |
O fazer no design como continuidade do processo de criação, planejamento e previsão | 2019 | |
Design Social e Emocional como ferramentas para interação com mulheres egressas no Rio | 10.17648/ila-2018-98078 | 2018 |
Design: a field in search of its own contours | 2017 | |
Design e sociedade sob a perspectiva do pragmatismo peirciano | 2017 | |
Habitus em Bourdieu: processo semiótico e pragmático entre indivíduo e sociedade | 2015 | |
Design and creativity: a peircean point of view | 2015 | |
SOCIAL DESIGN AND ETHICS IN PEIRCE´S PHILOSOPHY | 10.24308/iass-2014-018 | 2015 |
Identidade visual cambiante e fixação das crenças | 2013 | |
Audiovisual Design: Sound, Visual and Verbal Matrixes in Complex Signs | 2013 | |
Design Social e Ética em Peirce | 2013 | |
Subjetividad y límites de la interpretación: la semiótica peirceana como referencial teórico en la creación de piezas de diseño | 2013 | |
Television Identity as a complex sign: moving images, sound and texts increasing the effectiveness of communication | 2012 | |
As vinhetas como expressão do broadcasting design: sua origem e seus tipos | 2011 | |
Identidade televisiva: uma análise semiótica do canal | 2010 | |
O insólito como primeiridade: ruptura, inovação e sentimento nos objetos da loja Imaginarium | 2010 | |
A identidade televisiva como objeto de estudo | 2009 | |
Identidade Corporativa e Fixação das Crenças | 2009 | |
Os sistemas híbridos do Design: despertando os sentidos | 2009 | |
O insólito como identidade televisiva: as vinhetas da MTV | 2009 | |
The semiotic Process of design as a creator of existences | 2009 |