Silvina Julia Fernández

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-1879-5131


Formação:
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Doutorado | 2007 - 2011
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 2003 - 2005
  • Universidad Nacional de Entre Ríos

    Licenciatura em Ciências da Educação | Graduação | 1989 - 2000
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(18.18% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Políticas educativas comparadas de Brasil y Argentina. Primera etapa: los procesos de planeamiento educativo a nivel nacional posteriores a los `90 2023
Gestão democrática participativa: uma investigação sobre os processos de construção do projeto político-pedagógico das escolas públicas municipais de Itaboraí (RJ) 2023
O processo de recredenciamento de uma escola de governo e os seus arranjos institucionais: uma análise sobre o PDI 2022
Democracia, cidadania e educação: aproximações a partir da configuração do campo pedagógico no Brasil 10.4013/edu.2022.261.14 2022
Reinventando a roda Arranjos institucionais na coordenação do curso de pedagogia (UFRJ) durante a pandemia de Covid 19 2022
Una mirada comparada de las políticas educativas en Brasil y Argentina: recorridos y aprendizajes en el proceso de investigación 2021
Políticas públicas, processos de planejamento e constituição dos sistemas educacionais em Brasil e Argentina: um estudo comparativo 10.21573/vol35n32019.95309 2019
Concepções e ações da gestão escolar em relação aos discentes (ou de como perder o foco da ação pedagógica na escola) 10.36556/eol.v14i32 2019
El planeamiento educativo en Brasil: configuración y dinámicas a partir de sus dispositivos legales 2019
As múltiplas funções do pedagogo na Força Aérea Brasileira 10.28998/2175-6600.2019v11n23p299-310 2019
Políticas de incentivo ao uso de dados educacionais: experiências no contexto internacional e brasileiro 2019
Roteiros de Observação: uma proposta didático-pedagógica para a formação de gestores educacionais no curso de Pedagogia 2016
Cobranças, estratégias e ?jeitinhos?: avaliações externas de aprendizagem no Rio de Janeiro 2015
Experiências escolares dissidentes: interpelações, resistências e transgressões às políticas de reforma educativa argentina dos anos 90 2006
Reformas educativas y ciudadanía (aportes para pensar el contexto de una nueva Ley de educación) 2006
El ingreso ciudadano de la ciudad de Paraná (INCINIPA) como solidaridad social 2002
La gestión escolar en condiciones adversas 2000
Orígenes y devenir del ritual del "bautismo" en el I.S.E.F. - Santa Fe: implicancias curriculares e institucionales en la formación de los profesores de Educación Física 1999
Implicancias del personalismo en el plano educativo. Argentina: 1976-1982 1998
La educación personalizada en la Argentina de la dictadura militar: hagamos memoria. 1997
Emergencia de la educación garciahoziana en España 1997
Ingreso y egreso restricto en la universidad latinoamericana de los ?90. (Uma mirada política de la evaluación de alumnos en las universidades de Argentina y Brasil). 1997
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Os grupos de orientação pedagógica como dispositivos de filiação universitária durante a pandemia de covid 19, 2023
CP, PA, PO... Quem são eles? Indagações necessárias para a elaboração de uma proposta de formação para os profissionais iniciantes 2022
Os grupos de orientação pedagógica como dispositivos de filiação universitária durante a pandemia de Covid 19 2022
CP, PA, PO... Quem são eles? Indagações necessárias para a elaboração de uma proposta de formação para os profissionais iniciantes 2022
O magistério para além da sala de aula: desafios da formação continuada de coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. 2022
La política educativa en el gobierno del Partido de los Trabajadores (2003-2016) en el contexto de otras políticas sectoriales 2021
Entre o técnico e o político: o retorno da centralidade do planejamento à política educacional brasileira no governo do Partido dos Trabalhadores 2021
La política educativa en el gobierno del Partido de los Trabajadores (2003-2016) en el contexto de otras políticas sectoriales 2021
Formação inicial e continuada de gestores escolares: que saberes são necessários? 2020
Desafios da formação inicial e continuada de gestores escolares: que saberes são necessários? 2020
Participação e Projeto Político Pedagógico: Um estudo exploratório em dez escolas públicas municipais do Rio de Janeiro 2019
Planejamento Escolar e Participação: Arranjos institucionais das equipes gestoras em escolas públicas municipais do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias 2019
Das olimpíadas à segregação e a perda da cidadania 2016
Das olimpíadas à segregação e a perda da cidadania 2016
Políticas Públicas e Direito à Educação: desafios e possibilidades organizacionais na Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2015
Projeto Político-Pedagógico: questões sobre o planejamento na interseção das políticas públicas e o cotidiano escolar. 2015
A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no centro acadêmico de pedagogia da UFRJ. 2015
?Sinto uma falta de confiança...?. Quando as câmeras de segurança substituem as possibilidades do coletivo 2013
Conselho Escolar e Participação Cidadã: uma proposta para iniciar o debate e promover a democratização da gestão escolar 2013
Representatividade e participação: interpretações, impasses e desafios na gestão escolar. 2012
Representatividade e participação: interpretações, impasses e desafios na gestão escolar 2012
Entre as limitações do projeto político-pedagógico e a ?prestação de contas?, onde fica a qualidade da escola? 2012
Entre as limitações do projeto político-pedagógico e a ?prestação de contas?, onde fica a qualidade da escola? 2012
Educar em casa: garantia do direito à educação para uma sociedade democrática??. 2012
Educar em casa: garantia do direito à educação para uma sociedade democrática? 2012
Masculinidades polisémicas y experiencias curriculares singulares en la ciudad de Rio de Janeiro 2010
Democracia, Cidadania e Educação: tessituras sócio-históricas, ressonâncias autobiográficas e implicações na pesquisa com o cotidiano 2010
Democracia, Cidadania e Educação: tessituras sócio-históricas, ressonâncias autobiográficas e implicações na pesquisa com o cotidiano 2010
Fragmentos da herança eurocêntrica e androcrática na gestão escolar: um inventário em que as mulheres ficamos fora? 2010
Fragmentos da herança eurocêntrica e androcrática na gestão escolar: um inventário em que as mulheres ficamos fora? 2010
Relações de gênero, sexualidades e escolas: questionando identidades e lugares em espaços públicos formativos. 2010
As outras imaginárias: maternidade, educação e cidadania nas relações famílias-escola 2010
As outras imaginárias: maternidade, educação e cidadania nas relações famílias-escola 2010
?Assim, eu acho que essa escola...? Identidades, conflitos e negociações na escolarização das crianças, segundo a perspectiva das mães de uma escola pública carioca. 2010
?Assim, eu acho que essa escola...? Identidades, conflitos e negociações na escolarização das crianças, segundo a perspectiva das mães de uma escola pública carioca. 2010
Corporalidads que não se capturan en currículos e desestabilizam os discursos normativos de gênero na escola 2010
En busca de una epistemología de los procesos de formación ciudadana: pensando el currículo en la gestión escolar. 2009
En busca de una epistemología de los procesos de formación ciudadana: pensando el currículo en la gestión escolar 2009
?Então, quem quer ser a mãe representante da turma??... quando o público se resiste a ser representado. 2009
Entre mulheres: mães e professoras, professoras e mães no cotidiano de duas escolas públicas cariocas 2009
Caminhos de mão dupla: passagens inéditas (e viáveis) entre formação e ação pedagógica na experiência dos professores da Escola Raimundo Peña. 2008
Caminhos de mão dupla: passagens inéditas (e viáveis) entre formação e ação pedagógica na experiência dos professores da Escola Raimundo Peña. 2008
Entre a heteronomia e a autonomia: uma análise de três propostas diferentes para a formação docente e suas implicações. 2008
En busca de una epistemología de los procesos de formación ciudadana: algunas cuestiones que atraviesan el campo de la gestión escolar. 2008
Quem sabe, sabe... e quando sabe, sabe o quê? (buscando compreender as relações entre saber, poder, desejo e discurso na escola). 2008
Quem sabe, sabe... e quando sabe, sabe o quê? (buscando compreender as relações entre saber, poder, desejo e discurso na escola). 2008
En busca de una epistemología de los procesos de formación ciudadana: algunas cuestiones que atraviesan el campo de la gestión escolar. 2008
Enquanto o tempo está do nosso lado... Momentos, rupturas e acelerações temporais na Escola Raimundo Peña. 2005
Enquanto o tempo está do nosso lado... Momentos, rupturas e acelerações temporais na Escola Raimundo Peña. 2005
Quartas-feiras com Certeau... Um espaço de aprendizagem coletiva. 2004
Experiências escolares alternativas na encruzilhada das políticas de reforma educativa e de exclusão social. 2004
Experiências escolares alternativas na encruzilhada das políticas de reforma educativa e de exclusão social. 2004
Resistir, transgredir, dissentir... Algumas táticas cotidianas de sujeitos e escolas, na encruzilhada das políticas de reforma educacional e de exclusão social 2004
Quartas-feiras com Certeau... Um espaço de aprendizagem coletiva 2004
Relatos de poder: esbozo de los sujetos políticos y sociales para los que intenta mediar la reforma educativa argentina de los años '90. 2002
La implementación de una ?cultura evaluativa? como forma de regulación educativa. El caso del S.I.N.E.C 2001
Modernización de los sistemas educativos, equidad y construcción de la ciudadanía: ¿simbiosis posible? 2000
Planeamiento estratégico y democracia universitaria: incompatibilidades teóricas y metodológicas. 2000
Algunas consideraciones críticas sobre el planeamiento estratégico en las universidades públicas. 2000
Reformas educativas y ciudadanía. 2000
Evaluación de la Calidad... ¿educativa? 1999
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