Rogério Casanovas Tilio
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Faculdade de Letras
Departamento:
Gabinete de Diretor da Faculdade de Letras
Formação:
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Letras | Doutorado | 2002 - 2006
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Interdisciplinar Lingüística Aplicada | Mestrado | 1999 - 2001
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Língua Inglesa | Especialização | 1998 - 1998
-
Universidade Santa Úrsula
Licenciatura em Língua Inglesa | Aperfeiçoamento | 1995 - 1995
-
Instituto Brasil - Estados Unidos
Curso de Formação de Professores | Aperfeiçoamento | 1993 - 1996
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ciências Econômicas | Graduação | 1991 - 1994
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(31.71% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Educação linguística crítica para a transformação social radical: Discussões sobre letramentos, criticidade e afeto em tempos de barbárie | 2024 | |
Um olhar sobre a utilização do letramento sociointeracional crítico para o desenvolvimento de um projeto pedagógico no curso de inglês do CLAC-UFRJ | 2024 | |
Currículo e material didático no ensino de línguas estrangeiras: reflexões e apresentação de uma proposta | 10.23925/2318- 7115.2023v44i1a2 | 2023 |
Curriculum and teaching materials in foreign language teaching: reflections and presentation of a proposal | 2023 | |
Para além de unidades da língua descontextualizadas: um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos à luz do enunciado dialógico bakhtiniano | 2023 | |
Ideologia e ideologias linguísticas no livro didático de Língua Portuguesa: discurso pedagógico e ideias linguísticas | 2022 | |
Investigando ideologias linguísticas em um material didático de Inglês produzido no CLAC/UFRJ | 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp167-187 | 2022 |
(Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos | 10.46230/2674-8266-13-5569 | 2021 |
Critical literacy and social agency | 10.18309/ranpoll.v52i2.1549 | 2021 |
Projetos Temáticos de Multiletramentos Críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão | 10.26512/rhla.v20i2.39138 | 2021 |
TRANSMEDIA PEDAGOGICAL MATERIAL FOR SPANISH TEACHING IN BRAZIL: VOICES FROM LATIN AMERICAN PERIPHERIES | 10.1590/010318135824215912020 | 2020 |
A construção das identidades indisciplinares de um linguista aplicado- uma reflexão autoetnográfica | 2020 | |
Multiletramentos críticos: revivendo a construção de sentidos à luz da concepção bakhtiniana de linguagem | 10.23925/2318-7115.2020v41i5a6 | 2020 |
Entre teoria e prática: uma perspectiva socioideológica atrelada a uma pedagogia orientada por letramentos para o ensino de línguas | 2020 | |
30 anos da ALAB: 30 anos de Linguística Aplicada e ensino de línguas no Brasil | 10.30612/raido.v14i36.12195 | 2020 |
Entrevista com Kanavillil Rajagopalan | 2018 | |
Uma análise dos processos presentes em enunciados de um livro didático de inglês: uma perspectiva sistêmico-funcional de práticas de ensino e aprendizagem | 2017 | |
A study of processes in the activities headings from an English coursebook: a systemic-functional perspective of teaching and learning practices | 2017 | |
UM OLHAR SOBRE A EMERGÊNCIA DA LINGUÍSTICA APLICADA CONTEMPORÂNEA NA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS COMPLEXOS | 10.1590/1981-5794-1612-1 | 2016 |
A look upon the emergency of contemporary Applied Linguistics through Complex Systems perspective | 2016 | |
Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios | 10.1590/S2175-62362014000300016 | 2014 |
A identidade do adolescente consumidor nas tiras do Gaturro | 10.5216/sig.v26i2.25755 | 2014 |
A gramática no livro didático de inglês: reflexões no projeto PIBID | 2014 | |
O material didático digital para o ensino de inglês e a promoção de multiletramentos | 2014 | |
Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual | 10.1590/S1984-63982012005000010 | 2012 |
Revisitando a Análise Crítica do Discurso: um instrumental teórico-metodológico | 2010 | |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de inglês: ainda tabus? | 2010 | |
A representação do mundo no livro didático de inglês como língua estrangeira: uma abordagem sócio-discursiva | 2010 | |
Reflexões acerca do conceito de cultura | 2009 | |
Reflexões acerca do conceito de identidade | 2009 | |
O local, o global e o ensino de língua estrangeira na pós-modernidade | 2009 | |
As dimensões da linguagem em livro didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I | 10.1590/S0103-18132009000200008 | 2009 |
O discurso do livro didático: uma análise à luz dos PCNs | 2008 | |
Discurso e linguagem: uma perspectiva social | 2008 | |
O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira | 2008 | |
Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira | 2008 | |
A evolução da teoria da relatividade lingüística e a interface língua-cultura no ensino de línguas estrangeiras | 2007 | |
Diferentes perspectivas em análise do discurso | 2005 | |
O estudo de interrupções nas conversas em livros didáticos de inglês: a questão da autenticidade | 2003 | |
A Análise Crítica do Discurso e o uso de livros didáticos | 2003 | |
Utilizando um livro didático: a análise crítica do discurso e a formação profissional do professor | 2002 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)