Rogério Casanovas Tilio

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Letras

Departamento:

Gabinete de Diretor da Faculdade de Letras

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-3635-9395


Formação:
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Letras | Doutorado | 2002 - 2006
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Interdisciplinar Lingüística Aplicada | Mestrado | 1999 - 2001
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Língua Inglesa | Especialização | 1998 - 1998
  • Universidade Santa Úrsula

    Licenciatura em Língua Inglesa | Aperfeiçoamento | 1995 - 1995
  • Instituto Brasil - Estados Unidos

    Curso de Formação de Professores | Aperfeiçoamento | 1993 - 1996
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Ciências Econômicas | Graduação | 1991 - 1994
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(31.71% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Educação linguística crítica para a transformação social radical: Discussões sobre letramentos, criticidade e afeto em tempos de barbárie 2024
Um olhar sobre a utilização do letramento sociointeracional crítico para o desenvolvimento de um projeto pedagógico no curso de inglês do CLAC-UFRJ 2024
Currículo e material didático no ensino de línguas estrangeiras: reflexões e apresentação de uma proposta 10.23925/2318- 7115.2023v44i1a2 2023
Curriculum and teaching materials in foreign language teaching: reflections and presentation of a proposal 2023
Para além de unidades da língua descontextualizadas: um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos à luz do enunciado dialógico bakhtiniano 2023
Ideologia e ideologias linguísticas no livro didático de Língua Portuguesa: discurso pedagógico e ideias linguísticas 2022
Investigando ideologias linguísticas em um material didático de Inglês produzido no CLAC/UFRJ 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp167-187 2022
(Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos 10.46230/2674-8266-13-5569 2021
Critical literacy and social agency 10.18309/ranpoll.v52i2.1549 2021
Projetos Temáticos de Multiletramentos Críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão 10.26512/rhla.v20i2.39138 2021
TRANSMEDIA PEDAGOGICAL MATERIAL FOR SPANISH TEACHING IN BRAZIL: VOICES FROM LATIN AMERICAN PERIPHERIES 10.1590/010318135824215912020 2020
A construção das identidades indisciplinares de um linguista aplicado- uma reflexão autoetnográfica 2020
Multiletramentos críticos: revivendo a construção de sentidos à luz da concepção bakhtiniana de linguagem 10.23925/2318-7115.2020v41i5a6 2020
Entre teoria e prática: uma perspectiva socioideológica atrelada a uma pedagogia orientada por letramentos para o ensino de línguas 2020
30 anos da ALAB: 30 anos de Linguística Aplicada e ensino de línguas no Brasil 10.30612/raido.v14i36.12195 2020
Entrevista com Kanavillil Rajagopalan 2018
Uma análise dos processos presentes em enunciados de um livro didático de inglês: uma perspectiva sistêmico-funcional de práticas de ensino e aprendizagem 2017
A study of processes in the activities headings from an English coursebook: a systemic-functional perspective of teaching and learning practices 2017
UM OLHAR SOBRE A EMERGÊNCIA DA LINGUÍSTICA APLICADA CONTEMPORÂNEA NA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS COMPLEXOS 10.1590/1981-5794-1612-1 2016
A look upon the emergency of contemporary Applied Linguistics through Complex Systems perspective 2016
Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios 10.1590/S2175-62362014000300016 2014
A identidade do adolescente consumidor nas tiras do Gaturro 10.5216/sig.v26i2.25755 2014
A gramática no livro didático de inglês: reflexões no projeto PIBID 2014
O material didático digital para o ensino de inglês e a promoção de multiletramentos 2014
Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual 10.1590/S1984-63982012005000010 2012
Revisitando a Análise Crítica do Discurso: um instrumental teórico-metodológico 2010
Gênero e sexualidade em livros didáticos de inglês: ainda tabus? 2010
A representação do mundo no livro didático de inglês como língua estrangeira: uma abordagem sócio-discursiva 2010
Reflexões acerca do conceito de cultura 2009
Reflexões acerca do conceito de identidade 2009
O local, o global e o ensino de língua estrangeira na pós-modernidade 2009
As dimensões da linguagem em livro didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I 10.1590/S0103-18132009000200008 2009
O discurso do livro didático: uma análise à luz dos PCNs 2008
Discurso e linguagem: uma perspectiva social 2008
O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira 2008
Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira 2008
A evolução da teoria da relatividade lingüística e a interface língua-cultura no ensino de línguas estrangeiras 2007
Diferentes perspectivas em análise do discurso 2005
O estudo de interrupções nas conversas em livros didáticos de inglês: a questão da autenticidade 2003
A Análise Crítica do Discurso e o uso de livros didáticos 2003
Utilizando um livro didático: a análise crítica do discurso e a formação profissional do professor 2002
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Metodologias de ensino em livros didáticos para o ensino de línguas: por uma pedagogia de letramentos 2015
Polifonia e gêneros textuais em um livro didático de língua portuguesa 2013
A gramática no livro didático de inglês: reflexões no projeto PIBID 2013
Metodologias de ensino nos livros didáticos aprovados pelo PNLD: espaço para o letramento crítico? 2013
Repensando a abordagem comunicativa: multiletramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora 2013
A promoção do letramento crítico em livros didáticos de língua inglesa: uma experiência no PIBID 2013
The role of coursebooks in language teaching 2013
A promoção do letramento crítico em livros didáticos de língua Inglesa: uma experiência no PIBID 2013
Enfoque em leitura no ensino de inglês: PCN e letramento crítico 2012
Pesquisas em Linguística Aplicada: convergências 2012
O papel do livro didático no ensino de línguas 2012
A visão de sociedade em livros didáticos de inglês 2011
Avaliação e preodução de materiais didáticos: debates contemporâneos 2011
Material didático e novas tecnologias: perspectivas para um teoria de letramento crítico 2011
Gêneros discursivos, letramento crítico e o livro didático de inglês: algumas considerações 2011
Adaptação e elaboração de material didático para o ensino de inglês em projetos sociais: uma experiência no Rio de Janeiro 2011
Ensino da língua inglesa, multiletramentos e transculturalidade: princípios e prática 2011
Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual 2011
Linguística (Aplicada), contemporaneidade e materiais didáticos: diálogos 2011
Materiais didáticos e contemporaneidade: gêneros e multiletramentos 2011
A visão de sociedade em livros didáticos de inglês 2011
A construção identitária de gênero e sexualidade em livros didáticos de inglês para o mercado global 2010
Polifonia e gêneros textuais em um livro didático de língua portuguesa 2010
A perspectiva do desenvolvimento da autonomia em livros didáticos de inglês 2010
Discutindo critérios para a avaliação de livros didáticos: a teoria na prática 2010
O material didático para o ensino de línguas e a promoção da autonomia 2010
Práticas discursivas na contemporaneidade: o discurso como agente de mudanças 2009
Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: até onde chegamos? 2009
Identidades e multiculturalismo em textos e atividades de leitura em livros didáticos de inglês 2009
Questões de gênero e sexualidade em livros didáticos: ainda tabus? 2009
Identidades e multiculturalismo em textos e atividades de leitura em livros didáticos de inglês 2009
O livro didático de inglês na era pós-método: por uma abordagem educacional e conscientizadora 2008
O papel dos tópicos e contextos culturais em livros didáticos de inglês de diferentes propostas metodológicas 2008
Critérios para a análise de livros didáticos de língua estrangeira 2008
Oficina de análise do discurso: contexto e linguagem 2008
The choice of topics: how to motivate students 2008
O livro didático de inglês na era pós-método: por uma abordagem educacional e conscientizadora 2008
A representação do mundo no livro didático de inglês 2007
O livro didático de inglês em uma abordagem sócio-discursiva: culturas, identidades e pós-modernidade 2007
Uma análise sócio-discursiva de livros didáticos de inglês: cultura, identidade e pós-modernidade 2007
Uma análise de livros didáticos para o ensino de inglês: uma perspectiva bakhtiniana 2005
A lingüística sistêmico-funcional e a análise de livros didáticos para o ensino de inglês 2005
Diferentes perspectivas em análise do discurso 2005
Uma análise de livros didáticos e folhetos promocionais de cursos de inglês: uma abordagem bakhtiniana 2004
Identidade e cultura: uma proposta sistêmico-funcional para a análise de livros didáticos para o ensino de inglês 2004
Diferentes perspectivas em análise do discurso 2003
Fazendo escolhas no livro didático: contribuições da Análise Crítica do Discurso 2003
Vygostsky e Bakhtin: o ensino/aprendizagem e a constituição do sujeito nas relações sociais 2003
A Análise Crítica do Discurso e o uso de livros didáticos 2003
Discurso e identidade social: uma visão sócio-construcionista 2003
Cultura, livro didatico e ensino de lingua estrangeira 2002
Construção e reconstrução de identidades masculinas através de narrativas de histórias de vida 2002
Escolhas no livro didático 2002
A Análise Crítica do Discurso e o uso de livros didáticos 2002
Masculinidades hegemônicas e subalternas: uma análise sócio-discursiva de uma história de vida 2002
Construção e reconstrução de identidades masculinas através histórias de vida 2001
Construção e reconstrução de identidades masculinas através de narrativas de histórias de vida 2001
Construção e reconstrução de identidades masculinas através de narrativas de histórias de vida 2001
Cultura, livro didático e ensino de língua estrangeira 2001
Construção e reconstrução de masculinidades 2000
Cultura, livro didático e ensino de língua estrangeira 2000
Publicações:
Minha Rede: