Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Colégio de Aplicação

Departamento:

Departamento de 1oe 2o Graus do Colégio de Aplicação

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-5394-2507


Formação:
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2021 - Agora
  • Faculdade São Judas Tadeu

    Educação Especial: desafios e ações pedagógicas | Especialização | 2020 - 2021
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2017 - 2019
  • Claretiano Centro Universitário

    Gestão Educacional | Especialização | 2016 - 2017
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras - Português e Inglês | Graduação | 2015 - 2021
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Pedagogia | Graduação | 2014 - 2014
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Pedagogia | Graduação | 2010 - 2015
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(11.11% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Discussões sobre juventude à luz de Vida Juvenil (1949-1959) 2023
DE VIDA INFANTIL À VIDA JUVENIL: UMA JORNADA PELOS ARQUIVOS 2022
A aula-passeio numa perspectiva inclusiva: um relato de experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2021
Modern printed: Recreio das damas? newspaper (1863) 10.9790/0837-2604021323 2021
De Vida Infantil à Vida Juvenil: uma jornada pelos arquivos 2021
Leitura Em Revista: A Coluna História Do Brasil Para Crianças (1948) 2018
Os discursos veiculados em dois romances da Coleção Menina e Moça: uma análise bakhtiniana 2016
Representações de leitura em Minha Vida de Menina, de Helena Morley, e em As Três Marias, de Rachel de Queiroz 2016
Literatura Prescritiva para Meninas e Moças em contexto brasileiro dos anos de 1940 a 1960 2012
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Infância e Juventude em revista: o projeto de formação da Sociedade Gráfica Vida Doméstica (1947-1949) 2022
Do que as crianças precisam saber? Análise da seção 'As Crianças Precisam Saber', de Vida Infantil (1949) 2020
Infâncias para o feminino: a dimensão educativa do impresso (1917 - 1947) 2020
A seção Correspondência em revista: Vida Infantil (1949) 2019
A Construção da Narrativa Nacionalista Para Crianças: Apontamentos Sobre ?As Aventuras de Tibicuera? (1937) e a Coluna ?História do Brasil Para Crianças? (1948) 2019
O discurso recreativo em revista: o que diziam as histórias em quadrinhos de Vida infantil (1949-1950)? 2019
Revista Vida Infantil: instrumento de entretenimento, educação e instrução (1947 ? 1950) 2018
Leitura em Revista: A coluna História do Brasil para crianças (1948) 2018
Vida Infantil e O Tico-Tico: periódicos infantis híbridos (1947) 2018
Sobre divertir, educar e instruir as crianças: o caso da Revista Vida Infantil (1947 - 1951) 2017
A literatura e as vozes da infância: o caso do Picnic de Palavras Brasil 2017
O MAGISTÉRIO E O CELIBATO FEMININO A PARTIR DE DUAS OBRAS DE RACHEL DE QUEIROZ (1930) 2016
A ÓTICA MEMORIALISTA NO ROMANCE AS TRÊS MARIAS (1939), DE RACHEL DE QUEIROZ 2016
?EU PREFIRO AS BRUXAS?: LINGUAGEM E INTERAÇÃO VERBAL NO PICNIC DE PALAVRAS BRASIL 2016
A escrita epistolar e as redes de sociabilidade: alguns apontamentos 2015
Rachel de Queiroz: Entre redes de sociabilidade e a sua formação cultural 2014
A Coleção Menina e Moça a partir da análise de alguns romances publicados entre 1940 e 1960 2014
A educação feminina na perspectiva da Coleção Menina e Moça 2013
Romances para meninas e moças: entre os discursos moralizantes e as tradutoras de renome 2013
Leitura prescritiva para meninas e moças no contexto brasileiro dos anos de 1940 a 1960 2012
O gênero feminino em romances da Coleção Menina e Moça: contribuições de Rachel de Queiroz 2011
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