| Estudos de história e imagem: visualidades em questão na arte de Rosana Paulino |
|
2023 |
| Presente do futuro: epistemográficas na nova pedagogia do olhar em Rosana Paulino |
|
2023 |
| Evento 50 anos do CBHA - Futuros da História da Arte |
|
2023 |
| História da Arte em Tempo de De(s)colonialidade - Apresentação da Sessão 6 |
|
2023 |
| Trama, movimento, drama: imagens e reflexões no espaço cala |
|
2023 |
| Ex-sombras? Imagens e (re)impressões do mundo em Rosana Paulino |
|
2022 |
| Futuro do presente: arte epistemográfica e pedagogia do olhar em Rosana Paulino |
|
2022 |
| Um traço de Marcos Varela |
|
2022 |
| Um traço de Marcos Varela |
|
2021 |
| ATLAS LE GRAND THÉÂTRE DE L?UNIVERS: IMAGENS GRAVADAS DO MUNDO EM RECOLEÇÕES DE ACERVOS |
|
2021 |
| Ex-sombras? Imagens e (re)impressões do mundo em Rosana Paulino |
|
2021 |
| Um traço de Marcos Varela |
|
2020 |
| Arte em impressões, impressões em arte: coleções em diálogo |
|
2020 |
| Arte e imagem nos estudos visuais: quando o problema faz o campo |
|
2020 |
| Nos estudos visuais: arte, história e imagens nas impressões de Don Quixote |
|
2019 |
| A pedra e o menino: arte litográfica e impressa político-caricata no Brasil dos Oitocentos |
|
2019 |
| Imagem, história e política: imprensa caricata, estética da subversão ou quer que eu desenhe? |
|
2018 |
| Seminário UFRJ FAZ 100 ANOS: história, desenvolvimento e democracia |
|
2018 |
| História, cultura e imagem: trânsitos na historicidade da arte |
|
2018 |
| Imprensa artística de humor e os mediadores da crítica social: o decalque e o pastiche no Don Quixote brasileiro |
|
2017 |
| Obrigada/o por escolher: creditação da Extensão, pensar currículos, pensar a universidade |
|
2017 |
| Imprensa artística de humor e os mediadores da crítica social: o decalque e o pastiche no Don Quixote brasileiro |
|
2017 |
| Obrigada por escolher, pensar a universidade |
|
2017 |
| Imigrante ou circulante? Fora e dentro das impressões da política brasileira |
|
2016 |
| A tradução ilustrada da arte em revista: dentro e fora da Academia Imperial das Belas Artes e da Revista Illustrada |
|
2016 |
| Trans-historias, de dentro para fora dos foras de dentro: a Academia Imperial das Belas Artes e o debate da Escola Realista no Brasil |
|
2016 |
| Le Grand Théâtre de l'Univers: o quase tudo que já foi gravado na Coleção Araujense da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro |
|
2016 |
| Trans-historias, de dentro para fora nos foras de dentro: a Academia Imperial das Belas Artes e o debate da Escola Realista no Brasil |
|
2015 |
| Histórias da imagem em repatrimonialização de acervos: o Tratado de Gravura do Arco do Cego |
|
2015 |
| Imigrante ou circulante? Fora e dentro das impressões da imagem da política nacional |
|
2015 |
| Histórias da imagem em repatrimonialização de acervos: o Tratado de Gravura do Arco do Cego |
|
2015 |
| A República de Don Quixote: anacronismos e classicismos na modernidade do novo Estado nacional |
|
2015 |
| Le Grand Théâtre de l'Univers: o quase tudo que já foi gravado na Coleção Araujense da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro |
|
2015 |
| The power of images: Revista Illustrada and the Abolinist Movement in the Empire of Brazil |
|
2014 |
| Os 11 cortes de Robert Nanteiull e os Seiscentos no Museu |
|
2014 |
| A República de Don Quixote: anacronismos e classicismos na modernidade do novo Estado nacional |
|
2014 |
| Arte, Imagem e História: os usos políticos e sociais da arte em Angelo Agostini |
|
2014 |
| O corte e a corte: a fina estampa retratística europeia - quinhentos, seiscentos, setecentos |
|
2014 |
| A estética de Don Quixote e a imagem difícil de Prudente de Morais |
|
2013 |
| Imagem carnavalizada do poder: desordem e regresso na bandeira nacional |
|
2013 |
| Revista Illustrada: aesthetics and resistance on the political art of Angelo Agostini |
|
2013 |
| The power of images: Revista Illustrada and the Abolitionist Movement in the Empire of Brazil |
|
2013 |
| A estética de Don Quixote e a imagem difícil de Prudente de Morais |
|
2013 |
| Imagem carnavalizada do poder: desordem e regresso na bandeira nacional |
|
2012 |
| Cidades Imperiais: os processos das mercês de São Luis do Paraitinga e Bananal |
|
2011 |
| O Imperial Instituto Artístico e a Escola de Gravura em Madeira: o que é nacional nas imagens estrangeiras do Illustração Brasileira |
|
2011 |
| Título de Imperial e a produção de bens simbólicos: Imperial Instituto Artístico |
|
2011 |
| Título de Imperial e a produção dos bens simbólicos: Imperial Instituto Artístico |
|
2010 |
| Produção de bens simbólicos e poder: o Título de imperial e os estabelecimentos litográficos da Corte do Rio de Janeiro |
|
2010 |
| Distinção do poder: Título de Imperial |
|
2008 |
| A Guanabara e as invasões: franceses na paisagem da Baía |
|
2008 |
| História e imagem impressa: bases de uma discussão da arte no Império do Brasil |
|
2008 |
| História e imagem impressa: bases de uma discussão da arte no Império do Brasil |
|
2008 |
| Distinção do Poder: Título de Imperial |
|
2008 |
| Don Quixote de la nueva mancha |
|
1999 |
| Caricatura: a litografia dos tempos |
|
1996 |