Ana de Gusmão Mannarino

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA

ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-9720-9502


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Artes Visuais | Doutorado | 2009 - 2014
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História Social da Cultura | Mestrado | 2004 - 2006
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História da Arte e Arquitetura no Brasil | Especialização | 2001 - 2003
  • Escola Superior de Desenho Industrial

    Desenho Industrial | Graduação | 1994 - 1997
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(42.86% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
`Espantos legíveis? 10.20396/modos.v5i3.8666481 2021
Langage et expérience sensible dans Canto dos jovens de Mira Schendel (1965) et Gesang der jünglinge de Stockhausen (1955) : remédiation et traduction créative 2021
História escrita com imagens: as fotografias dos profetas de Congonhas do Campo por Marcel Gautherot 10.24168/revistaprumo.v0i8.1244 2020
Repensar a escrita pela arte e pela poesia: Mallarmé, Fenollosa e Mira Schendel 10.24206/lh.v6i2.33398 2020
Resenha da exposição 'De l'Allemagne: 1800-1939, de Friedrich à Beckmann 2013
Resenha do livro 'No contemporâneo: arte e escritura expandidas' 2012
Resenha do livro "Livro ou livro-me: os escritos babilônicos de Hélio Oiticica (1971-1978) 2011
Eventos:

(8.70% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Claudia Andujar and the Yanomami Photographs: From Aesthetic Image to Environmental and Political Activism 2024
Entre traumas e afetos: imagem e discurso em obras que revisam a história da arte 10.54575/cbha.42.041 2023
O estranhamento da linguagem: Waltercio Caldas, Magritte e Broodthaers 2023
Monumento às Bandeiras: iconografias políticas, intervenções e identidades em disputa 10.54575/cbha.41.084.1 2022
Entre imagem e discurso: Obras que revisam a História da Arte e o espaço potencial do trauma 2022
Art History Revised by Artists: Transforming the Discipline by Affection 2022
The Discipline of Art History as a Domination Instrument: Possibilities of Revision Considering the Brazilian Case Study 2021
Monumento às Bandeiras: iconografias políticas, intervenções e identidades em disputa 2021
Mira Schendel e as Droguinhas nas imagens de Clay Perry 2020
Mira Schendel e as Droguinhas nas imagens de Clay Perry 2019
Dja Guata Porã: O Outro Ocupa o Museu 2018
Art history and cultural hegemony in Brazil: the risks of misunderstanding indigenous art and colonial art 2017
Atravessar o labirinto: Ondas Paradas de Probabilidade e a arte como modo de agir no mundo 2016
Espaços da arte, espacos do mundo: das distinções construtivas às dissoluções contemporâneas 2016
The Art of Mira Schendel: Unbelonging, displacements and its different approaches 2016
Written Word in Brazilian Art after 1960s: Mira Schendel and Waltercio Caldas 2015
Words in Mira Schendel?s Artwork: Contradiction between the permanent and the transient 2013
Mira Schendel: Monotipias da série Escritas 2011
Gordon Matta-Clark: Desfazer o Espaço ? Tree Dance, Jacob's Ladder e Conical Intersect 2011
Nomes, linhas, mares: percepção e natureza nos desenhos de Rosana Ricalde 2011
Construção de discursos sobre a obra de arte: a descrição verbal e a reprodução por imagens 2011
Interação enrte projeto gráfico e artes visuais: Amilcar de Castro e o SDJB 2009
Concretismo e Neoconcretismo no design gráfico brasileiro: duas visões da integração entre arte e vida cotidiana 2006
Publicações:
Minha Rede: