Ana de Gusmão Mannarino
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artes Visuais | Doutorado | 2009 - 2014
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
História Social da Cultura | Mestrado | 2004 - 2006
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
História da Arte e Arquitetura no Brasil | Especialização | 2001 - 2003
-
Escola Superior de Desenho Industrial
Desenho Industrial | Graduação | 1994 - 1997
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(42.86% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
`Espantos legíveis? | 10.20396/modos.v5i3.8666481 | 2021 |
Langage et expérience sensible dans Canto dos jovens de Mira Schendel (1965) et Gesang der jünglinge de Stockhausen (1955) : remédiation et traduction créative | 2021 | |
História escrita com imagens: as fotografias dos profetas de Congonhas do Campo por Marcel Gautherot | 10.24168/revistaprumo.v0i8.1244 | 2020 |
Repensar a escrita pela arte e pela poesia: Mallarmé, Fenollosa e Mira Schendel | 10.24206/lh.v6i2.33398 | 2020 |
Resenha da exposição 'De l'Allemagne: 1800-1939, de Friedrich à Beckmann | 2013 | |
Resenha do livro 'No contemporâneo: arte e escritura expandidas' | 2012 | |
Resenha do livro "Livro ou livro-me: os escritos babilônicos de Hélio Oiticica (1971-1978) | 2011 |
Eventos:
(8.70% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Claudia Andujar and the Yanomami Photographs: From Aesthetic Image to Environmental and Political Activism | 2024 | |
Entre traumas e afetos: imagem e discurso em obras que revisam a história da arte | 10.54575/cbha.42.041 | 2023 |
O estranhamento da linguagem: Waltercio Caldas, Magritte e Broodthaers | 2023 | |
Monumento às Bandeiras: iconografias políticas, intervenções e identidades em disputa | 10.54575/cbha.41.084.1 | 2022 |
Entre imagem e discurso: Obras que revisam a História da Arte e o espaço potencial do trauma | 2022 | |
Art History Revised by Artists: Transforming the Discipline by Affection | 2022 | |
The Discipline of Art History as a Domination Instrument: Possibilities of Revision Considering the Brazilian Case Study | 2021 | |
Monumento às Bandeiras: iconografias políticas, intervenções e identidades em disputa | 2021 | |
Mira Schendel e as Droguinhas nas imagens de Clay Perry | 2020 | |
Mira Schendel e as Droguinhas nas imagens de Clay Perry | 2019 | |
Dja Guata Porã: O Outro Ocupa o Museu | 2018 | |
Art history and cultural hegemony in Brazil: the risks of misunderstanding indigenous art and colonial art | 2017 | |
Atravessar o labirinto: Ondas Paradas de Probabilidade e a arte como modo de agir no mundo | 2016 | |
Espaços da arte, espacos do mundo: das distinções construtivas às dissoluções contemporâneas | 2016 | |
The Art of Mira Schendel: Unbelonging, displacements and its different approaches | 2016 | |
Written Word in Brazilian Art after 1960s: Mira Schendel and Waltercio Caldas | 2015 | |
Words in Mira Schendel?s Artwork: Contradiction between the permanent and the transient | 2013 | |
Mira Schendel: Monotipias da série Escritas | 2011 | |
Gordon Matta-Clark: Desfazer o Espaço ? Tree Dance, Jacob's Ladder e Conical Intersect | 2011 | |
Nomes, linhas, mares: percepção e natureza nos desenhos de Rosana Ricalde | 2011 | |
Construção de discursos sobre a obra de arte: a descrição verbal e a reprodução por imagens | 2011 | |
Interação enrte projeto gráfico e artes visuais: Amilcar de Castro e o SDJB | 2009 | |
Concretismo e Neoconcretismo no design gráfico brasileiro: duas visões da integração entre arte e vida cotidiana | 2006 |