Sônia Cristina Soares Dias Vermelho

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Departamento:

Setor de Ensino e Pesquisa/NUTES

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-2205-8070


Formação:
  • Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

    | Pós-Doutorado | 2013 - 2014
  • Faculdade do Norte Novo de Apucarana

    Design de Interiores | Graduação | 2008 - 2010
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Educação: História, Política, Sociedade | Doutorado | 1999 - 2003
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Educação: História, Política, Sociedade | Mestrado | 1995 - 1998
  • Universidade Federal do Paraná

    História | Graduação | 1991 - 1992
  • Centro Universitário Positivo

    Processamento de Dados | Graduação | 1990 - 1993
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(39.19% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Proposta Formativa Decolonial Pachakuty: Na formação De Alunos De Enfermagem Na região Dos Andes 10.61389/inter.v14i41.7539 2024
SACO SEM VERGONHA: A EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NO CONJUNTO DE FAVELAS DA MARÉ 10.32359/debin2024.v7.n24.p147-176 2024
O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o Ensino Remoto em uma rede pública municipal 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69559 2024
Inclusão e Violência Escolar: contribuições de um estudo empírico no Rio de Janeiro 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p167 2023
Histórias de vidas de dois sujeitos egressos da educação de jovens e adultos de uma favela carioca 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2023.Vol18.N50.pp74-95 2023
O uso da mídia social e a formação humana em uma escola pública no Rio de Janeiro 10.47385/praxis.v15.n29.3846 2023
A educação de jovens e adultos no Brasil Pós-LDB/96: há possibilidades emancipatórias? 10.55905/oelv21n10-184 2023
Construção subjetiva do jovem no ciberespaço e reflexões sobre a promoção da saúde 2023
Permanência escolar e a trajetória de jovens de escola pública do Rio de Janeiro 2022
Contradicciones y posibilidades en breves notas críticas sobre las tecnologías de información y comunicación 10.18848/2474-5197/CGP/v06i01/53-64 2021
Do impresso ao digital: reflexões acerca de recursos pedagógicos numa escola vulnerável 10.12957/e-mosaicos.2021.49852 2021
Perfil sociodemográfico e da violência de alunos da educação básica de escolas do Rio de Janeiro 10.5585/39.2021.20624 2021
Uso de esteroides anabolizantes por frequentadores de academias: Motivos eperspectivas 2021
A INTERAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COM O ENSINO MUNICIPAL PÚBLICO EM ÁREAS CARENTES E DE CONFLITO SOCIAL 2021
UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES DOS JOVENS EM ESPAÇOS VIRTUAIS 10.36524/dect.v10i2.1345 2021
CONSTRUCCIÓN SOCIAL DE LA SUPLEMENTACIÓN NUTRICIONAL DE LAS MADRES DE NIÑOS MENORES DE 3 AÑOS 10.31052/1853.1180.v26.n2.27922 2021
CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NA BIBLIOTECA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO 10.4025/imagenseduc.v10i3.48124 2020
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO 10.15628/rbept.2020.11258 2020
(DES)ENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA BIBLIOTECA ESCOLAR PARA ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CRÍTICA E EMANCIPADORA 2020
Rodas Culturais, resistência e juventudes: reflexões político-pedagógicas 2019
Estratégias de ensino de ciências pelo Facebook e pela Biblioteca em um contexto escolar de Manguinhos 2019
Comunicação em saúde no Hospital Universitário Regional de Maringá 10.14393/par-v4n1-2019-51851 2019
Ação Docente: um diálogo com o campo da pesquisa em ensino de ciências no Brasil 10.22047/2176-1477/2019.v10i2.1045 2019
Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado 2019
Facebook como instrumento de aprendizagem de ciências para o ensino fundamental: uma revisão de literatura 2018
Educação em Saúde e Jornalismo Operativo: articulações teórico-metodológicas 10.29397/reciis.v12i2.1129 2018
Políticas curriculares intersetoriais entre educação, cultura, ciências e saúde: experiências de investigação-ação-participação em áreas de exclusão social no Rio de Janeiro / Brasil 2018
RESISTÊNCIA À BARBÁRIE A PARTIR DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR EM UM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL 10.5216/ia.v43i2.52345 2018
ESTRATÃ?GIAS DE COMUNICAÃ?Ã?O DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÃ?DE: DESAFIOS PARA AS REDES DE ATENÃ?Ã?O Ã? SAÃ?DE 10.17765/1983-1870.2018v11n3p505-515 2018
A leitura no ensino de ciências: uma experiência em uma biblioteca escolar no contexto vulnerável de Manguinhos 2018
Mediações pedagógicas em uma biblioteca pública escolar de Manguinhos 2018
A Percepção de Secretários Municipais de Saúde sobre a Formação Profissional na Rede Pública 2017
Discusión y construcción de la categoría teórica de ?vulnerabilidad social 2017
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA OS JOVENS 10.17765/1516-2664.2017v22n1p167-190 2017
Desafios para a qualidade da educação a distância na área da saúde: teoria crítica, processo de trabalho e interação social 2017
Tendências e práticas de aproximação entre os textos literários e o ensino de ciências 2017
Promoção da saúde por meio de produtos naturais: percepção e conhecimento de comerciantes 2017
O conhecimento e utilização de filtro solar por profissionais da beleza 10.1590/1413-81232015217.00302015 2016
As pesquisas sobre Redes Sociais Digitais no Brasil: análise do período de 2001 a 2012 2016
Mídia Educação como estratégia didático-metodológica para o ensino de ciências em escolas em situação de vulnerabilidade social 2016
Implantação da Vigilância em Saúde: desafios para as Redes de Atenção à Saúde 10.22239/2317-269x.00780 2016
O tema CTS nas pesquisas sobre ensino de ciências: revisão bibliográfica dos últimos 25 anos 2016
Mídia educação como estratégia didático-metodológica para o ensino de ciências em escolas em situação de vulnerabilidade social 2016
Mídia educação como estratégia didático-metodológica para o ensino de ciências em escolas em situação de vulnerabilidade social 2016
Mídia educação como estratégia didático-metodológica para o ensino de ciências em escolas em situação de vulnerabilidade social 2016
Sobre o conceito de redes sociais e seus pesquisadores 10.1590/s1517-97022015041612 2015
A utilização de redes sociais digitais na área da saúde: uma revisão sistemática 2015
Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico 10.14393/rep-v14n12015-rel02 2015
Educação e imagem audiovisual: espaço para reflexões, conflitos e convergências 2015
Redes Sociais: tecnologia e sociedade na promoção da saúde 2015
Gestão do Conhecimento em Organizações de Saúde: Revisão Sistemática de Literatura 10.17765/1983-1870.2015v8n2p379-388 2015
School Health Program: A Course Analysis 10.17765/1983-1870.2015v8n2p297-306 2015
Mídia-Educação: uma experiência de cinema na educação 2015
Redes Sociais Digitais e a Promoção da Saúde do Jovem 2014
Refletindo sobre as redes sociais digitais 10.1590/s0101-73302014000100011 2014
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: o impacto na escola, na família e na sociedade 2014
Em busca do tempo esquecido 2014
Tecnologias Móveis e Saúde 2014
Mídias sociais e saúde: analisando a integração dos servidores do hospital universitário de Maringá/Pr 2014
Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line 10.1590/0104-4060.38941 2014
A sexualidade adulta: um estudo sobre a atuação do(a) psicólogo(a). Desafios e contradições 2014
O Som, a Palavra e o Rádio: reflexões sobre as possibilidades da produção sonora contemporânea 2013
Arqueologia do Rádio 2013
Projeto OFICINEMA: construindo um caminho 2005
Estado da arte da área de educação & comunicação em periódicos brasileiros 10.1590/s0101-73302005000400018 2005
Didática e/ou Tecnologia 2003
Mídia Educacional ou educação com as mídias? 2002
Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem: a experiência inédita da PUCPR 2002
Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a experiência da PUCPR 2002
Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a experiência da PUCPR 2002
Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a experiência da PUCPR 2002
A experiência da PUCPR na implantação das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior 2001
Informática na educação: a percepção dos docentes 2000
Entre a ciência e a filosofia: por onde caminha a humanidade?:um debate entre o positivismo e o pragmatismo 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
TECNOLOGIA E RELAÇÕES FAMILIARES: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE 2022
A Página ?Histórias das favelas de Manguinhos?. Mídias digitais, imagens e seus desdobramentos na produção de sentidos e a memória sobre o território 2021
PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E DE VIOLÊNCIA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO 2021
Comunicação e Educação nos cadernos pedagógicos do Ensino Fundamental: análise do modelo educativo e comunicacional 2018
?Ocupar? como educação comunicativa: as interações da escola no espaço público 2018
Educação em Ciências e Mídia Educação: estudo das mediações com jovens em situação de vulnerabilidade social 2017
Produção discursiva numa comunidade vulnerável e suas Determinantes Sociais da Saúde 2017
Um panorama do enfoque CTS no ensino de ciências na educação básica no Brasil 2017
The More Doctors Program: Challenges to Overcome Inequities of Public Health System in Brazil 2017
A cultura da liberdade e as táticas na educação: uma crítica as práticas educacionais hegemônicas 2017
Motivos para o uso de esteróides anabolizantes por frequentadores de academia de ginástica 2016
Fotografia, celulares e a escola: intersecções e olhares para um fazer coletivo 2016
O tema CTS nas pesquisas sobre ensino de ciências: revisão bibliográfica dos últimos 25 anos 2016
Análise da produção da linha temática Educação em Saúde nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências 2015
Uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC sobre leitura e educação em ciências 2015
Programa Saúde na escola no Brasil: uma análise de percurso 2014
Educação e Imagem audiovisual: espaço para reflexões, conflitos e convergências 2014
Protótipo de uma horta medicinal escolar na forma de mandala 2014
Avaliação do conhecimento e fatores de riscos da Leishmaniose Tegumentar Americana em Escolares e Idosos em Área Endêmica de Maringá 2014
Leishmaniose Tegumentar Americana em idosos em Maringá, Paraná: Bairro Endêmico 2014
Tecnologias móveis e saúde 2014
O uso de metodologias ativas para promoção do autocuidado como estratégia de empoderamento aos usuários portadores de DCNT do SUS 2014
Aspectos epidemiológicos da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) em área endêmica de Maringá - Pr, Brasil: promoção da saúde em especial nos escolares 2014
Levantamento do uso da tecnologia aplicada a pacientes hipertensos 2014
Intersecção Internet e Subjetividade: revisão sistemática e possibilidades para a Promoção da Saúde 2014
Saúde Materno-Infantil: histórico da atenção no Brasil 2014
Periodismo como una Estrategia de Salud de la Alfabetización 2014
Avaliação do conhecimento e fatores de risco da Leishmaniose Tegumentar Americana em escolares e idosos em área endêmica de Marginá/Pr, Brasil 2014
Softwares Sociais, arte e jornalismo 2013
Perfil das pesquisas e publicações sobre Redes Sociais no Brasil 2012
A vos no discurso radiofônico: uma ferramenta para a promoção da saúde 2012
Redes Sociais na Promoção da Saúde do idoso: estudo bibliográfico do cenário brasileiro 2012
Consumo e uso das Tecnologias Digitais: Um estudo bibliográfico 2011
Estudo exploratório do comportamento de consumo e de uso das tecnologias digitais por universitários 2011
Redes Sociais: estudo exploratório da produção brasileira 2011
Análise de uma experiência de produção audiovisual na educação pública 2006
A compreensão da prática docente em um projeto de educação para as mídias, por meio da história de vida dos professores 2006
Aspectos metodológicos da pesquisa em Mídia Educação no Brasil 2006
A formação e a mídia: espaço para reflexões, conflitos e convergências 2006
Análise de conteúdo das produções audiovisuais do projeto educação e cinema: uma abordagem psicológica 2006
Análise de conteúdo das produções audiovisuais do projeto educação e cinema: uma abordagem pedagógica 2006
Educação audiovisual: análise de uma experiência de produção de cinema por jovens e a relação com o contexto social 2006
Duas décadas de produção acadêmica em torno do binômio Mídia-Educação: 1982-2002 2005
Tendências de pesquisa em Educação e Comunicação: a produção em periódicos científicos 2005
O cinema na educação para a formação da autonomia 2005
Perfil da produção da área de Educação e Comunicação em periódicos brasileiros 2004
Projeto OFICINEMA: uma experiência de apropriação do cinema como mediação social 2004
Perfil da Produção da área de Educação e Comunicação em periódicos brasileiros 2004
Oficinema: uma experiência de produção cinematográfica no ensino fundamental 2004
Weberizing a brazilian university: a successul case of implementing the change 2001
Ambiente virtual no ensino superior: análise de uma experiência brasileira 2001
Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem: uma experiência inédita da PUCPR 2001
A problemática da identidade nos ambientes virtuais de aprendizagem 2001
A percepção do docente quanto ao uso da informática na educação 1999
A percepção dos docentes quanto ao uso da informática na educação 1999
Capacitação de professores para uso da Tecnologia da Informação no Ambiente Escolar da Rede Pública 1998
Publicações:
Minha Rede: