Cláudia Maria de Silva de Oliveira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade do Porto

    | Pós-Doutorado | 2021 - Agora
  • Fundação Casa de Rui Barbosa

    | Pós-Doutorado | 2009 - 2010
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    História Social | Doutorado | 1999 - 2004
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História Social da Cultura | Mestrado | 1994 - 1996
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    História | Graduação | 1980 - 1984
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(27.03% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Se são tabus, é porque têm força: entrevista com Juliana Notari 10.37235/ae.n44.2 2023
Always So Mimoso: The Re-signification of Human and Post-human Bodies in the Global South 10.18848/2326-9952/CGP/v18i01/39-57 2023
Seguimos numa busca incessante por um lugar 10.15848/hh.v16i41.1991 2023
Georgina de Albuquerque e suas estratégias de consagração: encontros e divergências 10.52913/19e20.xvii12.03 2022
Feminismo, o sistema de arte global e identidade: entrevista com Amelia Jones 10.37235/ae.n44.1 2022
Mimoso: paisagem trauma no vídeo performance de Juliana Notari 2021
Centralizando Angelina Agostini no cânone 10.20396/modos.v5i2.8665321 2021
Procurando Diva no Sul Global: feminismo, arte e política 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183784 2021
Angelina Agostini: a consagração da artista em 1913 10.52913/19e20.vxvi1.00004 2020
Rendas e Gravatas: moda, identidade e gênero na Imprensa Ilustrada carioca, 1900-1914 10.12957/revmar.2019.36670 2019
Mulheres na luta pela emancipação: novo vestuário e novos comportamentos pelas lentes da imprensa carioca - 1900-1914 10.26563/dobras.v11i25.855 2019
Rendas e Gravatas: moda, identidade e gênero na imprensa ilustrada carioca (1900-1914) 2019
Laces and ties: fashion, identity and gender in the Rio de Janeiro illustrated press ? 1900 ? 1914 2018
Descamando o nu: o sentido do despido 2018
?Discursos visuais na imprensa do Rio de Janeiro entre 1900 e 1914: vestuário, gênero e subcultura feminina 2018
Descamando o nu: o sentido do despido na arte contemporânea 2018
O vestido de Claire: arte, gênero e corpo em Grayson Perry 2017
?Diálogos entre história, imagem e palavra? 2016
?Moda, Arte e Sociedade: o pioneirismo da Maison Canadá-de-luxe e a emergência da indústria fashion brasileira nos anos 50? 2014
?Moda, arte e sociedade: a emergência da indústria fashion no Brasil? 2014
?Moda e arte: a indústria fashion brasileira nos anos 50? 2014
?Jonattas Abbott: individualidade e colecionismo na Bahia no século XIX? 2014
?Arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX? 2014
Moda, arte e sociedade: O pioneirismo da Maison Canadá-de-Luxe e a emergência da indústria fashion nacional nos anos 1950 2014
Corpos pulsantes: ?A Carioca? de PedroAmérico e ?A Negra? e ?Abaporu? deTarsila do Amaral 2014
Love and Sexuality in Rio de Janeiro - 1900-1930 2013
Artigo na revista Escritos/ Fundação Casa de Rui Barbosa 'Jonathas Abbott: Arte e Mecenato na Bahia do século XIX' 2013
Perfideus Salomé: city, women and new ways of Love in modern Rio de Janeiro ? 1900-1930 2012
Pérfidas Salomés: cidade, mulher e novas formas de amar na modernidade carioca 2008
A Grande Avenida e o Sublime dos ´melhoramentos urbanos 2007
Fotografia, cidade e indivíduo em Fon!, selecta e Para Todos...1900-1930 2007
A Construção da Narrativa História e a Utilização de fontes visuais 2005
A Venus Moderna 2004
Entre a Arqueologia e a modernidade: fotografia, cidade e indivíduo em Fon-Fon!, Selecta e Para Todos; 1900-1930 2003
Fotografia, Cidade e Indivíduo em Fon-Fon!, Selecta e Para Todos. - 1907-1930 2003
Between Archeology and Modernity: photography and the invention of modern life in Brasil 2002
The Aesthetic of Destruction: Augusto Malta and the visual representation of Rio de Janeiro surban reforms 2002
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Angelina Agostini: Nu Masculino de Costas 2023
Angelina Agostini: de filha bastarda à pintora consagrada no Salão de Belas Artes de 1913 2021
Arte, História e Gênero: Abigail de Andrade e a geração de 1880 2011
Miscigenação, raça e sexualidade no projeto cultural do Segundo Império e no Mmodernismo carioca 2009
A construção da narrativa história e a utilização de fontes visuais 2005
As Pérfidas Salomés: fotografia, discurso literário e sexualidade nas ilustradas Fon-Fon!, Selecta e Para Todos. 2004
Corpos da Modernidade: fotografia e representação da experiência urbana no Rio de Janeiro no início do século XX em Fon-Fon! e Para Todos 2004
Fotografia, cidade e indivíduo em Fon-Fon!, Selecta e Para Todos. 1907-1930 2003
Between Archeology and Modernity: photography and the invention of modern life in Brasil - a visual study of illustrated magazines 'Fon-Fon!' 2002
Cidade, Pensamento Social e Percepçõs Singulares no Rio Republicano 2002
Photography and the Invention of Modern Life in Brazil: a visual study of illustrated magazines 2002
A História do Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo 2001
A Brazilian Aesthetic in Pictures: the representationof an early 20th-century Bourgoise culture 2001
A Criação Fotográfica nas Revistas Ilustradas, 'Fon-Fon', Selecta e Para Todos. 2000
História e Imagem: o lugar da fotografia na pesquisa histórica 1999
Quando Canta o Brasil.: Rádio Nacional e a Invenção de um Brasil popular 1995
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