Leonardo Augusto Bora

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de Comunicação Visual BAV/EBA

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-9397-1417


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2020 - Agora
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Ciência da Literatura) | Doutorado | 2014 - 2018
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Ciência da Literatura) | Mestrado | 2012 - 2014
  • Universidade Federal do Paraná

    Direito | Graduação | 2006 - 2010
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Letras Português - Inglês | Graduação | 2004 - 2008
  • Universidade Federal do Paraná

    História | Graduação | 2004 - 2005
  • Curso e Colégio Positivo

    | Ensino Médio (2o grau) | 2003 - 2003
  • Colégio São Pedro Canísio - Irati

    | Ensino Médio (2o grau) | 2001 - 2002
  • Colégio São Pedro Canísio - Irati

    | Ensino Fundamental (1o grau) | 1993 - 2000
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(32.14% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
O samba na ponta dos pés & os pés que riscam a água 2024
Seis jogadores à procura de um tabuleiro: bonecos de papel para La Cambiale di Matrimonio 10.5935/2179-0027.20230001 2023
Retratos manchados de tempo: leitura comparativa de 'O Fotógrafo' e 'O Professor', de Cristovão Tezza 10.35520/flbc.2023.v15n29a59220 2023
Arquivos, acervos e fragmentos carnavalescos 2023
Rafael BQueer: a 'cor neon' como lugar de passagem, a potência que hackeia o caos 10.5965/27644669030520230801 2023
Ponto riscado na tela: o 'Canto do Caboclo' em pixels e megabytes 2022
As formas da memória: fragmentos fotográficos da 'sala das placas' do barracão do GRES Acadêmicos do Grande Rio 2022
Bailados poéticos e vozes ficcionais no sambar de Joãozinho da Goméia, o 'Rei do Candomblé', e Mercedes Baptista, a 'Mãe do Balé Afro' 2022
Imbricações entre escolas de samba, arte contemporânea e religiões de matrizes africanas na exposição 'Semba/Samba: corpos e atravessamentos' 2022
Art, travail et miracle 10.4000/tc.17918 2022
Na pancada da Ganzá: moda, arte, design e samba 2021
Vestido de noiva rasgado: acordes intertextuais em Por escrito, de Elvira Vigna 10.35520/flbc.2021.v13n25a42661 2021
'Glória a quem trabalha o ano inteiro?' Notas sobre os barracões do carnaval carioca 2021
Rosa Magalhães, carnavalesca e cartógrafa 2021
DISCURSOS CARNALIZADOS E ALGUMAS RUÍNAS 10.5935/2179-0027.20210046 2021
De água, palha e poeira: um olhar para os destaques das escolas de samba a partir do caso Rafael Bqueer 2020
Frestas, flores e fogueiras no carnaval de Nice de 2017, 'Roi de l'Énergie' 2020
Candomblés e Carnavais: corpos desfilantes de Joãozinho da Goméia 10.12957/periferia.2020.55012 2020
Reflexões de Alice: direitos humanos, carnaval e diversidade 2017
'Soy loco por ti, Oswald!' Antropofagia, vanguarda e memória em 'Verdade Tropical' 2016
Desigualdades mofadas e tensões engatilhadas: os cacos da violência em 'Leite Derramado' e 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' 2016
Bananas e abacaxis nos -quintais- do carnaval carioca - impressões etnográficas sobre a produção de um desfile de escola de samba da Estrada Intendente Magalhães 10.22409/pragmatizes2016.11.a10432 2016
Peregrinos em terra estrangeira: discursos entrecruzados em 'O Primeiro Homem', de Albert Camus, e 'Terra Sonâmbula', de Mia Couto 2015
O baile dos avessos: reflexões sobre a poética rosiana em 'Grande Sertão: Veredas' 2015
'Navegar é preciso': as rotas carnavalescas do 'maior espetáculo da tela' 10.12957/tecap.2015.16476 2015
A 'Porta da Lei' e os buracos das fechaduras: aporia e verdade em fragmentos de Franz Kafka 2015
Entre 'bons e maus selvagens': a representação do 'índio' no carnaval brasileiro 2013
As engrenagens d'A Máquina: leituras transversais latino-americanas 2009
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Lugares, coisas e vozes entrelaçadas em 'Solitária', de Eliana Alves Cruz 2023
'É sangue, é suor, religião': leituras de 'O povo brasileiro' no enredo de 2009 da Estação Primeira de Mangueira 2022
'Como se enfim o mundo se abrisse': a produção de 'Gamboa III', de Beatriz Milhazes 2021
Terreiros literários: memória, história e ficção 2021
Milagres do povo: ex-votos e arte contemporânea em um desfile carnavalesco 2019
'Cada aeroporto é um nome no papel': os não-lugares do 'eu' em 'Por escrito', de Elvira Vigna 2018
O circo e os imigrantes: traduções de Marc Chagall em desfiles de escolas de samba 2018
Lugares e não-lugares: leitura comparativa de 'Por escrito' e 'Como se estivéssemos em palimpsesto de putas', de Elvira Vigna 2018
As raízes de 'Breazail': Rosa Magalhães, carnaval e utopia 2018
Rosa Magalhães, narradora do deslocamento 2018
Fragmentos identitários e fronteiras minadas em 'O primeiro homem', de Albert Camus. Simpósio 30 - Identidades e alteridades: territórios, desterritorialização e multiterritorialidades 2017
Quando o carnaval carioca devorou 'O Rei da Vela'. Simpósio 44 - Literaturas em abismo: a perspectiva intersemiótica em debate 2017
Contradição e certeza: o viés político de 'O professor', de Cristovão Tezza 2017
Carne de carnaval: representações de ?O Guarani? em ?Goitacazes... Tupi or not Tupi, in a South American Way!? 2016
Thomas More and the invention of Brazil 2016
'Dona Flor faz zum zum e os quindins de Iaiá': uma representação carnavalesca da obra amadiana 2016
'O amargo gosto da maquela': caminhos pós-coloniais em 'Terra Sonâmbula' 2016
'Vestido de noiva' rasgado: acordes intertextuais em 'Por escrito', de Elvira Vigna 2016
'O amargo gosto da maquela': caminhos pós-coloniais em 'Terra Sonâmbula' 2016
Hibridismo cultural em desfile: as cores da diáspora e os diálogos interartes no carnaval carioca 2016
'Índios, marujos, enfim': Rosa Magalhães e as 'utopias selvagens' 2016
Zé Espinguela e Zé Carioca: apontamentos sobre os desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro das décadas de 1930 e 1940 2016
Tropical Utopia: the case 'Brazil, shows its face in... Theatrum Rerum Naturalium Brasiliae' 2015
Carne de carnaval: representações de 'O Guarani' em 'Goitacazes... Tupi or not Tupi, in a South American Way!' 2015
Navegando em labirintos: Arthur Bispo do Rosário e o xeque-mate classificatório 2015
Fotografias recortadas numa tela em branco: o tempo revelado em 'O fotógrafo' e 'O professor', de Cristovão Tezza 2015
'Onça sabe quem mecê é': o devir-animal e a 'diferOnça' em 'Meu tio o Iauaretê', de João Guimarães Rosa 2015
Bicho-papão de papel-moeda: relações entre escolas de samba e patrocinadores a partir do caso Imperatriz Leopoldinense 2002 2015
A 'utopia antropofágica' de Rosa Magalhães 2015
Bicho-papão de papel-moeda: relações entre escolas de samba e patrocinadores a partir do caso Imperatriz Leopoldinense 2002 2015
Moinhos de confetes: diálogos transculturais entre Miguel de Cervantes, Rosa Magalhães e Cândido Portinari 2014
Entre Chico Buarque, Machado de Assis e Roberto Schwarz: sambando sobre o Leite Derramado 2014
'E a ilha virou metrópole...' - utopias e distopias na heterotopia carnavalesca 2014
Lugares fora de lugar: 'o chão da utopia' nas narrativas heterotópicas de Rosa Magalhães 2014
A folia de cocar: relações entre o 'bom selvagem' do Romantismo brasileiro e o 'anarquista canibal' dos cordões carnavalescos 2012
O SURREALISMO JURÍDICO: LEITURA(S) DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS A PARTIR DOS MANIFESTOS DE ANDRÉ BRETON E LUIS ALBERTO WARAT 2010
O SURREALISMO JURÍDICO: LEITURA(S) DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS A PARTIR DOS MANIFESTOS DE ANDRÉ BRETON E LUIS ALBERTO WARAT 2009
Publicações:
Minha Rede: