Miriam Struchiner
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências da Saúde
Unidade:
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Departamento:
Setor de Ensino e Pesquisa/NUTES
e-mail:
miriamstru@ufrj.br
Linkedin:
Google Scholar:
ORCID:
não disponível no Lattes
Formação:
-
Boston University
Doutor Em Educação | Doutorado | 1987 - 1992
-
Boston University
Mestre em Educação | Mestrado | 1985 - 1986
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Desenho Industrial | Graduação | 1974 - 1977
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(30.16% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE NA ESCOLA PÚBLICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | 10.22456/1982-8918.128492 | 2023 |
-Cuidar, Conhecer e Agir-: uma proposta de contextualização do Ensino de Química a partir da poluição do Rio Pavuninha | 10.7213/1981-416X.23.077.DS03 | 2023 |
Pesquisa e desenvolvimento de um Role Playing Game sobre doação de sangue: Integrando CTS humanístico na educação em ciências e saúde | 10.3895/rbect.v15n2.15465 | 2023 |
A matemática da administração de medicamentos | 10.31417/educitec.v8.1756 | 2022 |
Vamos jogar os 3R's em Ação! Uma proposta lúdica para mobilizar as questões ambientais | 10.34024/revbea.2022.v17.12435 | 2022 |
PRINCÍPIOS DE DESIGN SOBRE O USO DO FACEBOOK COMO MEDIAÇÃO PARA DISCUTIR TEMAS DE FÍSICA NA ESCOLA BÁSICA | 10.22686rbpec2022u124312648976/1984 | 2022 |
NA TRILHA DA ALIMENTAÇÃO: PROMOVENDO A REFLEXÃO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ESCOLA | 10.12957/e-mosaicos.2021.48433 | 2021 |
Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Educação Médica: benefícios e preocupações | 2021 | |
Prontuário Eletrônico do Paciente na educação médica: percepções de docentes e preceptores | 10.1590/1981-5271v45.4-20210251 | 2021 |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental | 10.24065/2237-9460.2020v10n1id1214 | 2020 |
CORPOREALITY, INITIAL FORMATION IN PHYSICAL EDUCATION AND STS CURRICULUM | 10.16887/90.a1.11 | 2020 |
INVERSÃO DO GOLEADOR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS COOPERATIVAS E INCLUSIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | 10.15202/1981896.2020v25n50p145 | 2020 |
Crenças de Autoeficácia Docente no Ensino de Física: Uma Análise sobre o Percurso de Formação Docente | 2019 | |
Um Panorama Sobre a Integração do Conhecimento Tecnológico na Formação de Professores de Ciências | 2019 | |
Nenhum cidadão a menos: discutindo a inclusão da pessoa com deficiência com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro | 2019 | |
A Narrativa do Aluno de Medicina na Formação em Atenção Primária à Saúde: Potencializando Espaços de Aprendizagem Mediados pelas Tecnologias Digitais | 2019 | |
Continuidade e descontinuidade de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por professores universitários das Ciências e da Saúde | 10.1590/1516-731320180030006 | 2018 |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização | 2018 | |
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PROPOSTAS PARA DISCUTIR QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONSTRUÇÃO DO MODELO E-CRIA E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR | 2018 | |
Narrativa de Design sobre a Integração de Questões Sociocientíficas no Ensino de Genética: Desenvolvimento e Implementação do Modelo e-CRIA | 10.28976/1984-2686rbpec2018182609 | 2018 |
Conhecimentos e expertises de universidades tradicionais para o desenvolvimento de cursos a distância da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) | 2017 | |
A trajetória de Virgínia Schall: integrando Saúde, Educação, Ciência e Literatura | 10.1590/1413-812320172210.33932016 | 2017 |
Narrativas Digitais e Aprendizagem: um panorama a partir do ensino da saúde | 2017 | |
Análise da Produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde. | 2017 | |
Desenvolvimento e implementação de um ambiente virtual de aprendizagem na área da saúde: uma experiência de pesquisa baseada em design | 10.1590/1807-57622015.0676 | 2016 |
Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde | 10.1590/1516-731320160020009 | 2016 |
Aprendizagem Significativa e o Portfólio Reflexivo Eletrônico na Educação Médica | 10.1590/1981-52712015v40n4e0272014 | 2016 |
A Iintegração de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino da Saúde: Análise dos Desafios Enfrentados pelo Professor | 2016 | |
Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências | 2016 | |
COM-VIVER, COM-CIÊNCIA E CIDADANIA: Uma Pesquisa Baseada em Design Integrando a Temática da Saúde e o Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Escola | 2016 | |
Análise das Concepções de Saúde na produção acadêmica brasileira sobre educação a distância na área da saúde | 2015 | |
Concepções de currículo, saúde e tecnologia de professores do ensino fundamental e sua influência nas práticas educativas | 2015 | |
A articulação da temática da doação de sangue e o ensino de biologia no Ensino Médio: uma pesquisa baseada em design | 2015 | |
Aprendizagem Híbrida na Educação Médica: uma Revisão Sistemática | 10.1590/1981-52712015v39n4e01642014 | 2015 |
Análise do Uso de um Jogo para Educação em Saúde com Adolescentes | 2014 | |
Tecnologias de Informação e Comunicação e Ensino Semipresencial na Educação Médica | 2013 | |
Estudantes do Ensino Básico como Desenvolvedores de Jogos Digitais | 2013 | |
Blended learning in biochemistry education: Analysis of medical students' perceptions | 10.1002/bmb.20618 | 2012 |
Desenvolvimento de um ambiente virtual para o ensino da medicina por uma equipe multidisciplinar: fatores que influenciam a análise do problema educativo | 2011 | |
Tecnologia Educacional no Contexto do Ensino de Histologia: Pesquisa e Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem | 2011 | |
Revisão realista: uma abordagem de síntese de pesquisas para fundamentar a teorização e a prática baseada em evidências | 2011 | |
Teaching energy yielding metabolism using scientific articles: Implementation of a virtual learning environment for undergraduate medical students | 2010 | |
Ensino Colaborativo Online (Eco): uma experiência aplicada ao ensino da Matemática | 2010 | |
Integração das Tecnologias de Informação e de Comunicação no Ensino de Ciências e Saúde: Construção e Aplicação de um Modelo de Análise de Materiiais Educativos Baseados na Internet. | 2010 | |
Utilização dos Weblogs e de Comunidades do Orkut como Ferramentas Pedagógicas no Curso de Medicina | 2010 | |
A Pesquisa Baseada em Design em Artigos Científicos Sobre o Uso de Ambientes de Aprendizagem Mediados Pelas tecnologias de Informação e Comunicação | 2010 | |
A Emergência da Colaboração na Educação e as Transformações na Sociedade Pós-industrial: em busca de uma compreensão problematizadora | 2010 | |
Design Participativo de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de Histologia | 2010 | |
Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino: Contribuições dos Modelos de Difusão e Adoção de Inovações para o campo da Tecnologia Educacional | 2010 | |
Uma proposta pedagógica para produção e utilização de materiais audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia | 2009 | |
Análise do Processo de Desenvolvimento de um Sistema Hipermídia para o Ensino da Neurociência com base na Teoria da Atividade | 2009 | |
Concepções de educação em pesquisas sobre materiais informatizados para o ensino de ciências e de saúde | 2009 | |
As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual. | 2007 | |
Construção e Reconstrução de um Sistema Hipermídia sobre Anticorpos Monoclonais com Base na Estrutura Cognitiva do Especialista de Conteúdo | 2006 | |
Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes | 2004 | |
Princípios, modelos e tecnologias de informação e comunicação em processos educativos das ciências biomédicas e da saúde | 2004 | |
Formação permanente, flexível e a distância pela Internet: Curso de gestão Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde | 2002 | |
Informação, Conhecimento e Navegação em Espaços Hipertextuais: desafios para a aprendizagem | 2000 | |
Um Modelo de Educação permanente a distância na área da saúde: desenvolvimento do Programa de Aprendizagem a Distância em Recursos Humanos em Saúde | 2000 | |
Análise do Conhecimento e das Concepções sobre Saúde Oral de Aluno de Odontologia: Avaliação por meio de Mapas Conceituais | 1999 | |
Elementos Fundamentais para o desenvolvimento de ambientes construtivistas de Aprendizagem a Distância | 1998 | |
Representação Visual de Estruturas Biológicas em Materiais de Ensino | 1998 | |
Desenvolvimento de um Sistema Interativo para a aprendizagem sobre Epilepsia: uma simulação de caso clínico | 1997 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)