Renata Mousinho Pereira da Silva

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Faculdade de Medicina

Departamento:

Departamento de Fonoaudiologia/FM

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-7117-8952


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2007 - 2008
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Lingüística | Doutorado | 2001 - 2003
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Lingüística | Mestrado | 1999 - 2000
  • Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice

    Psicomotricidade | Especialização | 1991 - 1992
  • Universidade Estácio de Sá

    Fonoaudiologia | Graduação | 1987 - 1990
  • Colégio Sagrado Coração de Maria

    | Ensino Profissional de nível técnico | 1984 - 1986
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(14.29% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
The contribution of rapid automatized naming with reading rate and text comprehension in Brazilian elementary school children 10.1590/2317-6431-2022-2641en 2022
Evolução da velocidade de leitura ao longo do primeiro ciclo do ensino fundamental 2021
A influência de mídias multissensoriais na aprendizagem de crianças com transtorno de leitura 10.51207/2179-4057.20210009 2021
Dyslexia and developmental language disorder: Cognitive-linguistic differences in reading 10.5935/1980-6906/ePTPHD11551 2021
Using Multisensory Content to Impact the Quality of Experience of Reading Digital Books 10.1145/3458676 2021
Contribuição da compreensão oral para a compreensão de leitura na dislexia e no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade 2020
Perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com tdah 10.5935/0103-8486.20200008 2020
Papel do Vocabulário para as Habilidades de Compreensão Leitora 10.1590/1413-82712019240407 2019
Todos os testes de compreensão leitora avaliam o mesmo construto? 2019
Processamento Fonológico na Dislexia e no TDAH, e sua Correlação com as habilidades de velocidade e compreensão de leitura textual 2019
Análise da escrita de escolares com e sem dificuldades no início da segunda etapa do ensino fundamental 2018
Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down 10.1590/s1413-65382418000500005 2018
Avaliação de adultos com dificuldades de leitura 2017
O que há por trás da Dislexia 2017
Orientações escolares Dislexia 2017
Relação entre a nomeação automatizada rápida e velocidade de leitura em escolares com Dislexia e com Déficit Cognitivo 2017
Investigação da sensibilidade de instrumentos de avaliação de habilidades fonológicas, leitura e escrita para adultos disléxicos 2017
As mudanças apontadas no DSM-5 em relação aos Transtornos Específicos de Aprendizagem - leitura e escrita 2016
Quem canta, seus males espanta: um ensaio sobre autismo, cegueira, canto, inclusão, superação e sucesso 2016
Ler é igual para todos? Como potencializar as habilidades de um aluno com dislexia? 2016
Figure identification in dyslexia: An eye-tracking study 2016
Caracterização do bullying em estudantes que gaguejam 2016
Influência de habilidades de processamento fonológico na aprendizagem de narrativa escrita por crianças no 2º e no 3º ano do Ensino Fundamental. 2012
A eficácia das oficinas de estimulação em um modelo de resposta à intervenção 2012
A eficácia de estratégias de remediação fonoaudiológica na avaliação das dificuldades de aprendizagem 2012
Estresse em familiares de crianças com transtornos do aprendizado 2011
Abordagem tecnológica para rastreio 2011
O Falante Inocente: linguagem pragmática e habilidades sociais no Autismo de Alto Desempenho 2011
Para Ler e Compreender As implicações da dislexia na leitura e no desenvolvimento do leitor (e como diferenciar o problema de outros déficits normais ao longo do aprendizado) 2011
Problemas na leitura e na escrita: Dislexia 2010
Parceria Saúde-Educação na UFRJ: compartilhando experiências 2010
Mediação Escolar: revisão, dicas e reflexões. 2010
Interrelação entre processamento fonológico e compreensão leitora do 2° ao 4° ano do ensino fundamental: um estudo longitudinal 2010
Habilidades lingüístico-cognitivas em leitores e não-leitores. 2009
Consciência fonológica e o processo de aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da prática fonoaudiológica. 2009
Compreensão, velocidade, fluência, e precisão de leitura no segundo ano do ensino fundamental 2009
A Brazilian version of the "Children's Interview for Psychiatric Syndromes" (ChIPS) 2009
Aquisição da Linguagem Figurada 2009
Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. 2008
Investigação Qualitativa dos aspectos semântico-pragmáticos da linguagem: aportes da lingüística sociocognitiva 2005
Conhecendo a dislexia 2004
Espectro Autístico 2004
O traço de sonoridade em crianças disortográficas 2003
Ocorrências na leitura decorrentes do Processo de Letramento: Uma Análise Sóciolingüística. 2003
Análise lingüística de figura fundo na compreensão de narrativas - validação da proposta de avaliação 2002
Hiperlexia 2001
O gênero como indicativo do transtorno lingüístico na hiperlexia 2001
Resenha - A influência da fala na alfabetização 2000
Análise de figura-fundo em narrativas escritas de crianças com e sem distúrbios de aprendizagem 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Effectiveness of early intervention for reading development in students with reading disabilities. 2015
The Family Influence on reading comprehension in children with Dyslexia 2015
Case study of a scholar with Dyslexia: The role inclusive education and RTI program. 2015
Desafios e Oportunidades em Neurociência Computacional na Educação Brasileira 2014
Desempenho da velocidade de leitura e suas correlações do 2° ao 5° ano do ensino fundamental em escolares do Rio de Janeiro 2013
Comparação da velocidade de leitura nos transtornos de Aprendizado 2013
Eficácia da Intervenção fonoaudiológica em Crianças em Risco de Transtornos de Aprendizagem 2013
Perfil dos atendidos pelo centro de referência em dislexia e distúrbios de aprendizagem. 2013
Nomeação automatizada rápida:um importante preditor de dificuldades persistentes de aprendizagem 2013
A computational approach for screening dyslexia 2013
Leitura, escrita e Dislexia: questões e desafios contemporâneos 2012
DydDTool: uma ferramenta ilteligente para a avaliação e intervenção no apoio e diagnóstico da Dislexia 2012
Evidências sobre os benefícios da Fonoaudiologia Educacional 2011
Comparativo entre a demanda do Ambulatório de Fonoaudiologia do HUPE e do Centro de Referência em Dislexia. 2011
Influência da memória de trabalho em atividades de consciência fonológica 2011
Fluência de leitura em escolares do 3° ao 5° ano do ensino fundamental de escolas municipais, federais e privadas do Rio de Janeiro. 2011
Perfil das crianças diagnosticadas pelo Centro de Referência em dislexia e distúrbios de aprendizagem. 2011
Diagnóstico psicopedagógico : vínculo afetivo X aprendizagem 2011
Perfil da velocidade de leitura oral e escrita dos pacientes do centro de referência em dislexia da UFRJ / ELO: escrita, leitura e oralidade 2011
Uma aplicação de redes neuronais no rastreio de pessoas com dislexia 2011
Aspectos da Avaliação Neurológica em Escolares com Dificuldade de Aprendizagem em Centro de Referência 2011
Dislexia e estresse familiar 2010
Evolução da consciência fonológica nos primeiros anos de escolaridade: comparação entre grupo-clínico e grupo-controle-Pinheiro 2010
Comparação da evolução das habilidades de leitura nas crianças c/ desenvolvimento típico e com transtorno do aprendizado 2010
Desenvolvimento da memória de trabalho em crianças do 1° ao 4° anos do ensino fundamental. 2010
Desenvolvimento da habili// de nomeação de figuras e símb. alfanuméricos em estudantes dos primeiros anos ensino fundamental. 2010
Nível Sintático Na Leitura De Disléxicos: Um Experimento On Line 2009
Dislexia E Inteligência Computacional: Um Sistema Para Rastrear (Screening) Pessoas Com Sinais De Transtorno De Leitura 2009
Desenvolvimento da nomeação automatizada rápida, memória de trabalho e consciência fonológica nos primeiros anos do ensino fundamental: parâmetros para o rio de janeiro 2009
Conhecimento Ortográfico na Dislexia Fonológica 2009
Por que nossos alunos não compreendem o que leem? 2009
Compreensão, Velocidade, Fluência e Precisão de Leitura no Segundo Ano do Ensino Fundamental 2009
Dificuldades De Interpretação De Texto: Da Dislexia E Dificuldades Com Metáforas Até As Variações Socioculturais 2009
Habilidade de memória de trabalho em crianças do primeiro ano do ensino fundamental 2008
Avaliação ecológica de metacognição em crianças com transtorno de aprendizagem 2008
Habilidades de Consciência Fonológica no Processo de Alfabetização 2008
O Papel da leitura nas habilidades lingüístico-cognitivas: comparação entre grupo de leitores e não leitores 2008
Nomeação automatizada rápida em crianças do primeiro ano do ensino fundamental 2008
Oficinas de Linguagem - uma experiência com grupo de estimulação 2008
Desenvolvimento da consciência fonológica, da nomeação automatizada rápida e da memória de trabalho nos primeiros anos do ensino fundamental: parâmetros para o Rio de Janeiro 2008
Habilidades de leitura em crianças com dificuldades: evolução dos resultados após programa de remediação 2008
Acomodações para disléxicos em sala de aula 2007
DEL ou Dislexia? 2007
Dislexia no Brasil: pesquisas, descobertas e Desafios 2007
Teste de leitura de palavras isoladas e a variável sociocultural 2005
A influência da variável sociocultural no teste de nomeação automatizada rápida 2005
Aquisição da linguagem figurada: uma pesquisa piloto 2005
Prova de consciência fonológica 2005
Proposta de escala pragmática para avaliação da linguagem de pacientes do espectro autístico 2005
Parâmetros de velocidade de leitura em escolares do ensino fundamental de escola municipal do Rio de Janeiro 2005
Estudo de Caso de intervenção fonoaudiológica em distúrbio de aprendizagem: boa evolução linguística, mas ficam algumas questões motoras e pedagógicas 2005
Quociente de empatia: adaptação de instrumento na população brasileira a partir da proposta de Baron-Cohen e Wheelwright (2004) 2005
Estudo do desempenho de crianças de classe sociocultural baixa no teste de ditado de palavras isoladas 2005
O uso de verbos perceptuais e cognitivos relacionados à teoria da mente em indivíduos com síndrome de asperger 2005
Estudo do teste dicótico não verbal crianças com e sem queixas de déficit de atenção 2005
Análise Lingüística de figura fundo na compreensão de narrativas de crianças com e sem queixas escolares 2003
A compreensão da linguagem figurada na Síndrome de Asperger: uma abordagem da Sociolingüística Cognitiva 2003
O papel do facilitador escolar na Síndrome de Asperger 2003
Problemas escolares em crianças com TDAH 2003
Contribuição fonoaudiológica no diagnóstico neuropsiquiátrico dos transtornos escolares 2003
Aspectos lingüístico-cognitivos da Síndrome de Asperger 2003
Espectro autístico 2003
Avaliação auditiva periférica e central, em escolares com atraso global do desenvolvimento, institucionalizados e vítimas de violência 2003
Compreensão de Narrativas em crianças do ambulatório de Transtornos da Língua Escrita da UFRJ 2003
Tratamento auditivo formal associado à proposta de remediação de consciência fonológica na autismo de alto desempenho - um estudo de caso 2003
Velocidade e compreensão de leitura e escrita em crianças com e sem queixas de fracasso escolar 2003
Avaliação da compreensão de narrativas através da noção de figura fundo em crianças com e sem queixas de fracasso escolar 2002
Transtornos Invasivos do desenvolvimento e educação 2000
A importância do Letramento para crianças do município do Rio de Janeiro: Variações sócio-culturais 2000
Análise dos desvios fonológicos na disortografia - o traço da sonoridade 2000
Análise de desvios fonológicos em crianças disortográficas 2000
Análise fonológica da troca entre as letras que representam os fonemas surdos e sonoros na escrita de crianças com distúrbios de aprendizagem 2000
Análise comparativa da relação figura-fundo na leitura de crianças com e sem distúrbios de aprendizagem 2000
Análise fonológica da troca entre as letras que representam os fonemas surdos e sonoros na escrita de crianças com distúrbios de aprendizagem 2000
O uso do gênero por crianças hiperléxicas: um estudo de caso 2000
Como significar as aprendizagens 2000
A troca entre fonemas surdos e sonoros na escrita infantil 1999
O desenho como precursor da escrita - da representação à simbolização 1999
Hiperlexia e estimulação da linguagem 1999
A importância do brincar com crianças com transtornos do desenvolvimento 1999
Hiperlexia e Inclusão 1998
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