Daniela Patti do Amaral

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Administração da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-9234-1843


Formação:
  • Universidade do Minho

    | Pós-Doutorado | 2016 - 2017
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

    | Pós-Doutorado | 2010 - 2011
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2004 - 2008
  • Universidade Estácio de Sá

    Educação | Mestrado | 1999 - 2001
  • Universidade Federal Fluminense

    Pedagogia | Graduação | 1993 - 1997
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(72.50% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES EM PETRÓPOLIS (RJ):: DISPUTAS NA CENA E NO TEXTO POLÍTICO 10.1590/0102-4698-38828 2024
Militarização de escolas e a gestão democrática: os sentidos da desdemocratização do ensino público 10.21573/vol39n12023.128742 2023
Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro 10.1590/1984-0411.84255 2023
escala da democracia na seleção de diretores no município de Duque de Caxias (RJ) 10.5902/1984644466180 2023
Democracia e democratização da escola: a eleição-participação como contexto de uma meta 10.14244/198271994059 2021
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS (RJ): A TRAJETÓRIA DE ELEIÇÃO PARA DIRETORES ESCOLARES 10.22633/rpge.v25i1.13896 2021
SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: HIBERNAÇÃO DA DEMOCRACIA NA AGENDA POLÍTICA DOS MUNICÍPIOS 10.5902/2318133854740 2021
Eleição e consulta pública como faces de seleção de diretores: análise das políticas municipais em Duque de Caxias (RJ) 10.31792/rc.v15i31 2021
Seleção de diretores escolares no estado do Rio de Janeiro: critérios técnicos e participação da comunidade nos textos políticos municipais 10.22420/rde.v15133.1291 2021
Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: a participação da comunidade no (con)texto político 10.18593/r.v45i0.21924 2020
A PRÁTICA DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS EM QUEIMADOS (RJ) NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA 10.26694/les.v0i44.10159 2020
O orientador pedagógico na política educacional: disputas e tensões 10.28998/2175-6600 2020
Educação moral e cívica: a retomada da obrigatoriedade pela agenda conservadora 10.1590/198053147129 2020
Modelos de Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras: espaços e tempos de disputas 10.5935/2238-1279.20200085 2020
Gestão democrática e participação na decisão nas escolas: análise das legislações das redes municipais do estado do Rio de Janeiro 10.24109/emaberto.v34i109.4743 2020
n. 2 - SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA COMO DEMANDA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL: A AGENDA DISSONANTE DA POLÍTICA NO RIO DE JANEIRO 10.5380/jpe.v13i0.61277 2019
Seleção de diretores de escolas públicas: argumentos sobre o mérito do candidato 10.15448/1981-2582.2019.2.29028 2019
ESTUDANTES EM CENA: A OCUPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO RIO DE JANEIRO 10.12957/e-mosaicos.2019.38693 2019
Conselhos Escolares na Rede Estadual do Rio de Janeiro: participação ou participacionismo? 10.5902/1984644436820 2019
Juventude e participação: PEE/RJ como efeito da prática da política democrática 10.17648/textura-2358-0801-21-47-5032 2019
O ENSINO DE INGLÊS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DA EXPANSÃO À OBRIGATORIEDADE 10.22481/praxisedu.v15i34.5636 2019
Apresentação: Dossiê temático gestão Democrática da Educação 10.20500/rce.v14i31.30339 2019
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS: movimentos no estado do Rio de Janeiro 10.18224/educ.v22i1.7114 2019
A regulamentação da gestão democrática e a ação do Ministério Público: desdobramentos no estado do Rio de Janeiro 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10781 2018
Seleção de diretores de escolas públicas e avaliação do desempenho do candidato 10.22420/rde.v12i22.836 2018
Desafios e Dificuldades na Implementação do Programa Mais Educação: percepção dos atores das escolas 10.1590/2175-623660490 2017
Argumentos para a formação do professor de ensino religioso no projeto pedagógico do curso de ciências das religiões da UFPB: que docente se pretende formar? 10.24109/2176-6681 2017
O papel dos conselhos escolares na consolidação da gestão democrática: um estudo no município de Mangaratiba (RJ) 2016
GESTÃO DEMOCRÁTICA: questões sobre a gestão escolar em escolas públicas no Brasil e em Portugal 10.29404/rtps-v1i1.3183 2016
Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática 10.22633/rpge.v20.n3.9732 2016
Classes hospitalares no município do rio de janeiro: as vozes das professoras 2015
Ética na Visão de Mundo de Alunos do Ensino Fundamental: o caso de uma escola pública municipal 2013
Formação de dirigentes municipais de educação: a experiência do pradime na ufrj 2013
O ProUni e a conclusão do ensino superior: questões introdutórias sobre os egressos do programa na zona oeste do Rio de Janeiro 2011
Na Contramão do Ensino Médio Inovador: propostas do legislativo federal para inclusão de disciplinas obrigatórias 2011
O Prouni e a Conclusão do Ensino Superior: Novas Trajetórias Pessoais e Profissionais dos Egressos 2011
A formação docente na Universidade do Brasil: um balanço dos últimos 80 anos 2008
Ética, moral e civismo: difícil consenso 2007
A retórica sobre o ensino religioso no Brasil: uma contribuição para a democracia? 2007
Formação e prática pedagógica em classes hospitalares 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Concepções de gestão democrática na educação de Mesquita (RJ): o plano municipal de educação em fofo 2017
Planos municipais de educação e os sentidos da gestão demcrática 2017
CONCEPÇÕES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE MESQUITA (RJ): O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM FOCO 2017
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MESQUITA (RJ) E OS SENTIDOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA 2017
MÉRITO, DESEMPENHO E PARTICIPAÇÃO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO 2017
O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES NA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA (RJ) 2016
Formação docente para o ensino religioso 2015
Formação docente para o ensino religioso: análise retórica sobre o projeto político-pedagógico do curso de licenciatura em ciências das religiões da UFPB 2015
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES: A FORMAÇÃO À DISTÂNCIA DOS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2014
Escola de Gestores: Perspectivas e Desafios da Formação de Diretores das Escolas Públicas à Distância 2014
Escola de Gestores: perspectivas e desafios da formação de diretores das escolas públicas á distância. 2014
Políticas de formação de professores no país: será o ProUni o novo protagonista da formação de mão de obra docente? 2011
O Programa Universidade para Todos e o acesso ao ensino superior: diferentes discursos, difíceis consensos 2010
O que pensam alunos do ensino fundamental sobre valores morais e ética? 2009
Os argumentos do auditório: o que pensam os licenciandos da UFRJ sobre os professores da Faculdade de Educação 2009
A formação pedagógica dos licenciandos da UFRJ: dilemas e perspectivas 2009
A formação pedagógica dos licenciandos da UFRJ: dilemas e perspectivas. 2009
Formação de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro: a retórica do discurso do licenciando sobre a formação pedagógica 2008
Faculdade de Educação da UFRJ: território de formação dos licenciandos 2007
O papel da faculdade de educação da UFRJ na formação de seus licenciandos a partir da análise retórica do discurso dos alunos 2006
Visão de ética nos projetos político pedagógicos de escolas de ensino fundamental 2006
MARANDINO, M; GOUVEA, G. AMARAL, D.P.Padrões de interação das crianças com os módulos do Brincando com a Ciência em espaços formais e não-formais de ensino.VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997, São Paulo. Coletânea do VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo: Faculdade de Educaçao da USP, 1997. p.147-150. 1997
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