Mariane Campelo Koslinski

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-9644-5041


Formação:
  • Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional

    | Pós-Doutorado | 2008 - 2009
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sociologia e Antropologia | Doutorado | 2003 - 2007
  • Universidade Estadual de Campinas

    Educação | Mestrado | 1997 - 2000
  • London School Of Economics

    Sociologia | Graduação | 1992 - 1995
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(81.40% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Is the order of learning numerals universal? Evidence from eight countries and six languages 10.1016/j.cogdev.2023.101391 2024
Associações diretas e indiretas entre liderança do diretor, clima e resultados acadêmicos no ensino médio 10.26843/ae.v17iesp.1.1295 2024
Learning loss and learning inequality during the Covid-19 pandemic 10.1590/s0104-40362022003003776 2023
The relationship between cognitive development, behavior indicators, and Personal, Social, and Emotional Development in Pre-school 10.1590/s0104-403620220003003358 2022
HOME LEARNING ENVIRONMENT AND COGNITIVE DEVELOPMENT DURING EARLY CHILDHOOD EDUCATION 10.1590/ES.249592 2022
Teacher-Child Interaction and Cognitive Developmentin Rio de Janeiro Preschools 2022
Escolas em Foco: A avaliação de impacto do programa de `políticas baseadas em evidências? da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro 10.14507/epaa.30.7096 2022
Relationship among merit pay policies, teacher mobility and attrition: A study in the Rio de Janeiro public schools 10.14507/epaa.30.7136 2022
Implementação do ensino remoto 10.21723/riaee.v17iesp.3.16723 2022
Cognitive Development and Non-Aerobic Physical Fitness in Preschoolers: a Longitudinal Study 10.46642/efd.v26i281.2860 2021
Os efeitos da pandemia nas desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil 10.18222/eae.v32.8314 2021
ABANDONO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO 10.1590/0102-469820527 2021
The use of cognitive instruments for research in early childhood education: constraints and possibilities in the Brazilian context 10.1590/1980-6248-2018-0036 2020
What do children know upon entry to pre-school in Rio de Janeiro? 10.1590/s0104-40362019002702071 2020
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO 10.1590/0102-215245/110 2020
Segregação Escolar e Desigualdades Educacionais no Início da Escolarização no Brasil 10.15366/reice2020.18.4.003 2020
O impacto do fechamento das escolas pela pandemia do Covid-19 e o potencial do Ambiente de Aprendizagem em casa na manutenção das desigualdades educacionais em crianças da Educação Infantil 2020
Impacto dos espaços de desenvolvimento infantil no primeiro ano na pré-escola 10.18222/eae.v30i73.5850 2019
n. 17 - POLÍTICAS DE INCENTIVO AO USO DE DADOS EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL E BRASILEIRO 10.5380/jpe.v13i0.64894 2019
ASSOCIATED FACTORS TO TEACHER MOBILITY IN THE MUNICIPALITY OF RIO DE JANEIRO 10.1590/198053146014 2019
Uso de Instrumentos de Observação de Práticas de Sala em uma Rede Municipal 2019
CONTEXTUAL FACTORS RELATED TO SCHOOOL PRINCIPAL?S TURNOVER IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO 10.1590/0102-4698182446 2018
Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do -Prêmio Escola Nota Dez- 10.18222/eae.v28i69.4087 2017
DESAFIOS URBANOS À DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO ÀS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 10.1590/ES0101-73302016157093 2016
Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro 10.1590/1980-6248-2015-0108 2016
Segmentação Socioespacial, Oportunidades Escolares e Patrimonialismo - sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas públicos de ensino 2016
Winners and losers of school choice: Evidence from Rio de Janeiro, Brazil and Santiago, Chile 10.1016/j.ijedudev.2014.12.004 2015
POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE INSTÂNCIAS INTERMEDIÁRIAS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO 10.5380/jpe.v9i17/18 2015
A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio 10.4025/reveducfis.v26i4.29836 2015
Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro 10.1590/198053143352 2015
Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro 2014
Accountability escolar: um estudo exploratório do perfil das escolas premiadas 10.18222/eae255920142865 2014
Desigualdades educacionais em contextos urbanos: um estudo da geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro 10.1590/s0101-73302013000400009 2013
Observatório Educação e Cidade:algumas hipóteses sobre a relação entre terrotório e oportunidades educacionais 2012
Escolha, estratégia e competição por escolas públicas 10.1590/S0103-73072012000200013 2012
Novos olhares para as desigualdades de oportunidades educacionais: a segregação residencial e a relação favela-asfalto no contexto carioca 10.1590/s0101-73302012000300009 2012
Quase-mercado oculto: disputa por escolas 'comuns' no Rio de Janeiro 10.1590/S0100-15742011000100013 2011
Transnational and Domestic Relations of NGOs in Brazil 10.1016/j.worlddev.2008.06.005 2009
A cidade contra a escola? O caso do Município do Rio de Janeiro 2009
Efeito metrópole e acesso às oportunidades educacionais 10.4067/S0250-71612009000300006 2009
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares 10.18222/eae194020082081 2008
Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro 10.1590/s1413-24782006000100010 2006
DA MODERNIDADE À GLOBALIDADE: novos espaços para a análise da esfera de ação da sociedade? 2005
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Escolas em foco: análise e uso de dados educacionais no município do Rio de Janeiro 2017
Acesso às escolas públicas do Rio de Janeiro: entre a demanda e a oferta 2014
COMPOSIÇÃO DO ALUNADO E A BUROCRACIA EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A SEGREGAÇÃO ESCOLAR DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2013
Escolha da família e/ou escolha das escolas ? Um estudo sobre os condicionantes da distribuição de alunos entre escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro 2012
Segmentação socioespacial, oportunidades escolares e favores pessoais - sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas públicos de ensino 2012
Caminho marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro 2011
Residential Segregation, School Quasi-market and School segmentation in the context of Rio de Janeiro 2010
Competing for public schools in Rio de Janeiro reflexions on a hidden quasimarket 2009
A cidade contra a escola? O caso do município do Rio de Janeiro 2009
Escolha, estratégia e competição por escolas públicas - pensando a ecologia do quase-mercado escolar 2009
Fronteiras urbanas da democratização das oportunidades educacionais: o caso do Rio de Janeiro 2009
Efeito-metrópole e acesso às oportunidades educacionais 2008
Hidden Quasi-Market: The Contest for Public Schools in Rio de Janeiro 2008
ONGs, participação política e accountability 2007
Depender de Agências Internacionais, Perder Autonomia em Relação ao Estado ou Diversificar Parceiros: Um Estudo sobre ONGs e suas Relações de Accountability 2006
New Forms of Civil Society Organization and The State: A Preliminary Study of the Impact of NGOs on Participation and State Resources Distribution 2005
O valor da escola 2003
Alcances e limites de estratégias de descentralização: um estudo da implementação do FUNDEF 2002
O processo de implementação de políticas sociais descentralizados: o estudo do FUNDEF 2000
Desvendando o processo de implementação de políticas sociais descentralizadas 1999
Publicações:
Minha Rede: