Waldmir Nascimento de Araujo Neto

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Unidade:

Instituto de Química

Departamento:

Gabinete do Diretor do Instituto de Química

e-mail:

waldmir.neto@gmail.com

Linkedin:

Google Scholar:

https://scholar.google.com.br/citations?user=8889XlEAAAAJ&hl=pt-BR

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-0896-4026

Formação:
  • Universidade de São Paulo

    Educação | Doutorado | 2005 - 2009
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 2000 - 2002
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura Plena Em Química | Graduação | 1997 - 2001
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pesquisa Operacional | Especialização | 1995 - 1996
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Engenharia Química | Graduação | 1990 - 1994
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(33.33% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
TRAJETÓRIA HISTÓRICA E AVANÇOS DO PROFQUI AO LONGO DE SETE ANOS DE ATIVIDADE 10.36524/ric.v10i2.2575 2024
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ: histórico e autoavaliação 10.26843/rencima.v13n3a07 2022
Digital Technologies in Chemistry Teaching: A Brief Review of the Available Categories and Tools 10.21577/1984-6835.20210041 2021
Stop Motion and Semiotics in Audiovisual Creation: Elements of an Activity with Secondary Students 10.21577/1984-6835.20210033 2021
Uma revisão sistemática sobre semiótica, multimodalidade e ensino de ciências da natureza na educação do aluno surdo 10.33871/22386084.2020.9.17.400-432 2020
A Semiotic Study of Content in Exordial Forms of Space Representation in Organic Chemistry in The Late 19th Century 10.21577/1984-6835.20200102 2020
Ensino de Química e Jogos Teatrais: uma pesquisa sobre a intencionalidade dos gestos 2020
Uma Análise Semiótica Peirciana no Contexto de Episódios de Aula de Química Orgânica no Ensino Superior 10.5281/zenodo.8364080 2020
Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos 2019
Reflexões teóricas sobre Ensino de Ciências e Cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica 2017
Qualidade Social da Educação e a Disciplina Química no Sistema de Avaliação do estado do Rio de Janeiro 2016
Jogo e Processo de Participação em Aulas de Química Orgânica 2016
Habilidade Espacial na Educação em Química 2015
Habilidade Espacial na Educação em Química 2015
The Role of Symbolic Expression in the Development and Evaluation of Digital Content for Chemistry Education 2014
Levantamento das Concepções de Alunos sobre o Conceito de 'Sustentabilidade' por meio de Imagens 2013
Mediação Semiótica, Linguagem e Sociedade: confluências entre os estudos de Ruqaiya Hasan e os processos de câmbio representativo no ensino de química 2013
Studies on the Notion of Structural Representation in Chemistry Education Considering both the Semiotics and the Philosophy of Chemistry 10.5935/1984-6835.20120054 2012
Uma História para a Filosofia da Química 2010
Campos Conceituais e sua apropriação na educação em química: o papel de Vigotski na teoria de Gerárd Vergnaud 2007
A noção clássica de Valência e o limiar da representação estrutural 2007
A Apropriação de Filosofia e História das Ciências em Situações de Estudo a partir da Teoria de Vergnaud 2005
História da Química e sua apropriação pelo Currículo Escrito - A Noção de Valência nos Livros Didáticos de Química 2001
Ensino de Disciplinas de História da Química em Cursos de Graduação. 1991
Eventos:

(2.47% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Baco Exu do Blues no cruzamento entre Mendeleiev e Galton. Uma abordagem imagética, transdisciplinar e antirracista 10.5281/zenodo.10512772 2023
Uma análise semiótica do canibalismo Tupinambá 10.5281/zenodo.10513351 2023
Análise Semiótica de um Episódio sobre Modelos Atômicos: a importância dos recursos multimodais na construção de sentidos com discentes surdos 2020
A Metodologia Photovoice: sentidos da criação e da autoria no ensino de química 2020
A Percepção Atribuída por Professores do Ensino de Química em Relação às Questões Sociais de Estudantes com TDAH 2019
[Gesture-Tool-Speech] complexes as units of meaning in teacher education classes 2019
How iconic can be a chemical symbol? A brief semiotic analysis of the images in the lectures of August von Hoffman 2019
Peirce's Semiotic Continuum and Authorship into film-mediated activities in pre-service teacher education 2019
Eficácia Simbólica e Sentido de Cura: um tema entre o ensino de química e a educação escolar indígena 2019
Linguagens na Produção de um Vídeo Didático: aproximações entre semiótica e educação em química na perspectiva bilíngue 2018
A Visualidade na Filosofia da Química para a Formação de Professores 2018
A História da Educação de Surdos e sua Relação com os Pressupostos da Semiótica de Peirce 2018
Produção de Filmes na Formação de Professores 2018
Contar uma História e Representar as Coisas: questões metodológicas sobre a técnica de stopmotion 2018
CInÊNCIA em Uma Aventira Histórica com Lego: o ano internacional da tabela periódica 2018
O contexto midiático em torno da noção de 'direito à aprendizagem' no apelo à nova BNCC 2018
Entre o Icônico e o Simbólico: um retrato da cultura visual da química nas séries do Netflix 2018
O valor epistêmico das comunidades químicas químicas de ensino sobre o uso de tecnologia no processo de aprendizagem 2018
Estratégias do Agir na Prática Docente do Ensino Superior 2017
Qualidade Social da Educação e a Disciplina Química no Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro 2016
Exploring the Epistemic Frame Concept in Chemistry Education for Technology Integration activities 2015
Semiótica e o uso do Cinema na Inclusão de Autistas: aspectos teóricos e metodológicos 2015
CInÊNCIA: estratégias de uso do cinema na Educação Básica 2015
Tension and Space in Early 20th century's Representation of Rings 2015
Explosion and (un)predictability in classroom practices: gestures, tools and their cultural integration 2015
El poder y la mediación en la prática política educativa contempoánea desde una mirada semiótica 2015
Contribuições da Semiótica para a Inclusão de Autistas no Ensino de Ciências 2015
Semiose da representação estrutural de van't Hoff: a relação entre signo e seu objeto 2015
Cinema e educação: diálogos entre a linguagem cinematográfica e o ensino de ciências 2015
Semiotics and Chemistry Education: Methodology for Studying Gesture Trhough Audio and Video Recording Techniques 2014
Expression and meaning in stereochemistry representation: debates over convention and mimesis 2014
Estudos sobre a natureza do agir em projetos de divulgação científica nos espaços escolares 2014
Estudos sobre o valor epistêmico de uma tecnologia em projetos interdisciplinares na formação de educadores 2014
CInÊNCIA: Ciência, Cultura, Semiótica e Comunicação na Mochila 2014
Novas Fronteiras Teóricas para a Mediação Semiótica em Processos de Representação no Ensino Superior de Química 2014
Estratégias didáticas inclusivas no ensino de ciências: o uso da semiótica em situações com autistas 2014
Semiótica e ensino de química: multimodalidade e o desenvolvimento de conteúdos digitais suportados em plataformas móveis 2014
Uso de Redes Sociais na Construção de uma Marca Acadêmica: a noção de Pertencimento em Projetos Didáticos de Química 2013
Desenvolvimento de Indicadores na Avaliação da Formação Inicial em Ensino de Química: o PIBID na Rede Federal de Educação Profissional 2013
Semiotic Aspects on the Sign Evolution of Chemical Structural Representation Between the Late Nineteenth and Early Twentieth Century 2013
Expression and Intentionality as Guidelines for Semiotic Studies Concerning Structural Representation in Chemistry 2013
CInÊNCIA: a cultura andarilha na perspectiva da inclusão social 2013
Avaliação da noção de pertencimento utilizando uma marca acadêmica através de redes sociais 2013
Indicador da Abrangência do Programa PIBID nos Institutos Federais da Região Sudeste 2013
Características dos Repositórios de Áudio para o Esnino de Química 2013
Redes Sociais e a Noção de Pertencimento em Projetos Didáticos de Química 2013
Tipificação de Ferramentas Mediais Sonoras na Educação em Química: aspectos teóricos e metodológicos 2012
Almanaque Sonoro de Química: um olhar sobre uma ferramenta sonora medial na Educação em Química 2012
Utilização do vídeo 'História das Coisas' como ferramenta para o ensino de educação ambiental a estudantes do ensino médio 2012
Uso da reportagem 'Linha Direta - Acidente com Césio 137' como estratégia para abordar o tema radioatividade no enfoque CTSA 2012
Utilização do filme 'Obrigado por Fumar' como estratégia para a alfabetização científica através de uma abordagem CTS 2012
A noção de sustentabilidade a partir de atividades envolvendo criação de signos 2012
Entes sonoros e seus usos na educação em química: um olhar sobre os objetos de aprendizagem de matriz sonora 2012
A Fenomenologia de Husserl e suas Contribuições para a Problemática da Representação em Situações do Ensino de Química 2012
Metodologias para estudos semióticos em avaliações no Ensino Superior de Química 2011
The ontological quest of chemistry: studies from structural representation in undergraduate classroom 2011
The symbolic forms of structure representation in chemistry 2011
"O Almanaque Sonoro de Química" como mediador na Educação em Química no ensino médio 2011
Estudo Semiótico sobre o Conteúdo Espacial Simbólico em Avaliações do Ensino Superior de Química 2011
Semiótica Química e Ensino de Química: estudos sobre Ontologia em pesquisas acerca da Representação Estrutural 2010
A Dimensão Simbólica nas Animações Bio-Moleculares Disponíveis na WEB 2010
Características Semióticas do Conteúdo Espacial Simbólico em Avaliações do Ensino Superior de Química 2010
Mediação Semiótica e Formas Simbólicas em situações de estudo no Ensino Superior envolvendo o efeito Jahn-Teller 2009
Formas de uso da Noção de Representação Estrutural no Ensino Superior de Química 2009
Topologia e Forma: Situações de Estudo em Ensino Superior para o Campo Conceitual da Representação Estrutural 2007
Situações de Estudo em Ensino Superior para o Campo Conceitual da Representação Estrutural 2006
Campos Conceituais e sua Apropriação na Educação Química 2006
Uma Abordagem CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - Através de Experimentos na Química Orgânica 2005
A Apropriação de Filosofia e História das Ciências em Situações de Estudo a partir da Teoria de Vergnaud 2005
Metodologia para Estudo de um Campo Conceitual na Química: Representação Estrutural no Ensino Superior 2005
A Utilidade de Organizadores Gráficos em uma metodologia para Avaliação de Livros Didáticos de Química 2003
Graphic Organizers as a Methodological Approach for Revealing History of Science in Brazilian Chemistry Textbooks 2003
Implicações da História da Noção Clássica de Valência na Elaboração de um Campo Conceitual sobre Representação Estrutural 2003
Utilizando Mapas Conceituais como Ferramenta em uma Metodologia para Análise de Livros de Química 2002
Imagens da Técnica Alquímica e a Técnica dos Químicos 2002
Um dos Argumentos Centrais na Química do Século XIX: A Noção Clássica de Valência 2001
Relações Históricas de Precedência como Orientações para o Currículo de Química no Ensino Médio 2001
História da Química e sua Apropriação pelo Currículo Escrito 2001
A Necessária Conjugação da História da Química com o Ensino de Química no Ensino Médio 2000
Parâmetros de Integração dos Conteúdos de Química, Física e Biologia - Uma Experiência Alternativa 1996
Lavoisier, A Nota Selada de 1772: Uma abordagem em Disciplinas de História da Química para Cursos de Graduação em Química 1989
Publicações:
Minha Rede: