Waldmir Nascimento de Araujo Neto
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade:
Instituto de Química
Departamento:
Gabinete do Diretor do Instituto de Química
e-mail:
waldmir.neto@gmail.com
Linkedin:
Google Scholar:
https://scholar.google.com.br/citations?user=8889XlEAAAAJ&hl=pt-BR
ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-0896-4026
Formação:
-
Universidade de São Paulo
Educação | Doutorado | 2005 - 2009
-
Universidade Federal Fluminense
Educação | Mestrado | 2000 - 2002
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura Plena Em Química | Graduação | 1997 - 2001
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pesquisa Operacional | Especialização | 1995 - 1996
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Engenharia Química | Graduação | 1990 - 1994
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(33.33% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
TRAJETÓRIA HISTÓRICA E AVANÇOS DO PROFQUI AO LONGO DE SETE ANOS DE ATIVIDADE | 10.36524/ric.v10i2.2575 | 2024 |
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ: histórico e autoavaliação | 10.26843/rencima.v13n3a07 | 2022 |
Digital Technologies in Chemistry Teaching: A Brief Review of the Available Categories and Tools | 10.21577/1984-6835.20210041 | 2021 |
Stop Motion and Semiotics in Audiovisual Creation: Elements of an Activity with Secondary Students | 10.21577/1984-6835.20210033 | 2021 |
Uma revisão sistemática sobre semiótica, multimodalidade e ensino de ciências da natureza na educação do aluno surdo | 10.33871/22386084.2020.9.17.400-432 | 2020 |
A Semiotic Study of Content in Exordial Forms of Space Representation in Organic Chemistry in The Late 19th Century | 10.21577/1984-6835.20200102 | 2020 |
Ensino de Química e Jogos Teatrais: uma pesquisa sobre a intencionalidade dos gestos | 2020 | |
Uma Análise Semiótica Peirciana no Contexto de Episódios de Aula de Química Orgânica no Ensino Superior | 10.5281/zenodo.8364080 | 2020 |
Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos | 2019 | |
Reflexões teóricas sobre Ensino de Ciências e Cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica | 2017 | |
Qualidade Social da Educação e a Disciplina Química no Sistema de Avaliação do estado do Rio de Janeiro | 2016 | |
Jogo e Processo de Participação em Aulas de Química Orgânica | 2016 | |
Habilidade Espacial na Educação em Química | 2015 | |
Habilidade Espacial na Educação em Química | 2015 | |
The Role of Symbolic Expression in the Development and Evaluation of Digital Content for Chemistry Education | 2014 | |
Levantamento das Concepções de Alunos sobre o Conceito de 'Sustentabilidade' por meio de Imagens | 2013 | |
Mediação Semiótica, Linguagem e Sociedade: confluências entre os estudos de Ruqaiya Hasan e os processos de câmbio representativo no ensino de química | 2013 | |
Studies on the Notion of Structural Representation in Chemistry Education Considering both the Semiotics and the Philosophy of Chemistry | 10.5935/1984-6835.20120054 | 2012 |
Uma História para a Filosofia da Química | 2010 | |
Campos Conceituais e sua apropriação na educação em química: o papel de Vigotski na teoria de Gerárd Vergnaud | 2007 | |
A noção clássica de Valência e o limiar da representação estrutural | 2007 | |
A Apropriação de Filosofia e História das Ciências em Situações de Estudo a partir da Teoria de Vergnaud | 2005 | |
História da Química e sua apropriação pelo Currículo Escrito - A Noção de Valência nos Livros Didáticos de Química | 2001 | |
Ensino de Disciplinas de História da Química em Cursos de Graduação. | 1991 |
Eventos:
(2.47% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Baco Exu do Blues no cruzamento entre Mendeleiev e Galton. Uma abordagem imagética, transdisciplinar e antirracista | 10.5281/zenodo.10512772 | 2023 |
Uma análise semiótica do canibalismo Tupinambá | 10.5281/zenodo.10513351 | 2023 |
Análise Semiótica de um Episódio sobre Modelos Atômicos: a importância dos recursos multimodais na construção de sentidos com discentes surdos | 2020 | |
A Metodologia Photovoice: sentidos da criação e da autoria no ensino de química | 2020 | |
A Percepção Atribuída por Professores do Ensino de Química em Relação às Questões Sociais de Estudantes com TDAH | 2019 | |
[Gesture-Tool-Speech] complexes as units of meaning in teacher education classes | 2019 | |
How iconic can be a chemical symbol? A brief semiotic analysis of the images in the lectures of August von Hoffman | 2019 | |
Peirce's Semiotic Continuum and Authorship into film-mediated activities in pre-service teacher education | 2019 | |
Eficácia Simbólica e Sentido de Cura: um tema entre o ensino de química e a educação escolar indígena | 2019 | |
Linguagens na Produção de um Vídeo Didático: aproximações entre semiótica e educação em química na perspectiva bilíngue | 2018 | |
A Visualidade na Filosofia da Química para a Formação de Professores | 2018 | |
A História da Educação de Surdos e sua Relação com os Pressupostos da Semiótica de Peirce | 2018 | |
Produção de Filmes na Formação de Professores | 2018 | |
Contar uma História e Representar as Coisas: questões metodológicas sobre a técnica de stopmotion | 2018 | |
CInÊNCIA em Uma Aventira Histórica com Lego: o ano internacional da tabela periódica | 2018 | |
O contexto midiático em torno da noção de 'direito à aprendizagem' no apelo à nova BNCC | 2018 | |
Entre o Icônico e o Simbólico: um retrato da cultura visual da química nas séries do Netflix | 2018 | |
O valor epistêmico das comunidades químicas químicas de ensino sobre o uso de tecnologia no processo de aprendizagem | 2018 | |
Estratégias do Agir na Prática Docente do Ensino Superior | 2017 | |
Qualidade Social da Educação e a Disciplina Química no Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro | 2016 | |
Exploring the Epistemic Frame Concept in Chemistry Education for Technology Integration activities | 2015 | |
Semiótica e o uso do Cinema na Inclusão de Autistas: aspectos teóricos e metodológicos | 2015 | |
CInÊNCIA: estratégias de uso do cinema na Educação Básica | 2015 | |
Tension and Space in Early 20th century's Representation of Rings | 2015 | |
Explosion and (un)predictability in classroom practices: gestures, tools and their cultural integration | 2015 | |
El poder y la mediación en la prática política educativa contempoánea desde una mirada semiótica | 2015 | |
Contribuições da Semiótica para a Inclusão de Autistas no Ensino de Ciências | 2015 | |
Semiose da representação estrutural de van't Hoff: a relação entre signo e seu objeto | 2015 | |
Cinema e educação: diálogos entre a linguagem cinematográfica e o ensino de ciências | 2015 | |
Semiotics and Chemistry Education: Methodology for Studying Gesture Trhough Audio and Video Recording Techniques | 2014 | |
Expression and meaning in stereochemistry representation: debates over convention and mimesis | 2014 | |
Estudos sobre a natureza do agir em projetos de divulgação científica nos espaços escolares | 2014 | |
Estudos sobre o valor epistêmico de uma tecnologia em projetos interdisciplinares na formação de educadores | 2014 | |
CInÊNCIA: Ciência, Cultura, Semiótica e Comunicação na Mochila | 2014 | |
Novas Fronteiras Teóricas para a Mediação Semiótica em Processos de Representação no Ensino Superior de Química | 2014 | |
Estratégias didáticas inclusivas no ensino de ciências: o uso da semiótica em situações com autistas | 2014 | |
Semiótica e ensino de química: multimodalidade e o desenvolvimento de conteúdos digitais suportados em plataformas móveis | 2014 | |
Uso de Redes Sociais na Construção de uma Marca Acadêmica: a noção de Pertencimento em Projetos Didáticos de Química | 2013 | |
Desenvolvimento de Indicadores na Avaliação da Formação Inicial em Ensino de Química: o PIBID na Rede Federal de Educação Profissional | 2013 | |
Semiotic Aspects on the Sign Evolution of Chemical Structural Representation Between the Late Nineteenth and Early Twentieth Century | 2013 | |
Expression and Intentionality as Guidelines for Semiotic Studies Concerning Structural Representation in Chemistry | 2013 | |
CInÊNCIA: a cultura andarilha na perspectiva da inclusão social | 2013 | |
Avaliação da noção de pertencimento utilizando uma marca acadêmica através de redes sociais | 2013 | |
Indicador da Abrangência do Programa PIBID nos Institutos Federais da Região Sudeste | 2013 | |
Características dos Repositórios de Áudio para o Esnino de Química | 2013 | |
Redes Sociais e a Noção de Pertencimento em Projetos Didáticos de Química | 2013 | |
Tipificação de Ferramentas Mediais Sonoras na Educação em Química: aspectos teóricos e metodológicos | 2012 | |
Almanaque Sonoro de Química: um olhar sobre uma ferramenta sonora medial na Educação em Química | 2012 | |
Utilização do vídeo 'História das Coisas' como ferramenta para o ensino de educação ambiental a estudantes do ensino médio | 2012 | |
Uso da reportagem 'Linha Direta - Acidente com Césio 137' como estratégia para abordar o tema radioatividade no enfoque CTSA | 2012 | |
Utilização do filme 'Obrigado por Fumar' como estratégia para a alfabetização científica através de uma abordagem CTS | 2012 | |
A noção de sustentabilidade a partir de atividades envolvendo criação de signos | 2012 | |
Entes sonoros e seus usos na educação em química: um olhar sobre os objetos de aprendizagem de matriz sonora | 2012 | |
A Fenomenologia de Husserl e suas Contribuições para a Problemática da Representação em Situações do Ensino de Química | 2012 | |
Metodologias para estudos semióticos em avaliações no Ensino Superior de Química | 2011 | |
The ontological quest of chemistry: studies from structural representation in undergraduate classroom | 2011 | |
The symbolic forms of structure representation in chemistry | 2011 | |
"O Almanaque Sonoro de Química" como mediador na Educação em Química no ensino médio | 2011 | |
Estudo Semiótico sobre o Conteúdo Espacial Simbólico em Avaliações do Ensino Superior de Química | 2011 | |
Semiótica Química e Ensino de Química: estudos sobre Ontologia em pesquisas acerca da Representação Estrutural | 2010 | |
A Dimensão Simbólica nas Animações Bio-Moleculares Disponíveis na WEB | 2010 | |
Características Semióticas do Conteúdo Espacial Simbólico em Avaliações do Ensino Superior de Química | 2010 | |
Mediação Semiótica e Formas Simbólicas em situações de estudo no Ensino Superior envolvendo o efeito Jahn-Teller | 2009 | |
Formas de uso da Noção de Representação Estrutural no Ensino Superior de Química | 2009 | |
Topologia e Forma: Situações de Estudo em Ensino Superior para o Campo Conceitual da Representação Estrutural | 2007 | |
Situações de Estudo em Ensino Superior para o Campo Conceitual da Representação Estrutural | 2006 | |
Campos Conceituais e sua Apropriação na Educação Química | 2006 | |
Uma Abordagem CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - Através de Experimentos na Química Orgânica | 2005 | |
A Apropriação de Filosofia e História das Ciências em Situações de Estudo a partir da Teoria de Vergnaud | 2005 | |
Metodologia para Estudo de um Campo Conceitual na Química: Representação Estrutural no Ensino Superior | 2005 | |
A Utilidade de Organizadores Gráficos em uma metodologia para Avaliação de Livros Didáticos de Química | 2003 | |
Graphic Organizers as a Methodological Approach for Revealing History of Science in Brazilian Chemistry Textbooks | 2003 | |
Implicações da História da Noção Clássica de Valência na Elaboração de um Campo Conceitual sobre Representação Estrutural | 2003 | |
Utilizando Mapas Conceituais como Ferramenta em uma Metodologia para Análise de Livros de Química | 2002 | |
Imagens da Técnica Alquímica e a Técnica dos Químicos | 2002 | |
Um dos Argumentos Centrais na Química do Século XIX: A Noção Clássica de Valência | 2001 | |
Relações Históricas de Precedência como Orientações para o Currículo de Química no Ensino Médio | 2001 | |
História da Química e sua Apropriação pelo Currículo Escrito | 2001 | |
A Necessária Conjugação da História da Química com o Ensino de Química no Ensino Médio | 2000 | |
Parâmetros de Integração dos Conteúdos de Química, Física e Biologia - Uma Experiência Alternativa | 1996 | |
Lavoisier, A Nota Selada de 1772: Uma abordagem em Disciplinas de História da Química para Cursos de Graduação em Química | 1989 |