Carlos Augusto Moreira da Nóbrega
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de Representação da Forma BAF/EBA
Formação:
-
Universidade de Brasília
| Pós-Doutorado | 2018 - Agora
-
University of Plymouth
Interactive Arts | Doutorado | 2005 - 2009
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Comunicação | Mestrado | 2000 - 2002
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Gravura | Graduação | 1984 - 1991
-
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos
Instrumentação e Controle de Processo Industrial | Aperfeiçoamento | 1984 - 1984
-
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos
| Ensino Profissional de nível técnico | 1980 - 1982
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(26.32% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Natureza híbrida para um território sensível | 10.20396/visuais.v9i1.18303 | 2023 |
Redes multissensoriais: Cultivando novas formas de sentir | 10.26512/dramaturgias20 | 2022 |
Vegetal Reality Shelter, 2019 | 10.22409/poiesis.2033.323-333 | 2019 |
Hiperorgânicos. Do cubo branco ao tesserato | 2018 | |
FIELD, COHERENCE AND CONNECTEDNESS. MODELS, METHODOLOGIES AND ACTIONS FOR FLOWING MOISTMEDIA ART / FAP / extended version | 2018 | |
Why Interaction is not enough | 2016 | |
Field, coherence and connectedness: Models, methodologies and actions for flowing moistmedia art | 10.1386/tear.13.1-2.153_1 | 2015 |
Pode um sistema telemático prover uma experiência em arte? Arte, ciência e tecnologia nas experimentações artísticas do laboratório NANO | 2015 | |
Equilibrium - Ensaio visual | 2015 | |
Para uma crítica da arte e seus objetos técnicos. Pensando fora da caixa (preta) | 2014 | |
Bot_anic. Acoplamentos estruturais entre plantas, homens e máquinas | 2013 | |
Entre forma e comportamento: fluxos, metaestabilidade, interações | 2013 | |
Ecologias híbridas: interações entre organismos artificiais e naturais em ambientes telemáticos | 2012 | |
Leaves Systems: Communication with plants. | 2011 | |
Plantas, máquinas e interafectividade | 2011 | |
Biophoton ? the language of the cells: What can living systems tell us about interaction? | 10.1386/tear.4.3.193/1 | 2006 |
Arte como um campo de interações. | 2006 | |
Luz e Letra (Resenha) | 2005 | |
Interações, hibridações e simbioses | 2004 |
Eventos:
(1.41% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
COMPUTAÇÃO E ADAPTABILIDADE. UMA ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA TEORIA EM UM AMBIENTE ARTÍSTICO. | 2022 | |
ZOOM ANTROPOLÓGICO: TNEDIRTES | 2022 | |
GERME: ORGANISMO ESTÉTICO, GENERATIVO E COMPOSTÁVEL | 2022 | |
CORPO DIGITAL DE UM LABORATÓRIO-ORGANISMO | 2022 | |
ENTRELAÇAMENTO | 2022 | |
IMPLEMENTAÇÃO DE ECOSSISTEMA IOT AO COTIDIANO DO NANO - NÚCLEO DE ARTE E NOVOS ORGANISMOS | 2022 | |
BUSCA DE CONEXÃO PESSOAL ATRAVÉS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO REMOTO | 2022 | |
DIÁLOGOS MULTIESPÉCIES NA ARTE E DESIGN: ABELHAS, FUNGOS E HUMANOS | 2021 | |
Experimental Paste Extrusion Mechanism for 3D Printing | 2021 | |
COMUNICAÇÃO ENTRE DESIGNER E USUÁRIO: USABILIDADE EM CONTRASTE COM A APARÊNCIA | 2021 | |
USABILIDADE EM INTERFACES GRÁFICAS PARA SITES NO CAMPO DAS ARTES | 2021 | |
APLICAÇÕES WEB PARA AMBIENTES DE COLABORAÇÃO E EXPOSIÇÃO VIRTUAIS | 2021 | |
INTERNET OF THINGS (IOT) | APLICAÇÃO NA CAPTURA DE DADOS PARA O PROJETO S.H.A.S.T. | 2021 | |
REFLEXOS GENERATIVOS: PESQUISA EM ARTE E VIRTUALIDADES | 2021 | |
From light to fields. Thinking art from an organic perspective | 2019 | |
Intertwining biological, numerical and subtle networks | 2019 | |
SOB A PELE: EXPERIÊNCIAS SOBRE SER E SENTIR | 2019 | |
AS POSSIBILIDADES NA ARTE GENERATIVA POR UMA PLATAFORMA DE CÓDIGO ABERTO | 2019 | |
ANIMAL MECÂNICO | 2019 | |
VIRTUALIDADES TRANSREAIS | 2019 | |
PROJETO DE UPGRADE DE HARDWARE E MECÂNICO DA IMPRESSORA 3D DO NANO | 2019 | |
MAS QUE APENAS VER. SENTIR E REAGIR - FORMAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS NAS ARTES E NAS CIÊNCIAS E SEUS IMPACTOS EMPÁTICOS | 2019 | |
BIOPLÁSTICOS - EXPLORAÇÃO E APLICAÇÃO DO MATERIAL COM EXPERIMENTAÇÕES EM ARTE E DESIGN | 2019 | |
PENSANDO HIPERORGANISMOS | 2018 | |
PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UM EXOESQUELETO QUE ATUE NOS MEMBROS SUPERIORES E DIMINUA OS ESFORÇOS MUSCULARES | 2018 | |
EXPRESSÕES HÍBRIDAS. DESIGN SONORO COM DADOS DE ORGANISMOS VIVOS. | 2018 | |
ENTRANHAS | 2018 | |
ARTE EM REDE. MONITORANDO ORGANISMOS VIVOS E SEUS SISTEMAS | 2018 | |
INVESTIGAÇÕES SOBRE O CORPO EXPANSIVO E OS NOVOS MATERIAIS | 2018 | |
MATERIAL INTANGIVEL | 2018 | |
O trabalho de arte como hiperorganismo: individuação, forma, coerência orgânica e campo | 2018 | |
Immersions in a Field Phenomenon. Going with the flow / #16.ART | 2017 | |
Immersions in a Field Phenomenon. Going with the Flow / ISEA2107 | 2017 | |
Tentáculos: Recriando criaturas híbridas, analógico-digitais | 10.5151/sigradi2017-082 | 2017 |
Texto Institucional para os Anais do 4º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro (4. : 2016 : Rio de Janeiro, RJ) Indisciplinas: a arte frente ao urgente / organização: Ivair Reinaldim e Ana Chaves. - Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes/UFRJ, 2017. | 2017 | |
MODELAGEM 3D E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ATO DE PROJETAR | 2017 | |
Entranhas | 2017 | |
APLICAÇÃO DE ELETROENCEFALOGRAFIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM INTERFACES ARTÍSTICAS | 2017 | |
INVESTIGAÇÕES SOBRE O CORPO EXPANSIVO | 2017 | |
PROJETO DE PESQUISA, IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE WEB PORTAL PARA O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS ? EBA/UFRJ | 2017 | |
EXPERIMENTAÇÃO E CONSTRUÇÕES COM IMAGEM VIRTUAL | 2017 | |
DESIGN GRÁFICO NA DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS ARTÍSTICOS: CRIAÇÃO DE MANUAIS, MARCAS E MEMORIAIS DE PROJETOS DO NANO | 2016 | |
O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS PARA ARTE TELEMÁTICA | 2016 | |
PROJETO DE PRODUTO APLICADO EM INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS MULTIMÍDIA | 2016 | |
DESIGN E MODELAGEM 3D COMO OTIMIZADORES DA REALIZAÇÃO PROJETUAL | 2016 | |
METODOLOGIA COGNITIVA E ORGANIZACIONAL | 2016 | |
DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA FLUIDA NA DOCUMENTAÇÃO AUDIOVISUAL | 2016 | |
IMPRESSÃO 3D COMO IMPULSOR DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PROJETOS | 2016 | |
DOCUMENTAÇÃO AUDIOVISUAL DA TELEBIOSFERA | 2016 | |
ETS ? Experimentos Técno-Sinestésicos | 2016 | |
Poéticas colaborativas em ambientes telemáticos | 2015 | |
ETS ? Experimentos Técno-Sinestésicos | 2015 | |
Telebiosfera. Abrigos sensíveis para uma ecologia híbrida | 2015 | |
ARTE, COMUNICAÇÃO & DESIGN: PRÁTICAS EXPERIMENTAIS INTERDISCIPLINARES DO NANO - NÚCLEO DE ARTE E NOVOS ORGANISMOS | 2014 | |
Entranhas - acoplamentos sensíveis tecnológicos para performances (Poster - UNESP) | 2014 | |
Entranhas - acoplamentos sensíveis tecnológicos para performances (#13ART) | 2014 | |
Bot_anic. Acoplamentos estruturais entre plantas, homens e máquinas (UnB)(#12.ART) | 2013 | |
ENTRE FORMA E COMPORTAMENTO. FLUXOS, METAESTABILIDADE, INTERAÇÕES | 2013 | |
NANO Lab: exploring artistic interfaces with natural/ organic elements in telematics environments | 2013 | |
Residencia Rural en Nuvem. Un recorte en el tiempo continuo de los procesos | 2013 | |
Can a Telematic System Provide an Experience in Art? Art, Science and Technology in artistic experimentation at NANO LAB (#11.ART) | 2011 | |
Hibridação como estratégia experimental no jogo contra aparelhos (ANPAP) | 2010 | |
Hibridação como estratégia experimental no jogo contra aparelhos (9#ART) | 2010 | |
Interconnecting minds. Playing art | 2008 | |
Art as a field phenomenon | 2008 | |
Art as an interactive field. Subtle liaisons | 2008 | |
Leaves System: Art Experiment in Plant Communication and Primary Perception | 2007 | |
Biophoton ? The language of the cells. What can living systems tell us about interaction? | 2006 | |
Biófoton - a linguagem das células. O que os sistemas vivos podem nos dizer a respeito de interação? | 2006 | |
Art as an Interaction field. | 2004 | |
Animaalice. Proposta para uma narrativa interativa digital com base na lógica paradoxal de Lewis Carroll | 2003 |