Fernanda de Abreu Cardoso
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de Comunicação Visual BAV/EBA
Formação:
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Design | Doutorado | 2005 - 2010
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Design | Mestrado | 2001 - 2003
-
ESDI/UERJ
Desenho Industrial | Graduação | 1994 - 1999
-
Dyersburg High School
| Ensino Médio (2o grau) | 1992 - 1992
-
Colégio de Aplicação/UERJ
| Ensino Médio (2o grau) | 1990 - 1993
-
Colégio de Aplicação/UERJ
| Ensino Fundamental (1o grau) | 1983 - 1989
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(20.00% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
A noção de identidade brasileira a partir de elementos amazônicos: uma perspectiva do Design de Moda | 10.12957/arcosdesign.2023.71083 | 2023 |
Ações Inovadoras implementadas pelas EPPs participantes do programa ALI SEBRAE/RJ | 2015 | |
Padrões Cromáticos do Design Gráfico Vernacular | 2014 | |
Radar Zero e Grau de Inovação: um Panorama Sobre Inovação nas Empresas Participantes do Programa ALI-Sebrae RJ | 2014 | |
As dimensões do design gráfico vernacular - uma introdução ao universo dos letreiros pintados à mão | 2005 |
Eventos:
(18.18% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
O uso da cultura popular como inspiração no Design de Moda: uma relação de apropriação ou apreciação?? | 2023 | |
A tribo indígena Yawanawá e o diálogo com o Design de Moda e a globalização | 2023 | |
A paisagem gráfica não-oficial do Rio | 2022 | |
Cabo Frio: o design vernacular praiano | 2022 | |
Samba de Orixá, um balaio musica de fé - A jornada da Designer pelos saberes de fresta | 2022 | |
O Designer Popular Digital e o Campo do Design | 10.5151/mxriodc2021-29 | 2022 |
A noção de identidade brasileira a partir de elementos amazônicos: uma perspectiva do Design de Moda | 10.5151/ped2022-4898583 | 2022 |
O design e o vernacular: apropriações e reflexões | 2021 | |
O valor simbólico da nostalgiano design de embalagens | 10.5151/cid2020-99 | 2020 |
Vamos brincar? Material lúdico-pedagógico voltado para crianças cegas e de baixa visão em fase de escolarização | 10.5151/ped2018-4.3_ACO_52 | 2019 |
As constantes mudanças da identidade visual da cidade do Rio de Janeiro | 10.5151/9cidi-congic-3.0263 | 2019 |
Reflexões sobre a longevidade do design gráfico de embalagens | 2019 | |
Temos letras: uma pesquisa sobre o design vernacular no Rio de Janeiro | 2019 | |
Relatos do Workshop THE Comunicação Visual Design no evento Conhecendo a UFRJ | 2018 | |
Design Inclusivo: jogo para auxílio pedagógico e inclusão social | 2018 | |
Design, facilitador na educação básica e popular de crianças cegas e de baixa visão | 2018 | |
Olhar Suburbano: uma análise sobre o design vernacular da Zona Norte do Rio de Janeiro | 2018 | |
Teste de Habilidade Específica: uma proposta pedagógica | 2016 | |
An analysis of the translation of the vernacular graphic design?s symbolisms through their visual representations | 10.5151/designpro-CIDI-72 | 2014 |
Padrões Cromáticos do Design Gráfico Vernacular | 2012 | |
O design vernacular e a moda: memória afetiva e identidade | 2012 | |
A tipografia popular como referência visual e demarcação de identidade nacional | 2012 | |
Vernacular Design and Fashion: Affective Memory and Identity | 2012 | |
A tipografia popular como referência visual e demarcação de identidade nacional | 2012 | |
Possibilidades de legitimação do Design Vernacular | 2008 | |
Sistema de ordenação de cores: uma aplicação prática | 2006 | |
Reflexões sobre o design gráfico vernacular na pós-modernidade | 2006 | |
Letreiros pintados à mão: uma análise de seus produtores | 2005 | |
Subjetividades Invisíveis | 2005 | |
Design gráfico vernacular: a arte dos letristas | 2005 | |
A imagem como narrativa em letreiros populares | 2002 | |
O outro design | 2002 | |
Design vernacular e design erudito: uma questão de interpretação? | 2002 |