Fernanda de Abreu Cardoso

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de Comunicação Visual BAV/EBA

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-7037-7431


Formação:
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Design | Doutorado | 2005 - 2010
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Design | Mestrado | 2001 - 2003
  • ESDI/UERJ

    Desenho Industrial | Graduação | 1994 - 1999
  • Dyersburg High School

    | Ensino Médio (2o grau) | 1992 - 1992
  • Colégio de Aplicação/UERJ

    | Ensino Médio (2o grau) | 1990 - 1993
  • Colégio de Aplicação/UERJ

    | Ensino Fundamental (1o grau) | 1983 - 1989
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(20.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
A noção de identidade brasileira a partir de elementos amazônicos: uma perspectiva do Design de Moda 10.12957/arcosdesign.2023.71083 2023
Ações Inovadoras implementadas pelas EPPs participantes do programa ALI SEBRAE/RJ 2015
Padrões Cromáticos do Design Gráfico Vernacular 2014
Radar Zero e Grau de Inovação: um Panorama Sobre Inovação nas Empresas Participantes do Programa ALI-Sebrae RJ 2014
As dimensões do design gráfico vernacular - uma introdução ao universo dos letreiros pintados à mão 2005
Eventos:

(18.18% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O uso da cultura popular como inspiração no Design de Moda: uma relação de apropriação ou apreciação?? 2023
A tribo indígena Yawanawá e o diálogo com o Design de Moda e a globalização 2023
A paisagem gráfica não-oficial do Rio 2022
Cabo Frio: o design vernacular praiano 2022
Samba de Orixá, um balaio musica de fé - A jornada da Designer pelos saberes de fresta 2022
O Designer Popular Digital e o Campo do Design 10.5151/mxriodc2021-29 2022
A noção de identidade brasileira a partir de elementos amazônicos: uma perspectiva do Design de Moda 10.5151/ped2022-4898583 2022
O design e o vernacular: apropriações e reflexões 2021
O valor simbólico da nostalgiano design de embalagens 10.5151/cid2020-99 2020
Vamos brincar? Material lúdico-pedagógico voltado para crianças cegas e de baixa visão em fase de escolarização 10.5151/ped2018-4.3_ACO_52 2019
As constantes mudanças da identidade visual da cidade do Rio de Janeiro 10.5151/9cidi-congic-3.0263 2019
Reflexões sobre a longevidade do design gráfico de embalagens 2019
Temos letras: uma pesquisa sobre o design vernacular no Rio de Janeiro 2019
Relatos do Workshop THE Comunicação Visual Design no evento Conhecendo a UFRJ 2018
Design Inclusivo: jogo para auxílio pedagógico e inclusão social 2018
Design, facilitador na educação básica e popular de crianças cegas e de baixa visão 2018
Olhar Suburbano: uma análise sobre o design vernacular da Zona Norte do Rio de Janeiro 2018
Teste de Habilidade Específica: uma proposta pedagógica 2016
An analysis of the translation of the vernacular graphic design?s symbolisms through their visual representations 10.5151/designpro-CIDI-72 2014
Padrões Cromáticos do Design Gráfico Vernacular 2012
O design vernacular e a moda: memória afetiva e identidade 2012
A tipografia popular como referência visual e demarcação de identidade nacional 2012
Vernacular Design and Fashion: Affective Memory and Identity 2012
A tipografia popular como referência visual e demarcação de identidade nacional 2012
Possibilidades de legitimação do Design Vernacular 2008
Sistema de ordenação de cores: uma aplicação prática 2006
Reflexões sobre o design gráfico vernacular na pós-modernidade 2006
Letreiros pintados à mão: uma análise de seus produtores 2005
Subjetividades Invisíveis 2005
Design gráfico vernacular: a arte dos letristas 2005
A imagem como narrativa em letreiros populares 2002
O outro design 2002
Design vernacular e design erudito: uma questão de interpretação? 2002
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