Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências da Saúde
Unidade:
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Departamento:
Setor de Ensino e Pesquisa/NUTES
e-mail:
alexandre.fonseca@nutes.ufrj.br
Linkedin:
Google Scholar:
https://scholar.google.com.br/citations?user=EEKG4nUAAAAJ&hl=pt-BR
ORCID:
não disponível no Lattes
Formação:
-
Universidade de Barcelona
| Pós-Doutorado | 2008 - 2009
-
Universidade de São Paulo
Sociologia | Doutorado | 1998 - 2002
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sociologia e Antropologia | Mestrado | 1995 - 1997
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ciências Sociais | Graduação | 1991 - 1994
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(31.25% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
A iniciação científica e o enfrentamento das desigualdades na ciência e na saúde | 10.3895/rtr.v9n0.17370 | 2024 |
Uma análise histórica sobre a trajetória dos direitos das mulheres no Brasil | 10.5585/cpg.v22n2.24605 | 2023 |
Por todas as mãos: a experiência de criação do Coletivo de Docentes Negras/os da UFRJ | 2023 | |
As políticas afirmativas e seus enquadramentos na iniciação científica | 10.18764/2358-4319v16n3.2023.61 | 2023 |
Alimentação como ato político, cibercultura e o ciberativismo | 2022 | |
Do estar à deriva ao aquilombamento: territorialidade e produção de saberes de coletivos negros da UFRJ | 2022 | |
A Educação em Ciências e Saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online | 2021 | |
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E QUESTÕES IDENTITÁRIAS: OS EVANGÉLICOS COMO UM CASO BOM PARA PENSAR | 10.22456/1982-8136.116253 | 2021 |
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A RELIGIÃO NO BRASIL | 10.18224/cam.v19i2.9154 | 2021 |
Confio, logo compartilho | 2021 | |
Tornar-se residente aprendendo a ser adulto: necessidades na formação médica | 10.23925/1984-4840.2019v21i4a5 | 2020 |
A questão de gênero numa perspectiva decolonial | 10.14393/REP-v19n12020-50181 | 2020 |
As potencialidades da educação popular na construção curricular da formação em nutrição | 10.14393/rep-v19n12020-48852 | 2020 |
Indústria 4.0 e desigualdades: desafios para a educação | 2020 | |
Entre a educação ambiental e a agroecologia:um olhar sobre Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) | 10.14295/ambeduc.v25i2.11546 | 2020 |
Desinformação nas ciências e nas notícias: mais do que denunciar é preciso prenunciar | 2020 | |
Abordagem de segurança alimentar nutricional nos currículos das universidades federais brasileiras: principais enfoques | 10.1590/s0104-12902020190570 | 2020 |
Desinformação na cultura digital: reflexões a partir da Democracia Cognitiva e do Diálogo de Saberes | 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10pt | 2020 |
Misinformation in Digital Culture: reflections from Cognitive Democracy and Knowledge Dialogue | 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10en | 2020 |
Food and nutrition security approach in Brazilian federal universities? curricula: core aspects | 10.1590/S0104-12902020190570en | 2020 |
Trajetórias institucionais da Agroecologia: o caso do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Centro-Serrano | 2020 | |
Interfaces entre Agroecologia e Educação no Brasil: um panorama inicial das publicações científicas | 2020 | |
Desocultando verdades: desinformação e mortes por Covid-19 | 2020 | |
O que dizem as cartas? Direito à Comunicação e Direito à Alimentação nos escritos políticos dos movimentos sociais da Agroecologia e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. | 10.12957/rcd.2019.49927 | 2020 |
Para além do livro e da sala de aula: a controvérsia dos agrotóxicos na práxis da pedagogia da alternância | 2020 | |
Doutorado Interinstitucional (Capes/Dinter) ? Percorrendo Caminhos de Solidariedade e Aprendizagem | 2020 | |
O PROCESSO EDUCATIVO DO JONGO NO QUILOMBO MACHADINHA: ORALIDADE, SABER DA EXPERIÊNCIA E IDENTIDADE | 10.1590/es0101-73302019182040 | 2019 |
Concepções e práticas de educação e saúde da população negra: uma revisão integrativa da literatura brasileira | 10.29397/reciis.v13i4.1649 | 2019 |
Social and Natural Sciences in Nutrition: studying the opinion of undergraduates from Brazil and Spain | 2019 | |
EDUCAÇÃO E CULTURA: A FESTA DE SÃO PEDRO COMO PATRIMÔNIO DA COMUNIDADE PESQUEIRA DE LONCURA, CHILE | 2019 | |
Approximations d?une possible utopie | 2019 | |
DIALOGANDO SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS MERENDEIRAS NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 10.12957/demetra.2018.31340 | 2018 |
Alimentação na escola: significados e possibilidades do comer e da comida para a promoção dos direitos humanos | 2018 | |
Entre as grades: diálogos entre a educação popular e a promoção da alimentação saudável com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa | 2018 | |
Foram os evangélicos que elegeram Bolsonaro? | 2018 | |
A tolerância religiosa e o papel do Estado na garantida da liberdade e culto | 2017 | |
Intolerância e violência religiosa no Brasil notas sobre uma pesquisa de abrangência nacional | 2017 | |
A intolerância nossa de cada dia: desafios para as pesquisas e para a sociedade | 2017 | |
?Não é uma associação para cuidar das terras, mas para cuidar das pessoas?: a organização social quilombola sob as lentes da educação crítica | 2017 | |
Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático | 10.1590/1516-731320160010013 | 2016 |
Hortas escolares: possibilidades de anunciar e denunciar invisibilidades nas práticas educativas sobre alimentação e saúde | 10.5007/1982-5153.2015v8n1p265 | 2015 |
ANÁLISE CRÍTICA DE SABERES E PRÁTICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO | 10.1590/1981-7746-sip00066 | 2015 |
IMPASSES, DESAFIOS E AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR | 10.1590/1981-7746-sip00051 | 2015 |
?Vocês voltarão na escola?? ? Análise dos quadros sociais de uma pesquisa em saúde na escola e suas potencialidades para educação em saúde | 2015 | |
Alimentacao escolar como espaco para educacao em saude: percepcao das merendeiras do municipio do Rio de Janeiro, Brasil | 10.1590/1413-81232014191.1711 | 2014 |
Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisãosobre saúde escolar na América Latina | 10.1590/1413-81232014193.00442013 | 2014 |
Teaching and learning about food and nutrition through science education in Brazilian schools: an intersection of knowledge | 10.1590/1413-81232014199.12552013 | 2014 |
Comer certo e comer errado: um estudo sobre a presença de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares entre estudantes de nutrição do Rio de Janeiro | 2014 | |
Ciência, estética e raça: observando imagens e textos no periódico O Brasil Médico , 1928-1945 | 10.1590/s0104-59702013000400011 | 2013 |
Relações entre o Programa Nacional De Alimentação Escolar e a Educação Alimentar E Nutricional: discutindo a produção científica e o papel da comunidade escolar | 2013 | |
Teaching and learning about food and nutrition through science education in Brazilian schools: an intersection of knowledge. | 2013 | |
A construção da imagem corporal entre jovens do ensino fundamental: a questão da identidade e da diferença e o papel do professor | 2012 | |
Alimentação escolar como espaço para educação em saúde: percepção das merendeiras do município do Rio de Janeiro. | 2012 | |
Modernidade alimentar e consumo de alimentos: contribuições sócio-antropológicas para a pesquisa em nutrição | 2011 | |
Hortas em escolas urbanas, Complexidade e Transdisciplinaridade: Contribuições para a Educação Ambiental e para a Educação em Saúde | 2011 | |
Uma olhar sobre a produção científica na área de nutrição a partir da perspectiva CTS: apontamentos para a formação superior em saúde | 2009 | |
Modernidade alimentar e consumo de alimentos: contribuições sócio-antropológicas para a pesquisa em nutrição | 2009 | |
Muito Além do Sábado: O Pionerismo Adventista na Mídia Eletrônica Religiosa | 2008 | |
Ciência, tecnologia e desigualdade social no Brasil: contribuições da sociologia do conhecimento para a Educação em Ciências | 2007 | |
Pluralidade, Religiões e Políticas Públicas de Juventude | 2007 | |
Ensino religioso, diversidade na escola e pluralismo religioso | 2006 | |
Processos e percepções de cura a partir do levantamento da produção acadêmica brasileira sobre religião e saúde | 2006 | |
Mídia, religião e política: a evangelização da campanha presidencial. | 2004 | |
Enfrentado o mal aqui fora: a Igreja Universal do Reino de Deus e sua prática política. | 2003 | |
Fé na tela: características e ênfases de duas estratégias evangélicas na televisão. | 2003 | |
Jovens, evangélicos e eleições | 2002 | |
Aspectos da presença religiosa em Londrina: Situando uma pesquisa. | 2001 | |
Nova Era Evangélica, confissão positiva e o crescimento dos Sem Religião' | 2000 | |
Imagens da fé: formatos e características dos programas evangélicos de televisão | 2000 | |
Apresentação | 2000 | |
Lideranças evangélicas na mídia: trajetórias na política e na sociedade civil | 1998 | |
A maior bancada evangélica | 1998 | |
Evangélicos na TV e no rádio: sua história e perspectivas com a nova política de concessões | 1998 | |
Folha Universal: Um jornal a serviço da política | 1997 | |
Além da evangelização: Interpretações a respeito da presença das igrejas evangélicas na mídia brasileira | 1997 | |
Insurreição emocional: Força pentecostal de transformação política? | 1996 | |
Uma igreja na política: voto, clientelismo e mediação na Igreja Universal do Reino de Deus | 1996 | |
Políticas públicas e desenvolvimento: o exemplo dos reassentados de Itaparica. | 1995 | |
Religiões e meios de comunicação: possibilidades na construção da cidadania | 1995 | |
Igreja Universal do Reino de Deus: A forma protestante de religiosidade popular | 1995 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)