Thiago Ranniery Moreira de Oliveira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

e-mail:

t.ranniery@gmail.com

Linkedin:

Google Scholar:

ORCID:

não disponível no Lattes

Formação:
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2018
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2013 - 2016
  • Universidade Federal de Minas Gerais

    Educação | Mestrado | 2010 - 2012
  • Universidade Federal de Sergipe

    Ciências Biológicas Licenciatura | Graduação | 2005 - 2009
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(25.71% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Derrida e a diferença: currículo como zona de tradução 10.4025/imagenseduc.v13i3.65632 2023
Notas sobre pedagogia queer 10.15687/rec.v16i3.67292 2023
Os 'outros' do currículo: sobre possibilidades de descolonização no Ensino de Biologia 10.46667/renbio.v16i2.105 2023
Abomináveis amores entre estranhos 2023
[English version] Abominable Loves between Strangers 2023
Vocês são importantes... 10.12957/teias.2023.80462 2023
Um encontro vibrante: a escola, o corpo e a produção do espaço 10.12957/geouerj.2023.80063 2023
Corpos que quebram: interseccionalidade, fractalidade, interferência 2022
Ecoar o possível: do currículo queer a queerização da teoria de currículo 10.48074/aceno.v9i21.13766 2022
Desentendimento na política curricular: um problema de sentido 10.12957/teias.2022.70180 2022
Onde Andarão as Bichas Loucas? 10.35786/1645-1384.v22.1158 2022
Conversas com Foucault e Coutinho: ensaiar modos de vida impuros com a escrita na universidade 10.5380/dp.v%vi%i.86603 2022
Neoliberalismo, Subjetividade e Educação: interpelações da diferença 10.35786/1645-1384.v22.1150 2022
Currículo, cuidado com a Terra e responsabilidade planetária 2022
Gênero não tem cabimento, nem nunca terá: Ensino de Biologia e a relação natureza e cultura 2021
Uma rede passa pelo currículo: difração e modos de existência na política curricular 2021
Curriculum, caring for the Earth, and planetary responsibility 10.1007/s11125-021-09549-7 2021
Caboclas de pena , daughters of glamour: Curriculum and divas pop in the Queer Black South Atlantic 10.1080/15505170.2021.1928569 2021
Educação para o risco: regulando a docência em ciências na era da insegurança 2021
DADOS DIRIGINDO A VIDA FORA DE SEQUÊNCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO 10.1590/0102-4698221497 2020
Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient.Rio Grande, Dossiê temático ?Imagens: resistências e criações cotidianas?, p.528-546, jun. 2020.E-ISSN 1517-1256No encontro com as imagens, aprender com artes: máquinas de pensar através da pele na cultura visual 2020
Educação Científica, (Pós)Verdade e (Cosmo)Políticas das Ciências 10.5007/2175-7941.2020v37n3p1120 2020
Vivendo no Mundo Deles: currículo a partir de um apelo geontológico 10.35786/1645-1384.v20.n3.07 2020
Apresentação - Educação, democracia e diferença: torções imaginativas de gênero, sexualidade e raça 10.1590/0104-4060.77226 2020
Engish version: Presentation - Education, democracy and difference: imaginative twists of gender, sexuality and race 2020
Uma rede passa pelo currículo: difração e modos de existência na política curricular 10.18593/r.v46i0.23821 2020
A invenção do outro: o ?campo? em pesquisas sobre livros didáticos de história 2019
Un balance de la ?teoría queer? en educación: silencios, tensiones y desafío 2019
Educação após a intrusão de Gaia: e queer tem a ver com isso? 2019
Life Out of Sequence : Data-Driving Life and Science Studies 10.1177/1532708619880204 2019
Confrontos e resistências nas políticas curriculares e educacionais 2019
Uma criança caída no chão: contaminação e acoplamentos virais em currículos 2018
Vem cá, e se fosse ficção? 2018
E depois do pós-estruturalismo?: experimentações metodológicas na pesquisa em currículo e educação 2018
Políticas públicas de currículo: diferença e a ideia de público 2018
English version: Check it out, what if it was fiction? 2018
Notícias de uma guerra particular: percursos de um projeto de extensão emaranhado estudos de gênero e discursos curriculares 2018
No balanço da teoria queer em educação: silêncios, tensões e desafios 2017
Currículo, normatividade e políticas de reconhecimento a partir de trajetórias escolares de 'meninos gays' 2017
O delírio das máquinas: a produção de imagens em 'O Processo' 2017
Currículo, socialidade queer e políticas da imaginação 2017
On the limits of the non/human in the field of curriculum 2016
No meio do mundo, aquenda a metodologia, mona: notas para queerizar a pesquisa em currículo 2016
Sobre a bicha do bem: queerizar a ética da pesquisa em educação 2016
Gênero, sexualidade, corpo e currículo de ciências: um mapa preliminar das revistas em ensino de ciências 2016
Por um futuro outro 2015
Sobre educar médicas e médicos: marcas de gênero em um currículo de Medicina 2015
Teatro legislativo como ferramenta de educação ambiental em projeto de recuperação de áreas degradadas no assentamento José Emídio Dos Santos, Capela, SE 2015
Encontros feministas e as possibilidades da política 2015
Sobre educar médicas e médicos: marcas de gênero em um currículo de Medicina 2015
Quando a mudança reitera a norma: reestruturação curricular da medicina em possíveis articulações com sexualidade e gênero 2014
Theatrum curriculum: sobre o duplo ver e pintar em um currículo com Antonin Artaud e o teatro. 2014
Profanar a saúde: será (im)possível um olhar queer? 2014
Trilhas de gênero, armadilhas do pensamento: políticas da masculinidade em um currículo da medicina 2013
À flor da pele: uma cartografia da subjetividade docente em Ciências 2013
Currículo, cultura e crueldade: para compor uma ética com Antonin Artaud e o teatro 2013
Hardcore para um sonho: poética e política das performances pós-pornôs 2013
Encontros possíveis: experiências com jogos teatrais no ensino de ciências 2012
Pode o teatro de rua resistir? Política cultura no teatro popular de rua do Nordeste 2012
A sala dos encontros: potências do estudar entre o aprender e o ensinar na sala de aula 2012
Império da Natureza, nomadismo ambiental: pedagogias culturais nas fotografias da Revista National Geographic 2012
Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação. 2012
Enlouquecer um currículo com Antonin Artaud e o teatro 2012
Fascismos nossos de todo o dia: estéticas da crueldade em tempos de guerra 2011
Pintar o Hierógligo Balinês: A revolução na/pela Cultura em Antonin Artaud 2011
É possível ensinar teatro na escola: saber, poder e subjetivação nas políticas curriculares para o ensino de teatro 2011
Á beira da pista: fábulas da história oral em processos de educação ambiental 2010
A vida em suas tempestades possivéis: pesquisas sobre culturas e currículos 2010
À beira da pista: intersecções do cinema em Educação Ambiental 2010
Novas de mapas de (trans)sexualidade e de gênero: pistas para pensar políticas trans e práticas pedagógicas 2010
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Projeto fundão biologia nas fronteiras da diferença: entrelaçando extensão e professores da educação básica na formação docente 2022
Currículo, ontologia e formas de vida: o vírus como uma figura de poder 2022
Projeto Fundão Biologia: na fronteira da diferença 2022
A emergência da vida invisível na educação: considerações introdutórias 2022
Currículo, Ontologia E Estudos Queers: Percorrendo Redes De Ciências, Divulgação Científica E Educação 2022
A possibilidade da experimentação na escrita acadêmica: os desdobramentos de uma oficina do PMAP-FE 2022
Projeto fundão biologia na fronteira da diferença: a formação de professores do ensino básico e a expansão dos conceitos de gênero e sexualidade 2022
Experiência como um passo possível na construção de monitores no PMAP-FE 2022
Vírus: embaralhando práticas científicas e práticas curriculares 2022
Ponto de ebulição: possibilidades de escrita(s) acadêmica(s) a partir da experiência em oficinas no PMAP-FE 2022
Projeto fundão biologia na fronteira da diferença: interrogando a heteronormatividade do currículo 2022
Uma alternativa às políticas centralizadas: analisando a experiência da rede municipal de Niterói na produção do referencial curricular 2021
Rondando os limites da imaginação curricular: vírus, mosquitos e modos de endereçamento de materiais de divulgação científica 2021
Currículo, ontologia e formas de vida: o vírus como uma figura de poder 2021
Corpos que: currículo, artefatualidade e engajamento material queer 2021
Currículo, divulgação científica e sexualidade: analisando o combate ao mosquito Aedes aegypti 2021
Rondando os limites da imaginação curricular 2021
A DENGUE VAI TE PEGAR: NAS TRAMAS DO AEDES PARA UM CURRÍCULO COMO HÍBRIDO NATURALCULTURAL. 2019
Aedes aegypti: EXPLORANDO A POLÍTICA DE COMBATE À DENGUE. 2019
Currículo, ontologia e formas de vida: o vírus como uma figura de poder 2019
Dengue: o perigo da piranhagem da mosquita vagabunda que contamina a humanidade 2019
Biografia na perspectiva queer e feminista 2019
Difratando currículo como híbrido naturalcultural: modos de existência articulados em produções audiovisuais de combate ao mosquito Aedes Aegypti no Youtube 2019
Normatividade não é outro nome para determinação: corpo e agência na teoria de currículo 2018
Hormônios e agência de mulheres transexuais: para pensar outros possíveis para a saúde 2015
À deriva no fim do mundo: incursões para pensar agenciamentos do desejo e relações intergeracionais 2015
Afinal, o que é o ânus? biopolítica, população LGBT e sexo anal 2015
Para a pista, vem que aqui é o meu lugar: o funk carioca e as experiências LGBTs 2015
Queerizar a ética da pesquisa: notas de uma etnografia entre trânsitos de gênero 2014
Queerizar a ética da pesquisa: notas de uma etnografia entre trânsitos de gênero 2014
'Onde já se viu Lady Gaga dançar frevo?!': agenciamentos da diferença em currículos 2014
'Onde já se viu Lady Gaga dançar frevo?!': agenciamentos da diferença em currículos 2014
Entre território e charutos: um estudo sobre currículo entre os guarani mbyá do Rio de Janeiro 2014
Juventudes LGBTs e a escola: três variações 2013
Um olhar queer sobre a saúde: problematizações entre regimes identitários e políticas de normalização 2013
Trilhas de gênero, armadilhas do pensamento: políticas da masculinidade em um currículo de medicina 2013
Cartografias da gaycidade: trajetórias homoeróticas em circuitos urbanos - Aracaju/SE 2013
Performances of masculinity and school life: The construction of hierarchies in homosexual sociabilities 2013
Performances of masculinity and school life: The construction of hierarchies in homosexual sociabilities 2013
Trilhas de gênero, armadilhas do pensamento: políticas da masculinidade em um currículo de medicina 2013
Um olhar queer sobre a saúde: problematizações entre regimes identitários e políticas de normalização 2013
Cartografias da gaycidade: trajetórias homoeróticas em circuitos urbanos - Aracaju/SE 2013
Juventudes LGBTs e a escola: três variações 2013
Teoria queer, educação e sentidos de currículo 2013
Teoria queer, educação e sentidos de currículo 2013
Epifanias do corpo ou o choque anafilático sofrido pela pedagogia ao ingerir Clarice Lispector 2012
Hardcore para um sonho: poética e política das performances pós-pornôs 2012
Por entre machos, colírios, sexo, músicas e revistas: pornografia gay e estética da existência homossexual 2012
Quando a mudança reitera a norma: reestruturação curricular da medicina em possíveis articulações com gênero e sexualidade 2012
Cruor. crudor: entre forças e formas em um currículo com Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade 2012
Theatrum curriculum: entre o ver e o pintar um currículo com Antonin Artaud e o teatro 2012
Theatrum curriculum: entre o ver e o pintar um currículo com Antonin Artaud e o teatro 2012
Pintar o hieróglifo balinês: a revolução na/pela cultura em Antonin Artaud 2011
Pode o teatro resistir à alguma coisa? Política cultura e política estética no teatro popular de rua 2011
Pintar o hieróglifo balinês: a revolução na/pela cultura em Antonin Artaud 2011
Pode o teatro resistir? Política cultural e política estética no teatro popular de rua 2011
Crueldade da cultura, crueldade do currículo: cartas para uma exigência ética da crueldade curricular 2011
Crueldade da cultura, crueldade do currículo: cartas para uma exigência ética da crueldade curricular 2011
Do governo dos gays: mídia, homofobia e modos de subjetivação dos homossexuias 2011
Do governo dos gays: mídia, homofobia e modos de subjetivação dos homossexuias 2011
É possível ensinar teatro na escola: saber, poder e subjetivação nas políticas curriculares para ensino de teatro 2011
Império da Natureza, Nomadismo Ambiental 2011
Um Teatro de abismos: rachando leis, traçando a resistência 2010
Currículo-ato: a vida entre crianças, monstros e animais 2010
Aprender que até os minímos detalhes são importantes: Uma cultura do biológico na via crucis da salvação 2010
Dobras, redobras e avessos: uma cartografia da subjetividade docente em biologia 2010
Como os peizes hão de voar: uma experiência com jogos teatrais no ensino de biologia 2010
Cartografia de um mundo explodido em cacos: fábulas do Teatro-Educação 2010
Currículo-ato: a vida entre crianças, monstros e animais 2010
E quando tudo for silêncio, o que tem a morte de feia? O morrer pelo ensino de Biologia 2009
Esse peixe nosso de cada dia: da rede de pesca a televisão 2009
O que nos ensina a História Oral em processos de Educação Ambiental 2009
Para além dos peixes, até o infinito 2009
Composição e Estrutura da Comunidade Incrustante da Aglomeração Rochosa do Mosqueiro 2008
A Coleção Didática "Invertebrados Aquáticos de Sergipe" 2008
Invertebrados Aquáticos de Sergipe - Relatório de Monitoria 2008
Primeiro registro de Shaeromatidae (Isopoda:Crustacea) em Sergipe e Aspestos Ecológicos 2008
Ocorrência e Distribuição da familía Nereididae (Annelida: Polychaeta) na aglomeração rochosa do Mosqueiro, Aracaju-SE, Brasil 2008
Razão e sensibilidade: um estudo sobre estética no Ensino de Ciências 2008
Arte, Ciência e Educação: reflexões sobre Teatro, Ensino de Ciências e Educação Ambiental 2008
Biodiversidade Digital: Novos caminhos para a Interação Universidade Escola 2008
Teatro em Educação Ambiental: Contribuições de Bertold Brecht e Augusto Boal 2008
Poéticas da Fragmentação: Pensar o corpo no Ensino de Ciências 2008
"Potcha": Um estudo de caso homossexual feminino em Aracaju 2007
A realidade da educação infantil em Aracaju/SE 2007
OS PEIXES DO RIO SERGIPE: Passando o conhecimento adiante 2006
Comunidades incrustantes do atracadouro da Capitania dos Portos de Sergipe 2006
Composição e Estrutura da Comunidade Incrustante no Estuário do Rio Sergipe 2006
Publicações:
Minha Rede: