Andréa Penteado de Menezes

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2005 - 2009
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Educação, Arte e História da Cultura | Mestrado | 2002 - 2003
  • Escuela de Psicopedagogia Clinica

    Básico de Psicopedagogia Clínica | Aperfeiçoamento | 1989 - 1990
  • Faculdade Santa Marcelina

    Educação Artística Plena em Artes Plásticas | Graduação | 1983 - 1986
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(0.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
AULAS DE ARTE NO ENSINO BÁSICO: DO QUE É, MESMO, QUE ESTAMOS FALANDO? 2021
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A QUALIDADE 2014
Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal 2013
A ÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: olhar do licenciando da UFRJ. 2011
Arte:que coisa é essa que se ensina? 2008
Currículo em Arte no Brasil: que papo é esse? 2006
Arte na escola: arte para quê, arte por quê? 2005
O papel da escola frente os rituais de inserção social dos jovens a partir da reflexão sobre os salões da Belle Époque paulistana 2001
Diário de Bordo: um meio de elaboração da sensibilização artística 2001
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Corpo, linguagem e partilha do sensível: estudos sobre o Teatro-imagem na formação estética e política de professores 2021
ARTE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: EXPERIÊNCIAS DE LUTA E RESISTÊNCIA COM TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021
RE-EXISTÊNCIA DA SENSIBILIDADE: ALTERNATIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2020
PRÁTICAS ESTÉTICAS PARA UMA PEDAGOGIA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PARA TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR 2018
Curriculo, Democracia e Soberania Popular 2014
Possibilidades de Autoria para Currículos de Artes Visuais do Ensino básico: investigações na cidade do Rio de Janeiro 2014
Possibilidades da constituição dos currículos escolares a partir do debate argumentativo 2013
Diários de Bordo: experiência estética com professores em formação inicial 2013
A criação do currículo de artes visuais através do debate argumentativo 2013
Análise retórica das concepções de ética de professores em formação 2012
O Acordo como ponto de partida para os currículos escolares: uma contribuição possível da Nova Retórica para as práticas educacionais 2012
O DESENHO INFANTIL NO DISCURSO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 2012
DISCURSOS E VALORES DE ALUNOS DE ENSINO BÁSICO SOBRE AS ARTES VISUAIS: POSSIBILIDADES ÉTICAS DE SEU APROVEITAMENTO NA ESCOLA 2012
DISCURSOS E VALORES DE ALUNOS DE ENSINO BÁSICO SOBRE AS ARTES VISUAIS: POSSIBILIDADES ÉTICAS DE SEU APROVEITAMENTO NA ESCOLA 2012
ALUNOS DE ENSINO BÁSICO E ARTES VISUAIS NA ESCOLA: VALORES E ORIENTAÇÃO ÉTICA 2012
ALUNOS DE ENSINO BÁSICO E ARTES VISUAIS NA ESCOLA: SEUS DISCURSOS, VALORES E ORIENTAÇÃO ÉTICA. 2012
O exercício da praticoria apresentado nos juízos de valor de licenciandos sobre suas formações em estágio 2011
Saber da Rua/Saber da Escola 2011
O exercício da praticoria apresentado nos juízos de valor de licenciandos sobre suas formações em estágio 2011
Desafios Éticos para a Educação Hoje/O Argumento do Auditório: o que dizem os alunos sobre o ensino de arte em suas escolas? 2010
A Prática de Ensino como lugar de tensão entre Reflexão e Fazer 2010
Os argumentos sobre o ensino da arte: seus lugares e suas problematizações 2010
A Prática de Ensino como lugar de articulação Universidade/Colégio de Aplicação, UFRJ 2010
O que pensam alunos do ensino fundamental sobre valores morais e ética? 2009
Ensino de Arte no Brasil: compreendendo idéias 2008
O Argumento do Auditório: o discurso de jovens estudantes sobre o currículo de arte. 2007
A Bela Época: meio passo entre o belo e o perverso 2007
O Argumento do Auditorio: o discurso de jovens estudantes sobre o currículo de arte 2006
O Argumento do Auditorio: o discurso de jovens estudantes sobre o currículo de arte. 2006
Publicações:
Minha Rede: