Gabriela Lirio Gurgel Monteiro
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Escola de Comunicação
Departamento:
Secretaria Acadêmica ECO/CFCH
Formação:
-
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
| Pós-Doutorado | 2015 - 2016
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Letras | Doutorado | 2000 - 2004
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Letras | Mestrado | 1997 - 1999
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Comunicação Social | Graduação | 1992 - 1995
-
Colégio da Aplicação da UERJ
| Ensino Médio (2o grau) | 1989 - 1991
-
Colégio da Aplicação da UERJ
| Ensino Fundamental (1o grau) | 1980 - 1988
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(26.32% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Teatro brasileiro e censura no governo BolsonaroThéâtre brésilien et censure dans le gouvernement BolsonaroBrazilian theater and censorship in Bolsonaro government | 10.4000/ideas.15504 | 2023 |
| A arte visionária de Josef Svoboda | 10.9771/rr.v1i37.43436 | 2022 |
| Scène et écologie au Brésil | 2022 | |
| Teatro e Memória: uma análise de Caranguejo Overdrive | 10.5965/1414573101402021e0208 | 2021 |
| Performance no Museu | 10.22456/2236-3254.112430 | 2021 |
| Engendrar fuxicos, Tecer saberes | 2021 | |
| Piscator e Brecht: imagens do teatro político | 2021 | |
| Autoficção do presente: cenas da pandemia na universidade | 2021 | |
| A -cinemática cenográfica- de Jacques Polieri e sua influência na história da cena contemporânea | 10.14393/artc-v22-n40-2020-56964 | 2020 |
| O corpo expandido e os efeitos de presença em performances intermediais | 2018 | |
| Imagens extremas na cena contemporânea | 10.1590/1517-106x/2018202257268 | 2018 |
| De filho para pai: memória e reinvenção em TIMe | 10.22456/2236-3254.81603 | 2018 |
| Corpo-imagem: o jogo do ator na cena intermedial | 10.11606/issn.2238-3867.v18i1p258-272 | 2018 |
| Primeiras cenas do teatro de imagens: uma pesquisa histórica | 2018 | |
| As obras de Appia e Craig: contribuições artísticas para o teatro cinético | 2017 | |
| A cena expandida: alguns pressupostos para o teatro do século XXI | 2016 | |
| Autobiografia na cena contemporânea: tensionamentos entre o real e o ficcional | 2016 | |
| Movimentos (auto) ficcionais: um ensaio sobre a memória e a morte | 2016 | |
| (versão impressa) Autobiografia na cena contemporânea: tensionamentos entre o real e o ficcional | 2016 | |
| Loïe Fuller: artista precursora da cena expandida | 2016 | |
| A tragédia de Carmem: teatro e cinema na obra de Peter Brook | 2015 | |
| Literatura, teatro e cinema: O Mahabharata de Peter Brook, um encontro multicultural | 2015 | |
| Entre teatro e cinema: a reinvenção da imagem em E se elas fossem para Moscou?, de Christiane Jatahy | 10.11606/issn.2238-3867.v15i2p302-316 | 2015 |
| BR Trans e a potência do corpo performativo | 2015 | |
| Poéticas cênicas em espetáculos intermediais: imagem e presença | 2014 | |
| Intermedialidade na cena contemporânea | 10.5965/1414573101222014145 | 2014 |
| Corpos em rede. O homem vermelho ? da palavra corpo à imersão no vazio. | 2013 | |
| Toda nudez será castigada - da dramaturgia à cena | 2013 | |
| Multimedialidade na cena contemporânea | 2013 | |
| Cinema e teatro: Interfaces | 2011 | |
| Teatro de imagens e autobiografia: espetáculo? | 2011 | |
| Teatro e cinema: uma perspectiva histórica | 2011 | |
| Espaços Cinéticos, Imagens Teatrais | 2011 | |
| Corpo e espaço na obra de Peter Brook: Marat/Sade e os limites da representação | 2010 | |
| O Realismo no Cinema Brasileiro Contemporâneo | 2010 | |
| (Auto)Biografia na cena contemporânea: entre a ficção e a realidade | 2010 | |
| Uma conversa com Clarice Lispector | 2007 | |
| Fräulein: grito de Mário | 2003 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)