Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências da Saúde
Unidade:
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Departamento:
Gabinete do Diretor do NUTES
Formação:
-
University of London
PhD em Educação | Doutorado | 1987 - 1991
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciatura em Fisica | Graduação | 1980 - 1985
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(18.31% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Análise de uma experiência envolvendo a Codocência no contexto do Programa de Residência Pedagógica, seus impactos na formação docente e no desenvolvimento do ensino | 10.5007/2175-7941.2022.e82809 | 2022 |
Percepções de professores acerca de um site que discute a pandemia da Covid 19 como questão sociocientífica | 2021 | |
Neoliberalism and Science Education, south of the Equator: perspectives from Brazil | 10.1007/s11422-021-10041-z | 2021 |
Editorial Comemorativo dos 20 anos da RBPEC | 10.28976/1984-2686rbpec2021u563593 | 2021 |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica | 10.3895/rts.v16n44.12236 | 2020 |
BREVES APROXIMACIONES SOBRE LA HISTORIA, LAS TENDENCIAS Y LAS PERSPECTIVAS DEL MOVIMIENTO CTS EN AMÉRICA LATINA | 2020 | |
Educação em Ciências e Educação em Saúde: breves apontamentos sobre histórias, práticas e possibilidades de articulação | 10.1590/1516-731320190020001 | 2019 |
Environmental Education for Environmental Justice in the School Context: Teachers Discourses and Practices | 2018 | |
Codocência e estágio supervisionado: um processo horizontal de formação de professores de ciências | 2018 | |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental | 10.1590/1806-9126-rbef-2016-0274 | 2017 |
Construcción de modelos y apropiación de recursos comunicativos en el aula de infantil (3-4 años). | 2017 | |
O termo crítico na pesquisa em educação em ciências | 2017 | |
Individualism, instrumental reason and policy texts: some considerations from the perspective of contemporary political philosophy | 10.1007/s11422-017-9836-y | 2017 |
The interplay between structure and agency in the enactment of STEM policy | 10.1007/s11422-017-9837-x | 2017 |
The issue of the arrangement of new environments for science education through collaborative actions between schools, museums and science centres in the Brazilian context of teacher training | 10.1007/s11422-014-9638-4 | 2016 |
CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE | 10.1590/1983-21172016180301 | 2016 |
Sentidos de contextualização nas questões de ciências da natureza e suas tecnologias do ENEM | 2016 | |
The role of journals in building up communities: the experience of Ciência em Tela | 10.1007/s11422-014-9637-5 | 2015 |
A recontextualização de discursos da pesquisa em educação em ciências em livros didáticos de ciências: um estudo de caso | 2015 | |
Imagens em guias alimentares como recursos para a educação alimentar em aulas de ciências: reflexões a partir de uma análise visual | 2014 | |
Relações entre justiça ambiental, ensino de ciências e cidadania nas construções discursivas de professores em processos de formação continuada | 2014 | |
Panorama descritivo da produção científica em artigos científicos sobre pesquisa em Educação em Ciências | 2014 | |
O que é uma questão socialmente aguda? uma análise discursiva a partir de uma comunidade de prática | 2014 | |
Sentidos de contextualização no ENEM: uma análise de questões a partir da relação com a noção de contexto. | 2014 | |
Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente | 10.1590/S1981-77462013000100005 | 2013 |
Categorías para el analis del discurso evaluativo en la práctica social de redes internacionales de educación para la sostenibilidad | 2013 | |
Educación Ambiental en el marco de la industria del petróleo en Brasil: análisis de dos experiencias de profesores en formación continua | 2013 | |
Representações Sobre Alimentação e Ciência em um Texto de Divulgação Científica: implicações para a educação em ciências | 2013 | |
Um olhar para o discurso docente a partir dos processos de recontextualizações de uma prática pedagógica inovadora no Brasil | 2013 | |
Enseñanza de ciencias y ciudadanía en los primeros años de la educación básica brasileña | 2013 | |
Levantamento Sobre a Produção CTS no Brasil no Período de 1980-2008 no Campo de Ensino de Ciências | 2013 | |
O discurso sobre saúde e ambiente no livro didático de ciências brasileiro | 2012 | |
Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada. | 2012 | |
Educação para a cidadania: o papel da prática pedagógica na formação para a tomada de decisão | 2012 | |
Os sentidos de 'conflito ambiental' na educação ambiental: uma análise dos periódicos de Educação Ambiental | 2012 | |
Discutindo nominalização em textos didáticos da biologia dos textos | 2012 | |
LA CONSTRUCCIÓN DE DISCURSOS DE EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LA FORMACIÓN DEL PROFESOR/EDUCADOR AMBIENTAL | 2012 | |
Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências | 10.1590/S1516-73132012000400006 | 2012 |
Mediando interações discursivas, construindo sentidos ambientais controversos: sobre discursos de uma professora em meio a interações discursivas em aula de biologia | 2012 | |
Leituras de textos da revista Ciência em Tela por professores de ciências | 2011 | |
O portal eletrônico interativo: contexto, estrutura, possibilidades de navegação e discursos sobre formação de professores de Química | 2010 | |
A intertextualidade no livro de ciências: analisando o tema saúde e ambiente | 2010 | |
Argumentation and genre in texts from a teacher education journal | 2009 | |
Elementos composicionais do texto de genética no livro didático de ciências | 2009 | |
O laboratório didático nos discursos de professores de Física: heterogeneidade e intertextualidade | 2009 | |
La formación de educadores ambientales: consideraciones a partir de un curso | 2009 | |
Discursos de profesores de los ciclos iniciales de enseñanza primaria acerca de las relaciones entre escuela, salud y medio ambiente | 2008 | |
Significações de professores de ciências sobre o livro didático | 2008 | |
Discursos sobre saúde na educação de jovens e adultos: uma análise crítica da produção de materiais educativos de ciências | 2008 | |
Transversalidade, formação para a cidadania e promoção da saúde no livro didático de ciências | 2008 | |
Educação em ciências e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas | 2008 | |
Contribuições da análise crítica do discurso para uma reflexão sobre questões do campo da Educação Ambiental: olhares de educadores em ciências | 2008 | |
Concepções de saúde nos livros didáticos de ciências | 2008 | |
O leitor real e virtual do texto de genética no livro didático de ciências | 2007 | |
O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física | 2007 | |
A pesquisa em educação em ciências e o cotidiano docente: leituras e apropriações | 2007 | |
Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa | 2006 | |
Transitando fronteras: reflexiones a partir del análisis del discurso de formadores de profesores de ciencias | 2006 | |
Discursos de professores de ciências sobre leitura | 2006 | |
O texto de genética no livro didático de ciências: uma análise retórica crítica | 2005 | |
Aprendendo com imagens | 2005 | |
Analisando aspectos da leitura de imagens em livros didáticos de ciências por estudantes do ensino fundamental no Brasil | 2005 | |
Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica | 2004 | |
Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestos | 2004 | |
Ona o particula: argumentació i retórica em l'aprenentatge de la natura de la llum | 2002 | |
Narrativas e ensino de ciências | 2001 | |
Uma análise da adaptação de textos de divulgação científica em livros didáticos de ciências | 2001 | |
Explicando uma explicacao | 1999 | |
A Satellite View of Language: some lessons from the science classroom | 1998 | |
Metaphorical Reasoning About Genetics | 1997 | |
Metaphorical Understanding Of Scientific Ideas | 1996 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)