Renato Nunes Bittencourt
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade:
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Departamento:
Departamento de Administração Facc/CCJE
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Filosofia | Doutorado | 2006 - 2010
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Filosofia | Mestrado | 2004 - 2006
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Filosofia | Graduação | 2000 - 2003
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(0.27% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Do Encantado encantado ao Brasil desencantado: crônica de uma desesperança | 2023 | |
| Nietzsche e as flutuações do ressentimento | 2023 | |
| A Bolsa ou as pessoas? A subjugação da vida ao economicismo ultraliberal | 2023 | |
| A necessária desbolsonarização do Brasil | 2023 | |
| Esgotamento Neoliberal - Entrevista à Fabio Antônio Gabriel | 2023 | |
| Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio, sórdida conexão | 2023 | |
| Administração, desaceleração e transformação | 2023 | |
| A catástrofe da sociedade de desempenho e o trabalho positivado como caminho para a morte | 2023 | |
| A positividade tóxica do culto da performance e a asfixia gerencial da dor | 2023 | |
| Infocracia e dominação subjetiva digital | 2023 | |
| A disfunção da Administração e suas ambiguidades organizacionais | 2022 | |
| Carisma Autoritário e Liderança Disruptiva | 2022 | |
| Bartleby ou a grande recusa | 2022 | |
| Vida em Burnout | 2022 | |
| Hölderlin, Nietzsche e a celebração do Trágico-Divino | 2022 | |
| O monstro frio da necrofilia governamental (resenha do livro O governo da emergência: Estado de Exceção, guerra ao terror e colonialidade., de Diego Reis) | 2022 | |
| A democracia devorada pelo ódio fascistóide | 2022 | |
| A perda da segurança laboral na dinâmica mortal do desajuste ultraliberal | 2022 | |
| Turbulência política e dissolução do mundo | 2022 | |
| Direita embrutecida e oligofrênica | 2022 | |
| O cansaço insuperável da dinâmica laboral da vida desvitalizada | 2022 | |
| O Devir da Moda e o triunfo da superfície | 2022 | |
| A vontade autoritária e os seus vícios grandiloquentes | 2022 | |
| Por uma agenda política descontaminada do fanatismo teocrático | 2022 | |
| Identidade Móvel e variações rítmicas da Moda | 2022 | |
| O enjaulamento do amor sob o fluxo da rentabilização afetiva | 2022 | |
| Nietzsche e o Amor Fati como adesão incondicional ao existir | 2022 | |
| Violência estrutural e necessidade de resistência social | 2021 | |
| Perfil autoritário e política da instabilidade institucional | 2021 | |
| Sustentabilidade Organizacional e Emergência Ambiental | 2021 | |
| Ensino remoto e extenuação docente | 2021 | |
| O Luto como subversão na Sociedade de Desempenho | 2021 | |
| Desorientação de mundo e as ruínas pútridas de um projeto glorioso | 2021 | |
| Marasmo sanitário e orquestração do caos social no Brasil | 2021 | |
| Missa Felipe ou o drible na beira do abismo | 2021 | |
| Pandemia, narrativa da dor e confusão informacional | 2021 | |
| Ideologia gerencial, sociedade do cansaço e esgotamento profissional | 2021 | |
| Moralidade Líquida, lacração e cultura do cancelamento | 2021 | |
| Autoridade petrificada e poder ilimitado | 2021 | |
| A institucionalidade brasileira no fio da navalha | 2021 | |
| Nietzsche, a ardência do ressentimento e a força da justiça | 2021 | |
| A transgressão e imagens da vida em ebulição | 2021 | |
| Bolsonaro-Moloch | 2021 | |
| Espinosa e a imanência da ética da beatitude em oposição aos afetos tristes do poder teológico-político | 2021 | |
| Nietzsche e a complexidade existencial do ressentimento | 2021 | |
| A lentidão vital como artifício de fenecimento da dromocracia operacional | 2021 | |
| A ética do gabinete e sabedoria profissional para um bem-viver em ambiente organizacional | 2021 | |
| Olhares distintos para um mundo cheio de alternativas axiológicas em Joaquim Manoel de Macedo: uma visitação filosófica | 2021 | |
| Coprofagia governamental, aberrações políticas e destruição institucional | 2020 | |
| Liberal na Economia, Conservador nos costumes | 2020 | |
| Pandemia, engajamento sanitário, desajuste social e necrofilia presidencial | 2020 | |
| Filosofia da Tragédia: Nietzsche, Wilamowitz-Möllendorff e a polêmica sobre a relação entre Filologia, Arte e Ciência | 2020 | |
| Pandemia, isolamento social e colapso global | 2020 | |
| Tecnologia, Informática e Agenciamento Capitalista da Comunicação | 2020 | |
| Pandemia, degradação social e economia da morte | 2020 | |
| Onipotência do Mercado e Morte à Vida | 2020 | |
| Interfaces para uma formação humana integral na educação omnilateral | 2020 | |
| O papel do poder público no enfrentamento da COVID-19: crítica ao conceito ultraliberal de Estado Mínimo | 2020 | |
| Mobilização fascista, abismo democrático e ruptura institucional | 2020 | |
| Virulência, Confinamento Social e Ética Asséptica | 2020 | |
| As urgências desumanizadoras do consumismo na moral ultraliberal | 2020 | |
| Déficit democrático e política eleitoral da desinformação | 2020 | |
| Bruxas de Salem, ressentimento, moralidade histérica e paranoia social | 2019 | |
| A democracia liberal destruída pelo fascismo de mercado | 2019 | |
| Geração Y e Clima Organizacional | 2019 | |
| Escola sem Partido: os interesses em jogo em um espaço que é político por excelência | 2019 | |
| Doutrina Social da Igreja: uma guinada progressista | 2019 | |
| A negação da Vontade: o pensamento de Schopenhauer e a crítica da moral capitalista e suas interfaces na dita sociedade de consumo | 2019 | |
| Terrorismo Militar e Política da Morte | 2019 | |
| A tragédia como expressão ontológica e retórica na filosofia de Nietzsche | 2019 | |
| Violência Urbana:o mecanismo ideológico por detrás do armamentismo social | 2019 | |
| Moda e sustentabilidade:uma alerta ao cenário atual e um propósito para o futuro | 2019 | |
| A reconfiguração do papel do consumidor e a consequente utilização do discurso humanizador da marca como recurso de fidelização | 2019 | |
| O empresariado ultraliberal e sua indústria de destruição de direitos | 2019 | |
| Utilidades vazias de um mundo sem coração (Resenha do livro A utilidade do inútil: um manifesto, de Nuccio Ordine | 2019 | |
| A falsa soberania do consumidor no mercado capitalista e o fetichismo da publicidade | 2019 | |
| Favela, genocídio e violência policial: administração pública do horror | 2019 | |
| Teologia da Libertação | 2019 | |
| A arte de amar na égide da liquidez | 2019 | |
| Experiência Cristã e cretinismo moral | 2019 | |
| Hesíodo precursor do espírito do capitalismo | 2019 | |
| Ética empresarial e responsabilidade social no vórtice das estratégicas de marketing social | 2019 | |
| Clima organizacional e demanda social por um pretenso capitalismo sustentável | 2019 | |
| Ponte para o passado ou desordem e regresso | 2018 | |
| Vedetismo e partidarismo no poder judiciário: os olhos abertos do Direito Penal | 2018 | |
| A supressão autoritária da razão | 2018 | |
| Dostoiévski, Nietzsche, a virulência do ressentimento e a excelsa idiotia | 2018 | |
| Precarização do trabalho na (des)governança temerária | 2018 | |
| A militarização urbana e o equívoco da intervenção federal na segurança pública | 2018 | |
| Marx 200 anos depois: solidez de uma filosofia revolucionária | 2018 | |
| A degradação da experiência estética na era da dispersão da percepção | 2018 | |
| O desgoverno de Temer | 2018 | |
| A democracia líquida brasileira e a luta da esquerda | 2018 | |
| O turbante da discórdia ou a celeuma da apropriação cultural | 2018 | |
| Brecht, Foucault e os determinantes políticos para entendimento da verdade jornalística | 2018 | |
| A AGONIA DO ESPÍRITO EMANCIPADOR DA EDUCAÇÃO PERANTE A INTEGRAÇÃO ESPETACULAR DA SOCIEDADE DE CONSUMO NA FORMAÇÃO ALIENADA | 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p414 | 2018 |
| O ódio contra a axiologia da diferença na moral do ressentimento | 2018 | |
| Efeitos prejudiciais da irresponsabilidade consumista e a importância do artesanato e da reciclagem na construção da vida ecológica | 2018 | |
| Nietzsche como transgressor da imanência: a potência do acaso (Resenha do livro Sobre Nietzsche: Vontade de Chance, de Georges Bataille) | 2018 | |
| Hesíodo e as regras divinas da ética do trabalho | 2018 | |
| Autoritarismo, alienação tecnicista e mercantilismo: traços antidemocráticos no sistema educacional brasileiro | 2018 | |
| Do ser humano ao ?ter humano?: um ensaio sobre a psicossociologia do consumo na perspectiva da Sociedade de Controle e da Modernidade Líquida | 2018 | |
| Os sem-lugar da humanidade | 2018 | |
| Pensamento Fascista: como e por que ele se forma e quais são suas possíveis implicações | 2018 | |
| Os Direitos Humanos e seus descontentes | 2018 | |
| O consumo colaborativo como resposta sustentável ao imperativo mercadológico do hiperconsumo | 2018 | |
| A onda reacionária e sua chancela ideológica na crise democrática | 2017 | |
| Zygmunt Bauman e a berlinda da Modernidade | 2017 | |
| A miséria penitenciária e a estratégia política de desumanização do apenado | 2017 | |
| A impossível neutralidade discursiva na práxis educacional e a improbidade ideológica da Escola sem Partido | 2017 | |
| Truculência policial e desumanidade da segurança pública na falência estatal | 2017 | |
| A construção do sistema hegeliano: a partir de Spinoza e Kant | 2017 | |
| Novo Contrato Social: intercessões entre Hobbes e Rawls acerca da Justiça | 2017 | |
| A inserção do marketing na gestão educacional e seu estofo político | 2017 | |
| Nietzsche e a consciência histórica (Resenha de Segunda Consideração Extemporânea: sobre a utilidade e a desvantagem da História para a vida, de Friedrich Nietzsche) | 2017 | |
| Nietzsche, a contestação do realismo platônico da linguagem e a constatação da comunicabilidade usual como sinal da gregariedade discursiva | 2017 | |
| A decrepitude mórbida da velhacaria temerária e a luta libertária nas ruas | 2017 | |
| A casa como espaço sagrado da submissão feminina | 2017 | |
| Corrupção, fisiologismo, clientelismo e reacionarismo na morta-viva gestão presidencial temerária: anatomia de um escândalo antirrepublicano | 2017 | |
| O desmantelamento da universidade pública pelo ódio temerário ao conhecimento | 2017 | |
| Marxismo e Filosofia da Revolução: a experiência russa | 2017 | |
| Socialismo ou barbárie: a atualidade histórica da ofensiva socialista na luta pela emancipação humana | 2017 | |
| A morte como punição | 2017 | |
| As bases fascistas da cruzada histérica contra a cultura | 2017 | |
| Caleidoscópio da vida e da arte (Resenha do livro Páginas da vida, páginas da arte, de Rosa Dias) | 2017 | |
| Nietzsche e o historicismo: saúde da cultura ou decadência da vida? | 2017 | |
| AS RELAÇÕES AFETIVAS ENTRE EDUCADOR-EDUCANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | 2017 | |
| Negação da vontade e renúncia ao querer na Norma de Vincenzo Bellini: uma problematização schopenhaueriana | 2017 | |
| O comportamento do consumidor frente ao surgimento de empresas com cultura focada no cliente | 2017 | |
| MENS SANA IN CORPORE SANO: Em busca de uma autoimagem positiva na contemporaneidade | 2017 | |
| A práxis transformadora da Filosofia e sua ação subversiva nas organizações | 2016 | |
| A institucionalização do ócio | 2016 | |
| Zygmunt Bauman: entre a Sociologia e a Filosofia | 2016 | |
| O obscurantismo informativo do discurso midiático como supressor da autonomia cultural | 2016 | |
| Crise Ambiental | 2016 | |
| A ontologia das máscaras dionisíacas na vivência trágica dos gregos | 2016 | |
| A indignidade da publicidade | 2016 | |
| Virtual e Real, sem separação - Entrevista à Lucas Vasques | 2016 | |
| O caráter aniquilador da corporação empresarial | 2016 | |
| Golpismo, doença congênita do fascismo | 2016 | |
| A usurpação temerária do poder presidencial e a cunhagem de uma política reacionária na frágil democracia brasileira | 2016 | |
| A culinária da política: coxinha, caviar e mortadela | 2016 | |
| Olimpíadas da cisão social | 2016 | |
| O clamor por reconhecimento e a luta por sobrevivência das classes marginalizadas perante a repressão cotidiana do Estado Policial | 2016 | |
| O ressentimento como problema fundamental em Nietzsche (Resenha do livro Nietzsche e o ressentimento, de Antonio Edmilson Paschoal) | 2016 | |
| Os pecados mortais da cidade autofágica | 2016 | |
| Naturalização do machismo | 2016 | |
| O banditismo parlamentar direitista e seus atentados contra a república brasileira | 2016 | |
| Nietzsche e o Super-Homem como paradigma da superação pessoal | 2016 | |
| Amor Fati: por uma relação autêntica | 2016 | |
| Tributo ao professor como educador e suas habilidades formadoras | 2016 | |
| Desejo, renúncia, ascese e salvação em Schopenhauer | 2016 | |
| Jogos da exclusão | 2016 | |
| Temer e tremer ou a barbárie da destruição da educação pela política filisteia | 2016 | |
| A afirmação da cultura trágica em Nietzsche | 2016 | |
| A antinatureza do consumismo | 2016 | |
| A metáfora da criança como expressão da inocência do devir em Heráclito e Nietzsche | 2016 | |
| Normatividade, heteronomia e neofilia nos signos da Moda | 2015 | |
| A imersão orgânica no Templo de Consumo | 2015 | |
| Carnaval: a festa de Dionísio | 2015 | |
| Educação e Cultura na era da Televisão e da Informática | 2015 | |
| Cidade Maravilhosa, Cidade Partida, Cidade Vendida | 2015 | |
| A presença da criança na filosofia educacional de Nietzsche | 2015 | |
| O Trágico como afirmação da vida | 2015 | |
| A consciência pós-moderna como emanação da filosofia trágica | 2015 | |
| Domingadas pedagógicas ou o imperial fracasso educacional na lógica comercial da ideologia neoliberal | 2015 | |
| Massificação nas manifestações populares brasileiras | 2015 | |
| Armadilhas da erudição: o autodidata e a vacuidade existencial, segundo Sartre | 2015 | |
| Trauma e testemunho da vida periférica: a narrativa de Ferréz como denúncia da existência lesada | 2015 | |
| Combate à homofobia | 2015 | |
| Amor para consumo | 2015 | |
| As ilusões da civilização na obra de Eça de Queiroz | 2015 | |
| A diluição da formação intelectual na síndrome do comercialismo educacional | 2015 | |
| As fontes da teoria da sublimação de Freud na filosofia de Schopenhauer | 2015 | |
| Pela afirmação da importância da Filosofia no Ensino Médio brasileiro | 2015 | |
| Professor e a crise no ensino | 2015 | |
| Propostas para a formação de núcleos educacionais como meio de integração entre universidade pública e estudantes carentes | 2015 | |
| Efervescência, mimetismo e mercadologia no culto laico das celebridades | 2015 | |
| Retórica, discurso e verdade: elementos da Sofística no processo de desmistificação das práticas jornalísticas | 2015 | |
| Desmistificação epistemológica e desafios didáticos no processo pedagógico de ensino de Filosofia para graduandos de cursos alheios | 2015 | |
| Beleza apolínea, júbilo dionisíaco e declínio individual em ?A Morte em Veneza? de Thomas Mann | 2015 | |
| A gestão social do medo na política da insegurança absoluta | 2015 | |
| Do amor ao casamento | 2015 | |
| Itinerário biobibliográfico a Zygmunt Bauman e a transformação de sua obra em produto literário para consumo | 2015 | |
| Por uma Administração à esquerda: para além da lógica de Mercado | 2015 | |
| Aproximações entre Nietzsche e Eça de Queiroz acerca do problema da consciência histórica no imaginário cultural oitocentista | 2015 | |
| A necrofilia da defesa da pena de morte | 2015 | |
| Stuart Hall e os signos da identidade cultural na pós-modernidade | 2014 | |
| A intensidade da cidade e sua violação pela privatização empresarial da administração pública associada ao militarismo policial | 2014 | |
| Moda e Filosofia: a busca pelo novo | 2014 | |
| O apartheid mitigado nos shopping centers | 2014 | |
| Os delírios urbanos e os signos extáticos da cidade | 2014 | |
| A configuração do Estado Opressor e o projeto de resistência multitudinária contra a violência policial | 2014 | |
| A crise das instituições de ensino | 2014 | |
| O amor coisificado pela sociedade de consumo e suas implicações nas relações humanas | 2014 | |
| Multidão e ação política | 2014 | |
| A religação imanente do pensamento holístico da Filosofia do Futuro no combate ao reducionismo intelectual do eruditismo especialista | 2014 | |
| A nova fronteira da incomunicação | 2014 | |
| A degradação docente, a falência do projeto formativo e a perpetuação do estado de menoridade existencial no capitalismo educacional | 2014 | |
| O retorno do espírito dionisíaco na Selva de Pedra: intervenções báquicas na rua, no jogo, na festa e na política contra a vida administrada | 2014 | |
| Controle, repressão e criminalização dos movimentos sociais na gestão empresarial do Estado Neoliberal | 2014 | |
| Para além da tradição | 2014 | |
| A polifonia do amor e sua inefável expressão comunicacional | 2014 | |
| A educação furtada e as cândidas mentiras da especulação educacional | 2014 | |
| Brasil em estado de exceção | 2014 | |
| O conhecimento para além da mera informação comunicacional: implicações epistemológicas | 2014 | |
| As idiossincrasias da vida cristã e a difícil realização da experiência evangélica | 2014 | |
| Filosofia do Cotidiano - Entrevista à Fabio Antonio Gabriel | 2014 | |
| O espírito de esclarecimento público ameaçado pelo sensacionalismo informacional | 2014 | |
| O sofrimento da insatisfação dos desejos e a sedução da sociedade de consumo | 2014 | |
| O reacionarismo da opinião pública e seu papel determinante na legitimação ideológica da violência policial | 2014 | |
| A mercantilização educacional e a ideologia do ensino espetacular | 2014 | |
| Considerações críticas sobre a questão da reserva de cotas específicas para o ingresso de estudantes no sistema universitário brasileiro | 2014 | |
| A Filosofia como potência de agir através da atividade do esquecimento em Espinosa e Nietzsche | 2014 | |
| Nietzsche e a intuição psicológica como método para a compreensão da tipologia existencial da personalidade de Jesus | 2013 | |
| Nietzsche e ocaso do pensamento trágico grego pela racionalidade ascética do socratismo-platonismo e pela moral cristã | 2013 | |
| Conhecimento à venda? | 2013 | |
| A barbárie educacional e a implosão da vida escolar no capitalismo tecnocrático (Resenha do livro Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão, de Paula Sibilia) | 2013 | |
| As contingências do amor e a dissolução da alteridade amorosa no capitalismo afetivo | 2013 | |
| O tempo livre industrializado | 2013 | |
| O Reality Show como simulacro da reificação humana (Resenha do livro Rituais de Sofrimento de Silvia Viana) | 2013 | |
| O preço do dinheiro (Resenha do livro O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado de Michael Sandel) | 2013 | |
| O paradoxo existencial da experiência do pecado em Kierkegaard | 2013 | |
| A escatologia educacional promovida pelo mercantilismo neoliberal | 2013 | |
| A Igreja oposta à doutrina de Cristo | 2013 | |
| O escândalo de uma renúncia | 2013 | |
| Os antagonismos fundamentais de Nietzsche: a interpretação de Wolfgang Müller-Lauter (Resenha de Nietzsche: sua filosofia dos antagonismos e os antagonismos de sua filosofia, de Wolfgang Müller-Lauter ogeren | 2013 | |
| Apoteose bacharelesca e distinção social no ritual de formatura (Resenha do livro O imaginário da formatura: as raízes da Cultura Bacharelesca no Brasil, de Ediana Avelar | 2013 | |
| O lúdico para questionar | 2013 | |
| O desafio de amar | 2013 | |
| Educação como produto de consumo no mercado capitalista ou a negação da flama do saber na tecnocracia neoliberal | 2013 | |
| Entrevista a Wellington Lima Amorim | 2013 | |
| A força transformadora da Multidão | 2013 | |
| A Multidão Eletrônica e a ubiquidade do seu poder transformador (Resenha do livro Redes de Indignação e Esperança, de Manuel Castells) | 2013 | |
| O espetáculo não pode parar? | 2013 | |
| Schopenhauer, Nietzsche, a eternidade da vida da Vontade e a incólume força criadora do espírito dionisíaco | 2013 | |
| O luxo como expressão da saturação psíquica do sujeito de consumo | 2013 | |
| A celebração do consumo | 2013 | |
| Educação sem reflexão no sistema espetacular | 2013 | |
| O Zaratustra de Nietzsche e a possibilidade de elaboração de uma religião da Terra | 2013 | |
| Identidade e Alteridade na história da formação sociocultural brasileira | 2013 | |
| Nietzsche e a Psicologia do Redentor | 2012 | |
| Nietzsche e a Paixão Crística como culminação da doutrina evangélica | 2012 | |
| Virtualização dos saberes | 2012 | |
| Hölderlin e a sagrada comunhão entre Dionísio e Cristo | 2012 | |
| O Virtual e os novos paradigmas da publicação acadêmica | 2012 | |
| A força destrutiva das massas | 2012 | |
| A corrosão do caráter e os mecanismos alienantes dos processos de trabalho no capitalismo tardio | 2012 | |
| Das profundezas do ressentimento ao sublime amor crístico: Dostoiévski e Nietzsche | 2012 | |
| Apolo de duas faces | 2012 | |
| A saudade, a nostalgia e o inefável | 2012 | |
| A vida condominial e a erosão da esfera pública na sociabilidade capitalista | 2012 | |
| Do amor socrático ao amor líquido | 2012 | |
| Moda: uma sociedade com os sentidos embotados | 2012 | |
| A plutocracia capitalista e a diluição da experiência ética (Resenha do livro O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado de Michael Sandel) | 2012 | |
| Dinheiro: o dublê da virtude | 2012 | |
| Os discursos ideológicos das corporações midiáticas e a construção do imaginário social na civilização informacional | 2012 | |
| Schopenhauer e a imprecação contra a corrupção intelectual da filosofia universitária: uma polêmica extemporânea | 2012 | |
| A redenção para a vingança | 2012 | |
| O sistema panóptico da topologia do Shopping Center, a assepsia humana e a exclusão social da pobreza | 2012 | |
| A espoliação da educação pelo espírito mercantilista e a legitimação social do infantilismo estudantil | 2012 | |
| A divinização das marcas pela atividade publicitária no sistema normativo de consumo | 2012 | |
| A Cibercultura e a formação da consciência emancipada na rede virtual | 2012 | |
| Violência como morte da Alteridade (Resenha de Ontologia da Violência: o Enigma da Crueldade, de Aguinaldo de Bastos; Alexandre Marques Cabral e Jonas Rezende) | 2011 | |
| Um dilema pré-socrático: a natureza do tempo em Anaximandro e Heráclito | 2011 | |
| Consumismo como fuga simbólica do real | 2011 | |
| Nietzsche e a idiotia divina de Jesus | 2011 | |
| Nietzsche e a fisiologia como método de interpretação de mundo | 2011 | |
| Schopenhauer, Nietzsche e a crítica ao formalismo da moral kantiana | 2011 | |
| O Trágico na música: a Carmen de Bizet como expressão da tensão apolíneo-dionisíaca | 2011 | |
| Apareço, logo existo! | 2011 | |
| Os dispositivos existenciais do consumismo | 2011 | |
| Tolstói, Nietzsche e a incompatibilidade axiológica entre a prática cristã e a ordem civilizatória | 2011 | |
| Dionísio amigo de Jesus, Dionísio rival do Crucificado | 2011 | |
| A aflição de uma vida líquida - Entrevista com Zygmunt Bauman | 2011 | |
| Dionísio e Cristo: afinidades eletivas em torno da experiência transfiguradora do sagrado | 2011 | |
| A psicologia da idiotia em Dostoiévski e Nietzsche | 2011 | |
| Dostoiévski, Nietzsche e as marcas deletérias da vida ressentida | 2011 | |
| A tipologia do ressentimento em Dostoiévski e Nietzsche | 2011 | |
| Princípios de uma filosofia fisiológica em Nietzsche ou a elaboração de uma ética dietética | 2011 | |
| A alegria trágica de viver na filosofia de Nietzsche | 2011 | |
| Homem e Natureza: um divórcio ético | 2011 | |
| Vida Vazia e Consumo Líquido | 2011 | |
| Nietzsche e sua compreensão extra-moral da experiência originária da beatitude evangélica de Jesus | 2011 | |
| Nietzsche e a musicalidade dionisíaca da Tragédia Ática | 2011 | |
| As incertezas existenciais e as identidades fluidas na modernidade líquida | 2011 | |
| Sedução para o consumo | 2011 | |
| Entrevista: Zygmunt Bauman. Panoramas da modernidade líquida | 2011 | |
| Com vocês, elas, as mulheres! - Entrevista com Magali Menezes | 2011 | |
| As falácias da ideia de progresso segundo Nietzsche | 2011 | |
| As influências de Tolstói e de Dostoiévski na análise nietzschiana sobre a gênese da experiência crística | 2010 | |
| A idéia de "Deus" na cristologia de Nietzsche | 2010 | |
| Nietzsche intérprete da agonística grega | 2010 | |
| Justiça, caridade e compaixão na Metafísica da Ética de Schopenhauer | 2010 | |
| O relativismo da noção de verdade na Comunicação Social e o falibilismo do discurso jornalístico | 2010 | |
| Consumo para o vazio existencial | 2010 | |
| As utopias negativas e a normatividade da disciplina social | 2010 | |
| Morte e Vida na cultura trágica dos gregos | 2010 | |
| Óperas com um toque de Filosofia | 2010 | |
| O valor sagrado do trabalho em Hesíodo | 2010 | |
| Decadência e afirmação da dignidade do homem em Ernest Hemingway | 2010 | |
| Estética como fisiologia aplicada em Nietzsche | 2010 | |
| Dionisismo: imanência e afirmação da vida indestrutível | 2010 | |
| A Filosofia diante do tecnicismo da sociedade de informação | 2010 | |
| O advento do Homem-Massa | 2010 | |
| Beatitude Crística e Amor Fati na interpretação nietzschiana sobre a práxis evangélica de Jesus | 2010 | |
| Nietzsche e a decifração do mecanismo psicofisiológico do ressentimento | 2010 | |
| A sociedade de transição (Resenha do livro A sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade de Ulrich Beck | 2010 | |
| A estrutura simbólica da vida líquida em Zygmunt Bauman | 2010 | |
| Nietzsche e a jubilosa experiência trágica dos gregos | 2010 | |
| A questão da agonística grega e suas influências na formação da cultura ocidental | 2010 | |
| Espinosa, Nietzsche e a denúncia da moral teológica como distorção axiológica das disposições afirmativas da autêntica práxis crística | 2010 | |
| Nietzsche e o eruditismo como supressor da capacidade reflexiva do estudante | 2010 | |
| O Jesus sem culpa | 2010 | |
| O duplo do Cristianismo: o Evangelho de Barrabás como narrativa hagiográfica e como romance de formação | 2010 | |
| Resenha do livro Nietzsche e o Cristianismo, de Belkiss Silveira Barbuy | 2010 | |
| Zygmunt Bauman e a administração da vida na era da liquidez | 2010 | |
| A questão do ressentimento na ética trágica de Nietzsche | 2009 | |
| QUID EST VERITAS? - A crítica ao realismo da linguagem em Nietzsche | 2009 | |
| A interpretação de Nietzsche sobre o fundamento primordial do Cristianismo | 2009 | |
| Nietzsche e a imanência da experiência divina na práxis crística | 2009 | |
| Hesíodo e a dignidade do trabalho como exercício da justa medida | 2009 | |
| Espírito de vingança como sintoma de degenerescência fisiológica | 2009 | |
| A Sociedade de Controle e o seu indiscreto olhar normativo | 2009 | |
| Nietzsche e a Questão da Vivência Crística na Psicologia do Redentor d' O Anticristo | 2009 | |
| A contemplação do terrível como estímulo para o despertar da alegria | 2009 | |
| O medo na era da liquidez | 2009 | |
| Apontamentos sobre a crítica de Nietzsche à historiografia oitocentista | 2009 | |
| Nietzsche e o problema da fisiologia do ressentimento na moral religiosa | 2009 | |
| A fragilidade das relações humanas na pós-modernidade | 2009 | |
| Erich Fromm e a questão do Ter | 2009 | |
| A idéia de uma historiografia direcionada para a vida e a crítica ao conceito de progresso na filosofia de Nietzsche | 2009 | |
| Em busca da Terra Prometida: o debate sobre a identidade brasileira em Canaã de Graça Aranha | 2009 | |
| Convergências entre Schopenhauer e Nietzsche na crítica da filosofia acadêmica | 2009 | |
| O convencionalismo da linguagem e a idéia de verdade na Mídia | 2009 | |
| A conduta dos heróis na épica de Homero | 2009 | |
| O controle da sociedade disciplinar | 2009 | |
| A abordagem de Nietzsche sobre a gênese da Tragédia Ática | 2009 | |
| O sentimento de alteridade no dionisismo como superação da conduta apolínea | 2009 | |
| O princípio de individuação como suporte do conceito de identidade na cultura apolínea | 2009 | |
| Espinosa e a crítica da política dos afetos tristes | 2009 | |
| Richard Wagner: artista trágico ou apologeta do ideal ascético? | 2009 | |
| Graça Aranha e a Polêmica Filosófica sobre a Identidade Brasileira | 2009 | |
| Nietzsche e a beatitude da prática evangélica como signo da imanência | 2009 | |
| A crise da cultura brasileira e o papel atual da Filosofia | 2008 | |
| O angustiado homem do ressentimento em Graciliano Ramos | 2008 | |
| Schopenhauer, Nietzsche e a questão da tragédia: negação da Vontade ou afirmação trágica da vida? | 2008 | |
| A insanidade da moda e a cultura do consumismo | 2008 | |
| Ética e competitividade no mundo empresarial | 2008 | |
| O problema do Crucificado na crítica de Nietzsche ao Cristianismo | 2008 | |
| O conceito do Consolo Metafísico em Nietzsche como superação da teoria schopenhaueriana da tragédia | 2008 | |
| A liquidez do Homem Pós-Moderno | 2008 | |
| Nietzsche e o problema da decadência fisiológica na filosofia e na arte | 2008 | |
| Para uma compreensão da política dos afetos na filosofia de Espinosa | 2008 | |
| Espinosa e os afetos como força motriz das relações políticas | 2008 | |
| A decadência dos instintos vitais na moral do ressentimento | 2008 | |
| Como a cena trágica pode nos proporcionar a alegria? | 2008 | |
| Nietzsche e a religiosidade trágica dos gregos | 2008 | |
| Introdução à Ética: uma profunda reflexão sobre o emaranhado de conceitos que orbitam esse polêmico ramo filosófico | 2008 | |
| Cólera, Astúcia e Harmonia | 2008 | |
| Cultura do Aprendiz | 2008 | |
| Nietzsche, o mal-estar do ressentimento e a crise da cultura ocidental | 2007 | |
| Nietzsche: Anticristo ou anticristão? Uma interpretação do Cristianismo por uma perspectiva da imanência | 2007 | |
| Ética e relações pessoais - para uma revalorização da interatividade humana | 2007 | |
| Interações entre a renúncia schopenhaueriana e a ironia machadiana | 2007 | |
| Dimensões trágicas do Tempo | 2007 | |
| Reflexões sobre a cultura grega a partir de Friedrich Nietzsche | 2006 | |
| Nietzsche e a arte de olvidar | 2006 | |
| A justa medida como virtude primordial na cultura apolínea | 2006 | |
| Reflexão para a massa | 2006 | |
| Pela Filosofia no Vestibular | 2006 | |
| O sentido da agonística para a vida ou a disputa de Nietzsche | 2005 | |
| O ensino de Filosofia como despertar do espírito de criatividade | 2005 | |
| A ética de Espinosa como superação da Moral Provisória Cartesiana | 2005 |
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