Anita Leandro

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Escola de Comunicação

Departamento:

Departamento de Expressão e Linguagens

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

    | Pós-Doutorado | 2015 - 2016
  • Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

    Etudes Cinematographiques Et Audiovisuelles | Doutorado | 1993 - 1997
  • Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

    Etudes Cinematographiques Et Audiovisuelles Dea | Mestrado | 1992 - 1993
  • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte

    Comunicação Social Jornalismo | Graduação | 1979 - 1981
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(5.56% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
A transformação das imagens em Um dia na vida: do fluxo televisivo ao arquivo audiovisual. 2023
O presente absoluto da palavra 2023
Archivo visual de la represión y montaje 2022
Principe du montage et visibilité de l?histoire. Arrêt sur quelques images de la lutte pour l?amnistie au Brésil 2022
Torturadores e torturados: a violência de Estado em dois filmes brasileiros recentes 10.25768/20.04.02.28.03 2020
Você também pode dar um presunto legal Um filme clandestino sobre os esquadrões da morte 2020
Funk Staden: atualidade do gesto antropofágico 2019
Missing Links: les traces de l?histoire dans le cinéma de Chantal Akerman 2018
Entre absence d?images et preuves des crimes. Sur le montage des images de l?histoire 2018
 : les traces de l?histoire dans le cinéma de Chantal Akerman 10.1080/14715880.2017.1306402 2017
Story, History and Intercultural Memory: Can a Transmedia Approach Benefit an Archive-Based Documentary Project? 2016
A história na primeira pessoa: em torno do método de Rithy Panh 2016
Os acervos da ditadura na mesa de montagem 2016
Sem imagens: memória histórica e estética de urgência no cinema sem autor 2014
'Miguilim vai ao cinema' 2014
Memória e poesia: imagens da palavra de Guimarães Rosa no cinema 2014
Um fotograma de diferença. A montagem arcaica de Straub-Huillet 2013
Desvios de imagens 2012
Imagens em cena 2011
Um filme: No Quarto de Vanda 2010
Cartografias do êxodo 2010
"O tremor das imagens. Notas sobre o cinema militante" 2010
Falkenau: a vida póstuma dos arquivos 2010
O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo 2009
A estética do grotesco e a produção audiovisual para a educação em saúde. O caso das leishmanioses no Brasil 2007
A natureza no cinema educativo de Humberto Mauro 2005
News from Rio: fait divers et mémoires colletive dans Bus 174 2004
A Trilogia da Terra: considerações sobre a pedagogia glauberiana 2004
La recherche cinémathographique et la vidéo digitale 2004
Lições de roteiro, por JLG 2003
Stratégies contre l'oubli. Du détournement des images d'archives au cinéma 2003
Godard contra a adaptação. Carmen e outras histórias do cinema 2002
Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem 2001
Le décor naturel et l'authentification du mythe dans Carmen 1998
Le personnage mythique dans les films. Une histoire de récit(s) 1997
Carmen, Bizet et le cinéma 1997
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
?Montagem e história. Uma arqueologia das imagens da repressão? 2015
Uma outra escrita da história. As imagens da repressão perante a montagem 2015
A história na primeira pessoa: em torno do método de Rithy Panh 2014
Montagem testemunho: a presença do arquivo nas filmagens. 2013
Imagens e sons da memória: a história de Miguilim no cinema 2013
Desvios de imagens, ontem e hoje (De Debord a Coutinho) 2012
Documentário de arquivos e método arqueológico 2012
O que é um filme político, hoje? 2012
A voz inaudível dos arquivos. Montagem e escrita da História 2011
Personagens invisíveis ao meio dia 2010
Mise en scène da palavra no documentário: dispositivos e profanações 2009
Estratégias contemporâneas de inclusão da imagem de arquivo no cinema 2009
Politiques du montage. Autour de la Société du spectacle de Guy Debord 2005
L?essai filmé, un autre scénario 2005
Sobre a violência no cinema brasileiro contemporâneo. Consideraçoes sobre "Cidade de Deus" e "Onibus 174" 2003
A vídeo instalação e as artes visuais no ensino médio 2003
O construtivismo de Godard e as imagens em movimento na aprendizagem das artes visuais no ensino médio 2003
As Leishmanioses e suas Representações Audiovisuais 2002
Analise dos padroes de voz no cinema. A comunicação oral humana em duas versoes de The Nutty Professor 2002
Representações audiovisuais da leishmaniose : um estudo de cinco vídeos educativos 2002
Os insetos e suas representações. Mitos e preconceitos 2002
Stratégies contre l'oubli. Du détournement des images d'archive au cinéma 2002
Teoria e prática na pesquisa cinematográfica e audiovisual 2001
Problematização do conceito de inseto. Busca de uma abordagem interdisciplinar integrando entomologia e ecologia 2001
Contribuições do cinema para o ensino e a criação na dança. Análise do filme Roberta 2001
La trilogie de la terre de Glauber Rocha 2000
Utilização da análise fílmica como instrumento de educação vocal 2000
Investigando imagens do cuidado 2000
As imagens do cuidado. Cenas do cotidiano 2000
A percepção da natureza através da imagem: contribuições do vídeo educativo ao trabalho de campo em Ecologia 2000
Bizet et le cinéma. Une histoire mythique 1996
Publicações:
Minha Rede: