Patrícia Corsino
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Didatica/FE
Formação:
-
Università degli Studi di Pavia
| Pós-Doutorado | 2020 - 2020
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Doutorado | 1998 - 2003
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Mestrado | 1993 - 1996
-
Universidade Estácio de Sá
Educação Infantil | Especialização | 1983 - 1983
-
Universidade Santa Úrsula
Pedagogia | Graduação | 1976 - 1978
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(32.79% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| ARTIGO - AVALIAÇÃO DE CONTEXTO: ANÁLISE COLEGIADA DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS | 10.1590/0102-469838402 | 2023 |
| Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil:contribuições para uma política de formação | 2023 | |
| Entrevista- Leitura e escrita na Educação Infantil: consensos, tensões e disputas e os professores e suas inquietações em meio a tudo isso | 2023 | |
| Infância e Pandemia: sentimentos e utopias de crianças | 10.1590/2175-6236129672vs01 | 2023 |
| As crianças e seus mil dias: reflexões entre saúde e educação | 10.54948/desidades.v0i31.46065 | 2022 |
| Espaço aberto- Niaj, espaço inovador para crianças, adolescentes e jovens? | 10.54948/desidades.voi31.49615 | 2022 |
| Literatura digital infantil | 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p281-301 | 2022 |
| Apresentação - Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil | 10.1590/0104-4060.83539 | 2021 |
| Docência na creche: entre simplicidade e sofisticação sutil | 10.12957/riae.2020.46700 | 2020 |
| Experiência do encontro na educação infantil: interações, brincadeiras e espaços | 10.5902/1984644440914 | 2020 |
| Avaliação de contexto na educação infantil | 10.34019/2237-9444.2020.v10.32016 | 2020 |
| Infância e Educação Infantil: desafios da pandemia (24 de maio de 2020-ao vivo em 19 de maio de 2020, Rio de Janeiro) | 2020 | |
| A poesia em territórios improváveis: jovens de periferia em cena | 2020 | |
| Leitura e escrita na educação infantil: contextos e práticas em diálogo | 10.1590/198053146109 | 2019 |
| LENDO -BARBA AZUL- NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA | 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226 | 2019 |
| As interações como eixo do trabalho pedagógico | 2018 | |
| A UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS PROFISSIONAIS QUE NELAS ATUAM THE UNIVERSALIZATION OF THE MUNICIPAL SCHOOL LIBRARIES OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO AND THE PROFESSIONALS THAT ACT IN THEM | 10.22409/revistaleph.v0i31.39287 | 2018 |
| A Literatura Infantil na Tela: um olhar para o aplicativo Crianceiras | 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4540 | 2018 |
| Reflexões sobre políticas de livro e leitura de secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro | 10.1590/2316-40185022 | 2017 |
| Contraposiciones y desplazamientos en la experiencia de instrumentos italianos de evaluación de contexto en una escuela del gobierno de la ciudad de Rio de Janeiro | 2017 | |
| Editorial- 20 anos da primeira etapa da educação básica: rumo a maioridade da educação infantil? | 10.20500/rce.v12i24.11571 | 2017 |
| Obrigatoriedade escolar aos quatro anos: indagações sobre materiais didáticos escolares | 2016 | |
| Infância e literatura: entre conceitos,palavras e imagens | 2015 | |
| O discurso religioso em uma escola de Educação Infantil: entre o silenciamento e a discriminação | 10.14244/198271991162 | 2015 |
| Entre Ciência, Arte e Vida: a didática como ato responsivo | 10.1590/2175-623646089 | 2015 |
| O livro e o corpo: gestos e movimentos de leitura na escola e na biblioteca | 10.20500/rce.v9i18.1859 | 2014 |
| Desafios para a formação de professores de educação infantil | 2013 | |
| Educação infantil e políticas municipais: um estudo longitudinal | 10.1590/S0100-15742013000100008 | 2013 |
| Em pauta: Alfabetização, letramento, leitura e escrita | 2011 | |
| Ainda em pauta: Alfabetização, leitura e escrita | 2011 | |
| Reflexões sobre a politica de acesso ao livro e à leitura em cinco municípios fluminenses | 2011 | |
| Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental | 10.1590/s1517-97022011000100005 | 2011 |
| Ensino Fundamental de nove anos: algumas considerações para se pensar o currículo | 2010 | |
| Linguagem na Prática Pedagógica | 2010 | |
| Salto para o Futuro edição especial: Pronfantil em Debate | 2010 | |
| Políticas e praticas escolares - Boletim Salto para o Futuro ano19,n12 | 2009 | |
| Educação infantil no Município do Rio de Janeiro: um breve histórico | 2008 | |
| Pensando a infância e o direito de brincar ano18, boletim 07 | 2008 | |
| Educação Infantil e desigualdade | 2007 | |
| Educação Infantil: as crianças e o conhecimento | 2006 | |
| O Ensino Religioso na Educação Infantil de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro | 2006 | |
| Linguagem e Educação Infantil: as brincadeiras com as palavras e as palavras como brincadeiras | 2006 | |
| Proposta Pedagógica - Cotidiano da Educação Infantil | 2006 | |
| O planejamento da prática pedagógica ano16 | 2006 | |
| Pensando os Princípios Éticos, Políticos e Estéticos na Educação Infantil | 2005 | |
| Pensando a infância e o direito de brincar | 2003 | |
| Sobre pais e professores: relação família e escola na Educação Infantil -algumas reflexões. | 2002 | |
| Quando escutamos, desvendamos nossas paisagens - A palavra, a fala e a narrativa: ouvindo e desvendando paisagens | 2001 | |
| O olfato e o paladar despertam a memória, fazem o pensamento ir longe entre cheiros e sabores da história individual e coletiva - Linguagem Escrita e Linguagem matemática: memória, registros e Coletividade | 2001 | |
| Relação Família e Escola na Educação Infantil: algumas reflexões | 2001 | |
| Pensando a Infancia e o Direito de Brincar | 2001 | |
| Fundamentação Teórica da Série Educação e Sentidos | 2001 | |
| Linguagem Escrita e linguagem matemática: memória, registro e coletividade | 2001 | |
| Severino, qual é a parte que te cabe neste latifúndio? | 1999 | |
| Alfabetismo, cultura(s) e escola: contribuições para o trabalho docente | 1997 | |
| Leitura -escrita:perspectivas de avaliação diagnótica | 1997 | |
| Pensamento e Linguagem: indissociável relação | 1996 | |
| É proibido proibir | 1996 | |
| Fazenda de Chita, fazenda de Rita | 1996 | |
| Brincando no Espaço | 1996 | |
| DUVIDEODÓ | 1996 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)