Patrícia Corsino

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-4623-5318


Formação:
  • Università degli Studi di Pavia

    | Pós-Doutorado | 2020 - 2020
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1998 - 2003
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1993 - 1996
  • Universidade Estácio de Sá

    Educação Infantil | Especialização | 1983 - 1983
  • Universidade Santa Úrsula

    Pedagogia | Graduação | 1976 - 1978
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(32.79% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
ARTIGO - AVALIAÇÃO DE CONTEXTO: ANÁLISE COLEGIADA DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS 10.1590/0102-469838402 2023
Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil:contribuições para uma política de formação 2023
Entrevista- Leitura e escrita na Educação Infantil: consensos, tensões e disputas e os professores e suas inquietações em meio a tudo isso 2023
Infância e Pandemia: sentimentos e utopias de crianças 10.1590/2175-6236129672vs01 2023
As crianças e seus mil dias: reflexões entre saúde e educação 10.54948/desidades.v0i31.46065 2022
Espaço aberto- Niaj, espaço inovador para crianças, adolescentes e jovens? 10.54948/desidades.voi31.49615 2022
Literatura digital infantil 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p281-301 2022
Apresentação - Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil 10.1590/0104-4060.83539 2021
Docência na creche: entre simplicidade e sofisticação sutil 10.12957/riae.2020.46700 2020
Experiência do encontro na educação infantil: interações, brincadeiras e espaços 10.5902/1984644440914 2020
Avaliação de contexto na educação infantil 10.34019/2237-9444.2020.v10.32016 2020
Infância e Educação Infantil: desafios da pandemia (24 de maio de 2020-ao vivo em 19 de maio de 2020, Rio de Janeiro) 2020
A poesia em territórios improváveis: jovens de periferia em cena 2020
Leitura e escrita na educação infantil: contextos e práticas em diálogo 10.1590/198053146109 2019
LENDO -BARBA AZUL- NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226 2019
As interações como eixo do trabalho pedagógico 2018
A UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS PROFISSIONAIS QUE NELAS ATUAM THE UNIVERSALIZATION OF THE MUNICIPAL SCHOOL LIBRARIES OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO AND THE PROFESSIONALS THAT ACT IN THEM 10.22409/revistaleph.v0i31.39287 2018
A Literatura Infantil na Tela: um olhar para o aplicativo Crianceiras 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4540 2018
Reflexões sobre políticas de livro e leitura de secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro 10.1590/2316-40185022 2017
Contraposiciones y desplazamientos en la experiencia de instrumentos italianos de evaluación de contexto en una escuela del gobierno de la ciudad de Rio de Janeiro 2017
Editorial- 20 anos da primeira etapa da educação básica: rumo a maioridade da educação infantil? 10.20500/rce.v12i24.11571 2017
Obrigatoriedade escolar aos quatro anos: indagações sobre materiais didáticos escolares 2016
Infância e literatura: entre conceitos,palavras e imagens 2015
O discurso religioso em uma escola de Educação Infantil: entre o silenciamento e a discriminação 10.14244/198271991162 2015
Entre Ciência, Arte e Vida: a didática como ato responsivo 10.1590/2175-623646089 2015
O livro e o corpo: gestos e movimentos de leitura na escola e na biblioteca 10.20500/rce.v9i18.1859 2014
Desafios para a formação de professores de educação infantil 2013
Educação infantil e políticas municipais: um estudo longitudinal 10.1590/S0100-15742013000100008 2013
Em pauta: Alfabetização, letramento, leitura e escrita 2011
Ainda em pauta: Alfabetização, leitura e escrita 2011
Reflexões sobre a politica de acesso ao livro e à leitura em cinco municípios fluminenses 2011
Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental 10.1590/s1517-97022011000100005 2011
Ensino Fundamental de nove anos: algumas considerações para se pensar o currículo 2010
Linguagem na Prática Pedagógica 2010
Salto para o Futuro edição especial: Pronfantil em Debate 2010
Políticas e praticas escolares - Boletim Salto para o Futuro ano19,n12 2009
Educação infantil no Município do Rio de Janeiro: um breve histórico 2008
Pensando a infância e o direito de brincar ano18, boletim 07 2008
Educação Infantil e desigualdade 2007
Educação Infantil: as crianças e o conhecimento 2006
O Ensino Religioso na Educação Infantil de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro 2006
Linguagem e Educação Infantil: as brincadeiras com as palavras e as palavras como brincadeiras 2006
Proposta Pedagógica - Cotidiano da Educação Infantil 2006
O planejamento da prática pedagógica ano16 2006
Pensando os Princípios Éticos, Políticos e Estéticos na Educação Infantil 2005
Pensando a infância e o direito de brincar 2003
Sobre pais e professores: relação família e escola na Educação Infantil -algumas reflexões. 2002
Quando escutamos, desvendamos nossas paisagens - A palavra, a fala e a narrativa: ouvindo e desvendando paisagens 2001
O olfato e o paladar despertam a memória, fazem o pensamento ir longe entre cheiros e sabores da história individual e coletiva - Linguagem Escrita e Linguagem matemática: memória, registros e Coletividade 2001
Relação Família e Escola na Educação Infantil: algumas reflexões 2001
Pensando a Infancia e o Direito de Brincar 2001
Fundamentação Teórica da Série Educação e Sentidos 2001
Linguagem Escrita e linguagem matemática: memória, registro e coletividade 2001
Severino, qual é a parte que te cabe neste latifúndio? 1999
Alfabetismo, cultura(s) e escola: contribuições para o trabalho docente 1997
Leitura -escrita:perspectivas de avaliação diagnótica 1997
Pensamento e Linguagem: indissociável relação 1996
É proibido proibir 1996
Fazenda de Chita, fazenda de Rita 1996
Brincando no Espaço 1996
DUVIDEODÓ 1996
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
CRIANÇAS E INFÂNCIAS NAS OBRAS LITERÁRIAS PREMIADAS PELA FNLIJ NA CATEGORIA CRIANÇA PRODUÇÃO 2015-2017 2019
OBRIGATORIEDADE ESCOLAR AOS 4 ANOS: QUALIDADE NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À PRÉ-ESCOLA? 2018
Compulsory schooling at four years old in brazil: Democratic access to a quality early childhood education? 2017
Reflections on quality indicators in Early Childhood Education: a formative experience in a public school in the city of Rio de Janeiro 2017
Infância, práticas culturais, leitura e literatura no contexto da democracia 2017
PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE 1973 A 2013: ALGUMAS REFLEXÕES 2017
Obrigatoriedade escolar aos quatro anos: indagações sobre materiais didáticos escolares. 2016
INDAGAÇÕES SOBRE A COMPRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2016
Onde estão os livros na escola?Discutindo os espaços de livro e leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 2014
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NOS ANOS INICIAIS DO COLÉGIO PEDRO II 2014
BIBLIOTECA É LUGAR DE QUÊ? INFÂNCIA E LEITURA NA BIBLIOTECA PARQUE DA ROCINHA 2014
A leitura de literatura infantil em uma creche comunitaria na cidade do Rio de janeiro: o que dizem e fazem as educadoras para e com as crianças 2012
Políticas públicas Municipais de Educação Infantil: um balanço da década 2011
O que cabe num livro? Pensando a leitura literária de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental 2011
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE PALAVRAS. IMAGENS E HISTÓRIAS O LUGAR DO SEUJEITO CRIANÇA 2010
AS CRIANÇAS E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE JANELAS E GRADES 2010
Biblioteca infantil: um espaço em construção 2010
LEITURAS TUTELADAS, FELICIDADES CLANDESTINAS 2010
O QUE DIZEM MURAIS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? 2010
Políticas Públicas Universalistas e residualistas: os desafios da educação infantil 2010
Retrato de espaços de livros e leituras em instituições de educação infantil 2010
Literatura infantil: as crianças e as leituras 2009
Pensando o ensino Religioso na Educação Infantil de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro 2008
A institucionalização da Infância: antigas questões, novas discussões. 2008
A complexidade da linguagem no Cotidiano da Educação Infantil. 2008
Reflexões sobre a leitura literária em instituições de Educação na cidade do Rio de Janeiro 2008
Literatura e infância na Educação Infantil 2008
ENTRE CRIANÇAS E ALUNOS: A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS EXCLUSIVAS PARA CRIANÇAS DE 4 A 6 2008
(Re) flections on the courses of the early childhood educator: his knowledge and approaches environmental education. 2008
Linguagem, Leitura e Literatura: questões para a Educação Infantil e séries Iniciais 2007
Olhares, gestos e falas nas relações de adultos e crianças no cotidiano de escolas de Educação Infantil 2007
Letramento literário na Alfabetização- mesa redonda 2007
Extensão da Faculdade de Educação na Vila Residencial/UFRJ 2006
Professoras de Educação Infantil e suas visões de letramento: tensões da prática 2006
A cultura contemporânea e a literatura nos espaços de educação infantil: pontos de partida da pesquisa 2006
Letramento na Educação Infantil: questões e tensões da prática 2005
Infância e linguagem: observando duas turmas de educação infantil da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro 2004
Discutindo o princípio político, ético e estético das diretrizes currículares nacionais para a educação infantil e a prática pedagógica 2003
Literatura e infância: limites e possibiidades da literatura infnatil para as crianças de zero a seis anos 2001
Educação Infantil e Ensino Fundamental: entre o administrativo e o pedagógico 2001
Escola e Leitura: buscando espaços de formação 2000
Como anda a leitura entre crianças e jovens do Rio de Janeiro: explorando dados de um survey domiciliar 1999
Letramento e escola: entre a parcialidade e a fragmentação 1999
Leitura e escrita como fatores de segurança da criança 1998
Leitura na cidade : pensando o alfabetismo dos jovens do Rio de Janeiro. 1997
Leitura na Cidade: pensando a leitura dos jovens do Rio de Janeiro 1997
Publicações:
Minha Rede: