Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Fundamentos da Educação/FE
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Serviço Social | Doutorado | 1997 - 2000
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Mestrado | 1990 - 1992
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bacharelado em ecologia | Graduação | 1985 - 1988
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas | Graduação | 1985 - 1989
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(13.29% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
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Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo | 2023 | |
. Paulo Freire e educação ambiental crítica: Por uma práxis intercultural de libertação | 10.5216/rfd.v47.65755 | 2023 |
Questão Ambiental na América Latina | 10.15448/1677-9509.2023.1.44399 | 2023 |
Referências e sentidos da Educação Ambiental Crítica nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental ? EPEAs | 10.14295/remea.v39i1.12764 | 2022 |
Educação ambiental em Duque de Caxias, RJ: contradições entre o discurso hegemônico e as questões socioambientais do território | 10.1590/1984-0411.83004 | 2022 |
A tentativa do esvaziamento da crítica: Mises e os pressupostos liberais | 10.26512/sersocial.v23i49.29361 | 2021 |
Educação ambiental crítica como instrumento na análise dos conflitos socioambientais em comunidades tradicionais no litoral entre Sergipe e Bahia | 10.33360/RGN.2318-2695.2021.i2.p.214-228 | 2021 |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental | 10.9771/gmed.v13i2.45145 | 2021 |
As Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental | 10.1590/1516-731320200004 | 2020 |
Contribuições teórico-metodológicas para a educação ambiental com povos tradicionais | 10.22409/resa2020.v0i0 | 2020 |
A Dimensão Educativa do Trabalho Em Um Grupo de Agricultores Familiares de Base Camponesa / The Educational Dimension of Work in a Group of Peasant-Based Family Farmers | 10.34188/bjaerv3n4-054 | 2020 |
Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo | 2019 | |
Caminhos para uma abordagem psico-socioambiental: contribuições da psicossociologia para as discussões socioambientais | 2019 | |
A SYSTEMIC APPROACH TO SUSTAINABILITY - THE INTERCONNECTION OF ITS DIMENSIONS IN ECOVILLAGE PRACTICES | 10.1590/1809-4422asoc0012r1vu19l1ao | 2019 |
A questão ambiental a partir dos ?sem direitos?: uma leitura em Enrique Dussel. | 2019 | |
La perspective critique de l?éducation à l?environnement au Brésil: aspects historiques, épistémologiques et méthodologiques | 2019 | |
Interdisciplinaridade, materialismo histórico-dialético e paradigma da complexidade: articulações em torno da pesquisa em educação ambiental crítica | 10.18675/2177-580X.vol14.n1.p32-47 | 2019 |
Políticas públicas de educação ambiental da secretaria estadual de educação de Santa Catarina: uma análise crítica | 2018 | |
Questão ambiental, neoextrativismo e capitalismo periférico uma leitura política em Enrique Dussel | 2018 | |
Povos tradicionais caiçaras, educação escolar e justiça ambiental na península da Juatinga, Paraty-RJ | 2018 | |
O retorno de Marx em tempos neoliberais: sobre a ontologia e a política | 2018 | |
Produções, ocupações e coexistências possíveis à conservação ambiental: uma análise na Reserva Extrativista Terra Grande-Pracuúba | 2018 | |
Povos tradicionais caiçaras, educação escolar e justiça ambiental na Península da Juatinga, Paraty-RJ | 2018 | |
O ALCANCE TEÓRICO DAS CATEGORIAS ?EXCLUSÃO E LIBERTAÇÃO? PARA A QUESTÃO AMBIENTAL: UMA LEITURA ANCORADA EM DUSSEL E FREIRE | 10.20396/etd.v19i1.8641259 | 2017 |
A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica | 2017 | |
A ecologia política de Enrique Dussel: aproximações para as lutas sociais na América Latina | 2017 | |
Agenda 21 do município de Magé-RJ e suas interfaces com a nova pedagogia da hegemonia | 2017 | |
Karl Marx na Leitura de Enrique Dussel: interpelações críticas à luz das lutas sociais na América Latina / Karl Marx in Reading Enrique Dussel: summonses light criticism of social struggles in Latin America | 10.15448/1677-9509.2017.1.24398 | 2017 |
Apresentação do dossiê: trabalho e educação ambiental | 2017 | |
Pela formação integral de educadores: as dimensões reflexiva, crítica e ambiental | 2017 | |
Os sentidos e a relevância das ecovilas na construção de alternativas societárias sustentáveis | 2017 | |
. Políticas públicas educacionais: análise da política de educação ambiental no município do Rio de Janeiro | 2017 | |
Políticas públicas educacionais: análise da política de educação ambiental no município do Rio de Janeiro. | 2017 | |
INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM MACAÉ/RJ: A REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL E DA INJUSTIÇA AMBIENTAL | 2016 | |
Os movimentos sociais e a questão ambiental na perspectiva de Enrique Dussel | 10.18315/argumentum.v8i1.11877 | 2016 |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO INTEGRADA EM MOSAICOS DE ÁREAS PROTEGIDAS: O CASO DO MOSAICO CENTRAL FLUMINENSE (RJ) | 2016 | |
TEORIA SOCIAL CRÍTICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: contribuições à educação ambiental | 2016 | |
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO: UMA POLÍTICA PARA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA | 10.18675/2177-580x.vol11.n1.p125-137 | 2016 |
TERRITÓRIO, DESIGUALDADE E EXPANSÃO DO CAPITAL: A CENTRALIDADE DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO EM MACAÉ/RJ | 2016 | |
O dito e o não-dito na Década da educação para o desenvolvimento sustentável promovida pela UNESCO | 10.18675/2177-580X.vol11.n2.p58-71 | 2016 |
Indivíduo social e formação humana: fundamentos ontológicos de uma educação ambiental crítica | 2016 | |
Marx na leitura de Enrique Dussel: perspectivas à luz das lutas sociais | 2016 | |
A organização de classe dos pescadores artesanais da colônia Z-3 no município de Pelotas-RS (Brasil) | 2016 | |
A Organização de Classe dos Pescadores Artesanais da Colônia Z-3 no Município de Pelotas-RS | 2016 | |
Contribuições da pedagogia crítica para a pesquisa em educação ambiental: um debate entre Saviani, Freire e Dussel | 2015 | |
Industrialização e educação ambiental escolar: um estudo sobre práticas e expectativas de professores da rede municipal de ensino de Três Rios (RJ) | 2015 | |
INTERCULTURALIDADE, EXCLUSÃO E LIBERTAÇÃO EM PAULO FREIRE NA LEITURA DE ENRIQUE DUSSEL: APROXIMAÇÕES CRÍTICO - METODOLÓGICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 2015 | |
O programa institucional de bolsas de iniciação à docência: reflexões sobre as ações da linha de ação educação ambiental | 2015 | |
Interdisciplinaridade e educação ambiental crÃtica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético | 10.1590/1516-731320150030011 | 2015 |
O fórum da lagoa dos patos e a educação ambiental crítica: uma leitura a partir de Paulo Freire | 2015 | |
A NATUREZA COMO ?PRINCÍPIO MATERIAL? DE LIBERTAÇÃO: REFERENCIAIS PARA A QUESTÃO AMBIENTAL A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL | 2015 | |
A educação formal enquanto estratégia de luta dos povos caiçaras da Península da Juatinga, Paraty/RJ | 2015 | |
A educação ambiental e o papel das escolas públicas na valorização da imagem do agronegócio | 2015 | |
Formação de trabalhadores e educação ambiental não-escolar: o caso dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Verde e Jacaré/Bahia | 2015 | |
A formação de trabalhadores e a educação ambiental não-escolar: o caso do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré/Bahia | 2015 | |
Educação ambiental e epistemologia crítica | 2015 | |
Conflitos entre o Comperj e a gestão de áreas protegidas: o Mosaico Central Fluminense como possibilidade de enfrentamento a impactos socioambientais de grandes empreendimentos industriais | 2015 | |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PESCA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: O CASO DA COLÔNIA Z-3 (PELOTAS, RS) | 2015 | |
As Políticas Públicas de Pesca e suas Implicações no Campo da Educação Ambiental Crítica: O Caso da Colônia Z-3 (Pelotas, RS) | 2015 | |
O FÓRUM DA LAGOA DOS PATOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA LEITURA A PARTIR DE PAULO FREIRE | 2015 | |
Educação ambiental na gestão ambiental pública brasileira: uma análise da SEMA ao ICMBio | 2014 | |
Estruturas de poder e a questão ambiental: a reprodução da desigualdade de classe | 2014 | |
A Disciplina Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Armação dos Búzios-RJ: contexto social e considerações curriculares | 2014 | |
Materialismo histórico-dialético e a pesquisa em educação ambiental | 2014 | |
Uma leitura ontometodológica da educação ambiental crítica diante dos desafios societários contemporâneos | 2014 | |
Ideologia e consenso na formação de educadores: a educação ambiental em foco | 2014 | |
Agronegócio e educação ambiental: uma análise crítica | 10.1590/S0104-40362014000200011 | 2014 |
Estratégias de ação política dos movimentos sociais na era da digital: o discurso socioambiental do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na luta pela reforma agrária popular | 2014 | |
Reflexões sobre os desastres ambientais no Estado do Rio de Janeiro: questões socioambientais e psicossociais | 2014 | |
Políticas públicas instituídas pelo Ministério do Meio Ambiente: análise da documentação e da implementação do Programa de Formação de Educadores/as Ambientais (ProFEA) | 2014 | |
Sustentabilidade e educação ambiental: controvérsias e caminhos do caso brasileiro | 2014 | |
Estruturas de poder e a questão ambiental: a reprodução da desigualdade de classe | 2014 | |
Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica | 2013 | |
Algumas considerações sobre a influência do marxismo na teoria da complexidade de Edgar Morin : aportes para a pesquisa em educação ambiental | 2013 | |
Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança | 2013 | |
Princípios normativos da educação ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis | 2013 | |
Educação ambiental crítica e interdisciplinaridade: a contribuição da dialética materialista na determinação conceitual | 2013 | |
Educação ambiental crítica: uma leitura ancorada em Enrique Dussel e Paulo Freire | 2013 | |
Histórico da educação ambiental no âmbito federal da gestão ambiental pública: um panorama da divisão do IBAMA à sua reconstrução no ICMBio | 2013 | |
Estado educador: uma nova pedagogia da hegemonia nas reservas extrativistas | 2012 | |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica | 2012 | |
Avaliação em educação ambiental: estudo de caso de um projeto em contexto de licenciamento | 2012 | |
A centralidade do território e a posição do Estado nos conflitos pela apropriação da natureza: o caso do Parque Estadual de Itaúnas | 2012 | |
A crise socioambiental e a atuação de ONGs ambientalistas no campo educacional | 2012 | |
Educação ambiental na gestão pública das águas: a luta social pelo direito às águas | 2012 | |
Aspectos teóricos e metodológicos do círculo de cultura : uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental | 2012 | |
Memória oral e troca intergeracional: a voz silenciosa de mateiros, erveiros e cultivadores do bairro do sapê, Niterói, rio de janeiro | 2012 | |
Ampliando o debate entre educação e educação ambiental | 2012 | |
A hegemonia do discurso empresarial de sustentabilidade nos projetos de educação ambiental no contexto escolar : nova estratégia do capital | 2012 | |
A guerra de posição nos conselhos: um estudo de caso no Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA/RJ) | 2012 | |
A crise socioambiental e a atuação de ONGs ambientalistas no campo educacional | 2012 | |
Trabalho, materialismo e natureza segundo Marx e Engels | 2011 | |
A organização dos agricultores do Brejal, Petrópolis, RJ ? um estudo de caso | 2011 | |
O Laboratório de investigações em educação, ambiente e sociedade ? LIEAS/UFRJ: breve histórico e caracterização | 2011 | |
A construção de política de educação ambiental no setor empresarial: o caso de FURNAS Centrais Elétricas S. A. | 2011 | |
A educação ambiental e as políticas educacionais: um estudo nas escolas públicas de Teresópolis (RJ) | 2011 | |
Análise crítica do discurso do programa nacional de formação de educadoras(es) ambientais - PROFEA: pela não desescolarização da educação ambiental | 2011 | |
Concepções de Estado e sociedade civil institucionalizadas em políticas públicas de educação ambiental: um estudo de caso a partir de chamada pública do ministério do meio ambiente | 2011 | |
Justiça ambiental e reconhecimento: o caso do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba | 2011 | |
Avaliação em educação ambiental: estudo de caso de um projeto em contexto de licenciamento | 2011 | |
Educação ambiental e educação em ciências: colaborando em estratégias de resolução de problemas socioambientais | 2010 | |
O Laboratório de investigações em educação, ambiente e sociedade - FE/UFRJ: breve histórico e caracterização | 2010 | |
Educação ambiental no licenciamento: uma análise crítica de suas contradições e potencialidades | 2010 | |
A Educação Ambiental e a Educação em Ciências: Uma Colaboração no Enfrentamento da Crise Socioambiental | 2010 | |
A Educação Ambiental e a Educação em Ciências: Uma Colaboração no Enfrentamento da Crise Socioambiental | 2010 | |
Mundialização do capital, sustentabilidade democrática e políticas públicas: problematizando os caminhos da educação ambiental | 2009 | |
Educação ambiental e educação científica na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica | 2009 | |
Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica | 2009 | |
Dialética de Marx, pós-modernismo ambientalista e transição ao socialismo | 2009 | |
Reservas extrativistas: limites e contradições de uma territorialidade seringueira | 2009 | |
Mundialização do capital, sustentabilidade democrática e políticas públicas: problematizando os caminhos da educação ambiental | 2009 | |
Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação | 2008 | |
A relação entre os conceitos de totalidade e de práxis e suas implicações para a educação ambiental | 2008 | |
Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental | 2008 | |
Educação ambiental e movimentos sociais: reflexões e questões levantadas no GDP | 2008 | |
. O sentido estético e o trabalho criativo como elementos estruturantes de uma proposta de educação ambiental com pescadores artesanais | 2008 | |
Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação: elementos para se pensar a sustentabilidade democrática | 2008 | |
Emancipação e complexidade: para o repensar das tendências em Educação Ambiental | 2007 | |
Emancipación, complejidad, método histórico dialéctico: repensar las tendencias en educación ambiental | 2006 | |
Crítica ao fetichismo da individualidade e aos dualismos na educação ambiental | 2006 | |
O primeiro ano do GT Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped): um convite à reflexão. | 2006 | |
Aspectos políticos e pedagógicos da educação ambiental no Brasil | 2006 | |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental | 2005 | |
Brasil: Educación Ambiental em Unidades de Conservación | 2005 | |
Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos | 2004 | |
Educar, Participar e Transformar em Educação Ambiental | 2004 | |
Educação Ambiental e Universidade: considerações críticas | 2004 | |
Sustentabilidade, exclusão e transformação social: contribuições à reflexão crítica da educação ambiental e da comunicação no Brasil | 2004 | |
Educação ambiental, corpo e sociedade: tecendo relações | 2003 | |
Premissas teóricas para uma Educação Ambiental transformadora | 2003 | |
O que é Educação Ambiental? | 2002 | |
Ambientalismo e Lutas Sociais no Brasil | 2002 | |
Ambientalismo de Esquerda ou Ambientalismo além da Esquerda? | 2001 | |
Uma Linguagem a Serviço da Cidadania | 2001 | |
Parceria, Compromisso e Risco | 2000 | |
A Educação Ambiental no Contexto da Globalização | 1999 | |
Considerações sobre o Conceito de Educação Ambiental | 1999 | |
A Educação em Saúde na Formação do Educador | 1998 | |
Educação Ambiental e Universidade: Proposta Metodológica para Pesquisa e Extensão | 1997 | |
A Problemática de Saúde da Criança no Brasil: Desafios para uma Prática Educativa | 1997 | |
A Educação Ambiental junto às Classes Populares | 1997 | |
Educação Ambiental: Processo Indissociável para a Conquista da Qualidade de Vida | 1995 | |
A Dimensão Ambiental na Educação em Saúde | 1995 |
Eventos:
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