Julie de Araujo Pires
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Chefia de Departamento/EBA
e-mail:
julie.pires@eba.ufrj.br
Linkedin:
Google Scholar:
ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-1057-0827
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artes Visuais | Doutorado | 2006 - 2010
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Design | Mestrado | 2003 - 2005
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Desenho Industrial /Habilitação Programação Visual | Graduação | 1992 - 1998
-
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Licenciatura Plena na Formação Especial de 2º Grau | Graduação | 1990 - 1993
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(50.00% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Diálogos entre Design e Surdez: reflexões a partir do entrelaçamento entre teoria e prática no grupo de pesquisa em designImagem(i)matéria | 10.35522/eed.v31i2.1704 | 2023 |
Criação Residual: ambiente urbano e objetos reflexivos | 2023 | |
PPGD: o novo programa de Pós-Graduação em design | 10.22398/2525-2828.37111-124 | 2018 |
Visualização de dados sobre os parques públicos cariocas | Data Visualization on public parks in Rio de Janeiro | 10.51358/id.v14i2.601 | 2017 |
Entre os limites da [des]construção. | 2014 | |
Inscrições contemporâneas: a palavra-imagem no projeto da visualidade pós-moderna | 2010 |
Eventos:
(26.92% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Manifeste: uma visão da autopublicação como facilitadora de ideias e diálogos. | 10.5151/ped2022-7398328 | 2022 |
Mitologias no design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo | 10.5151/ped2022-9719725 | 2022 |
Neurociência aplicada ao Design: uma pesquisa por métodos experimentais para o design arquitetônico | 10.5151/ped2022-2524295 | 2022 |
Augmented Reality ? writing expanded Blurring the lines between Design and Art in contact with deafness and hearing people | 10.1145/3483529 | 2021 |
The writing expanded by gesture | 10.1145/3483529.3483723 | 2021 |
O que pode uma Língua: lições de gesto para odesign agora | 10.5151/cid2020-97 | 2020 |
O meio de produção como forma e linguagemgráfica: a experiência do fazer como potência noprocesso ensino-aprendizagem em design | 10.5151/cid2020-93 | 2020 |
Entre-inscrições: reflexões sobre gesto e silêncio | 2019 | |
Jornadas não mapeadas: errância e experiência em um design de fronteira. | 2019 | |
Espaço Silêncio: desdobramentos do mundo falante | 2017 | |
Visualidade e Ensino: uma experiência em Análise e Teoria da Imagem | 2017 | |
Dígitos: sobre palavras ainda não escritas | 2016 | |
Potência criadoras: palavra, gesto e escritura. | 2015 | |
Processo de criação: complexidade e interpretações. | 2015 | |
A Tipografia Multidimensional | 2013 | |
Design e crítica: um caminho para reflexões | 2012 | |
Tecnologia e criação: do gesto ao objeto nas produções artísticas contemporâneas | 2012 | |
Vistas do design gráfico contemporâneo . | 2012 | |
Um gesto ampliado na criação contemporânea | 2011 | |
Escrita e tecnologia no processo de criação das artes visuais contemporâneas | 2010 | |
A performance criadora da Palavra-imagem na arte e no design contemporâneo | 2007 | |
Inscrições hipertextuais: a escrita como imagem na criação visual contemporânea. | 2006 | |
Novos olhares sobre a Literatura e o livro a partir do hipertexto eletrônico | 2005 | |
Os muitos passos da narrativa | 2003 | |
O livro e seu afeto agregado | 2003 | |
Leitura e virtualidade: tecendo entre as linhas da narrativa | 2003 |