Giseli Barreto da Cruz
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Didatica/FE
Formação:
-
Universidad de Chile
| Pós-Doutorado | 2022 - 2023
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
| Pós-Doutorado | 2010 - 2011
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Doutorado | 2004 - 2008
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Mestrado | 2000 - 2002
-
Universidade Federal Fluminense
Administração, Orientação e Supervisão Educacional | Especialização | 1995 - 1996
-
Universidade Santa Úrsula
Pedagogia | Graduação | 1989 - 1992
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(57.14% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Ser e tornar-se professor em contexto de indução: relações entre ensino, pesquisa e extensão | 10.23925/1809-3876.2024v22e60977 | 2024 |
Entre el deseo de aprender y la pasión por la historia: relatos en la universidad contemporánea | 10.24310/mar.5.1.2024.17912 | 2024 |
Formação inicial em Educação Física | 10.21723/riaee.v19i00.18075 | 2024 |
Trajetórias formativas em cena: razões da docência em filosofia à docência em filosofia da educação | 10.1590/s1413-24782024290015 | 2024 |
Inducción Docente: Formación de Maestros Principiantes en perspectiva. | 10.14244/198271996475 | 2024 |
Indução docente: formação de professores iniciantes em perspectiva | 2024 | |
Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente | 10.14244/198271996899 | 2024 |
Teacher Induction: Beginning Teachers? Education in Perspective | 2024 | |
Indução Profissional Docente: apoio, acompanhamento e formação de professoras e professores iniciantes | 2024 | |
(DIS) POSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE PEDAGOGIA PELA VIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRI | 10.1590/S1678-4634202349251676por | 2023 |
Dança e docência: entre desafios e possibilidades | 10.58786/rbed.v2i3.58970 | 2023 |
Recordar é preciso: memórias dos afetamentos de uma Pesquisa-Formação com professores iniciantes | 2023 | |
Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente | 10.21723/riaee.v18i00.17795 | 2023 |
Inquietações de professoras iniciantes em turmas de alfabetização | 10.14244/198271995144 | 2023 |
Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental | 10.24109/2176-6681.rbep.104.5565 | 2023 |
Práticas didáticas na inserção profissional docente | 10.22420/rde.v16i34.1290 | 2022 |
Didática e docência em tempos incertos: desafios à educação democrática e à justiça social | 10.5007/2175-795x.2022.e85432 | 2022 |
Narrativas de formação: visão de formadoras sobre práticas de ensino no curso de Pedagogia | 2022 | |
Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente | 10.1590/1984-0411.85839 | 2022 |
Indução docente em revisão: Sentidos concorrentes e práticas prevalecentes | 10.1590/198053149072 | 2022 |
TEACHER INDUCTION IN REVIEW: CONCURRENT MEANINGS AND PREVAILING PRACTICES | 10.1590/198053149072en | 2022 |
-O início é até meio assustador (...)!-: Inquietações docentes pela ótica de professoras iniciantes | 10.31639/rbpfp.v13i26.431 | 2021 |
O PIBID e as disputas por sentidos de docência e formação de professores: A trajetória do programa entre 2007 e 2018 | 10.14507/epaa.29.5854 | 2021 |
Espaço plural: Marli André | 10.1590/198053148775 | 2021 |
Professores não licenciados na Educação Básica: sentidos de docência no Ensino Médio Integrado | 10.7213/1981-416X.21.071.DS05 | 2021 |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA (DIS) POSIÇÕES PARA ALÉM DAS COMPETÊNCIAS | 10.38117/2675-181X.formov2021.v3i1n5.165-186 | 2021 |
A pedagogia novamente em questão | 2021 | |
A NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA-FORMAÇÃO NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE | 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972 | 2021 |
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p163-183 | 2021 |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras | 10.15600/2238-121X | 2020 |
Marcas da cultura profissional na formação de professores: análise no contexto de um curso de pedagogia | 10.30905/ded.v4i1.142 | 2020 |
Didática e docência na visão de professores iniciantes | 10.31792/rc.v0i8 | 2020 |
Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão | 2020 | |
Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades (Professional induction and the beginning of teaching work: debates and needs) | 10.14244/198271994149 | 2020 |
A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes | 10.1590/1980-6248-2016-0106 | 2019 |
-Deprivatization of practice- como estratégica de formação inicial docente no PIBID Pedagogia | 10.21723/riaee.v14i1.11045 | 2019 |
ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA VISÃO DE PROFESSORES | 2019 | |
O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAC-A-O DO PIBID: SENTIDOS DE DOCE-NCIA EM DISPUTA | 10.22481/praxisedu.v15i33.5277 | 2019 |
Professores principiantes e sua visão acerca da formação: aspectos didático-pedagógicos | 10.30827/profesorado.v23i3.9607 | 2019 |
A inserção profissional de um egresso do PIBID: O caso de uma professora de matemática | 10.21814/rpe.18006 | 2019 |
Ensino de dança na escola: desafios e perspectivas na visão de professores | 10.7213/1981-416X.19.062.AO04 | 2019 |
DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES NA VISÃO DE ESTUDANTES | 2018 | |
A inserção docente de uma professora de matemática egressa do PIBID | 10.20500/rce.v13i26.14060 | 2018 |
Didática e docência no contexto da licenciatura em Dança | 10.4013/edu.2018.224.06 | 2018 |
Percursos de um Grupo de Pesquisa na Área de Formação Docente: o GEPED diante do desafio de formar professores e pesquisadores | 10.31639/rbpfp.v10i18.186 | 2018 |
Saberes docentes mobilizados por dois professores que passaram por um programa de iniciação à docência | 10.26694/15180743.2018.2338p492519 | 2018 |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística | 10.1590/s1517-9702201701156893 | 2017 |
Docentes de cursos da área da saúde: o papel da didática na fronteira profissão/professor | 10.18593/r.v42i1.11552 | 2017 |
Inserção profissional docente no ensino superior | 10.14507/epaa.25.2887 | 2017 |
O PIBID E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR-SUPERVISOR | 10.22476/revcted.v3i2.108 | 2017 |
Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores | 10.1590/198053144323 | 2017 |
Didática e docência no ensino superior | 10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931 | 2017 |
Professores de Dança: Entre saberes e Fazeres | 2017 | |
Êthos Docente de Professores Referenciais | 10.1590/2175-623668903 | 2017 |
O professor formador e o ensino de Didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos | 2016 | |
Parceria Universidade - Escola Básica e a aprendizagem da docência: contribuições da relação entre os professores supervisores do PIBID e os licenciandos bolsistas | 2016 | |
Contribuições de um programa de iniciação à docência na atuação de dois professores da educação básica | 2016 | |
Programa de Iniciação à docência: Contribuições para a formação do pedagogo docente | 2015 | |
La Pedagogie en question | 2014 | |
Ensino de Didática: Um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores | 2014 | |
A Didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente | 2014 | |
A formação do pedagogo docente no curso de Pedagogia | 2014 | |
Teoria e prática no curso de Pedagogia | 2012 | |
O ensino da Didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores | 2012 | |
A produção do conhecimento didático nas publicações da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1998-2010) | 2012 | |
O Papel do Professor Formador e das práticas de Licenciatura sob o olhar avaliativo dos futuros professores | 2012 | |
Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica | 2011 | |
Pesquisa e prática docente: perspectivas para o trabalho da escola | 2009 | |
A pesquisa do professor da educação básica em questão | 2009 | |
70 anos do Curso de Pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais | 2009 | |
A prática docente no contexto da sala de aula em face das reformas curriculares | 2007 | |
A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares | 2007 | |
A formação docente no contexto do estabelecimento escolar | 2006 | |
A licenciatura em Matemática e a formação do professor para a pesquisa | 2006 | |
Aproximando Universidade e Escola de Educação Básica pela Pesquisa | 2005 | |
Pesquisa e formação docente: Apontamentos teóricos | 2004 | |
A escola e seu projeto político-pedagógico | 2003 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)