Giseli Barreto da Cruz

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-5581-427X


Formação:
  • Universidad de Chile

    | Pós-Doutorado | 2022 - 2023
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2010 - 2011
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2004 - 2008
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2000 - 2002
  • Universidade Federal Fluminense

    Administração, Orientação e Supervisão Educacional | Especialização | 1995 - 1996
  • Universidade Santa Úrsula

    Pedagogia | Graduação | 1989 - 1992
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(57.14% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Ser e tornar-se professor em contexto de indução: relações entre ensino, pesquisa e extensão 10.23925/1809-3876.2024v22e60977 2024
Entre el deseo de aprender y la pasión por la historia: relatos en la universidad contemporánea 10.24310/mar.5.1.2024.17912 2024
Formação inicial em Educação Física 10.21723/riaee.v19i00.18075 2024
Trajetórias formativas em cena: razões da docência em filosofia à docência em filosofia da educação 10.1590/s1413-24782024290015 2024
Inducción Docente: Formación de Maestros Principiantes en perspectiva. 10.14244/198271996475 2024
Indução docente: formação de professores iniciantes em perspectiva 2024
Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente 10.14244/198271996899 2024
Teacher Induction: Beginning Teachers? Education in Perspective 2024
Indução Profissional Docente: apoio, acompanhamento e formação de professoras e professores iniciantes 2024
(DIS) POSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE PEDAGOGIA PELA VIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRI 10.1590/S1678-4634202349251676por 2023
Dança e docência: entre desafios e possibilidades 10.58786/rbed.v2i3.58970 2023
Recordar é preciso: memórias dos afetamentos de uma Pesquisa-Formação com professores iniciantes 2023
Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente 10.21723/riaee.v18i00.17795 2023
Inquietações de professoras iniciantes em turmas de alfabetização 10.14244/198271995144 2023
Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental 10.24109/2176-6681.rbep.104.5565 2023
Práticas didáticas na inserção profissional docente 10.22420/rde.v16i34.1290 2022
Didática e docência em tempos incertos: desafios à educação democrática e à justiça social 10.5007/2175-795x.2022.e85432 2022
Narrativas de formação: visão de formadoras sobre práticas de ensino no curso de Pedagogia 2022
Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente 10.1590/1984-0411.85839 2022
Indução docente em revisão: Sentidos concorrentes e práticas prevalecentes 10.1590/198053149072 2022
TEACHER INDUCTION IN REVIEW: CONCURRENT MEANINGS AND PREVAILING PRACTICES 10.1590/198053149072en 2022
-O início é até meio assustador (...)!-: Inquietações docentes pela ótica de professoras iniciantes 10.31639/rbpfp.v13i26.431 2021
O PIBID e as disputas por sentidos de docência e formação de professores: A trajetória do programa entre 2007 e 2018 10.14507/epaa.29.5854 2021
Espaço plural: Marli André 10.1590/198053148775 2021
Professores não licenciados na Educação Básica: sentidos de docência no Ensino Médio Integrado 10.7213/1981-416X.21.071.DS05 2021
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA (DIS) POSIÇÕES PARA ALÉM DAS COMPETÊNCIAS 10.38117/2675-181X.formov2021.v3i1n5.165-186 2021
A pedagogia novamente em questão 2021
A NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA-FORMAÇÃO NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972 2021
Gestão educacional em Curso de Pedagogia a distância na visão de supervisores de uma rede pública de ensino 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p163-183 2021
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras 10.15600/2238-121X 2020
Marcas da cultura profissional na formação de professores: análise no contexto de um curso de pedagogia 10.30905/ded.v4i1.142 2020
Didática e docência na visão de professores iniciantes 10.31792/rc.v0i8 2020
Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão 2020
Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades (Professional induction and the beginning of teaching work: debates and needs) 10.14244/198271994149 2020
A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes 10.1590/1980-6248-2016-0106 2019
-Deprivatization of practice- como estratégica de formação inicial docente no PIBID Pedagogia 10.21723/riaee.v14i1.11045 2019
ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA VISÃO DE PROFESSORES 2019
O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAC-A-O DO PIBID: SENTIDOS DE DOCE-NCIA EM DISPUTA 10.22481/praxisedu.v15i33.5277 2019
Professores principiantes e sua visão acerca da formação: aspectos didático-pedagógicos 10.30827/profesorado.v23i3.9607 2019
A inserção profissional de um egresso do PIBID: O caso de uma professora de matemática 10.21814/rpe.18006 2019
Ensino de dança na escola: desafios e perspectivas na visão de professores 10.7213/1981-416X.19.062.AO04 2019
DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES NA VISÃO DE ESTUDANTES 2018
A inserção docente de uma professora de matemática egressa do PIBID 10.20500/rce.v13i26.14060 2018
Didática e docência no contexto da licenciatura em Dança 10.4013/edu.2018.224.06 2018
Percursos de um Grupo de Pesquisa na Área de Formação Docente: o GEPED diante do desafio de formar professores e pesquisadores 10.31639/rbpfp.v10i18.186 2018
Saberes docentes mobilizados por dois professores que passaram por um programa de iniciação à docência 10.26694/15180743.2018.2338p492519 2018
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística 10.1590/s1517-9702201701156893 2017
Docentes de cursos da área da saúde: o papel da didática na fronteira profissão/professor 10.18593/r.v42i1.11552 2017
Inserção profissional docente no ensino superior 10.14507/epaa.25.2887 2017
O PIBID E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR-SUPERVISOR 10.22476/revcted.v3i2.108 2017
Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores 10.1590/198053144323 2017
Didática e docência no ensino superior 10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931 2017
Professores de Dança: Entre saberes e Fazeres 2017
Êthos Docente de Professores Referenciais 10.1590/2175-623668903 2017
O professor formador e o ensino de Didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos 2016
Parceria Universidade - Escola Básica e a aprendizagem da docência: contribuições da relação entre os professores supervisores do PIBID e os licenciandos bolsistas 2016
Contribuições de um programa de iniciação à docência na atuação de dois professores da educação básica 2016
Programa de Iniciação à docência: Contribuições para a formação do pedagogo docente 2015
La Pedagogie en question 2014
Ensino de Didática: Um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores 2014
A Didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente 2014
A formação do pedagogo docente no curso de Pedagogia 2014
Teoria e prática no curso de Pedagogia 2012
O ensino da Didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores 2012
A produção do conhecimento didático nas publicações da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1998-2010) 2012
O Papel do Professor Formador e das práticas de Licenciatura sob o olhar avaliativo dos futuros professores 2012
Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica 2011
Pesquisa e prática docente: perspectivas para o trabalho da escola 2009
A pesquisa do professor da educação básica em questão 2009
70 anos do Curso de Pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais 2009
A prática docente no contexto da sala de aula em face das reformas curriculares 2007
A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares 2007
A formação docente no contexto do estabelecimento escolar 2006
A licenciatura em Matemática e a formação do professor para a pesquisa 2006
Aproximando Universidade e Escola de Educação Básica pela Pesquisa 2005
Pesquisa e formação docente: Apontamentos teóricos 2004
A escola e seu projeto político-pedagógico 2003
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Professores iniciantes e suas concepções e práticas de ensino 2020
Inserção profissional docente na educação básica e no ensino superior: o caso de uma professora de inglês 2019
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES EM INSERÇÃO PROFISSIONAL 2019
Ensino de Dança na escola: concepções e práticas na visão de professores 2018
Terceiro espaço e formação inicial docente: relações com um PIBID Pedagogia 2018
'Terceiro espaço' de formação docente: o PIBID na interseção entre Universidade e Escola 2018
A docência em contexto de inserção profissional 2018
Os professores e sua docência: concepções e práticas didáticas de egressos de cursos de licenciatura 2018
'Eu me sinto professor': portfólios de um PIBID Pedagogia como narrativas autoavaliativas de aprendizagem docente 2018
Um estudo de caso sobre a inserção profissional de uma professora de matemática egressa do PIBID: uma disputa entre tradição e inovação 2018
Didática e docência: um estudo com professores iniciantes 2018
A inserção profissional docente de jovens egressos das licenciaturas da UFRJ 2018
O ensino de didática e a formação de professores para a escola do tempo presente 2017
Diferenciais do PIBID UFRJ Pedagogia na docência de dois professores da educação básica 2017
O ensino de Didática na formação de professores 2017
A inserção da Dança no currículo em escolas públicas do Rio de Janeiro/BR 2017
Escola e formação de professores: problematização e investigação sobre o trabalho docente no PIBID 2017
Parceria Universidade - Escola Básica na formação de Pedagogos Docentes: aprendizagem sobre a docência no contexto do PIBID 2016
ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS NORTEADORES 2016
APRENDIZAGEM SOBRE A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID: UM OLHAR PARA A RELAÇÃO PROFESSOR-SUPERVISOR & LICENCIANDO BOLSISTA 2016
DIFERENCIAIS DA PARCERIA UNIVERSIDADE?ESCOLA BÁSICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 2016
DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES NA VISÃO DE ESTUDANTES 2016
A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOES: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS 2016
Contribuições de um programa de Iniciação à Docência na atuação de dois professores da educação básica 2016
Práticas curriculares de formação: a visão de licenciandos em Pedagogia sobre a Didática e aprendizado da docência. 2015
Prática docente de Professores Referenciais 2015
A formação em Didática no contexto de um curso de licenciatura em Geografia: a perspectiva dos alunos 2015
A Didática na formação de professores: visão de licenciandos sobre o aprendizado da docência 2015
Aspectos prevalecentes no ensino de Didática na formação inicial de professores 2014
Professores referenciais e suas práticas: o trabalho docente de professores formadores 2014
Programa de Iniciação à Docência: Contribuições para a Formação de Professores 2014
A contribuição do PIBID para a formação de Pedagogos Docentes 2014
O ensino de Didática nos cursos de formação de professores 2014
Concepções e práticas didáticas de professores formadores 2014
Professor Formador: Referenciais de Prática em Questão 2014
Identidade e condição docente: Quem são os professores de Didática? 2013
Concepções e práticas curriculares de ensino de Didática na atualidade 2013
A Didática e a iniciação à docência no processo de constituição profissional de futuros professores 2013
O que prevalece no ensino de Didática em cursos de licenciatura de uma Universidade Privada? 2013
Didática, formação de professores e trabalho docente: um estudo com professores formadores 2013
O papel das práticas de licenciatura no desenvolvimento profissional de professores em início de carreira 2012
Universidade e Escola: Espaço de construção do conhecimento profissional docente 2012
Prática reflexiva e trabalho investigativo no estágio curricular do curso de Pedagogia 2012
Formação em Didática de professores na perspectiva dos formadores 2012
Práticas curriculares que subsidiam o ensino de Didática na perspectiva do professor formador 2012
Ensino de Didática: concepções e práticas de professores formadores 2012
O movimento de pedagogos e o processo de organização escolar em ciclos na Rede Municipal de Educação de Niterói (2005-2008) 2011
A visão de formadores sobre a Didática nos cursos de Licenciatura 2011
A Didática e a formação docente na contemporaneidde 2011
Formadores de professores e o ensino sobre a Didática 2011
A prática didática na visão de professores formadores do curso de Pedagogia da UERJ 2011
Interlocuções com pedagogos primordiais sobre o curso de Pedagogia no Brasil 2011
Professores formadores e o ensino de Didática 2011
O papel do curso de licenciatura na constituição da identidade profissional de licenciandos de História 2011
O trabalho do professor formador na constituição da identidade profissional de estudantes de licenciatura 2011
Professor de Didática e o aprendizado da docência 2011
Sentidos do trabalho docente: dilemas da formação, perspectivas da escola e condições do professor 2010
A complexa relação entre teoria e prática no Curso de Pedagogia e seus efeitos para o trabalho docente 2010
Prática curricular do curso de pedagogia em seus tempos iniciais e seu impacto na formação de educadores 2010
A Didática e a formação de professores para a escola de hoje 2010
Concepções e Práticas Didáticas de Formadores de Professores 2010
Avaliando pesquisas: contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica 2010
Das trajetórias e memórias de pedagogos primordiais: a evolução do Curso de Pedagogia no Brasil 2009
Planejamento na escola em ciclos: concepções e práticas fundamentando processos de formação docente em serviço 2009
Aspectos históricos do currículo de pedagogia e seu impacto na formação de educadores 2009
A visão de pedagogos primordiais sobre os primórdios do Curso de Pedagogia no Brasil: o lugar da teoria, da prática e da pesquisa. 2008
O Curso de Pedagogia no Brasil na visão de pedagogos primordiais 2008
Pesquisa de professor na visão de quem decide sobre ela 2007
A pesquisa do professor em análise 2007
A Pesquisa do Professor em Julgamento 2007
O campo da pedagogia pela via da socialização profissional de pedagogos formadores 2006
Pedagogia e pedagogos na visão de formadores: Proposições de uma pesquisa 2006
Identidade profissional na contemporaneidade 2005
A licenciatura de matemática e a formação do professor para a pesquisa 2005
Identidade: Por que me importar? 2005
Pesquisa na formação e na prática docente na visão de formadores de professores 2005
As licenciaturas e a formação do professor para a pesquisa 2004
O componente pesquisa na formação e atuação docentes 2003
O componente pesquisa na formação e atuação docentes 2002
O componente pesquisa na formação inicial do professor da primeira etapa do Ensino Fundamental 2001
Publicações:
Minha Rede: