Nilcimar dos Santos Souza

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Campus de Macaé

Unidade:

Colegiado de Ensino de Graduação/Macaé

Departamento:

Departamento de Ensino de Graduação/Macaé

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de São Paulo

    Química (Química Analítica) | Doutorado | 2012 - 2017
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Ciências Naturais | Mestrado | 2010 - 2012
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Licenciatura Em Química | Graduação | 2005 - 2009
  • Instituto Federal Fluminense

    Esp. em Fluidos de Perfu. e comple. em Poços de P. | Ensino Profissional de nível técnico | 2004 - 2004
  • Instituto Federal Fluminense

    Tecnologia em Desenvolvimento de Software | Graduação | 2003 - 2007
  • Instituto Federal Fluminense

    Análise de processos químicos | Ensino Profissional de nível técnico | 2002 - 2004
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(62.50% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Pedagogia de projetos para o ensino de química com temática agrícola familiar: avaliação de estudantes sobre uma experiência na escola 10.3895/etr.v7n3.16864 2023
A sala de aula como território coletivo: ecos de encontros de formação docente 2023
A dialogicidade freiriana e o ensino de ciências: revisitando Paulo Freire 10.5585/42.2022.23167 2022
Investigação Orientada por Argumentos no Ensino de Química de Nível Médio: uma proposta em cinética 10.21577/0104-8899.20160230 2021
Argumentação colaborativa apoiada por computador no ensino de ciências: uma revisão 10.3895/rbect.v12n3.8342 2019
Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Aplicação de Atividades Didáticas Pautadas na Resolução de Estudos de Caso 10.21577/0104-8899.20160125 2018
QUADRO ANALÍTICO PARA DISCUSSÕES ARGUMENTATIVAS EM FÓRUNS ON-LINE: APLICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA 10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p145 2018
Ensino Baseado em Casos Aliado à Aprendizagem Online em Disciplina de Comunicação Científica 10.5753/rbie.2017.25.02.1 2017
Casos investigativos para a promoção da CSCL no Ensino Superior de Química 10.21577/0100-4042.20170089 2017
Chemistry Teaching in PROEJA: An Integrative Proposal of the Relations between the Classroom and a Virtual Forum 10.5935/1984-6835.20150054 2015
Argumentação de Graduandos em Química sobre Questões Sociocientíficas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem 10.5935/0104-8899.20150022 2015
Gêmeos, genéricos e quirais: um estudo de caso sobre a relação entre estereoquímica e atividade farmacológica 2014
EVA: um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para a formação de professores e a educação básica em ciências 2014
Episódios da história da ciência em aulas de física com alunos jovens e adultos: uma proposta didática articulada ao método de estudo de caso 2013
Argumentação colaborativa no ensino de química: uso do quadro analítico Rainbow na avaliação do aprofundamento e da extensão 2013
Reflexões sobre a natureza da ciência em aulas de Física: estudo de um episódio histórico do Brasil Colonial 2012
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Reflexões pedagógicas para uma vivência universitária livre de opressões 2023
Corpo e memória: para construção da identidade quilombola 2022
Relações de estudantes e internet: levantamento sobre hábitos de acessos à conteúdos científicos na internet 2022
Relações de estudantes e internet: levantamento sobre hábitos de usos de redes sociais 2022
Experimentoteca química Marias da UFRJ-Macaé 2022
Aplicação de ferramentas computacionais para visualização de moléculas como estratégia de ensino 2021
TDIC e promoção da argumentação científica: primeiras ações na escola com um ambiente virtual de ensino-aprendizagem 2021
Relações de estudantes da educação básica com a internet: levantamento das potencialidades de articulação para o ensino de ciências 2021
Produção e análise de uma página de divulgação científica inclusiva nas redes sociais sobre as moléculas presentes no cotidiano 2021
Ferramentas computacionais para visualização de moléculas: Uma estratégia de educação continuada para professores 2021
Experimentação investigativa para o ensino de osmose de forma colaborativa no ensino de química 2021
Cartografando processos de formação docente em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia 2020
Aprendizagem baseada em casos na promoção da CSCL: percepções de estudantes de química 2020
A dialogicidade em Paulo Freire: uma análise dos últimos ENPECs 2020
Estágio supervisionado para formação inicial e continuida de professores de ciências: uma investigação sobre as concepções dessa atividade formativa entre seus participantes 2019
Psicologia social comunitária em ação no espaço escolar: reflexões sobre uma experiência de estágio 2019
Investigação orientada por argumentos em atividades experimentais para o ensino de osmose no ensino médio 2019
Ensino-aprendizagem em ambiente virtual em um colégio em Rio das Ostras 2019
Estudo de caso como estratégia no ensino de ciências: uma revisão 2019
Estudos de caso: uma estratégia de ensino-aprendizagem aplicada em uma escola da rede pública de Macaé 2019
Relato de experiência: contrastes entre realidade e expectativa 2018
O importante contato antecipado como ambiente escolar na formação de professores 2018
Experiências de práticas de ensino de química: caso da escola estadual primeiro de maio 2018
Abertura de possibilidades através da prática de ensino 2018
Jornalismo científico como uma estratégia para a divulgação científica 2018
O campus UFRJ-Macaé e a formação de professores de ciências: um estudo sobre a relação universidade e escola 2018
A psicologia comunitária na formação profissional do psicólogo: uma investigação sobre as contribuições deste campo de estudo para uma formação ampliada na saúde pública 2018
Ensino de química por meio de projetos de temática agrícola em uma escola de Magé/RJ 2018
Avaliação estatística da evolução da participação de estudantes jovens e adultos em atividades de ensino em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem 2017
Promoção da argumentação em aulas experimentais de química: olhar sobre os relatórios investigativos 2017
Resolução de caso investigativo por graduandos em química: habilidades de comunicação em foco 2017
Paisagens e espaços físicos escolares: visões de uma aluna pibidiana de uma escola pública de Macaé-RJ participantes 2017
Operações de retextualização no ensino superior de química 2016
Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional no Ensino de Ciências: panorama das pesquisas (1996 - 2012) 2016
Análise de interações colaborativas em ambiente virtual de aprendizagem: foco na argumentação de graduandos em química. 2016
Natureza e qualidade conceitual de argumentos em um ambiente virtual de aprendizagem 2016
Avaliação da qualidade de argumentos produzidos em contexto de aprendizagem colaborativa com suporte computacional 2015
Avaliação da participação de alunos jovens e adultos em atividades de ensino na Internet 2015
Uma análise de textos argumentativos de graduandos em química 2015
Using case studies to promote collaborative argumentation in undergraduate chemistry 2015
Análise das interações discursivas entre graduandos em química durante atividade colaborativa em ambiente virtual de aprendizagem 2015
Gêmeos, genéricos e quirais: estudo de caso sociocientífico no ensino superior de química 2014
Questões sociocientíficas na promoção da argumentação colaborativa no ensino superior de química 2014
A área ?Tecnologia da Informação e Comunicação? nos Encontros Nacionais de Ensino de Química entre 2006 e 2012: uma revisão 2014
Projeto Jovem Cientista Macaense: Pesquisa universitária e educação básica: possíveis aproximações 2014
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional no ensino superior de Química 2014
Análise de movimentos discursivos em argumentação colaborativa de graduandos em química sobre questões sociocientíficas 2014
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional na educação em química 2014
Ensino de física na educação de jovens e adultos: o que foi publicado em nossas revistas durante a primeira década do século XXI? 2013
Quadro analítico Rainbow na avaliação de argumentação colaborativa no ambiente virtual de ensino-aprendizagem eduqui.info 2013
Estudo de caso na promoção da argumentação colaborativa no ensino superior de química 2013
EVA: um sistema para o ensino-aprendizagem de ciências na licenciatura e na educação básica 2012
Aproximações entre alunos do PROEJA e de licenciatura em ciências: relato de uma experiência pedagógica mediada pelas tecnologias 2012
Participação de estudantes da EJA em atividades de ensino em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem: fatores que influenciam quantitativamente 2011
Fórum de discussão online e ensino de Química: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos 2011
Experimentação problematizadora para trabalhar com medidas em aulas de química na educação de jovens e adultos 2011
Uso de tecnologias de Informação e comunicação no ensino de Ciências da Natureza: uma experiência com alunos do PROEJA 2011
Abordagem Problematizadora na integração de ambientes virtual e presencial de aprendizagem em aulas de Química 2010
Linha do tempo como instrumento facilitador da aprendizagem em aulas de ciênicas no PROEJA 2009
EVA: Um ambiente virtual de aprendizagem orientado à organização de conhecimentos no ensino de ciências naturais desenvolvido a partir do sistema gerenciador de conteúdo XOOPS 2009
Ensino de química no PROEJA: integrando o espaço virtual de aprendizagem às ações de sala de aula 2009
Integração entre ambientes virtual e presencial de aprendizagem no ensino de química: uma breve análise 2009
Abordagem Problematizadora nas aulas de química no PROEJA: utilização de experimentos e tecnologias 2009
Mapas conceituais em aulas de biologia, física e Química: uma abordagem integrada do conceito energia 2009
Arquitetura de um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de ciências naturais baseada em componentes de software livre 2008
Avaliação sobre um diálogo on line sobre lixões e efeito estufa 2008
Contribuições de um fórum na aprendizagem sobre os efeitos do Metano liberado pelos lixões na atmosfera 2008
Educando para a ciência: engenharia de um ambiente virtual de aprendizagem 2007
Educando para a ciência: Ações tecnológicas na formação de professores de física 2007
Educando jovens e adultos para a ciência com tecnologia de informação e comunicação 2007
Uma Experiência sobre Avaliação de Conteúdo com Fórum no Ensino de Física 2007
Análise de avaliação: contribuição de uma ferramenta de fórum para o ensino de física no nível médio 2006
Educando para a ciência: Implementação de um Ambiente de Aprendizagem 2006
Educando para a ciência 2006
Desenvolvimento de um Espaço Virtual de Aprendizagem: Metodologia e Tecnologia para dar Suporte a Educação a Distância 2005
EVA - Espaço Virtual de Aprendizagem: produção de uma tecnologia educacional para o ensino de ciências 2005
Publicações:
Minha Rede: