Josefino Cabral MELO LIMA

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Unidade:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Departamento:

Gabinete da Decania/CCMN

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Université Pierre et Marie Curie (Paris 6)

    | Pós-Doutorado | 1993 - 1995
  • Université Pierre et Marie Curie (Paris 6)

    Doctorat en Informatique | Doutorado | 1988 - 1992
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Informática | Mestrado | 1983 - 1985
  • Universidade Federal do Ceará

    Bacharelado em Matemática | Graduação | 1979 - 1982
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(57.69% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Meditation as an effective BCI training protocol for controlling wheeled robots 10.12688/f1000research.138057.1 2023
AI from Concrete to Abstract: Demystifying Artificial Intelligence to the General Public 10.1007/s00146-021-0151-x 2021
Beyond Herd Immunity Against Strategic Attackers 10.1109/access.2020.2983652 2020
Improving Predictability of User-Affecting Metrics to Support Anomaly Detection in Cloud Services 10.1109/access.2020.3028571 2020
Improving Predictability of User-Affecting Metrics to Support Anomaly Detection in Cloud Services 10.1109/access.2020.3028571 2020
An AprioriAll Based Method for Guiding a Robot in Dynamic Environment 10.1109/TLA.2018.8327413 2018
ATM: a New Heuristic Algorithm Based on Genetic Algorithm and Betting Theory 10.1109/TLA.2017.7867602 2017
A Heuristic Bioinspired for 8-Piece Puzzle 10.1088/1757-899x/261/1/012007 2017
Wich Probabilistic Roadmap method should be used by a robot in an actual environment? An analysis of the main methods through simulations 10.1109/TLA.2016.7483549 2016
A Dynamic Environment to the Learning of Geometric Concepts by Visually Impaired People: A Brazilian Case Study 10.5923/j.computer.20150502.03 2015
Measuring Fluid Level through a Recalibrating-Free Hough Transform Methodology 10.5923/j.computer.20150503.01 2015
Humor: ingrediente indispensável nas relações sociais? 10.15348/1980-6906/psicologia.v16n2p93-105 2014
Ensinando Geometria a Deficientes Visuais: o ambiente dinâmico Geometrix 10.5753/RBIE.2013.21.02.62 2013
Aprimoramento Conceitual e Uso de Demonstrações Matemáticas: Um Estudo de Caso Sobre a Geometria Dinâmica e as Pesquisas de Campo com Ambientes Computacionais de Ensino 10.5753/rbie.2012.20.03.13 2012
As demonstrações no ensino da geometria: discussões sobre a formação de professores através do uso de novas tecnologias 2009
As demonstrações e o ensino aprendizagem da geometria: a teoria e a realidade. 2008
O resgate das demonstrações: uma contribuição da Informática à formação do professor de Matemática 10.1590/S1413-85572008000200009 2008
Jogar e aprender: o jogo por computador no ensino contemporâneo da matemática 2007
El razonamiento del espacio y la geometría dinámica: un estudio de caso en la educación media en Río de Janeiro 2007
Analysis of the Performance of Different Fuzzy System Controllers 2005
A representação do conhecimento geométrico e a concepção de professores de matemática em um ambiente de geometria dinamica 2005
A perspectiva construtivista e os softwares de geometria dinâmica: compreendendo suas correlações 2003
A contextual help system based on intelligent diagnosis processing aiming to design and maintain object-oriented packages. 1998
Informática e cibernética, informáticos e cibernéticos, informatas e ciberneticistas 1997
The modelisation and implementation of diagnosis processes by a generating system of intelligent knowledge transfer systems 1995
Informatique et cybernetique: une convergence des recherches en sciences humaines et sciences tecniques 1994
Eventos:

(12.20% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Sequential Performance Analysis of Systems that Age and Rejuvenate 10.1109/issrew55968.2022.00061 2022
Dilemas Frente Epidemias Estratégicas: Vacinar, Reiniciar ou Esperar?. 2019
DEZOITO MESES DE ADAPTAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA 2019
Contaminação Epidêmica em Redes: Imunidade Coletiva e Suas Implicações Frente a Atacantes Estratégicos 2018
A Model to Forecast Wind Speed through Singular Spectrum Analysis and Artificial Neural Networks 2017
Uma Meta-Heuristica Bio-Inspirada para um Agente de Busca 2016
An new model for robot navigation based on AprioriAll algorithm 10.1109/AICCSA.2016.7945674 2016
Previsão de séries de velocidade do vento utilizando análise espectral singular e redes neurais artificiais. 2015
A New Method for Haar-Like Features Weight Adjustment Using Principal Component Analysis for Face Detection 2014
Dealing with noise in the robotic planning of collision-free paths 2014
Detecção da direção do olhar via webcam 2012
Técnicas de Inteligência Computacional na Previsão de Séries de Velocidade de Vento: uma Comparação da Lógica Nebulosa com Redes Neurais Artificiais 2011
A Dynamic Fluid Level Monitoring Application Using Hough Transform and Edge Enhancement 10.1109/ISIE.2009.5218323 2009
Avaliação Cognitiva Utilizando Técnicas Inteligentes e um Jogo Computacional 2009
Geometric Visualization: How to Acquire It Using Dynamic Geometry Systems? 10.1109/ICONS.2008.63 2008
Ensinando Álgebra através de uma Reificação de Recursos Computacionais 2007
Informática e cognição: em busca do desenvolvimento do raciocínio espacial no ensino médio 2006
Jogar e aprender: a informática no ensino de álgebra elementar 2006
O jogo educacional por computador como estratégia de apoio no ensino e aprendizagem da Matemática Elementar 2006
The supermarket game: an adaptive intelligent computer game for dysexecutives syndrome diagnosis 2006
Comparing robustness and performance of hybrid and non-hybrid fuzzy controllers aimed to guide a simulated robot 10.1109/FUZZY.2006.1681851 2006
O desenvolvimento da representação mental de triângulos através de utilização de um software de geometria dinâmica 2006
Jogar e Aprender: A informática no Ensino da Álgebra 2006
Supermarket Game: An Adaptive Intelligent Computer Game for Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Diagnosis 10.1109/MICAI.2006.45 2006
An adaptive computer game with a fuzzy decision system for ADHD diagnosis 2006
Analysis of the performance of a fuzzy controller developed to guide a simulated robot 10.1109/icccyb.2005.1511555 2005
Analysis of the Stability of a Fuzzy Control System Developed to Control a Simulated Robot 10.1109/fuzzy.2005.1452484 2005
Matemática elementar e o desenvolvimento cognitivo: o jogo educacional por computador como estratégia de ensino 2005
Um estudo sobre o desenvolvimento espacial através da informática 2005
O desenvolvimento da representacao mental de triangulos através da utilizacao de um software de geometria dinamica 2005
A representação do conhecimento geométrico e o raciocínio lógico-dedutivo de professores de matemática num ambiente de geometria dinâmica 2005
Um estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio espacial no ensino médio através da utilização do software Calques 3D 2005
Informática e Educação Matemática: um estudo de caso com triângulos através da Geometria Dinâmica 2005
A Representação do Conhecimento Geométrico e as Concepções de Professores de Matemática num Ambiente de GeometriaDinâmica 2005
Análise de estabilidade e robustez de um sistema de controle fuzzy otimizado desenvolvido para guiar um robô simulado 2005
Computer games as a teaching strategy 10.1109/ICALT.2005.88 2005
Jogos Inteligentes Adaptativos Aplicados à Neuropsicologia Cognitiva. 2005
Comparing sensitivity and robustness of fuzzy and neuro-fuzzy controllers 10.1109/ichis.2005.28 2005
Analysis of the performance of different fuzzy system controllers developed to guide a simulated robot 2005
O desenvolvimento da representação mental de triângulos através de um software de geometria dinâmica 2005
Jogar e aprender: a informática no ensino da matemática elementar 2005
A formação de habilidades cognitivas: um estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio espacial através da informática 2005
Representação do conhecimento geométrico e o raciocínio lógico dedutivo de professores de matemática num ambiente de geometria dinâmica. 2005
Um Estudo de Caso comTriângulos Através da Geometria Dinâmica 2005
Aquisição da representação mental de triângulos através da utilização de um software de geometria dinâmica 2005
Uma experiência de informática aplicada à educação com alunos de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ 2004
Constructing knowledge learning - diagnosis of human logic reasoning for ITS student model achievements 2004
Triângulos Dinâmicos: uma seqüência didática sobre conceitos relacionados a triângulos com o auxílio do software Tabulae 2004
O Cálculo de Volumes e o Princípio de Cavalieri: uma seqüência didática com o auxílio da Geometria Dinâmica 2004
O Jogo Educativo no Ensino de Álgebra Elementar 2004
Mapa do Zoológico - Captura Cognitiva para Disfunção Executiva 2004
Desenvolvendo Jogos Computacionais para Área de Neuropsicologia. 2004
Jogo do Mapa do Zoológico: Aplicação Neuropsicológica com Captura Cognitiva para Auxiliar no Diagnóstico de Disfunção Executiva. 2004
Pesquisando e Desenvolvendo Jogos Computacionais para Fins Cognitivos. 2004
Jogar e Aprender: a informática no ensino de álgebra elementar 2004
Uma sequência didática com o auxílio da geometria dinâmica: o cálculo de volumes e o princípio de cavalieri 2004
Jogos Inteligentes são Educacionais? 2003
A perspectiva construtivista e os softwares de geometría dinámica 2003
Learning intelligently in computational remote platforms: dynamical diagnosis of learner?s cognitive gains 2002
A representação mental e a representação artificial: consonâncias e dissonâncias no processo de aquisição do conhecimento: dos modelos naturais e artificiais para a representação de conhecimentos 2002
Aprendizagem de padrões de projeto em orientação a objetos: o sistema Lesoop 2002
Investigating cognitive gain in a logical experiment 2002
Resolução de problemas segundo a epistemologia genética e o tratamento da informação 2002
Um tutorial inteligente para o ensino de estruturas de dados e seus algoritmos 2002
Usando teorias educacionais na modelagem de plataformas computacionais de educação a distância 2002
Aplicação de softwares para educação matemática num turma de licenciatura em matemática da universidade federal do rio de janeiro 2002
Um Estudo sobre a Representação de Conhecimento em Sistemas Dedicados à Aprendizagem de Resolução de Problemas 2002
Uma introdução ao estudo dos poliedros com o uso do computador 2002
Artificial intelligence and knowledge transference using new communication technologies: actual applications in distance education. 2000
Aprendizagem linguística computacional: modelo e propostas 2000
A tutoring system with intelligent help aiming to the learning of social behaviours 1996
Computer aided learning: an analysis of one application. 1996
A cal system to teach computer networks with contextual helps. 1993
Diagnosis processes and pedagogic resources using response models: the sintonia approach 1993
Utilizacao de novas tecnologias na escola: reflexoes, criticas, sugestoes. 1993
Sintonia: a knowledge based system for learner`s programs diagnosis in cal 1993
Towards an intelligent system in the teaching of computer networks 1993
Utilisant l'intelligence artificielle dans C.A.L.: modéliser l'étudiant par des modèles de résponses structurés 1993
Compilation des connaissances et specification recursives. 1990
Recursive specification and qualitative diagnosis. 1990
Ortograf: correction y ensenanza de la ortografia 1988
Uma tecnica de modelagem do estudante para uso em programas educativos inteligentes. 1987
Publicações:
Minha Rede: