Josefino Cabral MELO LIMA
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade:
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Departamento:
Gabinete da Decania/CCMN
Formação:
-
Université Pierre et Marie Curie (Paris 6)
| Pós-Doutorado | 1993 - 1995
-
Université Pierre et Marie Curie (Paris 6)
Doctorat en Informatique | Doutorado | 1988 - 1992
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Informática | Mestrado | 1983 - 1985
-
Universidade Federal do Ceará
Bacharelado em Matemática | Graduação | 1979 - 1982
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(57.69% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Meditation as an effective BCI training protocol for controlling wheeled robots | 10.12688/f1000research.138057.1 | 2023 |
AI from Concrete to Abstract: Demystifying Artificial Intelligence to the General Public | 10.1007/s00146-021-0151-x | 2021 |
Beyond Herd Immunity Against Strategic Attackers | 10.1109/access.2020.2983652 | 2020 |
Improving Predictability of User-Affecting Metrics to Support Anomaly Detection in Cloud Services | 10.1109/access.2020.3028571 | 2020 |
Improving Predictability of User-Affecting Metrics to Support Anomaly Detection in Cloud Services | 10.1109/access.2020.3028571 | 2020 |
An AprioriAll Based Method for Guiding a Robot in Dynamic Environment | 10.1109/TLA.2018.8327413 | 2018 |
ATM: a New Heuristic Algorithm Based on Genetic Algorithm and Betting Theory | 10.1109/TLA.2017.7867602 | 2017 |
A Heuristic Bioinspired for 8-Piece Puzzle | 10.1088/1757-899x/261/1/012007 | 2017 |
Wich Probabilistic Roadmap method should be used by a robot in an actual environment? An analysis of the main methods through simulations | 10.1109/TLA.2016.7483549 | 2016 |
A Dynamic Environment to the Learning of Geometric Concepts by Visually Impaired People: A Brazilian Case Study | 10.5923/j.computer.20150502.03 | 2015 |
Measuring Fluid Level through a Recalibrating-Free Hough Transform Methodology | 10.5923/j.computer.20150503.01 | 2015 |
Humor: ingrediente indispensável nas relações sociais? | 10.15348/1980-6906/psicologia.v16n2p93-105 | 2014 |
Ensinando Geometria a Deficientes Visuais: o ambiente dinâmico Geometrix | 10.5753/RBIE.2013.21.02.62 | 2013 |
Aprimoramento Conceitual e Uso de Demonstrações Matemáticas: Um Estudo de Caso Sobre a Geometria Dinâmica e as Pesquisas de Campo com Ambientes Computacionais de Ensino | 10.5753/rbie.2012.20.03.13 | 2012 |
As demonstrações no ensino da geometria: discussões sobre a formação de professores através do uso de novas tecnologias | 2009 | |
As demonstrações e o ensino aprendizagem da geometria: a teoria e a realidade. | 2008 | |
O resgate das demonstrações: uma contribuição da Informática à formação do professor de Matemática | 10.1590/S1413-85572008000200009 | 2008 |
Jogar e aprender: o jogo por computador no ensino contemporâneo da matemática | 2007 | |
El razonamiento del espacio y la geometría dinámica: un estudio de caso en la educación media en Río de Janeiro | 2007 | |
Analysis of the Performance of Different Fuzzy System Controllers | 2005 | |
A representação do conhecimento geométrico e a concepção de professores de matemática em um ambiente de geometria dinamica | 2005 | |
A perspectiva construtivista e os softwares de geometria dinâmica: compreendendo suas correlações | 2003 | |
A contextual help system based on intelligent diagnosis processing aiming to design and maintain object-oriented packages. | 1998 | |
Informática e cibernética, informáticos e cibernéticos, informatas e ciberneticistas | 1997 | |
The modelisation and implementation of diagnosis processes by a generating system of intelligent knowledge transfer systems | 1995 | |
Informatique et cybernetique: une convergence des recherches en sciences humaines et sciences tecniques | 1994 |
Eventos:
(12.20% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Sequential Performance Analysis of Systems that Age and Rejuvenate | 10.1109/issrew55968.2022.00061 | 2022 |
Dilemas Frente Epidemias Estratégicas: Vacinar, Reiniciar ou Esperar?. | 2019 | |
DEZOITO MESES DE ADAPTAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA | 2019 | |
Contaminação Epidêmica em Redes: Imunidade Coletiva e Suas Implicações Frente a Atacantes Estratégicos | 2018 | |
A Model to Forecast Wind Speed through Singular Spectrum Analysis and Artificial Neural Networks | 2017 | |
Uma Meta-Heuristica Bio-Inspirada para um Agente de Busca | 2016 | |
An new model for robot navigation based on AprioriAll algorithm | 10.1109/AICCSA.2016.7945674 | 2016 |
Previsão de séries de velocidade do vento utilizando análise espectral singular e redes neurais artificiais. | 2015 | |
A New Method for Haar-Like Features Weight Adjustment Using Principal Component Analysis for Face Detection | 2014 | |
Dealing with noise in the robotic planning of collision-free paths | 2014 | |
Detecção da direção do olhar via webcam | 2012 | |
Técnicas de Inteligência Computacional na Previsão de Séries de Velocidade de Vento: uma Comparação da Lógica Nebulosa com Redes Neurais Artificiais | 2011 | |
A Dynamic Fluid Level Monitoring Application Using Hough Transform and Edge Enhancement | 10.1109/ISIE.2009.5218323 | 2009 |
Avaliação Cognitiva Utilizando Técnicas Inteligentes e um Jogo Computacional | 2009 | |
Geometric Visualization: How to Acquire It Using Dynamic Geometry Systems? | 10.1109/ICONS.2008.63 | 2008 |
Ensinando Álgebra através de uma Reificação de Recursos Computacionais | 2007 | |
Informática e cognição: em busca do desenvolvimento do raciocínio espacial no ensino médio | 2006 | |
Jogar e aprender: a informática no ensino de álgebra elementar | 2006 | |
O jogo educacional por computador como estratégia de apoio no ensino e aprendizagem da Matemática Elementar | 2006 | |
The supermarket game: an adaptive intelligent computer game for dysexecutives syndrome diagnosis | 2006 | |
Comparing robustness and performance of hybrid and non-hybrid fuzzy controllers aimed to guide a simulated robot | 10.1109/FUZZY.2006.1681851 | 2006 |
O desenvolvimento da representação mental de triângulos através de utilização de um software de geometria dinâmica | 2006 | |
Jogar e Aprender: A informática no Ensino da Álgebra | 2006 | |
Supermarket Game: An Adaptive Intelligent Computer Game for Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Diagnosis | 10.1109/MICAI.2006.45 | 2006 |
An adaptive computer game with a fuzzy decision system for ADHD diagnosis | 2006 | |
Analysis of the performance of a fuzzy controller developed to guide a simulated robot | 10.1109/icccyb.2005.1511555 | 2005 |
Analysis of the Stability of a Fuzzy Control System Developed to Control a Simulated Robot | 10.1109/fuzzy.2005.1452484 | 2005 |
Matemática elementar e o desenvolvimento cognitivo: o jogo educacional por computador como estratégia de ensino | 2005 | |
Um estudo sobre o desenvolvimento espacial através da informática | 2005 | |
O desenvolvimento da representacao mental de triangulos através da utilizacao de um software de geometria dinamica | 2005 | |
A representação do conhecimento geométrico e o raciocínio lógico-dedutivo de professores de matemática num ambiente de geometria dinâmica | 2005 | |
Um estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio espacial no ensino médio através da utilização do software Calques 3D | 2005 | |
Informática e Educação Matemática: um estudo de caso com triângulos através da Geometria Dinâmica | 2005 | |
A Representação do Conhecimento Geométrico e as Concepções de Professores de Matemática num Ambiente de GeometriaDinâmica | 2005 | |
Análise de estabilidade e robustez de um sistema de controle fuzzy otimizado desenvolvido para guiar um robô simulado | 2005 | |
Computer games as a teaching strategy | 10.1109/ICALT.2005.88 | 2005 |
Jogos Inteligentes Adaptativos Aplicados à Neuropsicologia Cognitiva. | 2005 | |
Comparing sensitivity and robustness of fuzzy and neuro-fuzzy controllers | 10.1109/ichis.2005.28 | 2005 |
Analysis of the performance of different fuzzy system controllers developed to guide a simulated robot | 2005 | |
O desenvolvimento da representação mental de triângulos através de um software de geometria dinâmica | 2005 | |
Jogar e aprender: a informática no ensino da matemática elementar | 2005 | |
A formação de habilidades cognitivas: um estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio espacial através da informática | 2005 | |
Representação do conhecimento geométrico e o raciocínio lógico dedutivo de professores de matemática num ambiente de geometria dinâmica. | 2005 | |
Um Estudo de Caso comTriângulos Através da Geometria Dinâmica | 2005 | |
Aquisição da representação mental de triângulos através da utilização de um software de geometria dinâmica | 2005 | |
Uma experiência de informática aplicada à educação com alunos de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ | 2004 | |
Constructing knowledge learning - diagnosis of human logic reasoning for ITS student model achievements | 2004 | |
Triângulos Dinâmicos: uma seqüência didática sobre conceitos relacionados a triângulos com o auxílio do software Tabulae | 2004 | |
O Cálculo de Volumes e o Princípio de Cavalieri: uma seqüência didática com o auxílio da Geometria Dinâmica | 2004 | |
O Jogo Educativo no Ensino de Álgebra Elementar | 2004 | |
Mapa do Zoológico - Captura Cognitiva para Disfunção Executiva | 2004 | |
Desenvolvendo Jogos Computacionais para Área de Neuropsicologia. | 2004 | |
Jogo do Mapa do Zoológico: Aplicação Neuropsicológica com Captura Cognitiva para Auxiliar no Diagnóstico de Disfunção Executiva. | 2004 | |
Pesquisando e Desenvolvendo Jogos Computacionais para Fins Cognitivos. | 2004 | |
Jogar e Aprender: a informática no ensino de álgebra elementar | 2004 | |
Uma sequência didática com o auxílio da geometria dinâmica: o cálculo de volumes e o princípio de cavalieri | 2004 | |
Jogos Inteligentes são Educacionais? | 2003 | |
A perspectiva construtivista e os softwares de geometría dinámica | 2003 | |
Learning intelligently in computational remote platforms: dynamical diagnosis of learner?s cognitive gains | 2002 | |
A representação mental e a representação artificial: consonâncias e dissonâncias no processo de aquisição do conhecimento: dos modelos naturais e artificiais para a representação de conhecimentos | 2002 | |
Aprendizagem de padrões de projeto em orientação a objetos: o sistema Lesoop | 2002 | |
Investigating cognitive gain in a logical experiment | 2002 | |
Resolução de problemas segundo a epistemologia genética e o tratamento da informação | 2002 | |
Um tutorial inteligente para o ensino de estruturas de dados e seus algoritmos | 2002 | |
Usando teorias educacionais na modelagem de plataformas computacionais de educação a distância | 2002 | |
Aplicação de softwares para educação matemática num turma de licenciatura em matemática da universidade federal do rio de janeiro | 2002 | |
Um Estudo sobre a Representação de Conhecimento em Sistemas Dedicados à Aprendizagem de Resolução de Problemas | 2002 | |
Uma introdução ao estudo dos poliedros com o uso do computador | 2002 | |
Artificial intelligence and knowledge transference using new communication technologies: actual applications in distance education. | 2000 | |
Aprendizagem linguística computacional: modelo e propostas | 2000 | |
A tutoring system with intelligent help aiming to the learning of social behaviours | 1996 | |
Computer aided learning: an analysis of one application. | 1996 | |
A cal system to teach computer networks with contextual helps. | 1993 | |
Diagnosis processes and pedagogic resources using response models: the sintonia approach | 1993 | |
Utilizacao de novas tecnologias na escola: reflexoes, criticas, sugestoes. | 1993 | |
Sintonia: a knowledge based system for learner`s programs diagnosis in cal | 1993 | |
Towards an intelligent system in the teaching of computer networks | 1993 | |
Utilisant l'intelligence artificielle dans C.A.L.: modéliser l'étudiant par des modèles de résponses structurés | 1993 | |
Compilation des connaissances et specification recursives. | 1990 | |
Recursive specification and qualitative diagnosis. | 1990 | |
Ortograf: correction y ensenanza de la ortografia | 1988 | |
Uma tecnica de modelagem do estudante para uso em programas educativos inteligentes. | 1987 |