Maria Judith Sucupira da Costa Lins
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Fundamentos da Educação/FE
Formação:
-
Dietrich von Hildebrand Institut of Philosophy
| Pós-Doutorado | 2021 - Agora
-
Association for Moral Education
| Pós-Doutorado | 2000 - 2002
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação | Doutorado | 1986 - 1989
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Mestrado | 1970 - 1972
-
Faculdade Frassinetti do Recife
Pedagogia | Graduação | 1966 - 1969
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(5.41% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| A ideia de Afetividade na Filosofia e na Educação | 2024 | |
| Educar a gratidão na perspectiva de virtude ética | 2024 | |
| Necessidades e motivações na construção da hierarquia de valores na formação da pessoa | 2022 | |
| Paradoxos do Ser Humano como desafio àEducação | 2022 | |
| Educar a Pessoa | 2022 | |
| Learning respect through Music Education in schools | 10.1590/s0104-40362021003003619 | 2022 |
| Educação da Pessoa no Contexto Cultural Escolar | 2022 | |
| Avaliação do processo de formação do caráter em crianças na Educação Infantil | 10.1590/s0104-40362021002902548 | 2021 |
| Filosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticos | 2021 | |
| A Pesquisa Como Meio de Formação Permanente: Inclusão da pessoa com deficiência e ação Pedagógica. | 2021 | |
| ENSINO DE ÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE O DIA A DIA | 2020 | |
| VON HILDEBRAND: FORMAÇÃO ÉTICA, PRECIOSIDADE DA PESSOA HUMANA E AS CONSEQUÊNCIAS DO ISOLAMENTO SOCIAL | 2020 | |
| Ética e liberdade: lidando com os conflitos existentes no ambiente escolar. | 2020 | |
| Limites e Possibilidades da Aprendizagem de Crianças na Pandemia | 2020 | |
| ÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE CRISE MORAL | 2018 | |
| Avaliação do desenvolvimento da personalidade moral | 10.1590/s0104-40362018002601402 | 2018 |
| O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação | 2018 | |
| A Autoria como elemento ético-didático na Educação a Distância. | 2018 | |
| The Philosophy of the Person as a Foundation for a Theory of Education | 2018 | |
| CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO E DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM PARA A PRÁTICA DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO | 2017 | |
| O papel do meio social no desenvolvimento da racionalidade e da moralidade. | 2017 | |
| COLABORAÇÂO E O MODELO COMUNICACIONAL NO FÓRUM DE DISCUSSÃO ONLINE. EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA | 2017 | |
| COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM DE DISCUSSÃO NA GRADUAÇÃO ONLINE. | 2017 | |
| Freud e a Educação como formação integral do sujeito | 2017 | |
| Ensino coletivo de flauta doce na educação básica. | 2017 | |
| O Ensino da Ética como Tema Transversal na Prática Pedagógica da Educação Física | 2016 | |
| Formação de Professores e o desafio da ética | 2016 | |
| Método de pesquisa-ação com maior comprometimento | 2015 | |
| Avaliação da aprendizagem de ética no Ensino Fundamental | 10.1590/S0104-40362015000300010 | 2015 |
| A Filosofia da Educação de John Dewey: reflexões e perspectivas atuais para a escola brasileira | 2015 | |
| COLABORAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO FÓRUM | 2015 | |
| Presenza del pensiero di Dewey nell?educazione brasiliana | 2014 | |
| Motivação de Futuros Professores para Aprender Ética - Impresso | 2014 | |
| Desenvolvimento Mental e Aprendizagem de Adultos trabalhando com Crianças em Instituições | 2014 | |
| Pensando sobre valores em duas diferentes culturas | 2014 | |
| Questões conceituais de Ética em Educação | 2013 | |
| Políticas de avaliação do ensino naval | 2013 | |
| Natureza da Educação e Filosofia da Educação | 2013 | |
| Motivação de futuros professores para aprender ética | 2013 | |
| Avaliação de aprendizagem de justiça em alunos de ensino médio | 2012 | |
| Psicologia do Desenvolvimento no Currículo de Formação de Professores | 2012 | |
| Educação Bancária: uma questão filosófica de aprendizagem | 2011 | |
| Desenvolvimento ético de crianças e psicopedagogia. | 2010 | |
| MATURIDADE ÉTICA E IDENTIDADE MORAL: A CONSTRUÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | 2009 | |
| Filosofia da Arte e o Processo Educativo | 2008 | |
| AGENTES DA EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO EDUCADOR E EDUCANDO | 2008 | |
| Avaliando a aprendizagem de criatividade em uma oficina pedagógica | 2008 | |
| VIRTUDE X EMOTIVISMO: UMA PROPOSTA PARA A ÉTICA. | 2007 | |
| Avaliação da Aprendizagem de ética na formação de professores de Ensino Fundamental | 2007 | |
| Ética e Criatividade em Educação | 2007 | |
| Questões de ética e formação do Arte-Educador Editora da Universidade da Regiao Univille | 2006 | |
| Ensino Religioso no Desenvolvimento Integral da Pessoa | 2006 | |
| Contribuições da teoria de Piaget para a educação | 2005 | |
| Ética e Arte-Educação | 2005 | |
| Avaliando o Processo de Aprendizagem | 2004 | |
| Temas Transversais e aprendizagem da ética | 2004 | |
| Jacques Maritain: Filosofia e Religião na Modernidade | 2003 | |
| Formação do educador e a questão ética | 2003 | |
| A Pré-Escola e o Desenvolvimento da Criança | 2003 | |
| Educação numa perspectiva antropológica freudiana | 2002 | |
| Poesia e Educação: Um processo de humanização | 2001 | |
| Compreendendo a Teoria Social de Piaget | 2001 | |
| Uma Reflexão sobre a Educação na Dimensão de uma Organização Cultural | 2000 | |
| Introdução aos conceitos de Espírito e Razão em Max Scheler | 1999 | |
| Educação e Contemporaneidade: Educação moral na encruzilhada | 1999 | |
| Educação, Escolarização e Mobilidade Social | 1999 | |
| A Construção da Linguagem na Cultura e o Processo da Educação | 1999 | |
| Gabriel Marcel: perspectivas para uma proposta pedagógica | 1998 | |
| Moral Development of the Child and the Erotic Songs | 1998 | |
| Avaliação da Escolarização de Crianças com Deficiência Física: Interação Sócio-cultural na Escola | 1997 | |
| Avaliação no 1o Grau: uma experiência pioneira | 1995 | |
| Isabelle Eberhardt - Uma intensa busca | 1992 | |
| Algumas idéias sobre a autoridade segundo Hannah Arendt. Um breve comentário a respeito da relação entre autoridade e tradição | 1983 | |
| Orientação Educacional no Brasil: Um estudo da Evolução Histórica | 1974 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)