Rosana Alves

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Instituto de Puericultura e Pediatria

Departamento:

Serviço de Pacientes Externos IPPMG

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Tutoria | Aperfeiçoamento | 2015 - 2016
  • Universidade Federal do Ceará

    Programa de Desenvolvimento Docente para Educadore | Especialização | 2013 - 2014
  • Universidade Estadual de Campinas

    | Pós-Doutorado | 2012 - 2015
  • Escola Nacional de Saúde Pública

    Facilitador Educação Permanente | Aperfeiçoamento | 2007 - 2007
  • Escola Nacional de Saúde Pública

    Pneumologia Sanitária | Especialização | 2001 - 2001
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Clínica Médica | Doutorado | 1999 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pediatria | Mestrado | 1992 - 1997
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pneumologia Pediátrica | Especialização | 1991 - 1991
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Especialização - Residência medica | 1989 - 1991
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Medicina | Graduação | 1982 - 1988
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(22.58% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Arte na formação dos profissionais de saúde: revisão integrativa 10.56344/2675-4827.v3n2a2022.3 2023
Ligas Acadêmicas de Medicina: narrativa sobre currículo e regulamentação 2022
Consenso Abem para o ensino de comunicação nas escolas médicas brasileiras 10.1590/1981-5271v46.3-20210392 2022
The Healer?s Art: Um relato de experiência 2022
Teleconsultation and the challenges for maintaining health care in times of pandemic 10.21876/rcshci.v11i2.1069 2021
What are medical ethics, research ethics and clinical bioethics committees? 10.25060/residpediatr-2021.v11n3-484 2021
Phenomenological Study about the Interest and Motivation of Physicians Residing in Pediatrics: Perception of the Preceptor 2019
The Palliative Care Screening Tool as an instrument for recommending palliative care for older adults 2019
Uma Ferramenta para Desenvolver e Monitorar o Ensino da Saúde Coletiva no Curso Médico 10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190030 2019
The Main Questions Of Pediatricians About Children And Adolescents With Tuberculosis 10.25060/residpediatr-2018.v8n1-04 2018
Papel docente no fortalecimento das políticas de integração ensino-serviço-comunidade: contexto das escolas médicas brasileiras 10.1590/1807-57622017.0062 2018
Segurança do paciente: Educação à distância como estratégia de ensino-aprendizagem 2017
Ética em pesquisa em crianças e adolescentes 2016
Dilemas Bioéticos em Neonatologia 2016
Lei no 12.871/13 ? da Formação Médica no Brasil. A Escola Médica Está Preparada? 2016
PROCESSO AUTOAVALIATIVO DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM ESCOLAS MÉDICAS BRASILEIRAS: ESPELHOS E REFLEXOS NAS PERCEPÇÕES DOS ATORES INSTITUCIONAIS 2016
Avaliação da Escola Médica: Reflexões sobre os Sistemas Nacionais de Avaliação 2015
Teste de Progresso ? Análise do 1º ano de consórcio 2014
Percepções de Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o que o interno necessita aprender para atender às necessidades de saúde da população 2014
A co-infecção tuberculosa e HIV na infância 2009
Comunicantes domiciliares jovens de pacientes com TB pulmonar na região da grande Vitória (ES): um estudo de coorte 2009
Tuberculosis treatment default among Brazilian children 2006
Tuberculose Disseminada em criança: relato de caso simulando sepse tuberculosa 2001
Tuberculose na Infância: aspectos gerais 2000
Epidemiologia da tuberculose infantil na cidade do Rio de Janeiro 2000
Profile of complaints and clinical syndromes of children under 5 in Rio de Janeiro, Brasil: implications for the implementation of the integrated manegement of childhood illness strategy 2000
Conhecimento sobre infecções respiratórias agudas (IRA) entre responsáveis por crianças atendidas na rede pública de estado do Rio de Janeiro 1998
Distrofia torácica de Jeune: relato de 3 casos 1998
Comprovação bacteriológica de tuberculose em crianças, como validação dos critérios diagnósticos 1995
Conduta diagnóstica em tuberculose na criança 1993
Tuberculose na Infância - Revisão e casuística 1990
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO NA ATENÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO TRANSVERSAL ANALÍTICO MISTO 2021
ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA FORMAÇÃO MÉDICA 2021
O QUE ESTUDANTES DE MEDICINA ENTENDEM SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE? 2021
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE DOCENTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS 2021
Curricularização da Extensão no eixo Integração Ensino Comunidade: O desafio da avaliação do desempenho do estudante 2021
Percepção docente sobre as Ligas Acadêmicas de Medicina (LAM) e a discussão na curricularização das atividades de extensão 2020
Avaliação do Projeto Teste de Progresso Medicina Emescam: Implantação e Resultados 2019
O Papel das Ligas Acadêmicas de Medicina na Formação Médica ? Resultados Parciais 2019
Caminhos para o Protagonismo Estudantil (Student´S Engagement) para a Realidade Brasileira 2019
O Papel da Saúde Coletiva como Eixo Norteador no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina Adequado às Diretrizes Curriculares Nacionais 2019
Programas de Desenvolvimento Docente (PPD) Institucionais para Formação Médica segundo Diretrizes Curriculares Nacionais para Medicina (DCN) 2019
IMPACTOS DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO LITERÁRIA 2019
IMPACTOS DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO LITERÁRIA 2019
Escolas médicas e a gerência das Ligas Acadêmicas de Medicina: um relato de Experiência 2018
Interesse e motivação de médicos residentes em pediatria no processo pedagógico de ensinagem: percepção dos preceptores 2018
Estudo fenomenológico acerca do interesse e motivação de médicos residentes em Pediatria: percepção do preceptor 2018
O desenvolvimento docente na autoavaliação institucional de escolas médicas brasileiras: o Método da Roda e suas possibilidades 2017
Interesse e motivação nos processos de ensinagem por residentes em pediatria aa visão dos preceptores 2017
Interesse E Motivação Nos Processos De Ensinagem Por Residentes Em Pediatria Na Visão Dos Preceptores 2017
Avaliação da percepção do estudante de Medicina sobre o ambiente educacional 2016
Desenvolvimento docente e capacitação gerencial em escolas médicas brasileiras 2016
Construção de síntese coletiva em ambiente virtual de aprendizagem por um grupo de tutores do projeto preceptoria ABEM 2015
Desenvolvimento Docente: como saber se uma oficina alcançou os objetivos 2014
AVALIAÇÃO DA ESCOLA MÉDICA: ASPECTOS DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO 2014
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA A FORMAÇÃO MÉDICA DE ACORDO COM GESTORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 2014
Avaliação Qualitativa e Quantitativa no Pré-Internato como Ferramenta Norteadora na Aquisição das Habilidades no Curso de Medicina 2013
Reflexões sobre Avaliação da Escola Médica: Análise dos Sistemas de Avaliação (Resultados Preliminares) 2013
Implantação do Teste de Progresso Pelo Grupo Gestor Regional Abem RJ/ES: Vamos Conseguir! 2013
Mini-Cex: o desafio do plano de recuperação após a avaliação do internato 2010
O desafio da implantação do internato de medicina interna em um Hospital Público-privado 2010
Integração curricular nos primeiros anos do curso de medicina, através dos eixos de Habilidades e Saúde Pública 2007
Pneumonia Atípica com Derrame Pleural: relato de caso 2007
Estado imunológico de crianças e adolescentes na co-infecção HIV/AIDS-Tuberculose 2007
Avaliação do escore do Ministério da Saúde do Brasil para diagnóstico de tuberculose pulmonar em crianças e adolescentes infectados pelo HIV 2007
Devemos pensar em Chlamydia trachomatis em lactentes sibilantes? 2007
Derrame Pleural como complicação de pneumonia em crianças: perfil em hospital pediátrico 2007
Diagnóstico situacional da Saúde populacional da microárea 27 do bairro Goiabeiras, Vitória-ES 2006
Entendendo o Conselho Municipal de Saúde 2006
Principais causas de atendimento de crianças menores de cinco anos em UBS segundo estudantes do 1º período de medicina 2006
Avaliação dos programas de controle de hipertensão arterial e diabetes mellitus em unidade básica de saúde segundo estudantes do 1º período de medicina 2006
AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMILIA PELA ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA 2006
ACIDENTES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA 2006
Situação social, ambiental e epidemiológica de microárea em Vitória/ES 2006
Diagnóstico de Saúde de Microárea 2006
IDENTIFICAÇÃO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO 2006
Tabagismo Ativo e Passivo 2005
Tuberculose Multirresistente 1999
Conhecimento dos Sintomas, noções sobre prevenção e controle da tuberculose, por responsáveis de crianças atendidas na Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro 1997
Epidemiologia e controle da tuberculose infantil na cidade do Rio de Janeiro 1997
Associação tuberculose-Aids/sida na população infantil da cidade do Rio de Janeiro 1997
Radiologia e bacteriologia de tuberculose pulmonar na criança - correlação 1995
Vacinação e PPD em tuberculose pulmona, de serosas e ganglionar em crianças 1995
Avaliação operacional de crianças internadas com derrame pleural 1995
Valor da análise clínico-radiológica no diagnóstico etiológico das pneumonias 1995
Sepsis tuberculosa 1993
Derrame pleural parapneumônico em crianças internadas 1991
Pneumonia de repetição na infância 1991
Tuberculose na Infância: Positividade bacteriológica de lavado gástrico e escarro 1991
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