Diego Bruno Velasco

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Colégio de Aplicação

Departamento:

Departamento de 1oe 2o Graus do Colégio de Aplicação

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2014 - 2018
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2011 - 2013
  • S B I

    História Contemporânea | Especialização | 2008 - 2009
  • Universidade Federal Fluminense

    História | Graduação | 2003 - 2007
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(33.33% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
A metáfora, o Enem e a democracia 10.5335/rep.v27i3.12385 2021
Tempo presente, memória e esquecimento: As narrativas em disputa sobre a ditadura militar brasileira em exercícios de livros didáticos do Ensino Médio 2018
As Articulações Entre Passado E Presente No Currículo De História: Desafios E Estratégias Nos Discursos Dos Professores 2017
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Currículo de História em Questão: Disputas e Fixações de Sentidos em torno do Conhecimento Histórico Escolar frente aos bordões disciplinares hegemônicos 2017
Significações da História do Brasil em jogo nas primeiras edições do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2002) 2016
As narrativas de História produzidas no ENEM: Quais são os sentidos de ?verdade? mobilizados sobre a Ditadura Militar Brasileira? 2015
Formar 'Cidadãos Críticos' em nosso tempo presente: Significações em disputa no Currículo de História 2014
O currículo de História e a 'realidade do aluno': Refletindo sobre as significações mobilizadas pelos docentes do Ensino Fundamental II 2013
Mapeando os sentidos fixados de 'Conhecimento Histórico Escolar' em diálogo com os bordões da 'Realidade do Aluno' e do 'Cidadão Crítico' 2013
O currículo de História e a 'realidade do aluno': Refletindo sobre as significações mobilizadas pelos docentes do Ensino Fundamental II 2013
Os manuais curriculares de História e a questão da formação do 'cidadão crítico' 2012
Sentidos de Cidadania e Demandas do Presente nos livros didáticos de História: Um estudo sobre a coleção História e Vida 2012
Sentidos de cidadania e demandas do presente nos livros didáticos de História: Um estudo sobre a coleção História e Vida 2012
Os manuais curriculares de História e a questão da formação do 'cidadão crítico' 2012
A Emancipação Política do Brasil analisada pela imprensa portuguesa das primeiiras décadas do século XIX 2007
A imprensa portuguesa do século XIX: A contribuição dos intelectuais e das luzes para a construção do constitucionalismo em Portugal 2006
O Campeão Português e a formação da consciência liberal em Portugal (1819-1821) 2005
Publicações:
Minha Rede: