Eliska Altmann de Carvalho

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais

Departamento:

Departamento de Sociologia/IFCS

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Escola de Comunicações e Artes - USP

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2018
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sociologia e Antropologia | Doutorado | 2004 - 2008
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Comunicação e Cultura | Mestrado | 2001 - 2003
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Ciências Sociais | Graduação | 1994 - 1999
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(36.67% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
O cinema enclausurado e a casa como refúgio 2023
O Rio de Janeiro segundo a crítica paulista: 50 anos em 5 relatos 2021
Arte e distopia: memórias futuras, entranhas e fissuras 10.37235/ae 2020
Entre playas y distopías: Río de Janeiro, ex ciudad capital, y la recepción cinematográfica 10.21747/21843805/tav3n3a3 2020
Das Invasões Bárbaras à Invasão Zumbi, num tempo pós Covid-19. (Ensaio para Pandemia, cultura e sociedade) Blog da BVPS + Revista Sociologia & Antropologia (PPGSA/UFRJ) 2020
O tempo e o vírus (e/ou o tempo do vírus). (Ensaio para Reflexões na pandemia) 2020
Sociologia, cultura e arte: um debate entre espaços e tempos 10.4013/csu.2018.54.1.07 2018
Identidades e novas direções da crítica brasileira: o caso da recepção de Vazante 10.1590/15174522-02004913 2018
Paulo Emílio Sales Gomes ou la critique à contre courant (une anthologie). resenha 2017
O RIO CAPITAL IMAGINADO PELA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA: os casos de Rio Fantasia e Rio, 40 graus 10.1590/s0103-49792017000300012 2017
A crítica segundo a crítica latino-americana 10.4322/2316-1329.021 2016
As 'traições' de Vanderlei: um documentário sobre o artista popular, sua pintura e regras da arte (resenha) 2016
Anti-documentário e perspectivismo: estratégias para fazer e olhar filmes (não) etnográficos 2015
Políticas e Poéticas do Audiovisual na contemporaneidade: por uma antropologia do cinema - Apresentação 2015
A Recepção como Provocação: Olhares Brasileiros sobre o Campo Cinematográfico 10.15603/2175-7755/cs.v37n2p317-325 2015
FORMAÇÃO, CAMPO E OCASO: REGISTROS DA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA 10.1590/2238-38752013v3512 2013
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia 10.1590/S1678-53202012000100009 2012
A batalha do passinho - o filme [2013] 2011
O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch 10.1590/s0104-93132010000100012 2010
Sobre mundos sociais e suas parecenças. Identificações críticas 2009
Verdade, tempo e autoria: três categorias para pensar o filme etnográfico 2009
Olhares da recepção, a crítica cinematográfica em dois tempos 10.1590/s0103-49792008000300013 2008
Santiago 2007
O corpo-máquina de Cronenberg sob a luz pictórica de Bacon: fábulas do devir-outro 2007
ImagiNações do cinema brasileiro: trinta anos de permanências mutantes 2006
Um Brasil em dois tempos: do sertão euclidiano revisto por Glauber à Central do Brasil 2005
Tipificação, habitus e interdependência: emblemas para um debate sociológico 2005
A vanguarda revisitada: releituras de um movimento antidogmático 2004
Imagens do monumental: memória e identidade construídas pelo cinema nacional 2004
Memórias de um cabra marcado pelo cinema: representações de um Brasil rural 2004
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Semânticas da resistência. O caso de As panteras do Lula (2022), de Zel Junior 2022
For a virtuous cinema - of resistance, recognition and guerrilla warfare. The case of 'As Panteras do Lula' (2022), by Zel Junior 2022
Cidade e distopia: filmes brasileiros comparados (anos 1950-60 e 2019) 2019
A ?descapitalização? do Rio imaginada pela crítica cinematográfica 2017
'Critificação': conceito e empiria. O caso da crítica cinematográfica latino-americana. 2016
O Rio capital imaginado pela crítica cinematográfica 2016
É possível uma 'critificação' (da crítica cinematográfica)? 2015
A crítica segundo a crítica latino-americana 2014
Quem tem medo de cinema? (ou a experiência de ?Das nuvens pra baixo?) 2014
A crítica segundo a crítica latino-americana 2014
É possível uma 'critificação' da crítica? 2014
Cinemas nacionais e latino-americanos imaginados pela crítica argentina contemporânea 2013
Cinemas nacionais e latino-americanos imaginados pela crítica argentina contemporânea 2013
Cinemas nacionais e latino-americanos imaginados pela crítica argentina contemporânea 2013
Anti-documentário e perspectivismo: estratégias para fazer e olhar filmes (não) etnográficos 2012
The Brazil imagined in Latin America 2012
Carolina-Geandra: des-mise en scène de Quarto de despejo no documentário 2012
A crítica cinematográfica vista por si. Uma sociologia do campo. 2011
Discursos críticos: o caso carioca 2011
Nações em imagens: o real e o espelho de mundos sociais cinematográficos 2010
Discursos críticos: México e Argentina em perspectiva 2010
Concepciones del 'autor' en el cine brasileño según la crítica latinoamericana: años 1960 y 1990 en perspectiva 2009
Do nascimento à morte do autor - reflexões de uma recepção sobre dois status cinematográficos 2009
Memória, identidade, tempo e espaço: categorias da recepção latino-americana de cinemas brasileiros 2009
Recepções da crítica cinematográfica 2008
O autor etnográfico: entre a subjetividade estética e a objetividade científica 2008
Subjetividades reconstruídas, imagens recepcionadas: o que é ?nosso? visto pelo ?outro? 2007
Sertões literários e cinematográficos: dois suportes sobre a mesma espacialidade 2007
El cine y su recepción: diálogos latinoamericanos. 2006
O avesso do espelho: sobre um cinema continental e seu estranhamento familiar. 2006
The Brazilian nation in images: ruptures and continuities from past to present 2005
'Brasilidade' do outro: a recepção do cinema novo pela crítica francesa 2004
Publicações:
Minha Rede: