Jane Correa

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Institute Of Education University Of London

    | Pós-Doutorado | 2005 - 2005
  • University Of Oxford

    Psicologia do Desenvolvimento | Doutorado | 1992 - 1994
  • Fundação Getúlio Vargas

    Psicologia Cognitiva | Mestrado | 1986 - 1989
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura Em Psicologia | Graduação | 1980 - 1985
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Bacharelado Em Psicologia | Graduação | 1980 - 1983
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Formação de Psicólogo | Graduação | 1980 - 1984
  • Instituto de Educação do Rio de Janeiro

    Educação Infantil | Especialização | 1980 - 1980
  • Instituto de Educação do Rio de Janeiro

    Formação de Professores | Ensino Profissional de nível técnico | 1977 - 1979
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(52.54% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Contributions of executive functions and linguistic skills to verbal fluency in children 10.1080/09297049.2022.2042502 2022
The contribution of rapid automatized naming with reading rate and text comprehension in Brazilian elementary school children 10.1590/2317-6431-2022-2641en 2022
Contribuição do Processamento Morfológico para a Velocidade de Leitura ao Final do Ciclo de Alfabetização 10.12957/epp.2021.64038 2021
Sentido numérico em crianças 10.20396/zet.v29i00.8660951 2021
Coerência textual na produção de histórias orais e escritas 2021
Mathematical knowledge and language in deaf students: The relationship between the recitation of a numerical sequence and Brazilian Sign Language proficiency 10.1590/1982-0275202037e180175 2020
Perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com tdah 10.5935/0103-8486.20200008 2020
Compreensão oral e de leitura na dislexia e no transtorno de de-ficit de atenc-a-o e hiperatividade 10.5935/0103-8486.20200016 2020
Estratégias de evocação tardia na Figura Complexa de Rey por crianças 2019
Esquema narrativo de histórias, seus correlatos cognitivos e compreensão leitora 2019
Processamento Fonológico na Dislexia e no TDAH, e sua Correlação com as habilidades de velocidade e compreensão de leitura textual 2019
Compreensão de leitura: habilidades cognitivas e tipos de texto 10.15448/1980-8623.2017.1.23417 2017
Análise dos Erros de Crianças Surdas na Recitação da Sequência Numérica: Relações Entre Formas de Pensar e de Representar em Libras 2017
Relação entre a nomeação automatizada rápida e velocidade de leitura em escolares com Dislexia e com Déficit Cognitivo 2017
Evidências de validade dos escores estratégicos na tarefa de fluência verbal infantil 10.15689/ap.2017.1602.05 2017
Compreensão de crianças sobre as relações inversas sem explicitação numérica 2017
O Conhecimento Morfológico da Criança na Escrita do Português Brasileiro 10.1590/0102.3772e32428 2016
Estratégias de cópia da Figura Complexa de Rey por Crianças 2016
A Revisão Textual na Perspectiva de Professores do Ensino Fundamental 2016
« Qui veut apprendre, ne sait pas » et, avec cela, donne le premier rôle à sa propre histoire. L?apprentissage du langage écrit et ses difficultés dans les ateliers de lecture et d?écriture 2015
A produção escrita de histórias por crianças e sua relação com as habilidades de leitura e escrita de palavras/pseudopalavras 10.1590/0103-6564a20133813 2014
Consciência Fonológica e a Aprendizagem da Leitura e Escrita por Adultos 2013
A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados 10.1590/S0102-79722013000200021 2013
Children´s difficulties with division: an intervention study 2012
A eficácia de estratégias de remediação fonoaudiológica na avaliação das dificuldades de aprendizagem 2012
O aprendizado da escrita e suas dificuldades: as histórias que as crianças contam 2012
Influência de habilidades de processamento fonológico na aprendizagem de narrativa escrita por crianças no 2º e no 3º ano do Ensino Fundamental 2012
A escrita do problema e sua resolução: o entendimento intuitivo acerca da combinatória 2011
Consciência metalinguística e a representação da nasalização na escrita do Português Brasileiro 10.1590/S1516-18462010000100006 2010
Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura 10.1590/S0102-79722010000300018 2010
Interrelação entre processamento fonológico e compreensão leitora do 2o. ao 4o. ano ensino fundamental: um estudo longitudinal 2010
Contexto de produção e o estabelecimento da coerência na escrita de histórias por crianças 10.1590/S0102-79722010000200007 2010
Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa 2010
Escrita teclada X escrita padrão na produção textual: a experiência de adolescentes brasileiros 2009
Habilidades lingüístico-cognitivas em leitores e não-leitores 10.1590/S0104-56872009000200005 2009
Habilidades cognitivo-linguísticas e segmentação lexical em Braille 10.1590/S0103-863X2009000300008 2009
A influência de diferentes contextos de intervenção na escrita de histórias por crianças 10.1590/S0103-166X2008000400009 2008
O aprendizado da escrita em Braille: estabelecendo limites entre as palavras 2008
Escrita ortográfica e revisão de texto em Braille: uma história de reconstrução de paradigmas sobre o aprender 10.1590/S0101-32622008000200006 2008
Unconventional word segmentation in Brazilian children's early text production 10.1007/s11145-006-9049-3 2007
Using spelling skills in Brazilian Portuguese and English 2007
Reprodução escrita de histórias e a escrita ortográfica de crianças 2007
A relação da tarefa de erro intencional com o desempenho ortográfico da criança considerados os aspectos morfossintáticos e contextuais da língua portuguesa 10.1590/S1413-294X2006000100005 2006
A avaliação da consciência morfossintática na criança 10.1590/S0102-79722005000100012 2005
Regras contextuais e morfossintáticas na aquisição da ortografia da língua portuguesa por criança 10.1590/S0102-37722005000100011 2005
Expectativa materna e o desempenho da criança na alfabetização 2005
Argumentação escrita e as crianças: um estudo sobre o julgamento de texto argumentativo 2005
A resolução oral de tarefas de divisão por crianças 10.1590/S1413-294X2004000100016 2004
A avaliação da consciência sintática na criança: uma análise metodológica 10.1590/S0102-37722004000100009 2004
A compreensão intuitiva da criança acerca da divisão partitiva de quantidades contínuas 10.1590/S1413-294X2000000100002 2000
Aprendendo a ler e a escrever: a narrativa das crianças sobre a alfabetização 10.1590/S0102-79721999000200003 1999
Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática 10.1590/S0102-79721999000100012 1999
Young children's understanding of division: The relationship between division terms in a noncomputational task. 10.1037/0022-0663.90.2.321 1998
O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca 10.1590/S0102-79721998000300007 1998
A solução de problemas de adição e subtração por cálculo mental 10.1590/S0102-79721997000100006 1997
Uso de provas piagetianas como instrumento diagnóstico: questionando uma prática consensual 1991
De Freud e Piaget: algumas considerações acerca da noção de subjetividade 1990
O legado da episteme grega no projeto epistemológico de um mestre da razão: Jean Piaget 1990
Sistemas autogênicos não-ordinários (SAUTOGs) e sua potencial relevância para as noções de espaço/tempo não-físicos 1989
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Learning to Spell in Brazillian Portuguese: Children´s Patterns of Errors in Story Writing 2010
CONHECIMENTOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS DA CRIANÇA ACERCA DA ORTOGRAFIA 2010
A consciência silábica e a superação de dificuldades no aprendizado da escrita 2009
A escrita do texto por crianças: uma análise das transgressões ortográficas 2009
Dificuldades na aquisição da língua escrita em Braille: análise de erros 2009
Procedimentos intuitivos de solução de problemas de análise combinatória 2009
Escrita teclada X escrita normativa: formas distintas de uso da linguagem escrita por adolescentes 2009
Hypersegmentation and the development of the concept of morphological word: the case of Brazilian children 2008
Reescrita de histórias: reprodução ou elaboração? 2008
Relação entre o desenvolvimento do desempenho ortográfico e o desenvolvimento da representação da nasalização na escrita do português brasileiro 2008
Análise da escrita ortográfica de crianças em diferentes contextos de produção de texto 2008
Hypersegmentation in Brazilian children´s early narratives: a preliminary study 2008
O Papel das Leitura nas Habilidades Lingüístico-cognitivas: comparação entre grupos de leitores e não-leitores 2008
O desenvolvimento das habilidades verbais e a segmentação de palavras na escrita em Braille 2008
As implicações afetivas do erro para a revisão e escrita em Braille 2007
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dificuldades no aprendizado da linguagem escrita 2007
A argumentação escrita e seu julgamento por crianças: um estudo sobre a avaliação do texto argumentativo 2007
O aprendizado da ortografia em adultos 2007
A influência de atividades de natureza metatextual sobre o desenvolvimento da escrita de histórias por crianças 2007
O desenvolvimento da leitura e da escrita em adultos: os bons e os maus leitores, os bons e os maus escritores 2007
O desenvolvimento da consciência morfossintática e o domínio das convenções do sistema de escrita em Português 2007
Escrita ortográfica e a ocorrência de segmentações lexicais não-convencionais na produção de histórias por crianças 2007
Metacognição e aprendizagem: considerações teóricas 2007
Representação e solução de problemas de princípio multiplicativo 2007
Escrita ortográfica e junturas vocabulares na escrita da criança 2007
O desenvolvimento da consciência fonológica e o aprendizado da leitura e da escrita durante a alfabetização 2006
Segmentações não-convencionais na escrita livre e reprodução escrita de histórias por crianças 2006
Contextos de produção e a escrita de histórias por crianças 2005
Habilidades cognitivas e a escrita de histórias por crianças 2005
O desenvolvimento da consciência morfossintática em crianças 2005
Consciência morfossintática e escrita ortográfica em adultos tardiamente escolarizados 2005
Desenvolvimento da habilidade de produção textual no sistema Braille 2005
O desenvolvimento da consciência fonológica e o aprendizado da escrita pelo sistema Braille por crianças 2005
A consciência fonológica e o aprendizado da escrita pelo sistema Braille 2005
Habilidade de produção textual no sistema Braille 2005
Escrita e segmentação lexical não-convencional na criança 2005
Conhecimento morfossintático e a escrita ortográfica de adultos tardiamente escolarizados 2005
Consciência fonológica e alfabetização de adultos 2005
Leitura e escrita em adultos pouco escolarizados: aspectos cognitivos e metalinguísticos em foco 2005
A compreensão inicial da criança acerca do conceito de divisão por quotas de quantidades contínuas 2004
Núcleo interdisciplinar de pesquisa e intercâmbio científico para a infância e adolescência contemporâneas-NIPIAC/UFRJ. Jovens cariocas: cartografias do presente e perspectivas do futuro 2004
O desenvolvimento da coerência textual em crianças com dificuldades no aprendizado inicial da língua escrita 2003
O uso da correspondência e o entendimento da divisão pela criança 2003
A representação do conceito de divisão através da construção de problemas aritméticos 2003
A representação do conceito de divisão pela criança através da elaboração de problemas aritméticos verbais 2002
Sound, meaning and context: an empirical study 2002
O uso de competências ortográficas por crianças em contexto lúdico 2002
A influência dos modos de divisão partitiva e por quotas nos procedimentos de cálculo oral utilizados por crianças 2001
Uso do conhecimento ortográfico por crianças de língua portuguesa e inglesa: um estudo comparativo 2001
Quando fazer contas não é a única ferramenta para a resolução de problemas 2001
Uma relação funcional da fala dirigida ao bebê e o foco de atenção 2001
Oficinas de leitura e escrita: uma abordagem psicopedagógica às dificuldades de aprendizagem 2001
As estratégias de resolução oral de tarefas de divisão partitiva e por quotas 2000
O entendimento da relação inversa entre divisor e quociente em tarefas de divisão partitiva e por quotas envolvendo quantidades contínuas 2000
Children's understanding of english ortography: using a game to investigate spelling 2000
A resolução oral de tarefas de divisão pela criança 2000
A compreensão da criança acerca do padrão silábico ortográfico de palavras da língua portuguesa 2000
O Conhecimento Ortográfico da Criança no Contexto do Jogo da Forca 1999
Desenvolvimento da Consciência Fonológica em Crianças de Língua Portuguesa 1999
Estágio supervisionado em pesquisa e intervenção psicopedagógica no ensino fundamental 1999
Young children's understanding of division 1999
Young childrens understanding of division: a non-computational approach 1998
A compreensão intuitiva da criança acerca de divisão partitiva de quantidades contínuas 1998
A compreensão intuitiva da divisão por quotas de quantidades contínuas 1998
A reescrita de história em crianças 1998
Era uma vez um vilão chamado matemática: um estudo transcultural da dificuldade atribuída à matemática 1997
Childrens computational solution to elementary partitive division tasks 1997
The importance of relative code to young childrens understanding of the division concept 1996
Childrens oral stories about learning to be literate 1996
O desenvolvimento intuitivo da divisão pela criança 1996
Childrens computational solution to elementary quotitive division tasks 1996
O uso de códigos relativos e o ensino da matemática na escola elementar 1996
A compreensão inicial do conceito de divisão na criança em tarefas não-computacionais 1996
Aprendendo a ler e a escrever na palavra dos aprendizes 1995
Estratégias Intuitivas desenvolvidas por crianças para a solução de problemas de divisão partitiva e por quotas 1995
Young childrens use of sharing and their understanding of the relationship between division terms in a non-computational task 1995
Young childrens solution to concrete partitive and quotitive division tasks 1994
Young childrens understanding of the division concept 1994
Algoritmos e estratégias na resolução de adições e subtrações 1991
As estratégias de cálculo mental na resolução de adições e subtrações 1990
Provas piagetianas: seu uso como instrumento diagnóstico 1990
Publicações:
Minha Rede: